WebNet

WebNet

sábado, 26 de julho de 2014

Carro Invade Casa na BR 222 Próximo a Chapadinha

O acidente aconteceu por volta das 5h da manhã deste sábado (26)


Um grave acidente aconteceu na manhã deste sábado (26) na localidade Riacho Fundo, cerca de 20 km da cidade de Chapadinha.

O acidente ocorreu quando um carro Nissan (modelo não identificado) trafegava na BR 222, sentido Vargem Grande/Chapadinha, num trecho na localidade Riacho Fundo, o motorista teria cochilado ao volante, perdeu o controle do veículo, bateu em uma estaca de madeira, capotou por várias vezes e só parou quando bateu na parede de uma casa; parte do canto da casa caiu, e por pouco o veículo não entrou e atingiu uma pessoa que estava deitada e ainda  dormindo.


No momento do acidente, Rosilene - proprietária da casa, estava no quarto, ainda dormindo;  ela quase foi atingida pelo veículo.

No carro havia quatro pessoas, o motorista com sua esposa e dois filhos do casal, um menino de aproximadamente 12 anos, sofreu uma grande pancada na cabeça, ele desmaiou, o socorro foi acionado e do local do acidente foi encaminhado para São Luís. Segundo informações de Rosilene, ele passou por cirurgia, mas já esta fora de perigo.

Os outros ocupantes tiveram escoriações. A família, estava vindo de São Luís para Chapadinha onde têm parentes e vinha passar o fim de semana.

*Fotos colaboração de internauta, via WhatsApp


PUBLICIDADE



CHAPADINHA MUSIC FEST - Terá Mara Pavanelly, Harmonia do Samba e Outras Grandes Atrações


*Informe Publicitário

A DM Produções e a Leal Produções - se uniram para juntos trazer pra Chapadinha uma micareta que concerteza vai ficar na história da cidade.

Uma mega estrutura será montada (Local a definir) com camarotes VIP (Palco Gel Space) sonorização de alta qualidade, tendas eletrônicas, ambiente todo fechado para segurança dos blocos.

Os abadás do primeiro lote terão preços promocionais e serão vendidos em Chapadinha e cidades da região. Serão dois dias de grandes desfiles de bandas nacionais, trio elétrico e muita gente bonita.

Em breve mais detalhes sobre este mega evento. Informações no telefone: (98) 8110-9881.

*Com informações do facebook da empresa DM Produções.




PUBLICIDADE



Ação do GTA, SEIC e Polícia Civil de Brasília Resulta na Prisão de Homicida que é Natural de São Bernardo (MA)



Grupo Tático Aéreo (GTA), Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) e Policiais Civis de Brasília prenderam, quinta-feira, (25), Madrille dos Santos, de 25 anos.

De acordo com o superintendente da Seic, Luis Jorge Santos, Madrielle, que é natural da cidade de São Bernardo do Maranhão (MA), ela trabalhava na residência da senhora Marie Salete Belo; de 72 anos, naquele estado.

Conforme explicou Luis Jorge, Madrielle, em depoimento, informou que, após discussão com a ex- patroa, Marie Salete, resolveu pedir demissão. Dias depois, ela teria voltado á residência da vítima, em companhia de um comparsa, para pedir seus direitos trabalhistas, em troca de alguns bens. Na ocasião, Madrielle e o seu comparsa deferiram 60 golpes de faca na Marie Salete.

O crime passional ocorreu em 7 de abril deste ano, no bairro Lago Sul. "Um filho da vítima e os vizinhos deram falta dela. Quando entraram na residência com uma equipe policial e viram que o corpo da senhora Marie já estava em estágio avançado de decomposição", disse Luis Jorge.

Após cometer o crime do Madrille dos Santos empreendeu fuga para a sua cidade natal, onde foi presa. Ela foi encaminhada para ás dependências da Seic onde tomou conhecimento mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário pelo crime de latrocínio.

O Superintendente da Seic informou que o comparsa da Madrille já foi identificado pela Justiça de Brasília, onde poderá ser preso a qualquer momento. "O comparsa dela já foi identificado, os policiais já estão em poder do mandado para efetuar a prisão", informou.



PUBLICIDADE



Fundação Abrinq Lança Cartilhas Sobre Hábitos Alimentares Saudáveis em Chapadinha


Na próxima quarta-feira, dia 30, às 9h30, no Auditório Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) – Campus Universitário da UFMA, em Chapadinha, a Fundação Abrinq – Save the Children, lança as cartilhas “O Agente Comunitário de Saúde na Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis” e “O Professor na Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis” para auxiliar os agentes comunitários de saúde e os professores da Educação Infantil a desenvolverem seu trabalho de forma mais aprimorada e promover hábitos alimentares saudáveis entre as crianças de 0 a 5 anos e suas famílias.

SOBRE AS CARTILHAS

Produzidas pelo Projeto Hábitos Alimentares Saudáveis no Norte e Nordeste, as publicações visam auxiliar os agentes comunitários de saúde e os professores da Educação Infantil a desenvolverem na promoção de hábitos alimentares saudáveis entre as crianças de 0 a 5 anos

Nos últimos anos, o Brasil tem visto sua população, inclusive suas crianças, passar por um processo conhecido como transição nutricional: os casos de sobrepeso e obesidade vêm aumentando de forma acelerada enquanto os casos de desnutrição vêm diminuindo. Apesar dessa tendência, a desnutrição continua sendo uma das causas da mortalidade infantil e na infância, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

Diante desse cenário, a Fundação Abrinq – Save the Children, desenvolveu o Projeto Hábitos Alimentares Saudáveis no Norte e Nordeste, cujo objetivo era contribuir para a saúde e a nutrição de crianças de 0 a 5 anos residentes em 16 municípios de três estados (Maranhão, Pará e Tocantins).

Com essa experiência de campo finalizada, a Fundação Abrinq decide elaborar as cartilhas “O Agente Comunitário de Saúde na Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis” e “O Professor na Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis” cujo o objetivo é auxiliar os agentes comunitários de saúde e os professores da Educação Infantil a desenvolverem seu trabalho de forma mais aprimorada e a promover hábitos alimentares saudáveis entre as crianças de 0 a 5 anos e suas famílias.

O evento, que acontecerá na próxima quarta-feira (30), às 9h30, no Auditório Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) – Campus Universitário da UFMA, contará com a palestra “Alimentação adequada e segurança alimentar e nutricional: como e por que os municípios devem garantir esses direitos para suas crianças?”, ministrada pela Professora Mestre Deysianne Costa das Chagas, consultora do projeto e uma das autoras das cartilhas. A palestra será sucedida por uma dinâmica sobre segurança alimentar e nutricional e pela entrega das cartilhas para os agentes comunitários de saúde e dos professores da Educação Infantil que estiverem presentes.

Serviço:

Lançamento das cartilhas “O Agente Comunitário de Saúde na Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis” e o“Professor na Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis”

Data: 30.Jul.2014 - às 9h30
Local: Auditório Centro de Ciências Agrárias e Ambientais – Campus Universitário da UFMA - - BR 222, Km 04, S/N, Bairro Boa Vista, Chapadinha (MA).

O Projeto Hábitos Alimentares Saudáveis no Norte e Nordeste

Tem como objetivo contribuir com a saúde e a nutrição das crianças de 0 a 5 anos em 10 municípios das regiões Norte e Nordeste, com alta incidência de desnutrição, promovendo hábitos alimentares saudáveis em crianças de creches e pré-escolas e a valorização de alimentos regionais na alimentação infantil.

Resultados em 2013

- 7.878 crianças de 0 a 5 anos participantes

- 808 pais participantes

- 118 cozinheiras e merendeiras capacitadas

- 236 profissionais da saúde capacitados

- 32 membros de Conselhos Alimentares Escolares (CAE) capacitados

- 301 professores da Educação Infantil capacitados

- 1.450.000 pessoas tiveram acesso à campanha de rádio que abordou os temas saúde materna e sobrevivência da criança.

Sobre a Fundação Abrinq

Criada em 1990, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

Desde 2010 é representante da Save the Children no Brasil e com esta parceria foi capaz de potencializar sua ação na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. A organização possui escritórios em São Paulo (SP), Recife (PE) e Petrolina (PE) e os seus programas estão organizados em quatro eixos: educação, emergência, proteção, saúde.

Da Assessoria/Divulgação


PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Procura-se Moto Roubada

Imagem meramente ilustrativa

A moto, uma Biz 125 EX - 2013/2013 - Honda, cor Branca, placa OJM 9968 - Chapadinha-MA, de propriedade da jovem universitária Gabi Oliveira, foi roubada nesta madrugada de sexta (25) para sábado - por volta das 3h15.

Pede-se a quem souber de qualquer informação que leve à recuperação do veículo (garantimos sigilo de seu nome!), FAVOR ENTRAR EM CONTATO - LIGUE (98) 8112-7480 ou (98) 9199-1597. ENTREGA-SE RECOMPENSA.

*Informações repassadas pela proprietária do veículo.


CHAPADINHA - Concurso Público Municipal é Homologado



A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, já assinou e encaminhou ao Diário Oficial o Decreto de Homologação do Concurso para provimento de cargos públicos efetivos da Administração Direta do Poder Executivo Municipal. O Decreto contém anexo com aprovação e classificação dos candidatos. O Decreto só será publicado no Diário Oficial na semana que vem, quando estará disponível para visualização.

A convocação para nomeação dos candidatos será feita através de Edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão e jornal de grande circulação contendo prazo e local de apresentação.

O prazo de validade do Concurso Público Nº 001/2014 será de dois anos, prorrogável uma vez por igual período, contados da data de sua homologação do Processo Seletivo, por meio de Decreto do Executivo Municipal.

O RESULTADO FINAL PODE SER CONFERIDO AQUI, NESTE LINK

Veja abaixo, cópia do Decreto de Homologação do Concurso:

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las




Secom/PMC


PUBLICIDADE



quarta-feira, 23 de julho de 2014

BURITI - Em Assembleia Anual AMIB Define sua Nova Diretoria para Biênio 2014/2016

Nova Diretoria eleita em assembleia

A Associação dos Amigos de Buriti (AMIB), entidade sem fins lucrativos que há 22 anos mobiliza buritienses e amigos do município para fortalecer o sentimento nativista e de amor à terra, realizou no último sábado, dia 19, sua Assembleia anual para balança financeiro e das atividades executadas entre 2013-2014 e, também, para eleição da nova diretoria para o biênio agosto/2014 a julho/2016.

A Assembleia foi realizada no auditório Berenice Farias, no Centro Cultural Adélia Moreira Martins Ferreira, sede da Amib, localizado na Avenida Cel. Lago Júnior, nº 99, Centro.

Dr. Raimundo Marques estava presente ao evento

Estiveram, presentes colaboradores das ações entidade, sócios residentes em Buriti, Chapadinha e Fortaleza, representantes dos núcleos de São Luis e Brasília, e autoridades públicas municipais, como o prefeito Rafael Mesquita e a vereadora Andrea Costa.

Prefeito de Buriti, Rafael Mesquita, entre os presentes

A execução dos hinos nacional e municipal,como de praxe, marcaram o início dos trabalhos da Associação.

Após a solenidade de abertura, a presidente do biênio em término (2012/2014), Dra Aretusa, relatou sua experiência adquirida no exercício da presidência, agradeceu a vários parceiros e sócios, fez a prestação de contas e apresentou aos presentes os nomes dos sócios que compunham a chapa única para nova diretoria para apreciação em assembleia.

Com a apresentação da chapa, houve decisão unânime na composição da NOVA DIRETORIA, assim estabelecida:

Presidente: Francisca Rodrigues de Freitas Freire
Diretora Administrativa: Edmar Marques Ferreira
Diretor Cultural: Denilson Dutra Freitas
Secretária: Aretusa Mendes Torres
Tesoureira: Iolanda Martins de Farias
Diretora Técnica: Maria Santana da Silva

Conselho fiscal:
José Reginaldo Furtado
Francisco Júnior Barbosa de Sousa
Francisca das Chagas Marques Ferreira

Suplente do Conselho Fiscal:
Cândida Dutra de Freitas
Gilson Lima
Francisco das Chagas Gomes Faria

Após a posse da nova diretoria foi aberto espaço para a fala dos presentes.

Prof.ª Francisca Freitas - nova presidente da AMIB

A nova presidente, profª Francisca Freitas, disse compreender o desafio de presidir a Amib, mas como já fazia parte da diretoria da entidade estava preparada para função. Deve-se destacar que Francisca Freitas será a primeira presidente da AMIB residente na cidade.


Drª Edmar Marques, que até às vésperas da assembleia estava cotada para disputar a presidência, justificou sua desistência por causa de problemas de saúde e de sua timidez, mas aceitou participar como diretora administrativa.

O novo diretor Cultural, Denilson Freitas, voltando à função que já ocupou com grande destaque, foi lacônico e disse está disponível para ajudar sua cidade, junto com a AMIB.

A professora Arina Melo justificou sua saída da tesouraria por questões de saúde, explanou sobre aspectos históricos da bandeira e do brasão de Buriti, símbolos idealizados por ela (assim como a letra do hino municipal) e apresentou sua nova composição literária, uma paródia musical, com arranjos do cantor Nunes Barros, que fala de Buriti.


O sócio Maninho, esposo da ex-presidente Elizabeth Faria, relembrou as dificuldades vencidas para criação da AMIB e construção de sua sede.


...E, finalizando a assembleia, Dr. Raimundo Marques, irmão da nova diretora administrativa, se colocou para contribuir em qualquer necessidade da entidade que esteja ao seu alcançe (jurídica ou financeira). Ele afirmou ainda que estava na hora da AMIB chamar as autoridades públicas locais para juntos discutirem os problemas do município.

Confira mais fotos do evento:









PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Visita Institucional da Secretária Adjunta de Estado de Igualdade Racial do MA

Manoel Almeida (C), representou a secretária municipal de Igualdade Racial, 
Chiquinha Pessoa, na recepção à secretária de Estado

Na manhã desta terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Igualdade Racial - de Chapadinha, recebeu a visita da Secretária Adjunta de Estado de Igualdade Racial do Maranhão (SEIR), Benigna Almeida, para tratar da Criação do Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável dos Povos de Terreiros do Maranhão.

O encontro teve como objetivo avançar com o Projeto de Fortalecimento de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Maranhão prevista para os 72 municípios participantes e também integrantes do FIPIR.

SAIBA MAIS - Clique aqui...

Secom/PMC


PUBLICIDADE



TUTÓIA - Garoto Tutoiense Emyllio se Torna Oficialmente Jogador do Santos F. C.

Emyllio elenca a equipe Sub 11 do Santos (SP)

O garoto Emyllio, de Tutóia-MA, esteve no escritório da Escola Meninos da Vila Fortaleza, para rescindir seu contrato com a escola que o revelou para jogar no Santos Futebol Clube, em SP.


Na foto acima, Emyllio e família, o diretor da Escola Meninos da Vila Fortaleza, e a assistente social do Santos FC, sra. Silvana, na chegada ao escritório do time praiano, na Vila Belmiro, para cuidar da sua incorporação ao elenco santista.

Nesta quarta-feira (23), Emyllio iniciará seus trabalhos de treinos na equipe sub 11 do time peixeiro.

Sucesso Emyllio!



PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Prefeitura Irá Asfaltar 17 Ruas Nos Próximos Dias


O tão anunciado e sonhado asfalto para várias ruas de Chapadinha está chegando. Na manhã desta terça-feira (22), máquinas começaram a trabalhar na terraplenagem de ruas de quatro bairros (Corrente, Novo, Campo Velho e Independência) que receberão o asfalto nos próximos dias.

A rua Antônio Sérgio de Oliveira, no Campo Velho, foi a primeira a receber as máquinas. Ao todo, nesta etapa, serão asfaltados 6 km de ruas, segundo o secretário de Infraestrutura, Aluízio Santos. A obra está sendo executada em uma parceria entre a prefeitura de Chapadinha e o governo do Estado, por meio do Programa Viva Maranhão.


De acordo com Alessandro Rezende, sócio da construtora Maket, que venceu a concorrência para executar a obra, a terraplenagem é apenas o primeiro passo. Depois vem as outras etapas e o asfalto deverá ser colocado dentro de, no máximo, 30 dias.


Dona Maria Edmilsa Silva, 57, moradora da rua há 24 anos, não esconde a felicidade em ver a sua rua sendo beneficiada pelo asfalto. “Há muito tempo esperávamos esse serviço. Aqui era um lameiro só, quando colocaram a piçarra, melhorou, e agora, com o asfalto, vai ficar ainda melhor”, comemorou a moradora. A mesma satisfação pode ser vista ao longo de toda a rua, onde os moradores aguardam ansiosos para inaugurarem o “pretinho”.


Dezessete (17) Ruas Serão Asfaltadas Nesta Etapa:

CAMPO VELHO: Rua Amorim, Travessa Kennedy, Rua da Pedreira, Travessa da Pedreira, Rua Gilmar, Travessa Santo Antonio, Rua Lucídio Frazão;

CORRENTE: Rua 31 de Março, Rua Mariano Rodrigues de Lima;

BAIRRO NOVO: Ruas Projetadas 1, 2, 3 e 4; Travessa, Rua Teresinha de Jesus Aguiar;

PARQUE INDEPENDÊNCIA: Rua Nossa Senhora das Dores, Travessa Lucídio Frazão e Rua José de Sousa Almeida.

Avenida Ataliba Vieira de Almeida

Sobre a Ataliba Almeida, Aluízio disse que será realizado um recapeamento no trecho mais crítico, no mesmo período em que as máquinas estiverem asfaltando as outras ruas, aproveitando a presença da construtora na cidade, já que a obra será executada com recursos próprios. Aluízio disse ainda que, em novembro, toda a avenida Ataliba Almeida será reconstruída, com postes no canteiro central, sarjetas e acostamento.

Asfalto e Bloquete em Outras Ruas

Aluízio informou ainda que a prefeitura vai pavimentar com asfalto outras ruas em diversos bairros, com recursos próprios do município. E outras serão pavimentadas com bloquetes, modalidade que é novidade em Chapadinha e que está gerando emprego e renda para muitas famílias.

A prefeita Belezinha foi eleita pelo povo, com larga vantagem, porque a cidade queria o novo, e ela representa o novo na maneira de administrar e de tratar a coisa pública, por isso, estamos trabalhando com seriedade, aplicando os recursos corretamente, em obras de qualidade”, enfatizou o secretário.



RUA DIOMEDES VIEIRAS PASSOS


As reivindicações aqui foram muitas e até por cartas, pedindo os serviços para o local. As dificuldades de ter que carregar pessoas em cadeiras para ao alto da ladeira, vão ficar no passado, porque agora a vida dessa gente vai mudar e pra melhor.

Secom/PMC

PUBLICIDADE

(98) 9114-3401 / 3471-2258


terça-feira, 22 de julho de 2014

Seir Realiza Reuniões para Sensibilização e Mobilização na Microrregião de Chapadinha

Chapadinha está entre os municípios que já receberam a equipe da Seir

Municípios da microrregião de Chapadinha estão na rota das próximas reuniões de sensibilização e mobilização do projeto “Fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial”, executado pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Até o dia 24 de julho a equipe da Seir fará atividades do projeto nos municípios de São Luís Gonzaga, Mata Roma, Brejo e Urbano Santos. Nesses municípios, com exceção de São Luís Gonzaga, a Seir realiza a primeira etapa do projeto que é de sensibilizar e mobilizar prefeitos, secretários municipais e vereadores, para que implantem nos municípios ações efetivas de enfrentamento ao racismo, à discriminação racial e discriminações correlatas.

A metodologia de trabalho das reuniões do projeto inclui dois momentos. No período da manhã a adjunta Benigna Almeida se reúne com os prefeitos, secretários, vereadores, diretores de escolas, representantes da sociedade civil e dos grupos étnico-raciais, para apresentar o projeto e pactuar a parceria para execução no município. E à tarde a equipe técnica se reúne com os conselheiros municipais da Política de Igualdade Racial, para capacitação sobre a temática da igualdade racial.

Esses encontros dos gestores e representantes da sociedade civil nos municípios é importante para promover a reflexão sobre o cotidiano das relações étnico raciais na comunidade em que estão inseridos. Nas reuniões de trabalho discutimos com os gestores municipais sobre as condições de implantação da política de igualdade racial, a partir das orientações da Política Nacional da Igualdade Racial e do Sinapir, que serão apresentadas na ocasião”, explicou Benigna Almeida.

Chapadinha está entre os municípios que já receberam a equipe da Seir


Fortalecimento

Lançado em fevereiro de 2013, o projeto “Fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial” visa realizar ações efetivas de enfrentamento ao racismo e superação das desigualdades raciais. Pelo projeto, a Seir fomentará a criação/estruturação de Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial, além de promover capacitações de aproximadamente 1.800 gestores públicos, conselheiros, representantes da sociedade civil organizada e lideranças comunitárias para atuação qualificada nos conselhos e, ainda, realizar o assessoramento aos municípios na elaboração, execução, monitoramento e avaliação dos planos municipais de promoção da igualdade racial.

As ações serão focadas principalmente na formação dos gestores municipais da política de igualdade racial. Para isso haverá capacitações, realização de seminários, entrega de kits contendo computadores, mesas, cadeiras e materiais de escritório para estruturação do órgão gestor da política.

O objetivo do projeto é atingir 72 municípios maranhenses que possuem organismo de promoção da igualdade racial (secretaria, coordenação, departamento). Entre os que já receberam a equipe da Seir estão Alcântara, Bequimão, Chapadinha, Pinheiro, Mirinzal, Presidente Sarney, Pedro do Rosário, entre outros.



PUBLICIDADE



MA-034 - Acidente com Vítima Fatal entre Buriti e Palestina

Caçamba envolvida no acidente


Um acidente fatal em trecho da MA-034, que liga o município de Buriti a Palestina, envolvendo uma caçamba velha e uma motocicleta, deixou uma vítima fatal e outras duas gravemente feridas. A tragédia aconteceu em torno das 9h desta terça-feira (22/7).

Segundo populares, e também pelas imagens feitas pelo blog Correio Buritiense, no local da colisão, o motorista da caçamba teria feito alguma manobra para desviar dos buracos num trecho bastante desgastado da MA, cerca de 6km da ladeira do Tubi (entrada da cidade), e perdido o controle do veículo, atingindo em cheio, do outro lado da rodovia, a motocicleta pilotada por Milton César, 30 anos, que morreu na hora.

Corpo de Milton César já no hospital

Milton César vinha do povoado Sapucaia com sua esposa Maria Rosana e seu filho de aproximadamente dois anos, que foram gravemente feridos pela colisão. A criança teve extensa queimadura na perna e coxa esquerdas. Eles foram levados para Hospital do Trabalhador Buritiense (HTC), popular Clínica, e atendidos pelo clínico Dr. Lázaro Janari.

Maria Rosana, esposa de Milton César

Após o atendimento médico, as vítimas, que agonizavam no HTC, tiveram de esperar por quase uma hora porque não havia ambulância no local, e nem mesmo sequer apareceu, para serem transferidas. Populares que acompanhavam a situação, indignados pela estrutura precária para atendimento das vítimas, começaram a xingar afirmando tratar-se de “safadeza” e “vagabundagem” o que estava acontecendo no atendimento à saúde em Buriti.

Só muito tempo depois que a criança e a mãe foram levadas cada uma em um carro modelo classic para hospital de Caxias. O CORREIO acompanhou de perto o caso e percebeu, inclusive, a dificuldade em colocar vítima Maria Rosana no classic, que não é apropriado para esse tipo de condução. O ideal seria uma ambulância que, pela informação na clínica, estaria quebrada.


O motorista da caçamba, sem placa, ainda não foi identificado. Sabe-se apenas, por informações locais, que ela pertenceria ao sujeito conhecido por Silvano.


PUBLICIDADE



NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA DE CHAPADINHA

Pe. Luis Miranda chega a Chapadinha para 
mais uma temporada de missão

1- Vinheram a público notícias muito graves sobre a atuação de pessoas da área política do Baixo Parnaíba (Reveja - Clique aqui...). Exigimos que tais notícias sejam averiguadas por quem de direito.

2- Esteve entre nós a Superiora geral das Irmãs da Caridade de Montreal. E está também de visita às suas irmãs, a Ir. Fátima, Superiora da Congregação: Criaditas dos Pobres.

3- Esta semana, Pe. José Adauto e o seminarista José Antônio, participaram de uma novena dos festejos de Sant'Ana - padroeira de Buriti, que está a decorrer com muita participação de fiéis.

4- Na comunidade SANTANA, aqui em Chapadinha, está também, a decorrer a novena de Sant'Ana, padroeira da comunidade.

5- A construção da capela de Santo Expedito continua em ritmo trabalhoso. Teve que ser feito um desaterro para nivelar o terreno. Desse desaterro e dos alicerces já foi retirada toda a pedra da necessária para a construção do Centro Comunitário que está a ser telhado e da capela que já tem os alicerces cheios. Mas a Paróquia não terá verba suficiente para terminar a capela.

6- Esta semana foram visitadas as seguintes comunidades do interior: Inhambú, Malhada dos Franceses e Boqueirizinho.

7- Lembremos as reuniões desta semana: do grupo responsável pelo Bote Fé, nesta terça-feira (22) e, das Santas Missões, nesta quarta-feira (23). Também, nesta Quarta (23), às 20h, reunião de todos que se inscreveram para receber o Santo Crisma - na Igreja Matriz.

8- Apareceu o acordeon ou sanfona que estava como desaparecida. Quem a pediu emprestada deixou-a na sala do Centro Paroquial, que está confiada à Renovação Carismática. E lá ficou escondida debaixo de uma mesa até agora. Mais uma vez, recomendamos que não se deixem luzes e ventiladores ligados nos centros depois dos encontros. Haja quem sempre verifique se fica tudo em ordem. E quem retira cadeiras ou carteiras do lugar, não as deixe de qualquer maneira, mas saiba colocá-las de novo no sítio.

9- Estamos pensando em levar a Imagem da Padroeira até às comunidades da cidade, antes do festejo, depois de sua abertura a 23 de Agosto com o Bote Fé. Pedimos a todos que sejam propagandistas deste evento e que, com a presença dos “Cantores de Deus” de São Paulo (1ª presença de um conjunto a nível nacional na Paróquia), se realize o maior evento religioso em Praça pública da paróquia.



PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Prefeitura Realiza Obras de Infraestrutura em Ruas da Localidade Barroca da Vaca


Com 4 frentes de trabalho a prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realiza obras que a população esperava há décadas. Na cidade, ruas, antes intrafegáveis, hoje estão preparadas para receber o calçamento de bloquete e asfalto. Mas os benefícios não são somente na cidade.



Na zona rural a rotina dos moradores também está mudando. No assentamento Barroca da Vaca, as mais de 100 famílias vivem uma nova realidade. Os caminhos, antes chamados de “varetas”, foram transformados em ruas largas com colocação de cascalho.


No último domingo ( 20 ), o secretário de infraestrutura, Aluízio Santos, passou o dia inteiro no local para acompanhar de perto o andamento dos trabalhos e conversou com a comunidade para saber de cada um o que deveria ser feito para deixar o povoado do jeito que os moradores desejam.


Durante todo o fim de semana estivemos aqui para acompanharmos de perto os trabalhos e para ouvir dos moradores o que eles querem que seja feito. As ruas foram alargadas e fizemos a terraplenagem com colocação de cascalho. Foi uma determinação da prefeita Ducilene Belezinha que fizéssemos um trabalho de qualidade que proporcionasse acesso seguro para os moradores, que precisam se deslocar de um lado pro outro da pista”, disse o secretário.

O povoado Barroca da Vaca fica às margens da BR 222 a 16 quilômetros de Chapadinha. O local possui residências dos dois lados da pista e o risco de acidente é constante na travessia, principalmente de crianças que precisam ir à escola. Mas com os trabalhos de abertura de ruas fazer o percurso para a escola agora vai ficar mais tranquilo.


Aqui tem muita criança e vários acidentes graves já aconteceram por causa da travessia. Agora nossas crianças vão poder seguir daqui pelo novo caminho, atravessar lá no quebra-molas e chegar na escola em segurança”, disse o morador, “Rico”.

Secom/PMC


PUBLICIDADE



Arquivo do blog