WebNet

WebNet

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Polícia Apreende Veículo Clonado em Tutóia


A Polícia Civil apreendeu uma pick-up Strada vermelha, de placa NXN 3242, clonada. O veículo foi apreendido em poder de Bernardo Diniz, conhecido como "Zé Flor", 44 anos.


Em depoimento, "Zé Flor" disse à polícia ter sido ludibriado por um outro homem conhecido como "Rony", residente do município de Mata Roma, de quem ele comprou o referido veículo.

De acordo com o coordenador da ação policial, Bernardo Diniz irá responder pelo crime de receptação dolosa. “Iremos encaminhar a cópia do depoimento para a Regional de Chapadinha, a fim de localizar esse suposto vendedor e, em seguida, adotar as providencias cabíveis", finalizou o policial.

Imirante


Publicidade



Saúde: Chegou o Novo Aparelho de Raio X do HAPA


O novo aparelho de Raio X já está nas instalações do Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA). Agora os serviços são de montagem dos equipamentos e a previsão é que a partir da próxima semana tudo esteja funcionando.


*Informações do Blog do WF


Publicidade



PM Deflagra Operação "Fecha Quartel" em Chapadinha

Na ocasião foi apreendia uma moto com chassi raspado, duas facas 
e uma pipeta com material similar à cocaína.

Nesta quinta-feira (27) foi deflagrada mais uma etapa da OPERAÇÃO FECHA QUARTEL, sob o Comando do Major Glauber Miranda Silva, e executada por policiais militares do 16º BPM.


A operação teve como intuito a ação de repressão e prevenção da criminalidade a fim de diminuir e inibir atitudes ilícitas que venham a provocar um estado de insegurança na cidade de Chapadinha-MA.


Com o intuito de coibir atos delituosos, o tráfico e o uso de entorpecentes, arrombamento e assaltos, foram realizadas incursões nos bairros e em pontos específicos para inibir a ação de crimes, através de revistas pessoais e abordagens a bares e veículos.

Na ocasião foi apreendia 01 (uma) moto com chassi raspado, 02 (duas) facas e 01 (uma) pipeta com material similar à cocaína.

Do Blog do 16ºBPM/Chapadinha


Publicidade



SEMED Realiza Seminário de Encerramento do PNAIC


A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realiza nesta quinta (27) e sexta-feira (28), o Seminário de Encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC. O evento que segue até esta sexta (28), acontece no Aldeota Clube, com a participação da Prefeita Ducilene Belezinha e da Secretária Maria Coêlho.


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.


Quatro princípios centrais são considerados ao longo do desenvolvimento dos trabalhos pedagógico:

1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;

2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;

3. Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;


4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.


Com esses objetivos os professores e coordenadores do Programa do Pacto, sob a direção da SEMED e o apoio da gestora municipal, estão totalmente empenhados nesses dois dias de seminário, que ao longo do ano produzirá resultados satisfatório às crianças atendidas.

Por Enedilson Santos
Com informações da Secom e Portal do MEC


Publicidade



sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Estado Antecipa Pagamento de Servidores para Este Sábado (28)


O governador Flávio Dino determinou o pagamento antecipado do funcionalismo estadual para este sábado (28). Programado para o dia 3 de março (terça-feira), o pagamento ainda neste mês beneficia 112 mil servidores ativos e inativos. A decisão do governador considerou a possibilidade financeira alcançada neste mês pelo Estado, a tabela de pagamento está mantida, mas todas as vezes que houver possibilidade a folha será paga dentro do mês.

Após adotarmos medidas austeras como reduzir os gastos com custeio da administração tivemos condições de garantir o pagamento ainda no mês trabalhado. Conforme asseguramos antes, sempre que o governo tiver disponibilidade financeira vamos realizar o pagamento dos servidores no mês trabalhado. A valorização dos servidores públicos é um compromisso da nossa gestão”, disse o governador.

Entre os servidores que compõem a estrutura da administração estadual, 74 mil são ativos – entre efetivos, comissionados e temporários das administrações direta e indireta – e 38 mil são inativos, considerando aposentados e pensionistas.



Publicidade



16º BPM - Presas Mulheres que Praticaram Furtos no Comércio de Chapadinha

Presas em flagrante com o material produto do furto:
Eliane Alves da Conceição, 35 anos, Lúcia Regina Braga, 45 anos, Lalana Leite Reis, 21 anos, Charliana Alves Leite, 39 anos, todas residentes na Vila Olímpica, Santa Inês-MA.

No fim da tarde desta quinta-feira (26), por volta das 16h15min, a Guarda do Quartel do 16º Batalhão recebeu denúncia de furto em determinado supermercado da cidade de Chapadinha-MA. 

Segundo as informações colhidas pela equipe policial que atendeu a ocorrência, as infratoras evadiram-se do local levando os pertences furtados em uma bolsa, o crime foi filmado por circuito interno de vídeo-monitoramento do supermercado.

Diante dos fatos, foi realizado patrulhamento nas imediações do local, sendo as infratoras localizadas no centro da cidade. Foram abordadas, e após serem encontrados os materiais produto do furto, presas em flagrante delito.

Foram recuperados os seguintes materiais:

Objetos furtados em supermercado


09 pares de sandálias
05 litros de Whisky
13 peças de roupas
27 copos 
12 bandejas
02 escovas de dentes
04 tapetes
01 brinquedo
01 bolsa

Objetos furtados em loja de confecções


Todo o material e as infratoras foram entregues na Delegacia Regional de Chapadinha- MA para as devidas providências legais.

*Com informações do Blog do 16ºBPM/Chapadinha


Publicidade



PRF Apreende Carros Roubados em Chapadinha

Pelo menos sete carros foram apreendidos e duas pessoas 
foram conduzidas à delegacia de Chapadinha para prestarem esclarecimentos.


*Informações dos Blogs do WF e CN1

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio de investigadores da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil e do Serviço de Inteligência do 16º BPM, realizou na manhã desta sexta-feira (27) na cidade de Chapadinha, uma ação de combate ao roubo/furto, adulteração e outras fraudes e ilícitos relacionadas a veículos.

De acordo com Inspetor Norberto da PRF-MA, os veículos roubados de outros estados e vendidos no município foram mapeados, identificados e apreendidos durante a ação. Segundo o Inspetor, no Maranhão existe um corredor de veículos roubados, e desde o ano passado, a PRF vem desencadeando pequenas operações em conjunto a polícia civil e Polícia Militar. “Muita gente está fazendo a coisa errada, e pensa ninguém está sabendo. Não é por ai. Tem sempre alguém que sabe”.


Levantamento da própria PRF constatou a presença de diversos veículos com placas de outras unidades da federação, circulando na cidade. Em trabalho reservado, ficou constatado que, para algumas placas, constava restrição para roubo ou furto.

Nós temos o nosso serviço de Inteligência, e assim o nosso trabalho fica mais eficiente e continuaremos desenvolvendo ações em Chapadinha e em outros municípios do Baixo Parnaíba”, destacou o inspetor.

Durante a ação foram apreendidos sete carros. Até o fechamento desta matéria, duas pessoas haviam sido indiciadas pela polícia, por receptação e venda de carros roubados.


Publicidade



Prefeita Ducilene Belezinha Concede Entrevista na Tarde Desta Sexta (27) à Rádio Mirante


Na tarde desta sexta-feira (27) é dia de ouvir a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha. Ela concede entrevista à Rádio Mirante, no Programa Direto ao Assunto, a partir das 14h30. O programa tem apresentação de Luiz Carlos Jr., comentários de Léo Castro, e reportagens externas de Fábio Barroso. A prefeita vai falar sobre diversos assuntos de interesse da população.

Clique aqui e ouça a Rádio Mirante Chapadinha pela web!

Secom/PMC


Publicidade



ATENÇÃO AMIGOS, O TONNY CAJAZEIRA PRECISA DE NOSSA AJUDA...


Por Dewis Caldas

Desde o ano passado o cantor/compositor Tonny Cajazeira vinha sentido dores e no início desde ano - após indas e vindas à Teresina (PI) e posteriomente São Luís - o nosso astro foi diagnosticado com câncer no pâncreas. Desde então vem fazendo quimioterapia no Hospital Geral em São Luís.

Para ajudas financeiras:

Antonio Alves de Oliveira
AGENCIA 1773-6
CONTA (CORRENTE ou POUPANÇA) 28790-3
BANCO DO BRASIL


A família já vendeu algumas coisas e passa por dificuldades financeiras, estão neste momento dormindo na casa de apoio do município de Chapadinha, sediada na capital. Ele vinha reagindo bem às quimioterapias, mas nesta semana o QUADRO PIOROU completamente: por conta da fragilidade do organismo ele contraiu uma pneumonia e desde o final da tarde da última terça-feira (24) está na UTI, e a cada boletim as notícias não são muito boas.


A família, embora as dificuldades e com enorme pesar emocional, não queria expor a condição de Tonny, mas entendem que há muitos fãs e mais que fãs que tem o direito de saber o que se passa com o músico e pedem orações de todos.

Os produtores/sócios da Maranhão Filmes Aline Camargo e o chapadinhese Dewis Caldas, com Tonny Cajazeira - O Astro do Maranhão.

É com muito pesar que nós, produtores do documentário, publicamos esta notícia, mas temos fé e esperança que este guerreiro, um mestre naquilo que faz, vai sair dessa e voltar a cantar e encantar "nos palco desde mundo de meu Deus", como ele mesmo diz.

Abaixo, repercussão do filme Tonny Cajazeira - O Astro do Marnhão (Documentário assinado pelo produtor/cineasta chapadinhense Dewis Caldas):

TONNY CAJAZEIRA EM SÃO PAULO-SP

O documentário Tonny Cajazeira - O Astro do Maranhão foi selecionado para a 6° Festival Internacional de Documentário Musical - In-Edit Brasil, que aconteceu em São Paulo-SP, de 1 a 11 de Maio de 2014. O filme, foi um dos seis selecionados para a mostra "Curta um Som". Assim, esta foi a estréia oficial do curtametragem, que teve lançamento oficial ainda naquele mês/ano, na cidade de Chapadinha (Maranhão), onde o documentário foi gravado.


Cajazeira no 'backstage' com Dewis Caldas, antes da exibição do documentário e de sua apresentação na Praça Irineu Veras Galvão (Pça. do Povo) em Chapadinha (evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura)

TONNY CAJAZEIRA NA COLÔMBIA


Naquele mesmo mês/ano (Maio/2014) O filme foi selecionado para representar o Brasil na 5º edição do festival Salón Internacional de La Luz, na cidade de Bogotá - na Colômbia. 

TONNY CAJAZEIRA EM SÃO LUÍS-MA


No dia 13 de Maio de 2014, às 19h30, aconteceu o lançamento do documentário no Cine Praia Grande (Rampa do Comércio, nº 200, Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Praia Grande). Com entrada gratuita e presença do diretor do filme, Dewis Caldas.

TONNY CAJAZEIRA EM PORTUGAL

O documentário sobre o sanfoneiro - Tonny Cajazeira - O Astro do Maranhão, foi exibido na 9ª edição do Festival Palheta Bendita, em Santo Tirso. O festival tem como tema a música tradicional portuguesa, e ainda promove cursos e oficinas de como tocar instrumentos populares. O filme (documentário sobre Cajazeira) foi exibido depois da palestra "A volta do Cavaquinho", do músico português Daniel Pereira Cristo.


Publicidade



Prefeitura Comunica Mudança de Endereço de Secretaria e Departamentos


A Prefeitura de Chapadinha comunica que a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e os Departamentos de Identificação (emissão da Carteira de Identidade) e Junta Militar, estão funcionando em novo endereço, localizado na Praça Coronel Luís Vieira - Centro (antigo prédio da Secretaria Municipal de Educação - ao lado da Rádio Mirante de Chapadinha).

Secom/PMC


Publicidade



CREAS e Creche Pró-Infância Estão Sendo Construídos na Praça do Viva


Mais uma obra fruto da parceria da Prefeitura de Chapadinha com o Governo do Estado. Chapadinha vai contar com os serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O prédio, já em construção, avança para os 40%, indo para a fase do telhado e reboco. A obra está sendo feita ao lado da praça do Viva, no Bairro da Corrente e é vizinha da creche do programa pró-infância, também em construção.


Benefícios para toda a comunidade que geram emprego e renda desde sua construção. Nesta obra de mais de 500 mil reais, 8 homens trabalham para concluir o prédio dentro dos padrões exigidos pelo projeto.


Com uma área de 540 metros quadrados e bem localizado, o CREAS, que é uma obra fruto da parceria da Prefeitura de Chapadinha, com o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar e tem como objetivo ofertar serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de seus direitos.

Mais obras para a cidade e mais serviços de qualidade para a população!

Secom/PMC


Publicidade



Saúde: Vai começar o Combate à Dengue

Allan Monteles - Secretário Municipal de Saúde

Água parada, limpa ou suja, pode ser um local propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. E com a chegada das fortes chuvas o risco de contaminação fica ainda maior, pois aumenta o acúmulo de água em vários pontos da cidade.


Chapadinha, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, está classificada dentro do grupo de médio risco, com 2.8% de infestação. Situação preocupante e que deve ser combatida por todos.

Reunião de articulação dos trabalhos, na Secretaria Municipal de Saúde

Para chamar a atenção da população para o problema, que é de todos, a prefeitura de Chapadinha, por meio de um trabalho em conjunto de todas as secretarias municipais, vai realizar uma campanha de conscientização em vários bairros da cidade.

Durante quase todo o mês de março serão realizados mutirões de limpeza nos bairros que apresentam situações preocupantes, quanto aos índices de infestação.


O primeiro a ser realizado será no dia 05 de março ( quinta-feira ), nos bairros da Cruz e São José, onde os dois somados ultrapassam os 10% de infestação.

A ação contará com palestras e distribuição de material educativo. E ao final, de cada mutirão, será feito recolhimento do lixo.

Adotando medidas simples de prevenção a dengue pode ser vencida, mas para isso cada um deve fazer sua parte.

Fique atento para o cronograma de mutirões. Em breve divulgaremos os bairros e os dias das ações. Participe!

Secom/PMC


Publicidade



Oficina de Ovos de Páscoa Oportuniza Nova Fonte de Renda


A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, abre vagas para a oficina de “Embalagens e Ovos de Chocolates”. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, dia 27, na escola CAIC (bairro Areal), onde o curso será ministrado.

A capacitação é aberta ao público e inicia na próxima segunda-feira (02/Mar).

A finalidade da oficina é promover a autonomia financeira, reunindo as participantes para uma troca de experiências, além de funcionar como um excelente agente terapêutico.

Secom/PMC


Publicidade



Construção de 02 Quadras Esportivas Escolares Cobertas no Bairro Areal

Na foto, uma já concluída (em outro município), dentro dos mesmos 
padrões da quadra que está em construção no bairro Areal

Fruto da parceria da Prefeitura de Chapadinha com o Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a segunda quadra escolar coberta com vestiário já começou a ser construída. O bairro contemplado, com mais este benefício, foi o do Areal. A quadra vai ficar ao lado da escola U.I. João Gomes e vai atender a comunidade estudantil e também aos moradores em geral, pois se trata de uma estrutura ampla que proporcionará condições seguras para a prática esportiva dos alunos e também para realização de eventos do bairro. 


Os trabalhos já estão na fase da fundação. São mais de 900 metros quadrados de área construída dentro dos mesmos padrões da quadra que também está em construção no bairro da Cohab (uma terceira quadra!), onde os trabalhos não param.


Um investimento de quase 500 mil reais. Esse é o resultado das ações de um governo comprometido com a qualidade de vida da população e que busca proporcionar espaços adequados para a prática de atividades esportivas e sociais da comunidade local e vizinhas.

Secom/PMC

Publicidade



Arquivo do blog