WebNet

WebNet

sábado, 8 de janeiro de 2011

UFMA realiza seleção para vagas ociosas em fevereiro

Em Chapadinha, são sessenta (60) vagas abertas
A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) lançou, no último dia 3, edital para preenchimento de vagas ociosas nos cursos de graduação para ingresso por meio das modalidades Transferência Interna, Transferência Externa, Nova Habilitação e/ou Modalidade e Matrícula de Graduado. 

Para o campus de São Luís, estão sendo oferecidas 247 vagas, distribuídas por quatorze cursos, com destaque para os cursos de Química Industrial (34) e Administração (31), que oferecem maior número de vagas, e Odontologia dispõe apenas de uma.

Para o campus de Imperatriz, estão sendo oferecidas 59 vagas entre os cursos de Engenharia de Alimentos (20), Enfermagem (20) e Comunicação Social (Jornalismo) (20). 

Em Chapadinha, são sessenta (60) vagas abertas entre os cursos de Agronomia (20), Ciências Biológicas (20) e Zootecnia (20). 

O campus de Chapadinha oferece duas vagas para transferência interna, dez vagas para transferência externa e oito para graduados.

Os interessados em ingressar na instituição por meio desse processo, mais conhecido entre os estudantes como “Vestibulinho”, podem se inscrever até o próximo dia 14 em horário comercial em um dos campi do Estado.

O diretor interino do campus em Imperatriz, Gabriel Araújo Mendes, explicou que as provas serão aplicadas no dia 1º de fevereiro no horário das 8h30 às 12h30 nos campi. Assim como no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os candidatos terão de chegar ao local de provas com meia hora de antecedência, levando apenas caneta preta e documentos de identificação.

A previsão é que o resultado seja conhecido três dias após a aplicação das provas, um tempo curto em razão da abertura de prazo para a matrícula dos novos alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2011 previsto para começar no dia 15 de março. O calendário de atividades 2011 ainda não foi divulgado.

A UFMA publica edital para preenchimento de vagas ociosas no início de cada semestre. 

E-mail do Leitor!

"Olá Souza Neto, td bem? Chamo-me Nilson e sou noivo de uma maranhense que gostaria de viajar-mos até a cidade onde ela nasceu em Chapadinha onde precisamos visitar a mãezinha dela. Só que estou na dificuldade de como chegar até ai de ônibus, sendo que moramos aqui no Rio de Janeiro e iremos de avião. Só que não sei qual o caminho mais curto. Se é por Teresina ou por São Luís, entende? Aonde que pouso? Em São Luís ou Teresina? Será que você poderia me ajudar a localizar qual a empresa de ônibus que passa por aí em Chapadinha? E qual o menor trajeto: se é por São Luís ou por Teresina? Tem como mandar pelo e-mail? Pois estou na maior dificuldade de encontrar essas informações pela internet, pois está difícil a localização de horários convenientes de chegada até ai; e como irei pela primeira vez e ela não lembra o trajeto, (pois a minha noiva não vai em Chapadinha por um bom tempo), está um pouco complicado e como gostei muito de seu site acho que vc poderia me dar essa pequena força. Desde já agradeço lhe desejando parabéns pelo site e me desculpe o imcômodo. Obrigado. Abraços!"

Nilson Júnior - Rio de Janeiro/RJ
juninhobeauty@yahoo.com.br

Nota deste blog= Caro amigo leitor, retornamos com nossa resposta em seu e-mail.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Governo do Estado convoca 459 professores aprovados em concurso

O Governo do Estado convocou mais 459 aprovados no concurso público para provimento de vagas de professor da rede estadual de educação básica (ensino fundamental, ensino médio e educação especial), realizado no fim de 2009. A governadora Roseana Sarney já assinou a nomeação, que foi publicada no Diário Oficial do dia 30 de dezembro/2010 (Edição Suplemento).

A secretária de Estado de Educação, Olga Simão, afirmou que a convocação segue determinação da governadora e contribui para compor o quadro efetivo de professores da Seduc. “As vagas a serem preenchidas são oriundas da convocação feita em junho e julho do ano passado, quando muitos candidatos não se habilitaram, não compareceram ou desistiram”, afirmou.

Olga Simão assinalou ainda que, mesmo com a convocação, a Seduc ainda necessitará de professores contratados em seu quadro. “A Seduc tem um déficit significativo de docentes, uma conseqüência da falta de concursos para o setor nos últimos anos”, disse.

Além desses nomeados, a Seduc e a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) realizam estudo técnico sobre a possibilidade de remanejamento de vagas entre os municípios - de onde há excedentes para aqueles em que não houve candidatos aprovados. Porém, ainda não há definições sobre a questão.

Testes

Em todo o Maranhão, 49.396 candidatos concorreram as 5.320 vagas ofertadas no concurso, cujas provas foram aplicadas pela Fundação Carlos Chagas no dia 13 de dezembro de 2009. Os testes foram realizados em São Luís, Imperatriz, Caxias e Bacabal.

Como resultado, 3.346 aprovados já foram nomeados, empossados e estão em sala de aula. Na atualidade, o quadro da rede estadual é composto por 30.146 professores.

Professores Convocados em Chapadinha
 
Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano)
-Margarethe de Jesus Ribeiro Carneiro
-Petronilha Morais Moreira

Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) - Inglês
-Kedman Jesus Silva

Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) - Ciências
-Michelle Araújo de Sousa

Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) - Educação Física
-Patrícia de Aguiar Portela

Ensino Médio (Regular) - Matemática
-Paulo Leles Neto

Ensino Médio (Regular) - Química
-Verlanny Viana Torres de Sousa

Ensino Médio (Regular) - Biologia
-Akassio da Silva Marques

Ensino Médio (Regular) - História
-Ivone Gomes da Silva
-Clemildo de Jesus Macedo

Danúbia na Chapa da Famem

A prefeita Danúbia Carneiro (foto) participou na tarde desta sexta-feira (7) do registro da chapa liderada pelo prefeito Zé Mario, de São João dos Patos, que disputa as eleições da Famem no dia 17.
Danúbia também concorre ao cargo de membro do conselho fiscal. A chapa “Famem Participativa", além de Zé Mário, tem como vice a prefeita de Presidente Dutra, Irene Oliveira e o tesoureiro é Soliney Silva, de Coêlho Neto.
A outra chapa, “Unidos pelo Municipalismo” é liderada pelo prefeito de Itapecuru, Júnior Marreca, e tem como vice o prefeito de Ribamar, Gil Cutrim, e como tesoureiro Gildáio Silva, prefeito de Poção de Pedras.
Antes do registro da chapa Danúbia declarou que sua participação na disputa é um gesto de agradecimento e reconhecimento da liderança do deputado Ricardo Murad, “Ricardo Murad sempre foi um grande aliado nosso e tem ajudado muito Chapadinha, nada mais justo que seguir sua liderança em mais uma luta”, disse. 
 

III Fórum de Educação do Baixo Parnaíba


O III FÓRUM DE EDUCAÇÃO DO BAIXO PARNAÍBA, com sede em Chapadinha, é um movimento de pesquisadores e profissionais da educação que atuam nas áreas de Educação Básica e Ensino Superior. As Instituições de Ensino Superior que se apresentarem como proponentes durante a assembléia final de cada Encontro sediarão o III FÓRUM, a partir de interesses e motivações de estudos e pesquisas. 

A Faculdade do Baixo Parnaíba - FAP assumiu a responsabilidade de sediar o IIII FÓRUM com o apoio de instituições educacionais do estado, municípios e dos órgãos de pesquisa. O III FÓRUM, que terá início em 23 de fevereiro de 2011, contará com a participação de aproximadamente 3000 profissionais da educação. 

O objetivo do encontro é revisitar os conteúdos das áreas da Educação Básica e de Ensino Superior, contextualizando-os a partir dos determinantes sócio-políticos, econômicos e culturais do Estado. Esse movimento busca apontar alternativas para a implementação de políticas públicas educacionais necessárias. Trata-se de um evento de caráter científico, em que se pretende acumular vasta produção de conhecimento educacional para circulação nos municípios da região do Baixo Parnaíba e outras regiões do estado. 

A finalidade do III FÓRUM DE EDUCAÇÃO DO BAIXO PARNAÍBA é divulgar conhecimento sistematizado historicamente e discutir questões do ensino, pesquisa e extensão, aprofundando o debate e apontando propostas alternativas para a organização do sistema educacional dos Municípios da região.

O evento é coordenado pela Faculdade do Baixo Parnaíba-FAP, em associação com o CRESU e o Colégio Nossa Senhora de Fátima - CONSEF.

Tem o apoio da EMFLORA (leia-se Eduardo Sá), da Editora Cortez, do Deputado Federal Gastão Vieira e da Prefeitura Municipal de Chapadinha.

Sob a coordenação geral da professora Nony Braga, o evento se constitui um sucesso no Maranhão e ratifica a idéia da vocação de Chapadinha para o turismo de eventos acadêmicos.

Para mais informações, acesse www.fapeduca.com.br

Palácio de Ogum - CONVITE

Convidamos a todos os Umbandistas, amigos e simpatizantes para participarem da Festa de Obrigação em Homenagem a Oxossi e seus comandados de falanges que realizar-se-á dia 20 do corrente mês no Palácio de Ogum a partir das 20h, onde na oportunidade os que se fizerem presente participarão de um delicioso banquete indígena com muitas frutas e iguarias.....

De já agradecemos a presença de todos.

Rua Antonio Sérgio de Oliveira, 904
Bairro Campo Velho
 
A Organização

Educação e o Carnaval da Corrupção

Em meio as denúncias de que o Prefeito de Água Doce do Maranhão (distante 213 km de Chapadinha) além de custear abadás com verba da educação teria pago duas vezes por escola não construída, conforme Auditoria da Controladoria Geral da União (CGU), somam-se a farra milionária, envolvendo recursos da educação no custeio de bolsa de estudo, em convênios realizados entre a Secretaria de Educação e a FAPEMA (Leia levantamento feito por Flávia Costa nos comentários da matéria "BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO'').

Entre as beneficiadas pela "bolsa-família " várias familiares das Secretarias Adjuntas Carmem Aroso e Graça Tajra. A lista é enorme e segundo a fonte foram "torrados" mais de R$ QUINZE MILHÕES, em mais uma afronta ao destino dos recursos da Educação, no Estado do Maranhão.

A Secretária Olga Simão que assumiu como diarista, já ostenta o ar da permanência. Com ela permanece sem explicação várias denúncias na Secretaria que iniciam na gestão do Deputado César Pires e perduram até hoje.

Olga alegou na posse que mais de 100 escolas foram construídas, outras estão em construção e 196 unidades foram reformadas. Não disse onde aconteceram essas construções ou reformas. Em contato com o atual Superintendente de Engenharia da SEDUC, que por sinal não é engenheiro e nem comprova habilitação para área, não foi fornecido nenhum dado referente as construções ou reformas, muito menos as planilhas com as comprovações dos serviços.

Afora esta panacéia que envolve a cúpula da educação no Estado, falta controle e acompanhamento na fiscalização e execução dos projetos que envolvem as verbas da Educação no Maranhão.

Surgem em contrapartida vários funcionários da SEDUC, entre eles o advogado Eric Marinho, que responde pela Assessoria jurídica do órgão, apresentando sinais exteriores de riqueza incompatíveis com o salário de R$2 Mil Reais. Entre carrões, mansões, milhões, lanchas, motos e outros mimos de consumo. Eric Marinho teria comprado um canal de Televisão no Município de Chapadinha de Levi Pontes, advogado e filho do ex-Deputado Pontes de Aguiar.

A corrupção na Educação sai da cúpula para os municípios, com direito a bloco e abadás.

É a tolerância zero de ROESEANA. Então Tá deu.
Imagem ilustrativa

Concurso do Banco do Brasil : Chapadinha sediará um dos locais de prova no MA

bbBanco do Brasil abre concurso para 10 estados. 

O salário é de R$ 1.280,10, mais gratificação semestral de 25%. A convocação dos aprovados respeita a demanda da instituição financeira.

O Banco do Brasil lançou edital de concurso público para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário, que exige nível médio completo (veja aqui o edital).

O concurso abrange 48 cidades dos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe. O salário é de R$ 1.280,10, mais gratificação semestral de 25%, paga mensalmente. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.

A convocação dos aprovados respeita a demanda da instituição financeira e também o prazo de validade do concurso, que é de um ano, prorrogável por igual período.

O edital informa que ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nas seleções 2007/002, 2008/002 e 2009/001, até o término de suas vigências (12/09/2011, 20/06/2012 e 16/07/2011, respectivamente).

Do total de vagas que vierem a ser oferecidas durante o prazo de validade da seleção externa, 5% serão reservadas às pessoas com deficiência.

As inscrições devem ser feitas de 11 de janeiro a 7 de fevereiro pelo site www.concursosfcc.com.br ou em postos de inscrição listados no edital, em dias úteis, das 9 às 12h e das 13h às 17h. A taxa é de R$ 40.

A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 20 de março. As provas serão aplicadas nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá (no Acre), Macapá (no Amapá), São Luís, Pinheiro, Bacabal, Imperatriz, Balsas, Presidente Dutra, Caxias, Chapadinha (no Maranhão), Alta Floresta, Barra do Garças, Cuiabá, Cáceres, Juína, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop, Tangará da Serra (em Mato Grosso), Recife, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Serra Talhada, Petrolina (em Pernambuco), Parnaíba, Teresina, Picos, Floriano (no Piauí), Natal, Mossoró (no Rio Grande do Norte), Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena (em Rondônia), Boa Vista, Rorainópolis (em Roraima), Aracaju, Estância, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto e Capela (em Sergipe).

Arquivo do blog