WebNet

WebNet

sábado, 26 de maio de 2018

CHAPADINHA | Motociclista Choca-se Violentamente na Traseira de um Carro, Próximo ao Retorno (Bairro Corrente)


*Com informações de William Fernandes

O acidente aconteceu por volta das 21h20, deste sábado (26), no Retorno (Bairro Corrente. O motociclista, que não foi identificado, ficou desacordado por cerca de 20 minutos.

Populares chegaram a pensar que ele tivesse morrido. Mas depois ele acordou e tentou se levantar, quando chegou a ambulância dos Bombeiros e prestou os primeiros socorros e o conduziu ao hospital.

Testemunhas disseram que o motociclista passou pelo quebra-molas, em uma motocicleta Pop, em alta velocidade e bateu na traseira do carro que tinha acabado de passar pela lombada.


Publicidade


NINA RODRIGUES | Homem Desaparece nas Águas do Rio



Era aproximadamente 4h da manhã deste sábado (26), quando o Sr. Adailton - conhecido como "Camaleão", chegou para trabalhar como passador em uma canoa de sua propriedade. Ao chegar, encontrou próximo ao pontão uma moto, roupas, carteira, sandálias, que mais tarde veio a saber que eram de propriedade do Sr. José Adriano dos Santos Nascimento, de 26 anos de idade, que está desaparecido desde a madrugada anterior.

Segundo a esposa, Sra. Suely Almeida Silva e Silva, moradora do povoado São Domingos do Zé Macedo, Adriano teria feito uma ligação para ela aproximadamente às 1h46 dessa manhã e disse-lhe: ”Amor, estou indo pra ir.” Como não chegou ela esperou o dia amanhecer e foi procurá-lo. E qual não foi a sua surpresa ao saber que "Camaleão" tinha encontrado as margens do rio, os pertences de seu esposo.

Foi dado o alarme e a polícia foi acionada juntamente om a Guarda Municipal, que iniciaram as buscas e que foram suspensas às 5h da tarde, sem terem encontrado o corpo. Os bombeiros foram informados e estarão em Nina Rodrigues na manhã deste domingo (27) para resgatar o corpo de Adriano.

Além da viúva, a vítima deixa dois filhos do primeiro casamento, sendo um de nove e outro de sete anos.


Publicidade


CHAPADINHA | Unidade Judicial Realiza Primeira Audiência por Videoconferência


A juíza Welinne Coelho, titular da 2ª Vara de Chapadinha, presidiu na última quinta-feira (24) a primeira audiência por videoconferência da unidade, com uma parte que reside na cidade de Mineiros (Goiás). De acordo com informações da comarca, a audiência tratou sobre a guarda de uma criança e participaram as partes interessadas e seus advogados, bem como representante da Promotoria. Acompanharam a videoconferência também a Secretária Judicial Josieli Monteles, a analista Ilze Katarine Ribeiro, a assistente social Amanda Lustosa e uma servidora da Comarca de Mineiros. As partes chegaram a um acordo sobre a guarda do filho.

Conforme declarações da magistrada, a audiência por videoconferência é um marco para o Judiciário em Chapadinha e contribui com a celeridade processual, além da redução de gastos e melhoria da eficácia na prestação jurisdicional. A magistrada ressaltou ainda o empenho e colaboração dos servidores envolvidos na ação.

Sobre a logística para que tudo transcorresse de forma correta, há de se enfatizar o trabalho do setor da Informática da Comarca de Mineiros, em Goiás, e do Tribunal de Justiça do Maranhão, que realizaram vários testes com os equipamentos, tornando possível a realização da audiência com sucesso”, observou a juíza.

98322-4663 (zap)
( Publicidade )

LEGISLAÇÃO - A utilização da ferramenta está prevista no Novo Código de Processo Civil (artigo 334, § 7º), que prevê a possibilidade de o juiz ouvir as partes que residam em comarca, seção ou subseção judiciária diversa daquela onde tramita o processo, por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão e recepção de sons e imagens em tempo real, que poderá ocorrer, inclusive, durante a audiência de instrução e julgamento.

Já a Resolução N° 61/2016, do Tribunal de Justiça do Maranhão, dispõe sobre a utilização do sistema de videoconferência para realização de audiências no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Maranhão. O documento ressalta que o sistema permite maior celeridade na conclusão do processo criminal, atendendo a artigo da Constituição Federal, concernente à duração razoável do processo. “Havendo disponibilidade de recursos financeiros e adequação técnica, o sistema de videoconferência será implantado nas unidades judiciais”, destaca a Resolução do TJMA.

Michael Mesquita
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão



Publicidade

Atendimento: Terças (Manhã e Tarde)


CHAPADINHA | Plenária Regional do PHS Define Eduardo Sá como Pré-Candidato a Deputado Federal

Eduardo Sá, Waldir Maranhão e Márcio Andrade inauguram 
sede do diretório regional do PHS

Evento aconteceu na manhã deste sábado na Câmara de Vereadores de Chapadinha.



Foi realizado na manhã deste sábado (26), na Câmara de Vereadores de Chapadinha a Plenária Estadual do Partido Humanista da Solidariedade (PHS - 31) que oficializou o nome do empresário, ex-vereador e ex-secretário de Meio Ambiente do município, Eduardo Sá, como pré-candidato a deputado federal. Antes, foi inaugurado o diretório regional do partido (foto acima) que fica localizado na Avenida Ataliba Vieira de Almeida, 1977, Centro (em frente ao posto de combustível Chapadinha).


Vice-presidente estadual do PHS, Márcio Andrade 
(Foto: Wagner Nascimento)


Vice-presidente estadual do PHS, Márcio Andrade 
(Foto: Walter Ferreira)


O vice-presidente da legenda no Estado, Márcio Andrade, parabenizou Eduardo Sá por encarar o desafio de disputar as eleições de outubro destacou que Eduardo vai ter todo o apoio do partido para viabilizar sua candidatura e que o empresário e ex-vereador vai se tornar um legítimo representante do Baixo Parnaíba em Brasília. Por fim, Márcio Andrade deu posse ao pré-candidato, em nome do presidente do PHS estadual, Jorge Arturo, como presidente regional do partido.


Waldir Maranhão discursa na plenária do PHS 
(Foto: Wagner Nascimento)

Waldir Maranhão discursa na plenária do PHS 
(Foto: Lidelvane Reis)

Já o deputado federal e pré-candidato a senador, Waldir Maranhão, destacou a união do grupo liderado por Eduardo Sá, falou da importância do apoio do PHS em torno do nome do pré-candidato e finalizou dizendo que Eduardo é um jovem ousado e classificou o pré-candidato como a esperança e o futuro para Chapadinha e região.

Eduardo Sá discursa durante Plenária do PHS 
(Foto: Wagner Nascimento)

Eduardo Sá discursa durante Plenária do PHS 
(Foto: Lidelvane Reis)

Eduardo Sá discursa durante Plenária do PHS 
(Foto: Wagner Nascimento)

O pré-candidato Eduardo Sá agradeceu a presença de todos e lembrou que a região do Baixo Parnaíba conta com mais de 700 mil habitantes, o que reflete em cerca de 400 mil eleitores, de acordo com dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste cenário, segundo Eduardo Sá, a região poderia eleger facilmente dois representantes, mas não é o que acontece na prática, com o intuito de quebrar essa barreira, é que ele vai encarar o desafio de disputar uma vaga na câmara federal, e assim, poder brigar em Brasília por dias melhores para Chapadinha e toda a região.




Além da presença de Waldir Maranhão e Márcio Andrade, o evento contou com a participação de lideranças políticas de Chapadinha e de cidades vizinhas, secretários municipais, familiares, amigos e sociedade em geral.

Abaixo segue mais fotos do evento (Créditos: Foguinho Mídia):






.................... * * * .....................



Publicidade


MATA ROMA | Encerramento do Projeto da Formação Continuada do PNAIC

A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Gil Carvalho, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Por Sousa Neto

Professores, diretores e pedagogos das unidades escolares da rede municipal participaram na noite desta sexta-feira (25), na praça central da cidade de Mata Roma, do Show Cultural de encerramento das atividades de formação do curso do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa de 2017 (PNAIC), promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

Esta fase teve como objetivo a Formação Continuada de professores da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização, e a culminância selou o ciclo de formação de 2017/2018 do programa.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

"A formação aconteceu em toda rede municipal tendo como clientela os profissionais da educação infantil e de 1º ao 5º ano. Após a capacitação, foi feito esse evento para apresentação de todos os trabalhos realizados tanto nas formações como também no âmbito escolar, fortalecendo nossas práticas pedagógicas e fortalecendo o ciclo de alfabetização do município de Mata Roma" - ressaltou o coordenador pedagógico, prof. Henrique Lobo.

A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Márcia Aurélia, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A formação foi a partir de um projeto de planejamento elaborado, e contribuiu para melhorar a distorção série-idade, e analisar os resultados da escola, possibilitando a equipe escolar e docente verificar o percentual de alunos posicionados em cada nível de proficiência, para refletir pedagogicamente sobre tais resultados. A Secretaria Municipal de Educação aceitou o projeto apresentado pelos professores, diretores e coordenadores, que organizaram toda a logística da formação e certificou os professores participantes.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Gil Carvalho, pessoas sorrindo, pessoas em pé

"Que a cada dia todos nós possamos praticar as aprendizagens adquiridas. Hoje encerramento da formação do PNAIC, que mesmo com tantas dificuldades, stress, momento difíceis, vai deixar saudades. Agradecendo sempre nosso Pai Maior Deus e nossa coordenadora profa. Zirlandia, a equipe do ciclo, profs. Núbia Marinho e Henrique Lobo; a secretária municipal de Educação Carmem Neto, a cada gestor escolar, todos os PA's que acreditaram em nossa capacidade, um muito obrigado a todas e todos" - agradeceu o Prof. Gil Carvalho.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

A secretária municipal de Educação, Carmem Neto parabenizou a todos pelo compromisso e zelo com a aprendizagem dos alunos e agradeceu à equipe da SEMED pela conduta, compromisso e seriedade para a realização das ações que lhes foram confiadas durante o desenvolvimento do curso.

Resultado de imagem para secretária municipal de Educação, Carmem Neto
Carmem Neto
Secretária municipal de Educação

"Muitos são os aspectos positivos e os avanços como a proposta de trabalhar as atividades e conteúdos em sala de aula, a valorização do profissional, o trabalho em equipe, dentre outros. Foram desenvolvidos temas de grande relevância para as crianças e trabalhadas de forma interdisciplinar contemplando os assuntos previstos para este ano letivo" - comemorou a secretária de Educação, Carmem Neto.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. 

O encontro de encerramento contou com apresentações especiais e a presença de um numeroso publico.



Publicidade

Atendimento: Às Terças (Manhã e Tarde)


BRASIL | Falta de Combustível Pode Afetar Abastecimento de Caixas Eletrônicos

Resultado de imagem para caixas eletronicos sem dinheiro
Imagem meramente ilustrativa

O estoque de combustível dos fornecedores que atendem às transportadoras de valores duram até domingo (27), segundo a TecBan.

Por Kelly Oliveira - Repórter da Agência Brasil

O estoque de combustível dos fornecedores que atendem às transportadoras de valores duram até domingo (27), segundo a TecBan, empresa que administra a Rede Banco 24Horas de caixas eletrônicos. Segundo a empresa, há risco de desabastecimento de caixas eletrônicos por causa da greve dos caminhoneiros se faltar combustível para os carros-fortes.

Publicidade

O fechamento das estradas nos protestos tem menor impacto na circulação do dinheiro, pois os carros-fortes estão sendo autorizados pelos manifestantes a passar pelos pontos de bloqueio. O congestionamento, no entanto, pode prejudicar o abastecimento”, informou a Tecban, em nota.

Mesmo após o anúncio de acordo com o governo nessa quinta-feira (24), caminhoneiros mantêm pontos de manifestação em diversas partes do país. O acordo prevê a suspensão da paralisação por 15 dias. Mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que ainda não registra desmobilização.



Publicidade


TUTÓIA | Acusado de Abusar de uma Criança é Encontrado Morto na Praia da Barra



Segundo informações através do aplicativo de WhatsApp, o corpo foi encontrado na beira da praia, com sinais de esfaqueamento. Testemunhas falam que ele foi visto com o orgão sexual na boca de uma criança de apenas 5 anos. O mesmo foi perseguido e morto. O suposto abuso revoltou quem viu a cena, onde veio "fazer justiça com as próprias mãos".

Contatos da PM/Chapadinha

A vítima era conhecido como "Mira", trabalhava fazendo bicos no Mercado Municipal no Centro da cidade de Tutóia/MA. Essas são informações colhidas através de WhatsApp e confirmada pela Guarnição da Polícia.


O crime aconteceu na noite desta sexta-feira (25) por volta das 22h20.



Publicidade


Em Chapadinha | Valorizando os Artistas Locais, Prefeitura Realiza "Show das Mãe" Nesta Sábado (26) na Praça do Povo

A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Herbert Lago Castelo Branco, pessoas sorrindo, texto

É HOJEEEEEE... É DAQUI A POUQUINHO...

Festa em comemoração ao 'Dia das Mães' - Show das Mães - será realizado na noite deste Sábado (26) na Praça Irineu Veras Galvão (Pça. do Povo) a partir das 19h30, com os nossos artistas locais -  GEOVANE BATISTA / TRIO ABC / MAKÁRIO & BANDA / CARLOS MAGNO / WALDECY & BANDA / CASA GRANDE e POETA HERBERT LAGO, onde teremos o maior prazer em valorizar as pratas da casa!!!

“A verdadeira inteligência, consiste em dar valor aos da casa”...

SORTEIO DE VÁRIOS PRÊMIOS!

Traga sua Família e vamos prestigiar esse evento maravilhoso que nossos Artistas Prata da Casa, irá nos oferecer!!!


Publicidade


Em Chapadinha | Presidente Regional do PHS (31), Eduardo Sá, Convida Para Plenária Estadual, Neste Sábado (26)


O novo presidente regional do PHS - 31, (e pré-candidato a Deputado Federal) EDUARDO SÁ tem a honra de Convidar você e sua família para a apresentação do Diretório Regional do Partido - no Baixo Parnaíba. O evento vai marcar o lançamento das Pré-Candidaturas da legenda para as eleições deste ano.

Portanto, anote na sua agenda:

O QUE? Lançamento das Pré-Candidaturas do PHS - 31
QUANDO? Neste Sábado, dia 26 de Maio.
HORÁRIO? 9h
ONDE? Câmara de Vereadores de Chapadinha/MA.

Participe Conosco!

Eduardo Sá
Presidente Regional do PHS e Pré-Candidato a Deputado Federal



Publicidade


sexta-feira, 25 de maio de 2018

BRASIL | Conta de Luz Terá Bandeira Tarifária (Vermelha) Mais Cara em Junho


Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil 

As contas de luz em junho terão bandeira tarifária vermelha no patamar 2, o maior patamar entre as faixas tarifárias. Com isso, haverá cobrança extra nas contas de luz de R$ 5,00 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A cobrança da nova bandeira foi anunciada nesta sexta-feira (25) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com a Aneel, a decisão foi tomada em razão do fim do período chuvoso e a redução no volume dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Com isso, há a necessidade de usar energia produzida pelas usinas termelétricas, que têm maior custo de produção.

"Com o fim do período úmido, os reservatórios do Sul apresentaram redução de volume provocando o aumento do risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD). Além disso, a previsão de chuvas é baixa quando comparada à média histórica. O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada", disse a agência.

Publicidade

Em maio, vigorou a bandeira tarifária amarela, em que há adicional de R$ 1 na conta de energia do consumidor a cada 100 kWh consumidos. Nos quatro primeiros meses dos ano, vigorou a bandeira verde, em que não há cobrança extra na conta de luz.

Na terça-feira (22), o presidente da Aneel, Romeu Rufino chegou a afirmar que a tendência era de manutenção da bandeira amarela. Segundo Rufino não houve alterações relevantes nas condições que levaram a agência a adotar a bandeira amarela agora em maio.

Sistema

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado, de acordo com a Aneel, para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde, amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica. No patamar 1, o adicional nas contas de luz é de R$ 3,00 a cada 100 kWh; já no 2, o valor extra sobe para R$ 5,00.

Com a adoção da bandeira vermelha, a Aneel aconselha os consumidores a adotar hábitos que contribuam para a economia de energia, como tomar banhos mais curtos utilizando o chuveiro elétrico, não deixar a porta da geladeira aberta e não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado, entre outros.


Publicidade


Em Chapadinha | Armazém PARAÍBA Anuncia: Vem Aí o 'Madrugadão Paraíba'... Ofertas com Até 50% de Desconto!!!


Conteúdo Publicitário

Madrugadão PARAÍBA... Ele está chegando e trazendo a promoção mais aguardada do ano. Serão 03 dias de ofertas e preços baixos - Dias 28, 29 e 30 de Maio... E Atenção!... Dia 28, lojas abertas a partir das 7h... Ofertas em todos os setores com até 50% Desconto!!!

Vai ser o maior sucesso esse Madrugadão PARAÍBA!!!


Está chegando a hora de você comprar! Não deixe de aproveitar os Descontos que o #MadrugadãoParaíba vai trazer para você. Fique atento!!!


Prepara-se que o Galo vai cantar. ...

O maior estoque de produtos de todos os setores por um preço super baixo e facilidades para você comprar. Não vai perder...

#MadrugadãoParaíba!
#ArmazémParaíba6oAnos!
#Aguarde!

Publicidade


Arquivo do blog