WebNet

WebNet

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

BURITI - Plantador de Soja Ameaça Familia de Agricultores Familiares



Os plantadores de soja no Baixo Parnaiba maranhense voltam a apresentar seu lado criminoso com relação aos direitos humanos. O André Introvini, plantador de soja no município de Buriti, região Baixo Parnaiba, ameaçou o Vicente de Paula e sua esposa, agricultores familiares do povoado Carrancas com quase sessenta anos. Ele disse que iria derrubar a casa que a filha de Vicente começou a construir em uma área do Estado. 

Essa área, o André quer desmatar com a intenção de plantar soja. A ameaça do André se estendeu a propriedade do Vicente afirmando que irá toma-la. Essa prepotência do André se relaciona com os apoios politicos e economicos que angariou nos últimos anos. (...)

Resumido. Leia na íntegra no blog Territórios Livres do Baixo Parnaíba


PUBLICIDADE



Funasa/Chapadinha de Luto: Morre Sr. Ribinha Carneiro


É com imenso pesar, que comunicamos o falecimento do sr. JOSÉ RIBAMAR IRINEU CARNEIRO, ocorrido na manhã desta sexta-feira, dia 29.  

Sr. Ribinha da Sucam (Funasa) - como era bastante conhecido, é pai dos amigos Herlon Reinaldo e Herlane Reinaldo.

À Família enlutada, nossas condolências.


quinta-feira, 28 de agosto de 2014

CHAPADINHA - Mais Uma Lotérica Foi Assaltada


Imagem meramente ilustrativa


Mais uma casa lotérica foi alvo dos assaltantes em Chapadinha, a ação dos bandidos aconteceu por volta do meio-dia, da última quarta-feira (27), quando um jovem chegou em uma moto e anunciou o assalto com uma arma de fogo.

A atendente do caixa entregou toda quantia e o bandido fugiu do local levando o dinheiro.

Em contato com pessoas ligadas a lotérica, eles preferiram que o blog não divulgasse o endereço e o nome do estabelecimento.


PUBLICIDADE



BREJO - Agência dos Correios é Assaltada

Correios de Brejo (Imagem/Arquivo: CN1)

Na tarde desta quinta-feira (28), por volta das 15h, mais uma vez tivemos a notícia de que a Agência dos Correios, que também é correspondente bancária do Banco do Brasil, foi assaltada.

Ainda não tivemos informações de quanto foi levado ou como aconteceu o assalto.

No último assalto os ladrões levaram dois funcionários a gerente e o carteiro. Essa Agência de Brejo já está acostumada com essa notícia, só este ano a mesma agência já foi assaltada três vezes.

Clique e reveja abaixo:



Do Blog Brejo em Foco


PUBLICIDADE



quarta-feira, 27 de agosto de 2014

VARGEM GRANDE - Sebrae/Chapadinha Capacita Empresários e Colaboradores de Empresas

Essa foi a primeira capacitação ministrada pelo Sebrae 
no município após a inauguração da Sala do Empreendedor

Trinta pessoas foram certificadas pelo Sebrae no curso “D’OLHO NA QUALIDADE- 5S para Pequenos Negócios”, realizado no município de Vargem Grande, numa promoção do Sebrae, através de sua unidade regional em Chapadinha – que atende ao município de Vargem Grande. A ação é fruto de parceria entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Vargem Grande, por meio da Sala do Empreendedor, que foi inaugurada no último dia 29 de julho.

Segundo a consultora do Sebrae que ministrou o curso, Antônia Santana, a metodologia buscou apresentar técnicas consagradas que podem tornar as empresas mais eficientes. “Ao tempo que as empresas que se organizam, elas se tornam mais competitivas, além de melhorar a eficiência e a produtividade da atividade, melhora o atendimento, o que torna o ambiente de trabalho melhor, onde a organização flui e a criatividade e as pessoas passam a se relacionar melhor”, explica Antônia.

Além das aulas, as empresas participantes receberam consultoria em suas sedes, onde foram apontados erros e o que deveria ser feito para que os temas abordados no curso fossem postos em prática. Na oportunidade, muitas dúvidas foram apresentadas pelos empreendedores. “Através da consultoria percebemos as dificuldades deles em impor regras, em formalizar processos internos simples, como por exemplo, usar uniforme, distribuição de mercadorias e compras em excesso. Essa metodologia veio atender essa demanda, ” disse a consultora.

O sócio proprietário da empresa Eletro Concertos, Lucas Weider Sousa Prazeres, saiu satisfeito da capacitação. Ele acredita que teve a oportunidade de expandir seus conhecimentos e afirmou que está praticando a metodologia em sua empresa. “Entrei com um pouco de experiência no ramo de qualidade. Mas, estou saindo desse curso com mais conhecimentos em organização que foi um tema amplamente abordado durante as aulas. Já comecei a aplicar, em minha empresa, a organização para a qualidade dos serviços que presto aos meus clientes,” destacou Prazeres.

Para a gestora de projetos do Sebrae em Chapadinha, Jacirema de Cássia, a ação fortaleceu a parceria da instituição com o governo municipal. “A ação veio de uma sensibilização da prefeitura de Vargem Grande, que tem objetivado o sucesso dos empreendimentos locais, tendo notado esta necessidade no comércio local e demandado para o Sebrae”, ressaltou a gestora do Sebrae.

A unidade do Sebrae em Chapadinha já anunciou a realização de mais um curso para os empreendedores locais: de 8 a 11 de setembro estará oferecendo o curso “Como Vender Mais e Melhor no Varejo”. As inscrições podem ser feitas na Sala do Empreendedor.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha-MA.
Contatos: (98) 9152 8936
Sebrae – Chapadinha-MA (98) 3471-0741


PUBLICIDADE



Aged Apreende mais de 2,5 Toneladas de Carne Clandestina

Nesta mesma operação também foram encontrados, produzidos e 
transportados, da mesma forma inadequada, 50 frangos abatidos.

Equipe da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) aprendeu, na madrugada da última segunda-feira (25), no município de Rosário, mais de 2,5 toneladas de carne bovídea, durante blitz realizada com o apoio da 7ª Companhia da Polícia Militar. O produto, segundo os transportadores, seria proveniente de matadouros clandestinos, localizados no município de Bacabeira.

As carnes, além de produzidas em estabelecimentos irregulares, estavam sendo transportadas em carrocerias de veículos tipo pick-up, sem refrigeração ou proteção recomendada pelas normas sanitárias. Além de quartos de bovídeos (16 quartos), também foram encontradas vísceras brancas e vermelhas.


Nesta mesma operação também foram encontrados, produzidos e transportados, da mesma forma inadequada, 50 frangos abatidos. Um veículo com frango congelado e embutido também foi multado por falta de refrigeração no baú.

Todo o produto apreendido foi inutilizado no local com aplicação de solução de iodo e destruído no Aterro Sanitário Titara, localizado no município de Rosário, conforme determina a legislação sanitária vigente.

Ascom/AGED-MA


PUBLICIDADE



ESTADO - Quinta-Feira (28) Vai Ser de Feriado Bancário no Maranhão

Biaman Prado / O Estado (arquivo)

O calendário bancário no Maranhão conta com um novo feriado: 28 de agosto, data alusiva ao "Dia do Bancário". A medida é prevista pela Lei Estadual nº 10.100/2014, sancionada, no mês de junho, pelo Poder Executivo. A lei cria o "Feriado Estadual do Bancário".

A data foi escolhida em homenagem ao dia 28 de agosto de 1951, quando os bancários de São Paulo decretaram, em assembleia geral, uma greve de 69 dias, enfrentando a repressão do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), em pleno regime militar. Em novembro do mesmo ano, a Justiça concedeu um reajuste de 31%, dando encerramento à paralisação.

De acordo com a orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), contas de consumo (água, energia, telefone e etc.) e carnês vencidos podem ser pagos no dia seguinte, sem acréscimo. Os clientes, também, podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).



PUBLICIDADE



Kleber Lima Fará Show no Parque Aquático Torre do Sol


A gente se ver por lá!!!


CHAPADINHA - Reunião Dá Início às Ações de Fortalecimento da Cultura


Estabelecer articulação entre grupos culturais, artistas e outros representantes da Cultura para fortalecer as manifestações culturais locais. Com essa meta, a Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Cultura, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (27) com associações, entidades e outros segmentos para discutir os primeiros passos para a consolidação das ações da secretaria no município.


Na pauta, a discussão sobre editais publicados nos portais de cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Feira Cultural de Chapadinha e eventos relacionados a cultura no município. A proposta do evento é estreitar os laços com a classe cultura fortalecendo as relações e promovendo a união dos segmentos.


A secretária de Cultura, Nagera Pontes, ressaltou a importância da elaboração de ações conjuntas para ampliar a participação do setor e consequentemente aprimorar os serviços da secretaria.

Secom/PMC


PUBLICIDADE

Salão Unissex Calypso Cabelos



CHAPADINHA - Casal é Preso com Drogas no Bairro Campo Velho


Do Blog do 16ºBPM/Chapadinha


Na noite do último sábado, dia 23 de agosto, a guarnição estava passando por um dos pontos críticos de Chapadinha, quando o indivíduo José Willamy Gomes Pereira, vulgo CIDOCA, 27 anos, passou em sua moto muito desconfiado. A guarnição percebeu e abordou o indivíduo, o mesmo estava acompanhado de sua companheira, Antônia Carolany da Silva, 21 anos.

Cidoca foi revistado e não foi encontrado nada com ele, em seguida sua esposa não queria entregar sua bolsa para ser verificada, mas acabou entregando, sendo encontrado na bolsa 126 gramas de uma substância similar ao crack, 131 gramas de uma substância similar a maconha, uma balança de precisão e R$ 100, 00 em espécie, logo Cidoca assumiu que a droga era sua.

Cabe ressaltar que há tempos a polícia já vinha monitorando esse indivíduo.

Ambos foram entregues na delegacia para as devidas providências.


PUBLICIDADE



Programa Sertão Empreendedor no Maranhão é Implantado em Chapadinha


Na última sexta-feira (22) a Prefeita Ducilene Belezinha, acompanhada dos secretários municipais de Agricultura (Carlos Borromeu), Infraestrutura (Aluízio Santos), Assistência Social (Paiva) e Cultura (Nagera Pontes) participou da implantação do programa Sertão Empreendedor, no auditório do Sindicato Rural.

O programa que é uma parceria do Senar /Sebrae com apoio da Prefeitura de Chapadinha e do Sindicato Rural, contou com a participação do presidente do Sindicato Rural de Chapadinha, José Luzia, do superintendente do Senar-MA, Luiz Figueiredo, do coordenador do programa-Senar Nacional, Joaci Medeiros, da gerente do Sebrae regional de Chapadinha, Larissa Leite, Secretários de agricultura dos municípios de São Benedito do Rio Preto, Buriti de Inácia Vaz, Santa Quitéria, Codó, Brejo, Magalhães de Almeida e São Bernardo.


O Sertão Empreendedor tem o objetivo de promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendedores rurais no semiárido brasileiro, através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e à difusão das tecnologias sociais de produção, gestão, boas práticas de convivência com o semiárido. Ele traz um aprendizado em cima da prevenção para que produtores rurais não deixem de produzir durante a estiagem. Mini e pequenos produtores e trabalhadores rurais, incluindo seus familiares e colaboradores constituem o público alvo do projeto.

Apoiamos essa inciativa porque acreditamos que os nossos pequenos produtores rurais irão melhorar suas produções, através do acompanhamento técnico que será oferecido, e assim aumentar a qualidade de vida do nosso povo, ” comemorou a prefeita Ducilene Belezinha.


No encontro de alinhamento ficou decidido que cada município irá agendar uma data para realização de uma palestra de sensibilização pela equipe do programa junto aos produtores, onde será escolhida a cadeia produtiva que será trabalhada durante o período de quatro anos por cada município, como consta o projeto.

Acreditamos que se existem as tecnologias para o semiárido o fato é que elas precisam sair das prateleiras para entrar no campo. Então, o foco do programa é o pequeno produtor rural do semiárido de modo que ele venha ganhar dinheiro mesmo com a seca” disse o coordenador Nacional do programa pelo Senar-MA, Joaci Medeiros. Joaci ainda explica que, “esse programa dará oportunidade a vinte produtores rurais dos doze municípios da região do Baixo Parnaíba, onde serão acompanhados durante quatro anos com assistência técnica privada” - ressaltou.

Secom/PMC


PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Prefeitura Prorroga Prazo para Chamada Pública


A Prefeitura de Chapadinha, através das Secretarias Municipais de Educação e de Agricultura e, da Comissão Permanente de Licitação, torna público para ciência dos interessados, que o prazo para o cadastro e a entrega do edital de fornecedores para aquisição de gêneros alimentícios, através de Grupos Formais e Informais da Agricultura Familiar e de Empreendedores Familiares Rurais constituídos em Cooperativas e Associações para atender a demanda do Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE, nos moldes da Lei número 11.947/2009 e Resolução 38/2009 de 16/07/2009 ( FNDE ), Lei 8.666/93, art. 24 e no dia 26 de fevereiro de 2014 será realizada a abertura dos envelopes da Chamada Pública número 002/2014, foi prorrogado até dia 02 de setembro. E a entrega dos projetos segue até 03, conforme o cronograma abaixo relacionado:

- Dias 11 de agosto a 02 de setembro de 2014 das 8h às 12h no prédio da Prefeitura Municipal de Chapadinha (setor de licitações) realização do cadastro e entrega do edital;

- Dia 03 de Setembro de 2014, às 9h, no auditório da Prefeitura de Chapadinha, será a entrega dos documentos e projetos.

Documentação exigida para os Grupos Informais de Agricultores Familiares:

1 – Cópia e original de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
2 – Cópia da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) DAP principal, ou extrato da DAP, de cada Agricultor Familiar participante;
3 – Para produtos de origem animal apresentar documentação comprobatória de Serviço de Inspeção, podendo ser municipal, estadual ou federal;
4 – Prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso.

A documentação exigida para os Grupos Formais da Agricultura Familiar (Associações, Cooperativas…) e de Empreendedores Familiares Rurais:

1- Prova de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
2- Cópia da Declaração de Aptidão ao PRONAF- DAP Jurídica para associações e cooperativas;
3- Cópias das certidões negativas junto ao Município, INSS, FGTS, Receita Federal e Dívida Ativa da União, certidão de débito trabalhista e certidão negativa junto à secretaria da Fazenda Estadual (SEFAZ);
4- Cópias do estatuto e ata de posse da atual diretoria da entidade registrada na Junta Comercial, no caso de cooperativas, ou Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, no caso de associações. No caso de empreendimentos familiares, deverá ser apresentada cópia do Contrato Social, registrado em Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica;
5- Para produtos de origem animal apresentar documentação comprobatória de Serviço de Inspeção, podendo ser municipal, estadual ou federal.

Secom/PMC


PUBLICIDADE



PM/Chapadinha Apreende Veículo Roubado


Na última segunda-feira (25), a guarnição de serviço recebeu uma denúncia de um veículo que supostamente seria produto de furto, um Corsa Classic, de cor branco, placa NHA-8082, ano 2006-2007.


A guarnição, junto com o Serviço de Inteligência deslocaram-se até o local, chegando lá foi localizado o veículo e não foi apresentado nenhum documento, o veículo foi levado para Delegacia, logo foi constatado que o mesmo era produto de furto.

O proprietário foi intimado para prestar as devidas informações, ficou a cargo da polícia civil as providências cabíveis.




PUBLICIDADE



CHAPADINHA - O SINDCHAP Convoca os Servidores Públicos Municipais para uma Assembleia Geral


O SINDCHAP - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha - MA., CONVOCA os Servidores Públicos Municipais de Chapadinha, para uma Assembleia Geral, a realizar-se-á na próxima sexta-feira, dia 29 de agosto de 2014 - às 17h - para analisarmos coletivamente os encaminhamentos de luta e enfrentamento pela categoria.

Certo de contarmos com a presença e o apoio de todos(as), nossas saudações sindicais. 

Chapadinha-MA, 26 de agosto de 2014.

A Diretoria.

NELDAN DE ARAÚJO OLIVEIRA
Presidente




CHAPADINHA - Casa do Professor Sebastião Martins é Destruída por Incêndio

Professor Sebastião sendo consolado pelos amigos


Um incêndio causado na tarde desta terça-feira (26), por volta das 15h, destruiu a casa do professor Sebastião Martins dos Santos - conhecido como Sebastião Martur.

O professor estava em uma escola - na sala de aula, e deixou apenas um cachorro na casa, que fica localizada na Rua Gonçalves Dias, bairro São José. Quando ele retornou a sua residência estava coberta de chamas e o fogo destruía tudo.


O incêndio começou com o vazamento do botijão de gás, que explodiu e causou as chamas.

O fogo destruiu todos os cômodos da casa e ainda não se sabe se o cachorro que estava na casa morreu.

Homens da Polícia Militar usaram o carro pipa da Prefeitura para apagar as chamas.

Veja o vídeo dos policiais dentro da casa.


Vídeo 1


 
Vídeo 2


O Blog do Foguinho acompanhou tudo de perto e viu o perigo que estes PMs correram para tentar ajudar o Professor.

O fogo foi contido, mas, a casa está completamente destruída.

Amigos consolaram o professor Sebastião, que chorava muito com o desastre na sua residência. Somente os empresários, a prefeita, vereadores, ou até mesmo a sociedade, para ajudar ele nesse momento tão triste.






Professor Sebastião sendo consolado pelo os amigos.




PUBLICIDADE



BARREIRINHAS - "Salão de Turismo da Rota das Emoções" Discute Cenário para Pequenos Negócios Turísticos

Evento reúne, em Barreirinhas (MA), saberes técnicos 
e empreendedores do Maranhão, Piauí e Ceará, numa promoção do Sebrae

Tem início nesta quinta-feira (28), na cidade de Barreirinhas (MA), a segunda edição do Salão de Turismo da Rota das Emoções, uma ação de mercado promovida pelo Sebrae nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, que busca fomentar o mercado turístico dos três estados e dos 14 municípios que integram o roteiro turístico da Rota das Emoções – Jeri/Delta/Lençóis, reunindo praias, rios, lagoas, dunas, trilhas, belezas naturais, esportes radicais, artesanato e a deliciosa culinária litorânea da região.

O 2° Salão de Turismo da Rota das Emoções, marcado para o período de 28 a 30 de agosto de 2014, vem na sequência do salão realizado no ano passado, na cidade de Parnaíba (PI), trazendo exposições relacionadas ao roteiro integrado, atendimento Sebrae aos empreendedores e proprietários de pequenos negócios da região, além de ampla programação de conhecimento, incluindo palestras, oficinas e minicursos com especialistas renomados de várias partes do Brasil, além de painéis de discussão que contarão com a presença de gestores municipais, representantes dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, professores da UFMA, instrutores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Senac-MA e especialistas de diversas partes do Brasil, que trocarão experiências com representantes do cenário local.

A programação vai trabalhar quatro eixos temáticos, fundamentais para as discussões do turismo trabalhado pela Rota das Emoções, que são: a preservação ambiental, a sustentabilidade e a exploração econômica; a educação, a cultura e o turismo nos municípios; a inclusão social via turismo sustentável; e a infraestrutura e acessibilidade.

Uma das experiências a serem apresentadas é a da cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul – uma referência mundial em boas práticas de ecoturismo e ordenamento turístico, contando com a presença da secretária municipal de Turismo de Bonito, Juliane Salvadori, e também de proprietários de pequenos negócios turísticos da cidade sul-mato-grossense, que contribuirão na apresentação do chamado Paraíso das Águas – como é conhecida a cidade. 

Temas como a Economia Criativa agregando valor ao destino turístico, o associativismo, a inovação em políticas públicas do turismo, rodadas de negócios e o lançamento de novos produtos turísticos estão na pauta, bem como as estratégias de marketing territorial para promover a atratividade turística. Este último tema será abordado em palestra do professor da Universidade Federal do Paraná, Marcos Aurélio Tarlombani, consultor nas áreas de Planejamento Territorial e Gestão Ambiental e Planejamento Turístico, com pós-doutorado pela Université de Paris (Pantheon – Sorbonne).

Chef francês, Olivier Anquier

Quem também participa do evento é o chef francês Olivier Anquier, que apresenta o programa de televisão “Diário do Olivier” – no ar há dez anos pelo canal por assinatura GNT – onde faz viagens em busca dos pratos que caracterizam a culinária brasileira, mostrando que a gastronomia é um dos grandes atrativos do mercado turístico. Ele estará em Barreirinhas no sábado, dia 30, às 18h30.

Olivier ao lado da apresentadora Angélica, em 
participação especial no programa Estrelas (TV Globo)

A solenidade de abertura acontece na quinta-feira (28), às 18h30, na estrutura montada na Praça do Trabalhador e cais da Beira-Rio. A programação de conhecimento tem início no mesmo dia, às 10h da manhã, com a palestra “Bem Receber – Encantando o Turista”, que será ministrada pela consultora do Sebrae, Fernanda Ramada.


SERVIÇOS:

O QUÊ: Solenidade de abertura do 2° Salão de Turismo da Rota das Emoções.

QUANDO: Quinta-feira, 28 de agosto, às 18h30.

ONDE: Estrutura montada na Praça do Trabalhador e cais da Beira Rio, em Barreirinhas – Maranhão.

Início da programação de conhecimento: às 10h, no auditório Rota do Conhecimento (montado na estrutura do evento).


Sebrae Maranhão
UMC – Unidade de Marketing e Comunicação


PUBLICIDADE



Arquivo do blog