WebNet

WebNet

sábado, 24 de julho de 2010

CONVITE

TERRITÓRIO DA CIDADANIA DO TERRITÓRIO DO BAIXO PARNAIBA

O Instituto Territorium e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por intermédio da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário, e Núcleo Diretivo, têm a honra de lhe convidar para participar da Reunião de Plano Safra Territorial com objetivo de levantar dados para Elaboração Final do PST, no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Território Rural do Baixo Parnaíba, no Estado do Maranhão. (Contrato de Repasse MDA/CAIXA nº 279.146-35/2008).

A reunião tem como objetivo nivelar conhecimentos sobre a metodologia de construção coletiva de Elaboração de Estudos Socioeconômico e ambiental para subsidiar a Elaboração Final do PST.

Data: 26 e 27 de Julho de 2010.
Cidade: Chapadinha - Maranhão
Local: Hotel da Creusa

Contamos com a vossa participação.

Cordialmente,
CESAR CARNEIRO
Presidente Instituto Territorium

Chapadinhamente Nós - Ano IX

O movimento Chapadinhamente Nós iniciou nesta sexta-feira (23) o seu IX Encontro Anual de Confraternização, na Praça Coronel Luís Vieira.

Neste ano, o tema será o Tropicalismo, movimento cultural de profundo impacto nacional na década de 60 e um forte apelo de contestação e contra cultura. Entre os artistas mais importante do Tropicalismo destacaram-se o artista plástico Hélio Oiticica, os músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil e o cineasta maior do cinema novo Glauber Rocha.

Uma Missa em Ação de Graças e Um show da cantora Teresa Canto marcaram o início da programação que ainda teve o lançamento do livro “Foi Um Rio Que Passou em Minha Vida Por Todos os Rodeios” de autoria de Carlos Borromeu e recital de poesia de Lucile Berce, no Abrigo Central.

O encontro prossegue neste sábado (24) com o Baile no Aldeota Clube sob animação da Banda Os Dragões de Piripiri e um repertório com músicas dos anos 70 e da época da Tropicália.

Por: Alexandre Pinheiro - Blog do Alexandre

Chapadinha Terá Parada Gay em Agosto

A parada gay está chegando a Chapadinha. Será no mês de agosto. É o que nos informa o cabeleireiro Agnaldo Sousa, organizador do evento. Será o primeiro evento desta natureza na cidade.

Agnaldo já organizou durante vários anos a festa “Miss Gay” da Região e, no início, causou polemica, mas com o tempo, a população acabou encarando com certa naturalidade.

Por causa das dificuldades de arranjar patrocínio para a festa, Agnaldo deu em tempo, mas agora ressurge com a idéia da realização da parada gay que vinha sendo anunciada há algum tempo por outros gays da cidade, mas que ainda não saiu do papel. Desta vez é pra valer, diz Agnaldo.

O cabeleireiro diz contar com apoio de políticos e garante que será um grande evento, com uma grande estrutura. “Vamos colocar nas ruas de Chapadinha seis trios elétricos, cada um com uma banda em cima. Esperamos milhares de pessoas de todo o Maranhão e de outros estados”, promete o organizador.

Por: William Fernandes - Blog TvMirante

sexta-feira, 23 de julho de 2010

THAYSE CARNEIRO - Primeira Classificada para o TOP 15 - Ídolos 2010

29 de Março Recebe Brejo em Amistoso

O time do 29 de Março segue seus preparativos para o Torneio Intermunicipal 2010, que deverá começar dia 7 de agosto. Neste domingo, 25 de julho, o Gavião da Chapada receberá a seleção de Brejo, às 4 horas da tarde, no estádio Lucídio Frazão.

No último dia 11 as duas equipes se enfrentaram em Brejo e o 29 de Março venceu por 1 x 0. Para o jogo do próximo domingo, o "Gavião da Chapada" terá a estréia de mais reforços. E, de acordo com o presidente do Gavião, a seleção de Brejo também virá reforçada e contará com a presença de alguns jogadores profissionais do Santa Quitéria.

A expectativa para essa partida é de um grande público. O ingresso custará R$ 2,00.

Por: William Fernandes - Blog TvMirante

Chapadinhense THAYSE CARNEIRO - Primeira a ser Classificada para o TOP 15 do Ídolos 2010!

THAYSE CARNEIRO - Foi a primeira a ser classificada para o TOP 15 do Ídolos 2010

O momento foi de roer as unhas e encarar a ansiedade. Estávamos prestes a conhecer os 15 finalistas do reality show.

No capítulo da última terça-feira (20), o programa mostrou a segunda parte da última fase do teatro – considerada a mais difícil pelos jurados da atração. Nesta quinta (22) no último (e talvez o maior) desafio, apenas 15 dos 30 candidatos restariam... Será que a nossa favotita THAYSE CARNEIRO estaria entre eles?

E olha só que coincidência: se nós, telespectadores, tivemos que lidar com a ansiedade daqui, a maior dificuldade pela qual os competidores estão passando – nessa fase do Ídolos – é justamente lidar com a ansiedade de lá. Esse obstáculo ficou claro no programa da terça.

O sucesso de Cássia Eller, "Malandragem", classificou nossa THAYSE

Como já é de praxe na última fase do teatro, os 30 candidatos fizeram apresentações individuais, cantando músicas de seus próprios repertórios. Não foram raros os casos de pessoas absolutamente confiantes que escorregaram em suas próprias certezas, assim como existiram muitos candidatos que não conseguiram esconder o nervosismo no palco.

Excesso de confiança foi o problema de THAYSE CARNEIRO e Israel, dois dos mais jovens candidatos ao posto de ídolo. Os dois tinham a certeza de que iam arrasar em suas apresentações. No fim, deixaram os jurados esperando – claramente – por um algo mais.

Mais um caso de excesso de confiança que resultou em escorregões no palco?

Que nada. Entre as belíssimas apresentações desta fase, a chapadinhense THAYSE, que apesar de ter esnobado, segundo a opinião de Calainho, encantou os jurados, e foi a primeira a ser classificada para o TOP 15 do Ídolos 2010!

Essa é a última fase em que os jurados decidem quem vai e quem continua na atração. A partir da próxima semana esse papel cabe aos telespectadores.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Seduc confirma data para pagamento de professores

Os professores contratados pelo processo seletivo meritório da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vão receber seus salários até o próximo dia 27 (terça-feira), com efeito retroativo à data do início do exercício da docência.

Segundo a Seduc, os docentes que não receberem nesta data, serão pagos em folha suplementar até o dia 10 de agosto. Em nota enviada ao portal Imirante.com a Seduc informou que os meses subsequentes, os profissionais receberão seus vencimentos até o dia 10 de cada mês.

As informações são da Secom do Estado

Mais 13 municípios são incluídos no Plano Turístico do Meio-Norte

Confirmada a inclusão de mais 13 municípios maranhenses no Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio-Norte (PDSRT). O anúncio foi feito pelo técnico do Ministério da Integração Nacional e coordenador geral do Plano, Júlio Miragaya, durante reunião dos integrantes do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), nesta quinta-feira (22), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. A reunião contou ainda, com a presença do secretário de Estado de Turismo, Tadeu Palácio, representantes dos Ministérios da Integração Nacional e do Turismo, gestores das cidades que fazem parte do plano e representante de órgãos estaduais.

O Plano de Desenvolvimento do Meio-Norte, uma iniciativa do governo federal em parceria com os governos do Maranhão, Piauí e Ceará, é direcionado para o desenvolvimento sustentável de regiões com baixos patamares de renda per capita e com reduzidas taxas de crescimento.

Nessa segunda fase passam a integrar o Plano os municípios de Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Presidente Juscelino e Rosário, na Região do Baixo Munim, e de Anajatuba, Itapecuru-Mirim, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Santa Rita e Vargem Grande, na Região do Baixo Itapecuru, totalizando uma área de 11.882,41 km².

Esses 13 municípios também integram os Territórios Rurais selecionados para o Programa Desenvolvimento de Territórios Rurais da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Programa Territórios da Cidadania.

Os demais municípios maranhenses contemplados no plano são Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Anapurus, Araioses, Barreirinhas, Belágua, Brejo, Buriti, Chapadinha, Humberto de Campos, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Paulino Neves, Primeira Cruz, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e Urbano Santos.

Leia mais...

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Thayse Carneiro - Ídolos 2010 - Rumo à Fase dos Concertos...

Depois das apresentações individuais no teatro, os jurados do programa Ídolos vão escolher os 15 candidatos que vão para a Fase dos Concertos. Serão esses 15 finalistas que continuarão na disputa para ser o próximo ídolo do Brasil.

Nós Chapadinhenses, estamos muito orgulhosos pela participação de nossa conterrânea THAYSE CARNEIRO, que está entre os 30 finalistas e, se depender de nossa torcida já está entre os 15 finalistas. Nesta quinta-feira (22), estaremos (mais uma vez) ligados no programa.

O programa com a definição vai ao ar nesta quinta-feira (22), às 23h15. Vai perder?

Prefeita Explica Porque FPM Foi Bloqueado

A prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, concedeu entrevista, por telefone (estava em São Luís), à Rádio Mirante AM de Chapadinha para explicar os motivos do bloqueio da parcela do FPM. Danúbia disse que na quinta-feira, 15 de julho, foi informada pela tesoureira do município que a conta do FPM estava bloqueada. A informação teria sido passada à tesoureira pelo gerente da agência do Banco do Brasil em Chapadinha.

“Com a conta bloqueada não temos como movimentá-la e, consequentemente, pagar servidores ou fornecedores, mas ontem pela manhã, obtivemos nova informação de que teria sido bloqueado apenas parte do dinheiro, algo em torno de 90 mil Reais, referente a precatórios”, disse a prefeita.

São precatórios frutos de ações de funcionários públicos do tempo em que o senhor Isaías Fortes era o prefeito de Chapadinha (de 1997 a 1999) e dá uma faixa de uns 400 mil Reais. É uma decisão judicial e não vamos contestar”, completou.

Danúbia confirmou o pagamento para hoje (quarta-feira, 21) apenas dos servidores lotados nas secretarias de Educação, de Saúde e de Assistência Social. Os demais servidores deverão receber somente no dia 25 ou dia 30 de julho, dependendo do acordo que o município tentará fazer com a justiça e os servidores que ganharam a questão.

Nome aos bois
A prefeita informou ainda que, na nesta quinta-feira, 22, vai à rádio falar os nomes dos servidores e o que os motivou a entrarem na justiça contra o município. Ela adiantou que tem servidor que irá receber mais de 30 mil reais de indenização por causa de atrasos de 9 meses nos salários e não recebimento de férias e 13º na administração de Isaías.

Ela fez questão de esclarecer que não estava ali com o objetivo de denegrir a imagem de ninguém e sim, informando os reais motivos pelo qual o município teve o FPM bloqueado, para que não digam que ela é a culpada pelo problema.

Finalmente, o asfalto
Danúbia disse que apesar de estar triste por um lado, estava feliz por outro, pois hoje ela recebeu uma ótima notícia sobre o asfalto que finalmente será colocado em Chapadinha. Ela destacou a conclusão da Avenida Ataliba Almeida e a pavimentação da principal avenida do Bairro Areal, entre outras importantes vias da cidade.
Por: William Fernandes - Blog TvMirante

terça-feira, 20 de julho de 2010

Colégio O Pequeno Príncipe entre as 20 melhores escolas do MA

A divulgação do ranking das escolas mais bem avaliadas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) não traz grandes novidades, mas ensina lições. O título de melhores instituições continua em mãos da iniciativa privada. Entre as 20 melhores escolas do Estado do Maranhão – redes privadas e públicas apenas 4 são públicas federais. Entre as 20 melhores figura na lista em 17ª colocação com média de 638,06 o Colégio O Pequeno Príncipe de Chapadinha.

Vale a questão: que lições ensinadas pelo Colégio O Pequeno Príncipe poderiam ser expandidas para o ensino público de Chapadinha?

Isso muito nos orgulha e por isso quero parabenizar a Diretoria d'O Pequeno Príncipe e todo corpo docente e discente da escola.

As 20 melhores escolas do Maranhão - redes privada e pública:

1º – São Luís (privada) – Centro Educ. Montessoriano – Média (693,37)
2º – São Luís (privada) – Jardim Escola Crescimento – Média (692,29)
3º – São Luís (privada) – Educator – Média (683,92)
4º – São Luís (federal) – Inst. Federal de Educação CIE – Média (677,47)
5º – São Luís (federal) -Inst. Fed. de Educ. CIE (EJA) – Média (672,71)
6º – São Luís (privada) – Dom Bosto – Média (663,04)
7º – São Luís (privada) – Santa Teresa – Média (661,39)
8º – São Luís (privada) – Upaon-Açu – Média (660,42)
9º – São Luís (privada) – Dom Pedro II – Média (660,17)
10º- São Luís (privada) – Literato – Média (653,3)
11º- Imperatriz (privada) – Adventista – Média (646,71)
12º- São Luís (privada) – Bom Pastor – Média (645,53)
13º- São J. de Ribamar (privada) – Marista Araçagy – Média (645,16)
14º- Imperatriz (federal) – Cefet – Média (642,57)
15º- Imperatriz (federal) – Cefet (EJA) – Média (640,52)
16º- Imperatriz (privada) – Dom Bosco – Média (639,09)
17º- Chapadinha (privada) – O Pequeno Príncipe – Média (638,06)
18º- Codó (privada) – Olympus-Yesi – Média (637,25)
19º- Imperatriz (privada) – Santa Teresinha – Média (635,7)
20º- São Luís (privada) – Pitágoras – Média (634,4).

Blog A Prosa (Herbert Lago Castelo Branco)

São Benedito do Rio Preto recebe Caravana da Sedihc

Levar o fortalecimento do controle social é a grande tônica da Caravana dos Direitos Humanos, projeto de iniciativa da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), que percorre o Maranhão desde agosto de 2009. Nesta terça-feira (20), a equipe da Caravana desembarca em São Benedito do Rio Preto, onde fará um grande seminário de encerramento para os municípios da Região do Baixo Parnaíba.

A cidade será um dos polos a receber as atividades da Caravana dos Direitos Humanos, que na semana passada passou por Balsas. Ao todo, o Projeto percorreu 22 municípios do Maranhão, com o intuito de estruturar espaços para o fortalecimento do controle social nas áreas das políticas públicas e dos direitos criando colegiados de Conselhos Municipais de Direitos Humanos, envolvendo a sociedade civil e o poder público das cidades.


Com o tema "Sistema Nacional dos Direitos Humanos e Política Nacional dos Direitos Humanos", as últimas atividades em São Benedito do Rio Preto contarão com a realização de oficinas e seminários de capacitação para os agentes multiplicadores da região.


O objetivo é que esses agentes possam constituir a Rede de Servidores Amigos dos Direitos Humanos, formada por servidores públicos municipais na perspectiva de implementação dos direitos humanos nas áreas da Criança e do Adolescente, da Juventude, Etnia, Mulher, Idoso, Pessoas com Deficiência e LGBT.
Ascom

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Justiça bloqueia FPM de Chapadinha e salário dos servidores poderá atrasar

Bloqueio foi feito para pagar contas da época em que Isaías era o prefeito
O advogado da prefeitura de Chapadinha, Luciano Carvalho (foto) informou nesta segunda-feira (19), no programa Direto ao Assunto da Rádio Mirante AM, que a Justiça bloqueou o FPM – Fundo de Participação dos Municípios – de Chapadinha. De acordo com Luciano, o bloqueio foi feito para pagar contas da época em que Isaías Fortes era o prefeito de Chapadinha. São os famosos precatórios.

Luciano informou que a prefeita Danúbia Carneiro foi a São Luís, na manhã desta segunda, com o objetivo de conseguir uma liminar suspendendo o bloqueio. Caso não consiga a liminar, parte dos servidores municipais e dos fornecedores não receberão pagamento no dia 20, como ocorre todo mês. Assim, o pagamento será adiado para o próximo dia 30.
Por: William Fernandes - Blog TvMirante

Notícias da Paróquia

Grupo Missionário João Paulo II - Coimbra/Portugal, que estiveram ano passado aqui em Chapadinha

- Prevê-se para o dia 28 deste mês de Julho a chegada do grupo Missionário de Coimbra, Portugal. São 10 jovens universitários e um sacerdote que passarão um mês em atividade missionária na nossa Paróquia. Mais ou menos na mesma época chegará outro grupo de jovens ligadas às Missionárias da Boa Nova.

- A novena de São Camilo decorreu com grande participação. Na tarde do último domingo (18) por volta das 16h, houve procissão com as imagens dos Padroeiros pelas ruas do bairro (Areal).

- Neste domingo (18), foi realizada a 3ª Missão Jovem no Recanto dos Pássaros, bairro Novo Castelo. Mais de 150 jovens se empenharam nesta iniciativa missionária.

- Já chegou o transmissor da Canção Nova (TV). Vai começar a funcionar. Teve que levar um concerto de mais de dois mil reais.


- Começou-se a fazer as cavas do novo centro do bairro Terras Duras; Esta semana vamos pintar a Igreja Matriz. Levará uma nova tonalidade: a verde claro. Vamos ver se conseguimos comprar novas portas grandes para o fundo da Igreja.


- Já foram mandados fazer os cartazes do Festejo da Padroeira, assim como os programas dos temas e responsáveis de cada dia.

- A população está ficando inconformada e é, na verdade, vergonhosa a situação do Banco do Brasil na nossa cidade. O espaço interno está sempre super cheio, o serviço está demorado demais e as condições de espera são péssimas. Achamos que é tempo de o Banco ter novas e mais razoáveis dependências. Por outro lado os Correios na cidade melhoraram muito as condições de atendimento ao público.

- Os ônibus que foram alugados para ir à sagração episcopal do novo Bispo de Brejo, Monsenhor Valdeci, ainda não estão cheios. Pode-se fazer as inscrições e pagar com a Gnú, na secretaria da Igreja Matriz.


In Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de Nsa. Sra. das Dores - Chapadinha (MA) -Nº16 -18/jul/2010 - Diretor: Pe. Manuel Neves /Diretor-Adjunto:Pe. Pedro José /Pastoral da Comunicação

Visita de Flávio Dino à Chapadinha

O candidato ao governo do Estado, Flávio Dino, esteve em Chapadinha na tarde do último sábado (17). Segundo informa o Blog Interligado, apesar dos esforços de aliados e correligionários a visita não foi expressiva.

A comitiva, que incluia o ex-governador e agora candidato ao Senado José Reinaldo Tavares, reuniram-se em praça pública de onde partiram em caminhada pelas avenidas Oliveira Roma e Senador Vitorino Freire.
Com informações e foto do Blog Interligado

Arquivo do blog