WebNet

WebNet

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Líderes da 3ª via respondem reflexão do professor Jânio


 
Como integrantes do movimento alternativo que popularmente já é conhecido como 3ª via, pensamos que nos assiste o direito e o dever de manifestarmo-nos sobre o seu comentário postado no Blog do Eduardo Braga, sob o título UM RAIOX DA 3ª VIA EM CHAPADINHA, cuja matéria vem antecedida da fotografia de varias lideranças políticas dentre as quais a nossa.
 
Clique aqui e veja a matéria "Um Raio X da 3ª Via em Chapadinha"


A maior expressão de liberdade, apanágio da democracia, é a liberdade de imprensa. O escrever emana do pensar. O livre pensar e o livre agir são garantias constitucionais asseguradas a todos os cidadãos. Portanto, não nos impressionamos com a inteligente crítica produzida pelo amigo com quem nos identificamos pelos laços da fraternidade e da amizade.


Na história universal são inúmeros os exemplos de divergências, ideológicas ou não, no seio de partidos ou de grupos políticos, das quais, em geral resultam rompimento de relações partidárias ou de construção de projetos políticos. Queremos dizer, é absolutamente trivial partes que se digladiam pela hegemonia de poder, especialmente o político, se fortalecerem à custa da migração para as suas hostes, de militantes que em algum momento foram seus adversários. Busque, na história do Maranhão, e você encontrará, com certeza, um sem número de exemplos vivos de políticos, com ou sem mandatos, ontem adversários hoje correligionários, por motivos diversos que não vem ao caso comentar nesta nossa despretensiosa abordagem.


Aqui mesmo em Chapadinha, onde sempre foi lema das lutas políticas “derrubar” quem está no poder, divisa esta que muito pouco tem contribuído para o desenvolvimento do Municipio, poucos são os políticos que podem se apresentar ao eleitorado com a autoridade moral de posições políticas coerentes e das quais nunca se tenham afastado.


Portanto, a 3ª via não tem por base interesses particulares de seus integrantes, acreditamos nós, mas se alicerça na própria história dos povos. Isto não significa abandono de ideias ou de ideais. Ela, a 3ª via, resulta sim do exaurimento da paciência de quem tem esperado e desejado ver uma mudança de posturas e de costumes políticos, resulta da indignação contra a dominação de grupos cujo modelo de administrar tem se caracterizado por permanentes e audaciosos atentados à coisa pública, especialmente ao erário.


O que é condenável, o que não se concebe caro Janio, é que fiquemos inertes ou aplaudamos a negociata e o loteamento de cargos na administração pública em nome da governabilidade. Essa realidade, pensamos nós, deve ser combatida por todos os homens e por todas as mulheres de bem de nosso país e de Chapadinha.


Ou a democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo, ou vivemos em uma democracia de mentira.


Quanto ao alinhamento desta via alternativa à questão política estadual, concordamos plenamente com você, até porque, os grupos polarizadores sustentam-se nas benesses do palácio dos leões, ambos rezam na cartilha do poder político dominante no nosso Estado. Esperamos, caro amigo, que o seu comentário, posto com perspicácia, por isso mesmo merecedor do nosso respeito, tenha por inspiração a percepção de que é preciso contribuir para que seja vitorioso o combate à nefasta e danosa polarização que não tem gerado benefícios à Chapadinha e ao seu povo.


Agradecendo sua atenção, subscrevemo-nos,

Fraternalmente

Raimundo Marques (PPS)

José de Ribamar da Silva (PDT)

Leví Pontes (PSDB)

Gilnei José Baggio (PCdoB)

Francisco Gomes (PSB)
 

Arquivo do blog