WebNet

WebNet

sábado, 6 de dezembro de 2008

Prenúncios de inverno em Chapadinha

Avenida Ataliba Vieira de Almeida (frente ao Cemitério Sozinho - Campo Velho)
Uma forte chuva com algumas trovoadas, mas moderada, caiu sobre Chapadinha neste sábado, por volta das 3 horas da tarde e, durou cerca de 10 minutos. O suficiente para deixar as ruas e avenidas da cidade alagadas. Os transtornos nas principais avenidas, Presidente Vargas e Ataliba Vieira de Almeida, como sempre, ainda são inevitáveis.

Avenida Presidente Vargas (frente a UE Dr. Otávio Vieira Passos/Bandeirantes - Centro)

A Gralha e o Pavão

por Herbert Lago Castelo Branco
blog Herbert Lago
A indefinição de quem será diplomado a prefeito de Chapadinha no próximo dia 17 e tomará posse no dia 1º de janeiro para o exercício de 2009 a 2012 está virando um rebuliço na cidade.

A novela Isaias e Danúbia, cujo capítulo final ainda é incógnito, está sendo comparada à lenda “As Penas do Pavão”.

Diz a lenda que "na época da troca de penas, o pavão renovou sua bela plumagem, depois passou por ali uma gralha vaidosa e pegou aquelas penas, vestiu-se com elas e foi à festa das aves."

Se a vaidade existisse somente entre as aves, o mal seria menor. O pior é que, em nossa sociedade, há muitas pessoas com penas de pavão.

Na lenda a gralha foi desmascarada pelas aves da floresta. Já na nossa novela Chapadinhense, os capítulos que sairão do TSE serão cheios de suspense com um desfecho final emocionante.

Enquanto isso o povo padece.
Imagem ilustrativa

TSE Suspende Diplomação de Indeferidos

por Alexandre Pinheiro
Trago abaixo matéria divulgada na última sexta-feira (05) pela assessoria do TSE. Em seguida comento traçando relação com a situação de Chapadinha.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto (foto), deferiu liminar para suspender a expedição de diploma a Augusto Gonçalves Ramos Filho (PMDB) como prefeito eleito de Ponto Chique, cidade ao norte de Minas Gerais, próxima a Montes Claros. O pedido foi feito pela Coligação “Ponto Chique em boas mãos”, do único candidato adversário na eleição de outubro, Geraldo Magela Rabelo (PSL).
A decisão do ministro determina que o juiz eleitoral espere até que o Plenário do TSE conclua o julgamento de consulta que questiona se, em um município, havendo mais de 50% de votos nulos, a junta eleitoral deve proclamar eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, não computados os votos nulos e os em branco. A decisão dos ministros vai uniformizar o entendimento sobre a matéria junto a todos os Tribunais Regionais.

Entenda o caso
Augusto Gonçalves Ramos Filho teve seu pedido de registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), por rejeição de contas pela Câmara Municipal. A decisão foi mantida pelo Plenário do TSE que examina, agora, a admissão de recurso extraordinário ao Supremo Tribunal Federal (STF).
No entanto, o candidato foi o mais votado em Ponto Chique, apesar dos votos a ele destinados estarem na categoria dos votos “nulos”, em razão do indeferimento do pedido de registro de sua candidatura. E, por ter sido ele o mais votado, foi convocado para diplomação pelo juiz da 50ª Zona Eleitoral de Minas, município próximo a Ponto Chique.
De acordo com a decisão do presidente do TSE, “é medida de toda prudência que nenhum candidato sem registro seja diplomado até que esta Corte julgue em definitivo a Consulta 1657”. Sustentou, ainda, que o candidato não será prejudicado com a liminar pois “se o posicionamento deste TSE vier a lhe favorecer, ainda poderá ser devidamente diplomado até o dia 18 de dezembro deste ano”.

Comento:
O caso é diferente de Chapadinha porque os votos nulos, com o indeferimento do candidato, ultrapassaram os 50% o que gera dúvida quanto à possibilidade de nova eleição. Em Chapadinha, Isaías teve 43%, Danúbia 42% e a soma desta com os demais candidatos passa de 56%, o que afasta definitivamente nova eleição por aqui. O pronunciamento sobre esse caso confirma o que entidades como a OAB, autoridades como o Deputado Dutra e outros conhecedores do direito têm afirmado: adiante do indeferimento da candidatura do mais votado o segundo colocado deve ser diplomado e empossado.

Menina de apenas 1 ano pode estar “grávida”

Mundo
Bebê tem um irmão gêmeo dentro do corpo

Uma menina saudita de apenas 1 ano (foto) chamou grande atenção ao ser constatado gravidez. Explica-se: a criança carrega no corpo um irmão gêmeo, que passou a se desenvolver no seu próprio útero durante a gestação da mãe.Os médicos dizem que neste caso, parte das células dividiram-se de forma desigual, o que fez com que a massa menor de células alojasse dentro do outro embrião que estava mais maduro. A probabilidade da ocorrência é de aproximadamente 1 em 500.000, com 51 outros casos conhecidosA realização de aborto está sendo considerado pelos médicos para poupar a vida da criança. O feto pode absorver sangue do bebê e crescer a ponto de causar risco de vida. Mesmo assim a conservadora sociedade saudita discute se a retirada do feto pode ser considerada assassinato.
Fonte: O Imparcial Online

Arquivo do blog