Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 16.Julho.2021
Apresentar as bases teóricas e metodológicas para a implantação de uma Escola de Tempo Integral. Com esse objetivo, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a prefeitura municipal de Anapurus, realizou nestas quinta-feira (15) e sexta-feira (16) uma oficina de formação para professores e gestores da Educação Integral daquele município.
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Professores e gestores da Escola Municipal em Tempo Integral Ísis Monteles que participaram da oficina de formação |
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Professores e gestores da Escola Municipal em Tempo Integral Ísis Monteles que participaram da oficina de formação |
Anapurus, que já tem duas Escolas de Tempo Integral: Isis Monteles e Isidoro Pires Monteles, é o primeiro município a promover a formação pelo programa 'Mais Integral'. No total, 50 professores, seis gestores das duas escolas e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram da oficina formativa, que é ministrada pelo professor Mestre Elinaldo Silva, da equipe técnica da Seduc.
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“Para mim, esse é um marco muito importante, porque todo professor precisa fazer capacitação com esses novos modelos de ensino, com a BNCC cobrando da gente, principalmente nesse período de pandemia que estamos enfrentando vários desafios. Essa capacitação só vem fazer com que a gente possa saber o que fazer dentro da instituição escolar. É um prazer participar dessa oficina com o professor Elinaldo, que nós já conhecemos e tem um grande conhecimento do que está falando. Somos gratos ao governador Flávio Dino, ao secretário Felipe Camarão e à nossa prefeita, que não mede esforços para melhorar a qualidade do ensino ofertado no município”, destacou a professora Maria das Graças dos Santos Monteles, gestora da Escola de Tempo Integral Isidoro Pires Monteles.
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“Essa é uma experiência muito boa, tivemos uma excelente palestra sobre a Educação Integral. E nós esperamos que esse projeto da Escola em Tempo Integral, que é um projeto piloto, dê muito certo”, disse Oséas dos Reis, professor de Matemática da Escola de Tempo Integral Isidoro Pires Monteles.
“Essa formação é muito importante, porque prepara os educadores para avançarem nesse processo de implantação das Escolas em Tempo Integral. Anapurus já tem duas escolas funcionando nessa modalidade, de forma experimental. E quanto mais embasamento os educadores tiverem sobre as bases teóricas e metodológicas do Ensino Integral, mais chance esse projeto tem de dar certo. A Seduc é parceira dos municípios nesse processo e dará todo suporte técnico necessário para que o programa Mais Integral avance em nosso estado”, pontuou o professor/mestre Elinaldo Silva.
Laboratório de Ciências e Biologia para a escola municipal em tempo integral Isidoro Pires Monteles e construção de uma Quadra Poliesportiva
Vale destacar que, em Anapurus, na última segunda-feira (12), o Governo do Estado, por intermédio da Seduc, entregou à escola municipal em tempo integral Isidoro Pires Monteles, um laboratório de Ciências e Biologia, e irá construir uma quadra poliesportiva, com investimentos no valor de R$ 685.463,62, cuja Ordem de Serviço foi assinada pelo secretário Felipe Camarão. O prazo para a construção da obra é de 150 dias.
Programa Mais Integral
O Programa Mais Integral foi lançado pelo Governo do Maranhão no último dia 9, na cidade de Cururupu. O intuito é conceder apoio técnico-financeiro a municípios, para estimular a implantação de escolas em tempo integral nas redes municipais e fortalecimento do regime de colaboração entre a Seduc e as Secretarias Municipais de Educação, para promover a melhoria do fluxo escolar e a elevação dos indicadores educacionais em todo território maranhense.
Até agora, já foi firmado o termo de cooperação com 10 municípios da baixada maranhense, sendo eles Cururupu, Pinheiro, Cedral, Central do Maranhão, Mirinzal, Guimarães, Bequimão, Apicum-Açu, Serrano do Maranhão e Bacuri.
*Com informações da Ascom/SEDUC MA
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