GH Marmoraria & Vidraçaria

GH Marmoraria & Vidraçaria
  Sábado, 05 de Abril de 2025 

sábado, 31 de outubro de 2009

Chapada Limpa em Chapadinha é Destaque em Rádio Holandesa

Este programa apresenta a resistência de extrativistas no leste do Maranhão à monocultura da soja. Mostra como um grupo de comunidades de Chapadinha, município distante 245 quilômetros da capital, São Luis, resistiu ao avanço de grileiros e sojicultores e conseguiu o reconhecimento da área como reserva extrativista. Com a terra assegurada, cuidam das matas e mantêm o modo de vida tradicional, sem dificuldades econômicas, nessa região que é a mais nova fronteira para o avanço da soja.

Por: Railda Herrero e Mario de Freitas
A Reserva Extrativista de Chapada Limpa, no município de Chapadinha, integra a bacia hidrográfica do Rio Munim, na região do Baixo Parnaíba Maranhense. A área apresenta características especiais, pois ali podem ser encontradas espécies típicas tanto da região amazônica quanto da caatinga.

As Reservas Extrativistas funcionam como Unidades de Conservação que têm como princípio o uso sustentável dos recursos naturais, envolvendo comunidades que sobrevivem do extrativismo e que participam das decisões a serem tomadas sobre a gestão da área.

Extrativistas e participantes do movimento em defesa do Baixo Parnaíba dão um retrato da área antes da chegada da soja nessa década. Falam das ameaças que sofreram, por não terem a titulação da terra onde sempre viveram. Relatam como se deu a chegada dos sojicultores, que provocou grande êxodo rural na região, e como conseguiram regularizar a reserva, melhorando a qualidade de vida dessas comunidades, mantendo o modo de vida tradicional.

Antônio Pedro Nascimento, uma das lideranças das comunidades da área, conta como a expansão da soja mudou a região. E como a conquista deles está inspirando outras comunidades a valorizarem o que têm. Ele explica como a vida deles tem melhorado, com a garantia da terra aos extrativistas, reafirmando que “hoje estamos praticamente livres e felizes”.

Nesse programa, o casal José Brás e dona Mazé, líderes na Reserva Extrativista Chapada Limpa, explica como é a vida dessas famílias na região. Dão detalhes sobre o cotidiano na reserva, coletando babaçu, bacuri e outros frutos da terra, fazendo compotas, vendendo, traçando estratégias para não encontrar nenhuma onça durante o trabalho. E falam da alegria de viver com os oito filhos na área que conseguiram preservar do avanço da monocultura.

Inaugurada a SS Loterias em Chapadinha

Na manhã desta sexta-feira (30), Chapadinha ganhou o mais novo empreendimento do Grupo SS Veículos, trata-se da festa de inauguração da SS Loterias.

Com amplo espaço e moderno sistema de atendimento, a SS Loterias, correpondente da
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, disponibilizará à sociedade de Chapadinha e região, todos os serviços bancários como transações financeiras, saques, depósitos, pagamentos de conta, recebimento de benefícios e etc...

Além do amplo espaço, fácil localização e profissionais capacitados para melhor servir, outro diferencial é um balcão de atendimento independente dos caixas. Uma facilidade inovadora que possibilita que todos os clientes tirem suas dúvidas de qualquer serviço financeiro de maneira rápida e prática.


A SS Loterias fica localizada a Avenida Ataliba Vieira de Almeida, próximo ao terminal rodoviário.
Por Antenor Ferreira - www.blog-interligado.blogspot.com

(Re) Ciclo de Cinema dia 9 de novembro em Chapadinha

Um clássico do cinema nacional será exibido gratuitamente na Praça do Povo, em Chapadinha (MA), dia 9 de novembro
Depois de percorrer a Bahia e o Piauí, o Projeto (Re)ciclo de Cinema, evento itinerante que promove a exibição gratuita de filmes nacionais, continua a sua segunda temporada de 2009 no Maranhão. O projeto já percorreu 40 cidades no Nordeste dos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, e irá completar mais 40 cidades até março de 2010.

Nos dias 29 e 30 de outubro, o projeto estará nas cidades de Colinas e Presidente Dutra. Nos dias 04, 06, 09 e 11 de novembro estará em São Mateus do Maranhão, Itapecuru Mirim, Chapadinha e São Bernardo, respectivamente. Além da mostra de filmes brasileiros em praça pública, o evento conta com apresentações sobre reciclagem e meio ambiente para os alunos de Escolas Municipais locais.

CHAPADINHA RECEBERÁ O (RE)CICLO DIA 9 DE NOVEMBRO
Em Chapadinha, as escolas que irão receber o programa são: UI Alexandre Costa, Às 9h e UI João Gomes, às 16h. A caravana visitará as escolas onde serão instalados dois monitores de plasma de 50 polegadas e exibido uma versão compacta do filme "Quixote Reciclado". Uma história educativa, baseada no clássico Don Quixote, de Cervantes, onde o nosso cavaleiro ensina e demonstra todos os benefícios dos diversos processos de reciclagem, tão pouco difundidos e utilizados em nosso país. Será exibido também um filme institucional sobre as técnicas de reciclagem. Será realizada ainda uma oficina demonstrativa deo processo de reciclagem e confecção de papel reciclado.

FILME NACIONAL NA PRAÇA DO POVO
À noite, às 20h, na Praça Irineu Veras Galvão, será exibido um grande clássico do cinema nacional em duas telas de plasma de 50 polegadas e uma tela panorâmica de 300 polegadas. O secretário municipal de Cultura, William Fernandes (foto), recebeu a visita do produtor do programa, Fúlvio Reccioppo, solicitando o apoio da secretaria e da prefeitura na divulgação e cessão dos espaços para a apresentação do projeto. As escolas foram indicadas pela Secretaria Municipal de Educação.

O (Re)ciclo de Cinema é uma iniciativa da Tetra Pak, empresa com histórico mundial de responsabilidade ambiental. Com isso, além de promover a cultura e o entretenimento, o projeto tem como objetivo divulgar os benefícios dos diversos processos de reciclagem para a população dessas cidades.

O projeto já passou por mais de 100 municípios das regiões Sul e Sudeste e alguns municípios do Nordeste do país. “A Tetra Pak acredita que a combinação do entretenimento com a informação é uma maneira eficaz de se comunicar à população dessas cidades. Com esse projeto, acreditamos que ao mesmo tempo em que despertamos o interesse dos cidadãos pelo cinema nacional e promovemos a integração sociocultural nas cidades, estamos disseminando a mensagem da importância da reciclagem e da coleta seletiva para o meio ambiente”, destaca Fernando von Zuben, diretor de meio ambiente da Tetra Pak.

Governadora anuncia obras nos Cocais e garante melhores dias para Chapadinha

Por William Fernandes - Blog TvMirante
A Governadora do Maranhão, Roseana Sarney realizou uma “turnê” pela Região dos Cocais nos dias 28 e 29 de outubro anunciando uma série de obras para a população. A primeira cidade a ser visitada foi São João do Sóter. Em seguida, a governadora foi a Aldeias Altas onde foi recebida pelas lideranças políticas locais e de outros municípios, entre elas, o ex-prefeito daquele município e de Chapadinha, Magno Bacelar, o “Nota 10”.

A recepção da população foi bastante calorosa. Por um lado, teve a recepção do prefeito Zé Reis que a levou ao local da obra da rodovia MA-349, que liga Aldeias Altas a Caxias, onde a governadora assinou a ordem de serviço, para a pavimentação dos 17 km restantes e anunciou o lançamento do Programas Minha Casa, Minha Vida e Luz Para Todos, entre outros benefícios para o município.

Assim que chegou na residência da ex-prefeita daquele município Fernanda Bacelar (que é ex-esposa de Magno Bacelar), Roseana entrou num quarto onde ficou alguns minutos com "Nota 10" e Fernanda Bacelar. O ex-prefeito de Chapadinha, que também é Secretário de Projetos Especiais do Estado, saiu satisfeito da conversa: “A governadora disse que anunciará muitos benefícios para Chapadinha, mas só irá dizer a todos quando visitar o município nos próximos dias”, disse "Nota 10".

O quadro irá mudar em Chapadinha
Embora Magno não quisesse revelar agora, informações extra-oficiais dão conta de que Chapadinha ganhará, entre alguns benefícios, vários quilômetros de asfalto, casas populares e o programa Primeiro Emprego. Nos últimos anos, quando o Maranhão foi governado por Zé Reinaldo e Jackson Lago, Chapadinha ficou praticamente esquecida, mas segundo Roseana, “esse quadro vai mudar”.

Os moradores aproveitaram ainda, a visita de Magno Bacelar para pedir seu retorno à política da cidade onde ele inicou sua carreira política e recebeu o título de "Prefeito Nota 10". Magno agradeceu o carinho de todos e passou mais de três horas na cidade conversando com populares e lideranças políticas locais firmando alianças para as próximas eleições e recebendo o apoio inconteste da ex-prefeita de Aldeias Altas e ex-esposa, Fernanda Bacelar.

Promotor de Justiça de Chapadinha sofre acidente na BR-222

Por Luis Carlos Júnior - Blog TvMirante
Fotos: J. Coutinho
O Promotor de Justiça, Fábio de Miranda Meneses, da 2a Vara de Chapadinha, sofreu um acidente na BR-222. O acidente aconteceu por volta das 18h30 da última segunda-feira (26), na localidade Fazenda Velha - próximo a estrada da Russinha.

O repórter J. Coutinho (Mirante AM/local), conversou por telefone com o Promotor Fábio Meneses, que disse que dirigia seu carro - um polo sedan, no sentido São Luís/Chapadinha, em velocidade estável, quando numa curva, ele se deparou com uma vaca à sua frente. Ainda segundo o Promotor, tudo foi rápido. "não tive como desviar o veículo do animal", disse Fábio Meneses. O carro ficou totalmente destruido. A vaca estava prenhe e o bezerro foi expelido no ar, após o impacto. Ambos ficaram a mais de 100 metros do local do acidente.

O Promotor de Justiça, saiu ileso do acidente e atribuiu a Deus por estar vivo.

Funcionários do órgão foram até o local do acidente para providenciar o reboque do veículo. Segundo o cabo PM, Chagas, o ferro identificado no couro da vaca teria as iniciais (FCP).

Magno Bacelar Denuncia Complô de Deputados

Por Alexandre Pinheiro - www.alexandre-pinheiro.blogspot.com
O ex-prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar, disse na última quarta-feira (28), ao repórter Jota Coutinho, da Mirante Am, que estariam formando um complô contra sua provável candidatura a deputado estadual. Sem citar nome dos envolvidos, Bacelar declarou ter conhecimento da ação de dois deputados e outro político importante contra ele. Ainda de acordo com o ex-prefeito, o grupo estaria oferecendo dinheiro a vereadores de Chapadinha para votarem contra as contas de sua gestão.

Tabelinha
Na semana passada, o deputado Paulo Neto chegou a denunciar que a suposta armação em Viana teria sido negociada por R$ 50 mil. Depois de nada provar e ser duramente respondido por Magno e pela prefeita Danúbia, o deputado de Mata Roma entrou em profundo silêncio, talvez por temer a volta do caso Bertin ao noticiário.

No mesmo momento em que Magno Bacelar falava á Mirante (local), o jornal “O Imparcial” circulava com uma a seguinte manchete: “Prefeito Paga Jogadores com Verbas da Saúde, Diz Deputado” (veja reprodução da capa). Já no texto da matéria o deputado Marcos Caldas (que é de Brejo) é menos enfático, não diz a qual cidade se refere e limita-se a dizer: “não posso revelar nada ainda, pois essa informação chegou apenas como denúncia”.

Neste caso parece que o deputado Paulo Neto, sobre forte marcação, resolveu fazer tabelinha com Marcos Caldas. Em comum, até o momento, ambos têm a falta de prova e pouquíssima firmeza nas acusações.

Em política ganha quem ocupa espaço. Paulo e Marcos desejam defender suas bases principais contra a entrada de Magno e ainda ocupar o espaço da oposição em Chapadinha, que tem o ex-prefeito Isaías como líder.

Campeão de Votos
Os deputados têm razões de sobra para temer a disputa com Magno na região do Baixo Parnaíba. Bacelar é tido como político arrojado e vencedor. Na última vez em que disputou eleição pra deputado (1998) foi eleito em segundo lugar com 34 mil votos, perdendo apenas para o poderoso Manoel Ribeiro, presidente da Assembleia na época.

Os mais recentes lances dessa batalha política revelam duas personagens da história: Paulo Neto e Marcos Caldas. O outro fica para os próximos capítulos dessa trama que ainda vai reder muito, pois, Magno não costuma dar sossego a contrário e, enfrentá-lo sem passado limpo, é tarefa penosa.

URE/Chapadinha Realiza II Conferência Intermunicipal de Educação

Por Antenor Ferreira - Blog Interligado
Na manhã da última quinta-feira (29), foi dado ínicio no auditório do CRESU a II Conferência Intermunicipal de Educação da regional do Baixo Parnaíba.

O evento que envolveu os 14 municípios que integram a Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, e que durou por dois dias, visa a discussão de seis eixos temáticos e escolha de delegados municipais e regionais para a Conferência Estadual de Educação, denominada COMAE 2009.

A Conferência foi aberta oficialmente com a participação do coral evangélico Ceifeiros de Deus interpretando o hino nacional e estadual e após o discurso das autoridades presentes na mesa.

Por meio da Secretaria de Estado da Educação estão sendo realizados 19 conferências em todas as regionais do Maranhão. A ação é o terceiro passo para a conferência estadual.

Segundo a supervisora escolar da SEDUC, Sandra Passinho, que esteve representando o secretário de estado da educação César Pires, a iniciativa tem como principal foco a participação de todos as partes envolvidas com o processo educacional, desde pais, alunos e docentes. Uma forma de ouvir sugestões e críticas.

A gestora regional de Educação de Chapadinha, Almiralice Hortegal, também enfatizou sobre a grandiosidade do evento que consequentemente trará grndes mudanças no contexto educacional de todo o Baixo Parnaíba.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

MOÇÃO DE REPÚDIO - Loja Maçônica "Oliveira Roma" de Chapadinha


A Loja Maçônica "Oliveira Roma", de Chapadinha-MA, torna público sua NOTA DE MOÇÃO DE REPÚDIO, no que se refere ao escândalo que envolveu a imagem de nossa Chapadinha, com repercussão negativa em todo o Mundo. Leia abaixo o que está escrito na Nota acima (Para ver a imagem em alta resolução, basta CLICAR em cima da imagem).
"A Loja Maçônica "Oliveira Roma", filiada ao grande Oriente Autônomo do Maranhão, Defensora dos valores Éticos e dos Bons Costumes, torna público que em sessão econômica realizada no dia 21 de outubro do ano corrente, MOÇÃO DE REPÚDIO que diz: Interpretando o sentimento de indignação que si acham possuídos seus obreiros, manifestar o seu mais veemente e justificado repúdio à vergonhosa conduta dos atletas do Chapadinha Futebol Clube, na disputa do jogo realizado com a equipe do Viana, que humilhou nossa cidade e desonrou as tradições Culturais e Morais da famílias chapadinhenses, com repercussão negativa em todo o Mundo.
É imperdoável tal comportamento, e mais ainda a notícia de que os dirigentes e autoridades municipais aprovassem e estimulassem tal desprezível atitude".
DELMAR CARNEIRO PESSOA
Venerável Mestre
Loja Maçônica "Oliveira Roma"
Chapadinha-Maranhão

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

New Informática Qualificando Profissionais para o Mercado de Trabalho

A New Informática, uma empresa já conceituado no mercado em Chapadinha e região, mais uma vez realizou a entrega de um prêmio aos seus alunos, que temporariamente, promove. Desta feita, a felizarda se chama Leidimara N. da Conceição, 17 anos, moradora do bairro Areal, que na foto aparece com sua mãe, que ganhou um computador.

A New Informática, há dez anos vem prestando bons serviços ao público chapadinhense e de toda a região do baixo parnaíba. Uma das razões com que a escola se destaca, além de seus excelentes serviços no ramo da informática, destaca-se a brilhante parceria que tem se firmado com alunos de escolas públicas.
Na foto ao lado, o proprietário Handerson A. T. Almeida, posa ao lado do prêmio que foi entregue à aluna ganhadora, Leidimara.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Caravana dos Direitos Humanos percorrerá municípios

A partir desta terça-feira (27), a Caravana dos Direitos Humanos percorrerá vários municípios maranhenses. O objetivo é qualificar a sociedade civil e o poder público para o controle social dos direitos humanos nas políticas públicas locais. A realização é da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

“A Caravana representa o fortalecimento dos conselhos e da sociedade, que será preparada para fiscalizar as ações voltadas para as políticas públicas sociais”, declarou o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Sérgio Tamer (foto).

Inicialmente a caravana visitará as cidades de São Benedito do Rio Preto (terça-feira, 27), Urbano Santos (quarta-feira, 28) e Belágua (quinta-feira, 29). Ao todo, 22 cidades do Maranhão, distribuídas nas três regiões - Baixo Parnaíba, Cerrado/Sul e Alto Turi - serão visitadas até o dia 11 de dezembro. Ao final de cada etapa, a equipe de coordenação apresentará uma prestação de contas.

Saiba Mais sobre o projeto da Caravana. Clique aqui.
Ascom

Arquivo do blog