WebNet

WebNet

sábado, 3 de dezembro de 2022

CHAPADINHA | WebNet Emite Nota de Esclarecimento

WebNet - COMUNICADO

Chapadinha (MA) - Sábado, 03.Dezembro.2022

A WebNet - sua provedora de internet em Chapadinha e região!, vem a público comunicar o restabelecimento do sinal em 100% em qualidade, como preza na prestação de serviços aos seus milhares de clientes, após uma breve interrupção de serviço essencial, em decorrência de uma inesperada oscilação no sistema de energia.

Certos da compreensão de todos, sintam-se abraçados!

A Direção.


Horóscopo do Dia: Previsões para o seu Signo Neste Sábado, 3 de Dezembro de 2022


Chapadinha (MA) - Sábado, 03.Dezembro.2022

Astral do dia

A Lua continua o seu curso no signo de Áries e faz bons aspectos com Saturno, Marte e Vênus. O céu nos motiva a criar uma ação comprometida com uma ideia ou um projeto. Tem outras pessoas envolvidas e haverá muito comprometimento de todos os envolvidos. Depende de você estar pronto para tais compromissos. Hoje o planeta Netuno também assume um movimento direto, o que auxilia em processos de cura emocional e psicológica.

Áries

Saber exatamente o que se quer é fundamental para fazer dar certo um projeto que pede de você comprometimento. O céu também o ajuda a assumir um relacionamento com uma pessoa especial. Ariano, faça valer a sua vontade.

Touro

Você pode se sentir motivado a tomar uma decisão importante no âmbito financeiro, porém em segredo. Existe uma estratégia realizada com discrição. Faça isto, taurino: analise quais são os próximos passos que devem ser dados em relação a investimentos.

Gêmeos

Uma decisão é assumida e direcionada por você para a concretização de um projeto importante. Existe muito trabalho pela frente e as responsabilidades são altíssimas, mas o céu o ajuda a dar os passos certos.

Câncer

Vejo uma pessoa que o ajuda a conduzir um plano profissional. O cenário é conduzido com planejamento e vai exigir muito de todos os envolvidos. É como se você precisasse dessa pessoa enquanto atua nos bastidores.

Leão

Tem uma pessoa muito determinada a mudar de cidade para ficar com você, ou você é quem está disposto a fazer esse movimento. Mas o céu fala de um plano que está sendo elaborado de uma forma eficiente, porém que exige de ambos muito trabalho e dedicação.

Virgem

É importante levar em consideração as normas e regras do seu trabalho. Caso esteja prestes a assinar um contrato ou resolver um documento importante, veja e reveja se está tudo certo. Uma viagem de trabalho abre novas frentes.

Publicidade

Libra

Uma pessoa te orienta com propriedade, e essa pessoa sabe realmente o que está dizendo. A experiência também pode trazer um contrato de trabalho importante, colocando destaque em um sócio ou em uma parceria. Talvez seja preciso fazer mais reuniões.

Escorpião

Uma nova conduta no seu trabalho vem para organizar diversas situações que precisavam de uma repaginada. Tudo tende a ser conduzido com comprometimento e sabedoria. Um imóvel pode ser resolvido para que um projeto caminhe.

Sagitário

Uma decisão madura, em conjunto com outras pessoas, será muito bem-sucedida. Pode se tratar de questões que envolvem os filhos ou de situações que envolvem parentes. É uma ideia que deve ser colocada em prática, mas que pode levar tempo e dedicação.

Capricórnio

O céu traz um investimento importante que pode ser direcionado a um imóvel ou à família. As responsabilidades são altas, mas tudo tende a sair do papel. Essas decisões podem ter uma relação direta com o seu trabalho.

Aquário

Você amadureceu uma ideia que está sendo colocada em prática. As responsabilidades são altas, mas você terá êxito e bons resultados. As pessoas contam com a sua liderança e você tem muita coisa para fazer. Apenas comece.

Peixes

O céu traz resultados financeiros advindos de uma meta que foi assumida por você. As decisões são direcionadas para a família ou para um imóvel. Tudo tende a ser resolvido, mas também vejo um investimento de médio e longo prazo.



Publicidade


sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Horóscopo do Dia: Previsões para Esta Sexta-Feira, 02 de Dezembro de 2022


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 02.Dezembro.2022

Astral do dia

A Lua segue o seu curso no signo de Áries, e hoje Sol e Lua fazem um alinhamento que ajuda grandemente num posicionamento. Esteja aberto a tomar uma decisão corajosa e ousada. A presença de Quíron traz destaque para a superação de possíveis traumas. É um dia ótimo para aqueles que estão mais conscientes do que querem.

Áries

Hoje é um bom dia para tomar uma decisão ou se posicionar. A sua mente está clara e objetiva para guiar uma situação que depende exclusivamente de você. Um trauma é vencido e tudo se encaixa com o propósito de obter crescimento.

Touro

Procure, neste dia, silenciar e meditar sobre uma decisão. A sua percepção e sensações ficam mais evidentes, o que favorece a sua intuição. Uma pessoa pode te ajudar a compor um novo posicionamento. Acredite na sua força interior!

Gêmeos

É um dia positivo para alinhar um projeto com uma pessoa. Foque no que é importante! É por meio de uma postura comprometida que você obterá os resultados esperados. Os amigos ficam em destaque.

Câncer

O céu pede que você tome uma decisão assertiva no campo profissional. Suas metas estão em destaque e é preciso ter coragem para conduzir uma experiência de uma nova maneira, canceriano. As responsabilidades são bem-vindas.

Leão

Um aprendizado deve ser extraído. O céu o ajuda a ampliar o seu campo de visão para assumir uma postura melhor para o seu desenvolvimento pessoal. Um curso, uma viagem e um novo caminho filosófico chega para abrir portas.

Virgem

Se for preciso tomar uma decisão que envolve investimento para a família ou imóveis, faça, porque é um dia muito positivo! O céu te ajuda a desapegar de comportamentos e situações que não podem mais ser mantidos.

Publicidade

Libra

Uma pessoa o ajuda a enfrentar uma situação difícil. Essa mesma pessoa vai trazer informações pertinentes que vão abrir os seus caminhos. Escute o que ela tem a dizer. É um dia ótimo para assinar contratos e ativar o meio social.

Escorpião

É um bom dia para resolver questões de trabalho. Se estiver em busca de um, uma boa notícia pode chegar. Dedique este dia para organizar as suas tarefas e pendências, principalmente com a intenção de assumir as rédeas de uma situação.

Sagitário

Um movimento direcionado aos filhos é bem-vindo neste dia. O céu também fala sobre ser feliz e tomar decisões com esse propósito. O campo afetivo e a autoestima movem decisões importantes, que o deixam em destaque. Use os seus talentos!

Capricórnio

O céu traz uma decisão importante em família ou envolvendo o imóvel. A experiência é positiva, mas também mexe demais com o seu lado emocional. Você está caminhando para superar um trauma, o que levará sua vida a tomar um novo rumo.

Aquário

O céu traz uma notícia que te deixa muito feliz. É um bom dia para se comunicar e expor o que pensa com alegria e contentamento. A experiência mexe também com outras pessoas, principalmente com amigos ou um projeto no qual você esteja envolvido. Uma viagem pode acontecer.

Peixes

O céu o ajuda a tomar uma decisão financeira ou direcionada a uma meta importante. Aproveite este dia para avaliar as oportunidades profissionais, com foco em ganhos materiais. Pisciano, é um dia favorável para fazer negócios vantajosos.



Publicidade


quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

MEC Divulga Prazos para Inscrições no Sisu, Prouni e Fies em 2023

Editais serão publicados em janeiro

Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 1º.Dezembro.2022


O Ministério da Educação (MEC) tornou público os calendários para as inscrições nos primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A pasta também informou que os três editais, que detalharão o cronograma completo e as regras de cada um, serão publicados em janeiro.

Já o resultado da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que interfere nos processos seletivos, será divulgado em fevereiro. Os estudantes poderão ter acesso às suas notas pela internet.

As inscrições para o Sisu, dedicado a selecionar estudantes para universidades e instituições públicas de ensino superior em todo o país, serão realizadas entre 28 de fevereiro e 3 de março. A classificação se dá com base no desempenho do Enem de 2022. O resultado final será divulgado em 7 de março.

Publicidade

No caso do Prouni, por meio do qual são ofertadas bolsas de estudo para alunos de baixa renda estudarem em universidades particulares, as inscrições se iniciam em 7 de março e se encerram em 10 de março. São válidas para o processo seletivo as notas do Enem de 2022 e de 2021. O resultado da primeira chamada será divulgado em 14 de março e da segunda chamada no dia 28 de março.

Já o Fies estará com inscrições abertas entre 14 e 17 de março. Trata-se de um fundo voltado para o financiamento integral ou parcial das mensalidades do curso de escolha do beneficiado. Dessa forma, o aluno pode arcar com custos de forma reduzida ou apenas após completar sua formação. Podem participar do processo seletivo os estudantes que realizaram alguma edição do Enem realizada desde 2010. O resultado da chamada única será conhecido em 21 de março.

Todos os processos de inscrição ocorrem exclusivamente pela internet. Ainda não há informações relacionadas ao quantitativo de vagas de cada processo seletivo. O MEC informou que elas serão divulgadas em datas mais próximas à abertura das inscrições.


Publicidade


CHAPADINHA | Provas do SEAMA são Aplicadas em Escolas da Rede Municipal de Ensino


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 1º.Dezembro.2022

Secom

Teve início na última quarta-feira (30) a aplicação do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão-SEAMA, para alunos dos 2°, 5° e 9° anos, matriculados em algumas escolas da rede municipal de ensino.

As provas serão realizadas até esta sexta-feira (dia 02 de dezembro de 2022). A avaliação corresponde à 2ª etapa do Ciclo de 2022 do SEAMA.

O objetivo é avaliar a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes da rede pública maranhense, oferecendo os subsídios necessários para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais.

Alunos da rede municipal passaram por um simulado preparatório para a SEAMA no último sábado (26) e segunda-feira (28).

A Prefeitura de Chapadinha através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa as escolas que estão fazendo parte da avaliação, sendo elas da zona urbana e do campo que terão:

U.E. Acelino da Silva
U.E. Ana Fortes Meneses
U.E. Bernarda Portela da Ponte
U.E. Carolina Mesquita de Araújo
U.E. Chapada das Mulatas
U.E. D. Pedro I
U.E. Enoc Vieira
U.E. João Pereira Sobrinho
U.E. Nossa Senhora Aparecida
U.E. Nossa Senhora das Dores
U.E. Raimundo Gomes
U.E. Agustinho Ribeiro de Aguiar
U.I. Aldalina Silva Machado
U.I. Alexandre Costa
U.I. Amélia Mendes Ferreira
U.I. Coronel Joaquim Nunes Filho
U.I. Cristo Rei
U.I. Dr. Almada Lima Filho
U.I. Eurídice Almeida
U.I. Francisco Firmo Vieira
U.I. Francisco Isaías do Nascimento – CAIC
U.I. Gonçalves Dias
U.I. Isaias Fortes Meneses
U.I. João Gomes
U.I. José Sousa dos Santos
U.I. Manoel José de Santana
U.I. Miguel Alves Pereira
U.I. Prefeito Zezico Silva
U.I. Presidente José Sarney
U.I. Oliveira Roma
U.I. Raimundo Antão Filho
U.I. Raimundo Teixeira Lisboa
U.I. Rosa Vieira Maciel
U.I. Sebastião Rodrigues Lobo
U.I. Tancredo de Almeida Neves
U.I. Coronel Joaquim Nunes.


Publicidade


BRASIL | Pix Deixará de Ter Limite por Transação em 2023, Anuncia BC

Aposentadorias e pensões passarão a ser pagos por essa modalidade

Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 1º.Dezembro.2022


A partir de 2 de janeiro, o Pix não terá mais limite por transação, anunciou nesta quinta-feira (1º/Dez.) o Banco Central (BC). Os limites de valor serão mantidos apenas por período: diurno (6h às 20h) ou noturno (20h às 6h).

Com a mudança, o cliente poderá transferir todo o limite de um período (diurno ou noturno) em apenas uma transação Pix ou fazê-lo em diversas vezes, ficando a critério do correntista.

O BC também elevou o limite para as retiradas de dinheiro por meio das modalidades Pix Saque e Pix Troco. O valor máximo passou de R$ 500 para R$ 3 mil durante o dia e de R$ 100 para R$ 1 mil no período noturno.

As regras para o cliente personalizar os limites do Pix não mudaram. As instituições financeiras terão de 24 a 48 horas para acatar a ampliação dos limites e deverão aceitar imediatamente os pedidos de redução.

Em nota, o BC informou que a atualização das regras simplificará o Pix, além de aprimorar a experiência dos usuários, “ao efetuar a gestão de limites por meio de aplicativos, mantendo o atual nível de segurança”. Quanto ao Pix Saque e ao Pix Troco, o órgão informou que as mudanças pretendem igualar o Pix ao saque tradicional nos caixas eletrônicos.

A sugestão para abolir o limite por operação foi feita no Fórum Pix de setembro, grupo de trabalho coordenado pelo órgão e secretariado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que reúne as instituições participantes do Pix. Segundo o grupo, o valor máximo por transação era pouco efetivo porque o usuário pode fazer diversas operações pelo valor do limite desde que respeite a quantia fixada para o período diurno ou noturno.

Publicidade

Aposentadorias e pensões

O BC também alterou a regulamentação para o pagamento de salários e benefícios previdenciários pelo governo. O Tesouro Nacional poderá pagar salários ao funcionalismo, aposentadorias e pensões por meio do Pix. O BC também facilitará o recebimento de recursos por correspondentes bancários pela modalidade.

Outras regulamentações foram atualizadas. Ficará a critério de cada instituição financeira definir os limites para transações em que os usuários finais sejam empresas. A personalização do horário noturno diferenciado passará a ser facultativa. Além disso, as instituições financeiras passarão a considerar os limites da transferência eletrônica disponível (TED) para definir os limites das operações Pix com finalidade de compra. Até agora, os valores máximos eram definidos com base no cartão de débito.

A maioria das regras valerá a partir de 2 de janeiro. No entanto, os ajustes relacionados à gestão dos limites para os clientes por meio do aplicativo ou do canal digital da instituição valem a partir de 3 de julho de 2023.

Desde o lançamento, em novembro de 2020, o Pix tornou-se o meio de pagamento mais usado no Brasil. Com o pagamento da primeira parcela do 13º salário ontem (30), o sistema bateu um novo recorde diário de transações. Segundo o BC, foram realizadas 99,4 milhões operações Pix em apenas um dia.


Publicidade


ÁGUA DOCE DO MARANHÃO | Casamento Comunitário Acontece Próximo Dia 5


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 1º.Dezembro.2022

Será realizado na segunda-feira, 5 de dezembro, um casamento comunitário, às 10h, na Quadra Poliesportiva de Água Doce do Maranhão - termo judiciário da Comarca de Araioses/MA.

A cerimônia será presidida pela juíza Jerusa Fontenele Vieira, da 2ª Vara da Família de Araioses, com o auxílio de outros juízes de direito.

Foram abertas 200 inscrições para casais de baixa renda da comunidade, que são o público prioritário do Projeto “Casamentos Comunitários” promovido pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão desde 1998.

Os casais receberão a Certidão de Casamento no momento da celebração do casamento.

ISENÇÃO DE TAXAS CARTORÁRIAS

Por meio do projeto “Casamentos Comunitários”, os casais têm direito à gratuidade no pagamento das taxas do registro civil de casamento no cartório. As despesas são pagas pelo Fundo Especial de Registro Civil.

A cerimônia será realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, e o cartório extrajudicial de Ofício Único de Água Doce do Maranhão, onde tramitaram os processos de habilitação de noivos e noivas para o casamento.

A Prefeitura Municipal de Água Doce deu apoio no atendimento aos casais interessados em participar do projeto, para prestar o auxílio necessário, em relação à documentação e encaminhamento ao cartório.

FAMÍLIA COMO NÚCLEO SOCIAL

Na Portaria 4765/2022, a juíza registra que o casamento comunitário tem como objetivo “consolidar a família como núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social”.

O projeto também se propõe a promover “os direitos humanos, a proteção jurídica e garantia dos direitos civis da família e sucessões”.



Publicidade


ANAPURUS | Aluna da Escola 'Mundo Encantado' Conquista Medalha de Ouro, na Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 1º.Dezembro.2022

A jovem Thaylla Thaemilly Teixeira Ferreira, 14 anos, estudante do 9° ano do ensino fundamental, na Escola Mundo Encantado, em Anapurus-MA, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Comemorativa aos 200 anos de Independência do Brasil.

Foram 1.000 medalhistas em todo Brasil, das quais 20 medalhas entre ouro, prata e bronze são da Escola Mundo Encantado.

Fachada da Escola 'Mundo Encantado'

Em todo o Maranhão apenas dois alunos foram para a fase final em Brasília-DF, e uma é a jovem Thaylla que já será reconhecida com o ouro.

A aluna, juntamente com sua professora orientadora Jaíne Simões Diniz, embarcou nesta quarta-feira (30/11) rumo a Brasília a convite do Governo Federal. No Maranhão apenas a Escola Mundo Encantado de Anapurus e uma de Arari da rede estadual, serão reconhecidas pelo feito.

Thaylla será homenageada com o recebimento da medalha de ouro na sede do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (Governo Federal).

*Com contribuição do Prof Rildson Silva


Publicidade


Horóscopo do Dia: Previsões para Esta Quinta-Feira, 01 de Dezembro de 2022


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 1º.Dezembro.2022

Astral do dia

A Lua segue o curso no signo de Peixes, sob a frequência da fase Crescente. O céu traz a verdade à tona. Estamos passando por um céu que não tolera mentiras, por isso experiências e pessoas do passado voltam para que tudo seja resolvido. Retornar ao passado com a intenção de rever um sentimento ou um comportamento será inevitável. Caso não esteja dando conta dessa situação, não se aflija! Procure um profissional, como um psicólogo e, se estiver aberto, busque também apoio espiritual. Uma coisa é certa: nada na vida dura para sempre e, quando queremos resolver, o Universo se encarrega de trazer as pessoas e as experiências certas.

Áries

Cuidado com angústias emocionais que podem prejudicá-lo. Busque encarar os fatos com realidade! Ariano, já faz um bom tempo que você vem sendo solicitado a cuidar da sua alma por meio de terapias e apoio espiritual. Tudo se resolverá se você estiver fazendo a sua parte. Não se aflija. Busque se curar!

Touro

Situações mal-resolvidas do passado que envolvem o seu dinheiro e recursos compartilhados voltam para serem reajustadas. A verdade deve imperar, portanto, se estiver com a consciência tranquila, apenas aguarde os resultados. Temos um céu reparador, que pede justiça diante de uma mentira que não se sustentará.

Gêmeos

Uma experiência confusa, que afeta a sua imagem e decisões geradas por você, fica totalmente em destaque. O céu traz reparos do passado. É aquele “colocar os pingos nos ‘is’”. A experiência fala sobre resolver uma questão que se apresentou confusa ou distorcida. Tudo tende a ser exposto.

Câncer

Uma experiência fica mais evidente e pode trazer uma mentira à tona. É importante avaliar como deve proceder com algumas pessoas que estão atuando no seu trabalho ou que bloqueiam diretamente as suas ações, canceriano. Isso é uma panela de pressão que vai explodir.

Leão

Um recurso financeiro deve ser avaliado. O céu pede atenção com seu dinheiro ou até mesmo com questões espirituais que de alguma forma afetam a sua autoestima, gerando certa estagnação em sua vida. O céu também pede para você se desapegar de bens materiais ou do resultado alheio. Faça acontecer a partir de você!

Virgem

Um amor do passado ou um contrato… Veja o que cabe para você! O que importa é que isso volta como uma oportunidade de reparar essa pessoa ou essa situação, que podem ter uma ligação com alguém da sua família. Virginiano, é uma fase importante, em que você deve cuidar do seu campo emocional e aprender a seguir o seu coração. Cure tudo isso!

Publicidade

Libra

Situações e pessoas externas podem prejudicar a sua produtividade. A experiência pede que você analise muito bem as palavras, pensando bem em que são as pessoas em quem você pode e deve confiar, principalmente no seu ambiente de trabalho. Libriano, o céu pede que você cuide da sua saúde e da sua alimentação.

Escorpião

Você vem resolvendo situações financeiras complexas, especialmente algumas que podem envolver os filhos ou a sua autoestima. Se a sua relação com uma pessoa está estagnada é porque chegou o momento de se afastar e deixar fluir. É preciso focar nos seus talentos e na sua vocação. Nada de olhar para a grama do vizinho.

Sagitário

Uma situação confusa e distorcida em família pode voltar, com o propósito que você cure, tomando uma decisão diferente. Cuidado com as suas percepções, pois situações delicadas e subjetivas se apresentam. Faça uma avaliação interna e reveja isso, sagitariano! As curas são profundas e te trazem a possibilidade de seguir um caminho diferente.

Capricórnio

Uma pessoa do seu convívio está muito confusa, e isso pode gerar certo tumulto emocional. O problema são as distorções de fatos ou mentiras que podem circular. O céu recomenda que você analise tudo isso com sabedoria, para que tome as decisões certas. Você já passou por isso anteriormente, então não é novidade para você.

Aquário

Cuidado com desgastes financeiros. Talvez você tenha criado uma expectativa que não está fazendo bem à sua vida. A espera por uma situação financeira, como uma promoção ou uma questão judicial, não colabora com o seu desenvolvimento. Crie movimentos independente em relação a qualquer situação pendente.

Peixes

Reflita bem antes de tomar qualquer decisão. Cuide da sua alma e das suas inseguranças! O que você tem que fazer pode desagradar algumas pessoas, isso é um fato. É difícil não ser compreendido, porém não dá mais para você caminhar dessa forma. O passado volta, pedindo que você tome decisões diferentes.



Contato: (98) 98477-9237
( Publicidade )


quarta-feira, 30 de novembro de 2022

ARAIOSES | Suspeito de Cometer Assaltos em Postos de Combustíveis é Preso Polícia Civil


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 30.Novembro.2022


Um mandado de prisão preventiva foi cumprido pela Polícia Civil do Maranhão, na manhã da última terça-feira (29), contra um homem investigado de roubo à postos de combustíveis na zona rural da cidade de Araioses - município distante 218 km de Chapadinha. A ação policial foi realizada pela Delegacia de Polícia do município, com apoio da Guarda Municipal.

Contato/WhatsApp da Polícia Civil/Chapadinha

De acordo com o delegado Robert Freire, o preso era investigado por ter assaltado um posto de gasolina no Povoado Pirangi na companhia de outro indivíduo, que foi preso no dia 05 de outubro deste ano. Após a coleta de provas, foi representada pela sua prisão preventiva que foi expedida pela 2° vara de justiça de Araioses.

Logo após a realização dos procedimentos de praxe na Delegacia de Polícia, o suspeito foi recambiado ao sistema prisional onde ficará à disposição do Poder Judiciário.


Publicidade


CHAPADINHA | Prefeita Belezinha Participa da Solenidade de Assinatura do Termo de Cooperação Técnica do Projeto Registro para Todos


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 30.Novembro.2022

Secom

A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha participou na última terça-feira (29), da solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica do Projeto 'Registro para Todos', realizado no Fórum Desembargador Sarney Costa, no bairro Calhau, em São Luís. O Projeto tem por finalidade implantar e executar amplo Programa de Regularização Fundiária Urbana como política que garante o direito à moradia digna e a pacificação de conflitos fundiários.


Chapadinha cumpriu todas as etapas do processo e tornou-se apto a participar do ato solene, cabendo à Prefeita a assinatura do termo.

É gratificante participar de importantes projetos como esse, que demonstram não só a vontade da Federação, como dos gestores de cada município aqui presente, em levar essa causa à frente, possibilitando aos beneficiários a regularização fundiária de áreas irregulares, casas e estabelecimentos comerciais”, explicou a prefeita Belezinha.


Publicidade


BREJO | Menor de 15 Anos Foi Abusada Sexualmente por "Dez Centavos"


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 30.Novembro.2022

Um estupro de vulnerável aconteceu no último domingo (27/11) na cidade de Brejo, onde uma menor de 15 anos foi abusada sexualmente por um indivíduo conhecido pela alcunha de "Dez Centavos".

O crime ocorreu na Rua Antônio Dino, próximo ao Centro Social daquela cidade. Policiais militares diligenciaram no intuito da capturar o suspeito, porém o mesmo conseguiu fugir.

Contatos da PM/Chapadinha

O suspeito ao avistar a viatura da Polícia próximo a sua residência fugiu pelo quintal adentrando a mata muito densa, foram realizadas diligências nas proximidades, porém como a região é de difícil acesso não se logrou êxito.

*Com informações do Blog Sala Vipp


Publicidade


CHAPADINHA | Representantes do 'Selo Unicef' Participam do Projeto 'Café com Trilhas', em São Luís


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 30.Novembro.2022

Secom

Mais uma edição do Projeto “Café com Trilhas” foi realizada na capital São Luís, no Palácio Henrique De La Roque, na última terça-feira (29), dessa vez, abordando a temática 'Busca Ativa Vacinal'.

Café com Trilhas é um encontro de diálogos, troca de experiência e aprendizagem, reforçado para os municípios que participam da busca pela certificação do Selo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Estiveram participando do encontro, a articuladora municipal do Selo UNICEF, Hellen Cristina; a coordenadora de Atenção Primária em Saúde, Dianne Rose; a assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha, Joelma Raposo; a enfermeira e coordenadora de imunização, Anna Karollyne; e o secretário municipal de Saúde de Chapadinha, Alberto Carlos.

É um dia inteiro de capacitação, com palestras, debates, práticas, para equipes de vários municípios do Estado, que fazem parte do Selo UNICEF, tendo como principal abordagem, a cobertura vacinal das crianças e adolescentes, já que se trata de uma das vertentes trabalhada pelos articuladores do projeto. E esse momento é extremamente importante, pois nos dá a possibilidade de contato com outras localidades, adquirir e também repassar experiências que já vivenciamos, e assim avançarmos em relação às metas estabelecidas para a reconquista do Selo para Chapadinha”, destacou o secretário de Saúde, Alberto Carlos.


Publicidade


FPM: 3º Decêndio Totaliza R$ 2,8 Bilhões e Será Repassado Nesta Quarta-Feira (30)


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 30.Novembro.2022

Os cofres municipais recebem nessa quarta-feira, 30 de novembro, o último decêndio do mês referente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No total será repassado o valor de R$ 2.827.493.952,31, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 3.534.367.440,39.

Comparado ao mesmo período do ano anterior, o montante apresenta um crescimento de 18,84%, levando em conta os efeitos da inflação. Já o acumulado do mês, comparado ao mesmo período do ano anterior, também apresentou crescimento de 16,46%.

Quando o valor do repasse é deflacionado, retirando-se o efeito da inflação no período, o crescimento comparado ao mesmo período do ano anterior foi de 12,68%. O mês fechou em crescimento de 10,42% frente a outubro de 2021.

Municípios filiados à Confederação Nacional de Municípios (CNM) podem acompanhar e monitorar as principais transferências aos cofres locais. Entre elas os recursos do FPM.




Publicidade


CHAPADINHA | Prefeita Belezinha se Reúne com Secretários, Assessores, Chefes e Técnicos de Departamentos


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 30.Novembro.2022

Secom

A prefeita de Chapadinha, Belezinha reuniu-se com secretários, assessores, chefes e técnicos de departamentos, no Auditório da Prefeitura, na última segunda-feira (28).

O objetivo da reunião foi promover o alinhamento entre os setores da administração, bem como, de maneira sistêmica, buscar maior eficácia e eficiência no padrão de serviços prestados ao município de forma geral.


Os servidores presentes respondem pelas pastas de Administração (CPL, Jurídico, Contabilidade, Financeiro), Saúde e Comunicação. No momento, a prefeita explanou sobre receitas, recursos, financeiro em geral da Prefeitura Municipal; assim como possibilidades e dificuldades que a administração vem enfrentando; enfatizou sobre o compromisso e a responsabilidade das equipes ao realizar as atividades de cada pasta.

"Organização, comunicação e parceria entre as secretarias e departamentos é uma necessidade para que a gestão possa evoluir com eficiência em todas as áreas. Temos muitos avanços positivos, mas também somos conscientes que os desafios existem e são cada vez maiores, tendo que ser superados com sabedoria e responsabilidade, sempre visando melhorias para a população. Para isso, os servidores devem assumir com compromisso, prezando a prestação de serviços à população", explicou a prefeita Belezinha.

Estiveram acompanhando a reunião, os vereadores Itamar Macedo e Nildinha Teles.


Publicidade


SANTA QUITÉRIA-MA | 16º BPM: Preso Indivíduo que Abusou Sexualmente de uma Criança por 07 Anos


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 30.Novembro.2022

Um caso bárbaro de estupro vinha ocorrendo no povoado Roça Velha, zona rural de Santa Quitéria/MA - município distante 102 km de Chapadinha. Uma menor de 14 anos vinha sendo abusada sexualmente pelo companheiro de sua avó. O acusado foi preso na tarde da última terça-feira (29) pela Polícia Militar.

Segundo a conselheira tutelar que acompanhou a menor, o acusado F. dos Santos C., praticava o crime desde os 7 anos de idade da vítima, e hoje a mesma já se encontra com 14 anos.

Contatos da PM/Chapadinha

A conselheira tutelar estava em mãos dos exames de corpo e delito da menor, no qual se confirmou que a menor já tinha sido abusada sexualmente.

Policiais Militares deslocaram-se até o Povoado onde residia os envolvidos e localizaram a residência, e obtiveram êxito na captura do acusado.

O acusado foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia da cidade de Brejo, para que sejam tomadas todas as devidas providências cabíveis que requer o caso.

*As informações são do Blog Sala Vipp - Imagem (acima) meramente ilustrativa.


Publicidade


Arquivo do blog