WebNet

WebNet

sábado, 19 de junho de 2021

NINA RODRIGUES | Prefeitura Informa: Sorteio do "Minha Casa Melhor" Acontece Neste Sábado (19), às 14h

SORTEIO, que acontece na tarde deste Sábado (19), a partir das 14h,
nas redes sociais do Governo do Estado e no programa Daqui, da TV Mirante

Chapadinha (MA) - Sábado, 19.Junho.2021

Os sorteios do programa do Governo do Estado direcionados aos municípios maranhenses "Minha Casa Melhor" não param! Anote aí, neste sábado (19), ao todo mais de 1.900 famílias serão beneficiadas, nesta etapa.

O programa oferece R$ 600 (parcela única) para a compra de utensílios para casa. E isto inclui gás de cozinha.

NINA RODRIGUES

Para o município de Nina Rodrigues, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) informa que serão 100 Famílias beneficiadas - que estejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal.

Acompanhe o SORTEIO, que acontece na tarde deste Sábado (19), a partir das 14h, nas redes sociais do Governo do Estado e no programa Daqui, da TV Mirante.

Abaixo, confira a relação completa dos municípios (além de Nina Rodrigues) que participarão desta etapa do sorteio:

Lista com os municípios que participarão deste Sorteio



Publicidade


SBRP | Prefeito Wallas Rocha Participa de Encontro para Inclusão no Programa "Mais Asfalto" de Estrada que Liga Urbano Santos aos LENÇÓIS

Foto: Prefeito Wallas Rocha em destaque

Chapadinha (MA) - Sábado, 19.Junho.2021

Prefeito Wallas Rocha, esteve cumprindo agenda na última quarta-feira (16), na capital São Luís, e tem boas notícias para o município, não apenas para São Benedito do Rio Preto, mas para toda a região.

Ao lado dos prefeitos Clemilton Barros (Urbano Santos)  e Herlon Costa (Belágua), a pauta do encontro veio repleta de novidades com a presença de Jonas Alves, secretário adjunto de Infraestrutura do Maranhão (SINFRA-MA).

Será feita uma mega operação de melhoria da MA 224 - de Placas até as cidades de São Benedito e Urbano Santos. Desta forma, o acesso aos Lençóis Maranhenses pela cidade de Urbano Santos se tornará uma realidade.

O Governo do Maranhão vai asfaltar a estrada que liga a cidade de Urbano Santos a Barreirinhas. Essa é uma antiga reivindicação da população. A MA 225 é importante não só para a região dos Lençóis, mas também para o entorno de Chapadinha.

O programa Mais Asfalto vem pavimentando importantes trechos em toda a região.

Prefeitura Municipal de São Benedito do Rio Preto
Administrando Para o Povo!


Publicidade


sexta-feira, 18 de junho de 2021

CHAPADINHA | Prefeita Belezinha e Secretário Peres Galvão Acompanham Reestruturação da Pré-Escola Jardim Cirandinha

Prefeita Belezinha e o secretário Peres Galvão visitando a obra

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 18.Junho.2021

SECOM - *Com edição do Blog ChapadinhaSite

Prefeita Belezinha acompanhada do secretário municipal de infraestrutura e urbanismo, Peres Galvão acompanham as obras de reforma da Pré-Escola Jardim Cirandinha, que atende a estudantes da Educação Infantil, anos iniciais. A unidade escolar fica localizada no centro da Praça São Raimundo (Centro), frente ao colégio C.E.M. "Dr. Paulo Ramos".




Com zelo e compromisso da Prefeita Belezinha damos início a reforma e ampliação do Jardim Cirandinha. Parabéns à ótima gestão que a Prefeita tem feito, nesses seis primeiros meses.” - Disse o secretário Peres Galvão.





O 'Cirandinha' é uma escola tradicional onde doutores, professores passaram por aqui e é um sonho da grande maioria da população de Chapadinha, vê essa Escola voltando a funcionar. Estamos fazendo uma reconstrução e esperamos que esteja concluída em até 120 dias.” - Declarou a prefeita, Ducilene Belezinha.


Publicidade


CHAPADINHA | 16º BPM: "Força Tática" Prende 02 Indivíduos por Porte Ilegal de Arma de Fogo

Material apreendido

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 18.Junho.2021


A 'Força Tática' da Polícia Militar fazendo rondas ostensivas pela Rua Norte da Aldeia - em Chapadinha, por volta das 12h, da última segunda-feira (dia 14), abordou 02 (dois) indivíduos em atitudes suspeita.

Contatos da PM/Chapadinha

De imediato foi feito uma busca pessoal, onde foi encontrada uma arma de fogo (garrucha) e uma faca com os mesmos. A dupla foi entregue na Delegacia junto com as armas apreendidas para as providências cabíveis.


Publicidade


CHAPADINHA | Prefeita Belezinha e Secretária Nara Macêdo Acompanham Entregas do "Kit Merenda Escolar"

Entrega de kits da merenda escolar
na U.I. Dr. Almada Lima Filho

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 18.Junho.2021

A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou a entrega do "Kit da Merenda Escolar" para os alunos das escolas municipais, assegurando um importante complemento alimentar aos estudantes neste período de pandemia.

As entregas (feitas por etapas/semanalmente) foram realizadas no horário de expediente (das 08h às 12h e das 14h às 17h), aos pais e/ou responsáveis, os quais se dirijiram às Unidades Escolares em que o estudante está matriculado para receberem o kit.

No início da manhã da última quarta-feira (16), a Prefeita Belezinha juntamente com a secretária municipal de Educação, profa. Nara Macêdo, acompanhou mais uma das etapas da entrega de "Kits da Merenda Escolar", desta vez, nas unidades de ensino U.E. Bernarda Portela da Ponte (Bairro Novo) e Pré-Escola Cirandinha (Bairro Terras Duras).

Entrega de kits da merenda escolar na
U.E. Bernada Portela da Ponte e Pré-Escola Cirandinha

Ainda na quarta-feira, a prefeita e a secretária esteviveram acompanhando a entrega na U.I. Dr. Almada Lima Filho.

Abaixo, confira o cronograma que foi estabelecido para essa supracitada remessa de entregas:


De acordo com a secretária Nara Macêdo, a entrega dos Kits garante um complemento à alimentação dos alunos que, em virtude da pandemia, não estão frequentando a escola e, consequentemente não tem acesso à merenda escolar.

Dependendo da forma de como a pandemia irá se desenvolver, estamos preparados para entregar os Kits Alimentação em quantas etapas sejam necessáriam. Os kits foram entregues aos alunos da Educação Infantil, dos Anos Iniciais (de 1º ao 5º ano), dos Anos Finais (de 6º a 9º ano) e alunos da EJA", - ressaltou a secretária.


Escola Sebastião Rodrigues Lobo (Bairro Caterpilar)

Pré-Escola Jota Coutinho ("Mil Casas")

Escola Coronel Joaquim Nunes ("Mil Casas") - A secretária municipal
de Educação, Profa. Nara Macêdo, juntamente com a Profa. Edileusa Monteles
(coordenadora da Educação do Campo) acompanharam a entrega na referida
escola, ao lado da diretora escolar Profa. Edilene Monteles e sua equipe

A prefeita Ducilene Belezinha destaca que os Kits serão muito importantes para os alunos e familiares, sendo um reforço na alimentação neste período difícil enfrentado por todos. "Investimos o dinheiro que seria usado na merenda escolar dos alunos para a compra desses kits. Todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino estão recebendo. Se uma família tiver 3 alunos matriculados em nossas escolas, receberão 3 kits, e assim por diante", frisou a gestora municipal.

Todos os itens que compõem o kit foram avaliados e recomendados pela equipe de nutricionistas do setor de Merenda Escolar. É importante reforçar que os gêneros alimentícios que compõem os kits são uma complementação alimentar para o aluno, um direito a ser garantido.

Kits entregues

Os estudantes receberam dois kits, um de gêneros básicos e outro de perecíveis que foram adquiridos junto à Agricultura Familiar. A SEMED ressaltou que os kits não foram distribuídos por famílias, mas por aluno. Se uma família tiver três alunos matriculados, três kits foram entregues.

A partir dos recebimentos realizados pela SEMED, a direção de cada escola programou as datas e horários para as entregas para as famílias, lembrando sempre das medidas preventivas para não gerar aglomerações, mantendo distanciamento, fazendo uso de álcool em gel e máscaras.

Veja também:

CHAPADINHA | Prefeitura, Através da SEMED, Realiza Entrega de "Kits de Merenda Escolar" - CLIQUE AQUI


Publicidade


TUTÓIA | 16º BPM: Guarnição Efetua Prisão de 04 Suspeitos por Formação de Quadrilha e Porte Ilegal de Arma de Fogo

Material apreendido pelos policiais militares

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 18.Junho.2021

Na tarde da última quarta-feira (dia 16), a Polícia Militar da cidade de Tutóia - município distante 209 km de Chapadinha, recebeu a denúncia de que quatro elementos estavam armados e amedrontando comerciantes na região de Cana Brava.

De imediato a guarnição foi averiguar a situação onde constatou a veracidade dos fatos, durante a abordagem um dos elementos estava armado com uma pistola cal. 380 com 15 munições.

Contatos da PM/Chapadinha

Imediatamente foi dado voz de prisão e conduzidos para Delegacia de Tutóia.

Material apreendido pela guarnição policial

Junto com os suspeitos foram apreendidos:

|04 Smartphones;
|02 Relógios;
|01 Arma de fogo;
|15 Munições;
|01 Carregador alongado;
|Quantia de R$ 1,199.00 em espécie;
|01 Veículo Hilux Prata.

*Com contribuição do Blog Leandro Rocha


Publicidade


CHAPADINHA | 16º BPM: Guarnição Recupera Motocicleta com Registro de Roubo


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 18.Junho.2021


Durante barreira policial ocorrida por volta das 17h, do último domingo (dia 13), na MA-230, Bairro Multirão/Boa Vista - em Chapadinha, a guarnição de serviço abordou um indivíduo trafegando em uma motocicleta Honda CG Titan, de cor vermelha, chassi n° 9C2KC08204R001307.

Contatos da PM/Chapadinha

Ao ser feito uma busca pelo sistema INFOSEG, foi constatado que a motocicleta possuía registro de roubo. O condutor e a motocicleta foram apresentados na Delegacia para os procedimentos cabíveis.


Publicidade


TUTÓIA | 16º BPM: Guarnição Recupera Moto Roubada e Devolve á Proprietária


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 18.Junho.2021

Na última quinta-feira (dia 17), uma motocicleta foi tomada de assalto, na cidade de Tutóia - município distante 209 km de Chapadinha. A moto pertence a uma granja da cidade, o suspeito abordou o trabalhador e tomou-lhe a moto juntamente com o dinheiro e pertences pessoais. Logo que a equipe da PMMA soube do fato começaram as diligências para recuperação do veículo.

Veículo foi encontrado dentro de uma mata pelos PMs

A PM de Tutóia com êxito, conseguiu recuperar a motocicleta em uma região de difícil acesso na Chapada do Barro Duro. Após buscas foi possível fazer a devolução do meio de transporte, veículo este que garante o sustento da família.

Contatos da PM/Chapadinha

A proprietária, Sra Célia, ficou muito agradecida com o trabalho da PMMA.

*Com contribuição do Blog Leandro Rocha


Publicidade


SBRP | Prefeito Wallas Rocha é Recebido pelo Vice-Governador Carlos Brandão, e Garante Melhorias para o Município

Carlos Brandão em recepção ao prefeito Wallas Rocha

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 18.Junho.2021

Na manhã da última quarta-feira (16), o vice-governador Carlos Brandão recebeu em seu gabinete, em São Luís, o prefeito Wallas Rocha onde trataram de ações de melhorias para o município de São Benedito do Rio Preto/MA.

Carlos Brandão deu total atenção às demandas apresentadas pelo Prefeito e se comprometeu em interceder junto ao Governador Flávio Dino para atender as reivindicações.


Além do prefeito Wallas Rocha, esteve presente na reunião com o vice-governador o líder político, Prof. Joelson Carneiro.

O Prefeito Wallas Rocha destacou a importância da reunião. - "Agradeço a atenção e a disponibilidade do vice-governador Carlos Brandão que tem se colocado à disposição da gestão municipal de São Benedito do Rio Preto. Esperamos agora que as nossas reivindicações sejam atendidas mediante os problemas que o nosso município vem enfrentando", destacou o prefeito.

*Com contribuição do Blog Urbano Santos em Foco


Publicidade


FPM: Segundo Decêndio de Junho Distribuirá R$ 1,4 Bilhão aos Municípios


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 18.Junho.2021

Os valores do segundo decêndio do mês de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) serão creditados nesta sexta-feira, dia 18 de junho, com um valor total de R$ 1.452.210.541,29. Quantia que já considera o desconto de retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A Confederação Nacional de Municípios disponibiliza a previsão que cada Município receberá, por coeficiente e Estado.

O segundo decêndio representa, geralmente, o menor repasse mensal do Fundo - girando em torno de 20% do total do mês. Em comparação ao mesmo período de 2020, o repasse teve aumento de 17,14%, considerando a inflação. O acumulado do mês, por ora, tem crescimento de 74,85% em relação aos mesmos decêndios do ano passado. No ano, o FPM de 2021 apresenta alta de 23,65% em relação ao mesmo período de 2020.

Publicidade

Para analisar este aumento atípico no FPM, a área de Estudos Técnicos da CNM avaliou alguns quesitos e concluiu que, uma das explicações para o bom desempenho em junho, é a melhora na arrecadação do país. A análise completa pode ser acessada aqui.

O aumento da compensação de débitos do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), principalmente aqueles decorrentes de créditos de ação judicial, é uma das hipóteses para o incremento da arrecadação. A Confederação destaca que os gestores municipais devem manter cautela, uma vez que os sinais de recuperação da atividade econômica devem ser interpretados de forma ponderada, a julgar pela taxa de desemprego do Brasil, que continua alta.

Outra ressalva importante é que a comparação feita pela CNM todos os meses é apenas entre decêndios. Por isso, os valores repassados no ano passado a título de auxílio financeiro para recomposição do Fundo (Lei 14.041/2021), em virtude das dificuldades econômicas acentuadas pela pandemia da Covid-19, não constam nas análises de notas decendiais da entidade.

Além disso, a área de Estudos Técnicos da entidade lembra que o comportamento do FPM é sazonal, com expectativa de resultados inferiores no segundo semestre, de julho a outubro, em relação ao primeiro semestre.

Acesse aqui a nota do segundo decêndio de junho/2021, com valores por coeficiente e Estado.



Publicidade


Atualização da Estimativa do 1% do FPM de Julho: R$ 4,9 Bilhões


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 18.Junho.2021

O bom desempenho da arrecadação do Imposto de Renda (IR) em 2021 motivou os Estudos Técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) a divulgarem uma nova previsão do 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de julho. Agora, a estimativa é de que o adicional viabilizado pela Emenda Constitucional – que entrará nas contas no próximo dia 8 de julho – chegue a R$ 4.973.056.363,49.

Inicialmente, a CNM divulgou previsão de R$ 4,7 bilhões. O valor foi reajustado por se tratar do IR e do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) entre julho do ano anterior a junho do ano corrente. Assim como a previsão anterior da CNM, essa nova estimativa do primeiro 1% de 2021 foi calculada com base nos Relatório de Avaliação Fiscal e Cumprimento de Meta do governo federal e nos comunicados de repasses do Fundo.

Publicidade

O Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias, referente ao segundo bimestre deste ano, sugere que a arrecadação de IR e de IPI será em torno de R$ 524,1 bilhões.

Como o repasse do total do FPM representa 24,5% do montante arrecadado de IR e IPI, os economistas da CNM estimam que o Fundo partilhará R$ 127,9 bilhões entre os 5.568 Municípios ao longo de todo o ano. Os valores são previsões e podem não se confirmar, pois as estimativas variam de acordo com a atividade econômica, mais precisamente, a arrecadação do IR e do IPI, que compõem o FPM.

Transferência constitucional

Contudo, a CNM reconhece a importância de divulgar os números para auxiliar os gestores locais nos seus planejamentos. "Cabe salientar que, de acordo com a redação da Emenda Constitucional 84/2014, ao 1% adicional do FPM não incide retenção do Fundeb, mas trata-se de uma transferência constitucional e por isso devem ser aplicados em Manutenção e Desenvolvimento de Ensino (MDE)", destaca levantamento da CNM.

A entidade também tem intensificado a luta pela aprovação do 1% do FPM de setembro, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/2017, que aguarda apenas aprovação do Plenário da Câmara dos Deputados e da promulgação. A proposta prevê o aumento escalonado ao longo de quatro anos. Assim, se a PEC tiver tramitação concluída, os gestores locais vão receber mais 0,25% dos dois impostos ainda este ano.



Publicidade

Foragido da Justiça que Matou 02 Pessoas em BURITI é Preso na Cidade de ANAPURUS

Foto: Arquivo/Reprodução

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 18.Junho.2021


Na última terça-feira (15), a Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Delegacia Regional de Chapadinha, cumpriu o mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem foragido da cidade de Buriti, apontado como autor de pelos menos dois homicídios em Buriti.

De acordo com a polícia, o suspeito estava escondido na cidade Anapurus quando durante uma abordagem de policiais militares foi encontrado em seu poder uma arma de fogo, resultando na sua condução à delegacia. Durante sua apresentação, o investigado apresentou um nome falso, porém através de contatos com policiais civis de Buriti foi possível chegar a sua verdadeira identidade.

Contato/zap da Polícia Civil/Chapadinha

O homem é investigado pela Delegacia de Buriti pelo envolvimento no tráfico de drogas e na morte de duas pessoas cuja motivação foi a disputa entre facções criminosas. Segundo apurado nas investigações, além de comandar o tráfico de drogas na cidade, sob a rubrica do Comando Vermelho (CV), ele participou no dia 20 de dezembro de 2020 do homicídio de Francisco Wellison de Carvalho Santos, no bairro Bacuri, e do homicídio de Romário Alves de Oliveira, ocorrido no dia 14 de março de 2021, no Centro da cidade Buriti.

Segundo a polícia, as duas vítimas fatais tinham ligações com o Primeiro Comando da Capital (PCC). Os inquéritos que apuraram esses crimes foram concluídos e remetidos à Justiça. Após o cumprimento das formalidades da prisão, o homem foi encaminhado à Unidade Prisional de Ressocialização de Chapadinha onde ficará preso.


Publicidade


ANAPURUS | Em Parceria com Senador Weverton Rocha, Prefeitura Recebe Veículo para a SEMAS/Conselho Tutelar

Isadora, Vanderly, Weverton Rocha e Ivanildo Montes

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 18.Junho.2021

Por: Sousa Neto - Blog ChapadinhaSite

No final da tarde desta quinta-feira (17), a prefeita de Anapurus, Profa. Vanderly - acompanhada de seu esposo, o líder político Ivanildo Monteles; da secretária municipal de Assistência Social, Isadora Monteles; do vereador/presidente da Câmara Municipal, Ademar; e demais integrantes de sua equipe, estiveram presentes na cidade Caxias/MA para receber um carro zero km, que será direcionado para a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Conselho Tutelar.


O veículo é fruto de uma das conquistas da prefeita Profa. Vanderly - que não cansa de buscar melhorias para a população anapuruense, - em parceria com o Senador da República, Weverton Rocha, este que sempre vem contribuindo com o crescimento e desenvolvimento do referido município.


De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Isadora Monteles - "a aquisição do veículo tem como objetivo estruturar e dar maior comodidade para utilização aos serviços de atendimento à proteção social básica, prestados pela referida secretaria e o Conselho Tutelar" - ressaltou.


A prefeita Profa. Vanderly destacou o leque de parcerias que mantém com parlamentares, e nesse importante momento fez questão de mais uma vez agradecer ao senador Weverton Rocha por mais essa conquista para o município, e frisou - “Graças a esses recursos/emendas estamos realizando mais um investimento importante, visando melhorias da qualidade do atendimento pelas equipes de Assistência Social e Conselho Tutelar às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Mais uma ação importante para nosso município, com a contribuição do nosso parceiro senador Weverton Rocha. Investimento importante na área social, para atendimento às necessidades da população", - salientou a prefeita.

"Verificamos que havia dificuldades para o transporte de nossas equipes para os atendimentos sociais. Levei essa dificuldade ao conhecimento do senador, o qual destinou emenda parlamentar para viabilizar a compra deste veículo, que servirá de uso exclusivo para atender às demandas. A aquisição desse veículo é extremamente importante, para melhor execução da política de Assistência Social em nosso município" - finalizou a gestora municipal.


Publicidade


Arquivo do blog