WebNet

WebNet

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Artistas Chapadinhenses Reivindicam a 'Casa da Cultura'

Artistas entregando reivindicação ao 
secretário municipal de Cultura, Ed Farma


Na noite desta quarta-feira (24), um grupo de artistas Chapadinhenses, representado pelo cantor kid Mathusinho, entregaram ao secretário municpal de Cultura, Ed Farma documento assinado por mais de 50 artistas reivindicando a 'Casa Cultura de Chapadinha'.

A proposta foi aprovada no I Encontro dos Artistas Chapadinhenses, realizado no dia 06 de maio de 2018 e prevê a criação da 'Casa da Cultura de Chapadinha', através da recuperação das estruturas do prédio da Praça São Raimundo, que serviu inicialmente ao Jardim de Infância Cirandinha e por último a Guarda Municipal, na transformação do mesmo em uma 'Casa da Cultura de Chapadinha'.

É um imóvel que faz parte das estruturas do município. O local pretende destinar espaços as manifestações artísticas e culturais do município de Chapadinha.

Reunião com o secretário municipal de Cultura, Ed Farma
Realizada na Biblioteca Alternativa Herbert L. C. Branco

A reforma deste imóvel, transformando-o em Casa da Cultura, estará oportunizando à comunidade um espaço adequado para o desenvolvimento de ações, projetos e atividades culturais, artísticas e consequentemente educacionais.

A destinação do prédio para 'Casa da Cultura de Chapadinha' estará promovendo o município de Chapadinha um instrumento de resgate, preservação e difusão da nossa história, hábitos, costumes e tradições cultural, auxiliando na democratização do acesso à cultura, na formação de cidadãos evoluídos culturalmente e certamente mais comprometido com as questões sociais.

Hoje, as ações culturais promovidas no município de Chapadinha acontecem de forma individual e isoladas, com frequência em locais improvisados como de escolas, associações, igrejas e praças.

Ed Farma (sec. mun. de Cultura) recebendo o Documento

A criação de uma Casa da Cultura é um desejo da população artística de Chapadinha, tendo em vista a necessidade de organização de um espaço cultural para interagir com a comunidade local, bem como para criar instrumentos que viabilizem a formação e desenvolvimento, principalmente de crianças e adolescentes do meio urbano e rural.

O desenvolvimento de uma sociedade passa indiscutivelmente pelo investimento cultural. Neste sentido, é de extrema importância a centralização das atividades em uma edificação única, abrindo espaço para promoção de ações culturais em todos os seus segmentos: música, dança, artes cênicas, cinema, exposições, artes plásticas, palestras, literatura, oficinas culturais e gastronômicas, ações de preservação e resgate da nossa cultura, entre diversas outras atividades que podem ser idealizadas e promovidas. Uma vez que, em Chapadinha, é grande a ausência de estruturas adequadas para o desenvolvimento das manifestações e práticas culturais.

I Encontro dos Artistas - Dia 06/Maio/2018
Onde a reivindicação foi aprovada

E o objetivo dos artistas é manter uma programação anual de eventos e ações culturais em parcerias com escolas, associações e entidades da cidade para promoção de atividades sócio culturais.


Na noite deste Sábado (26) a partir das 19h30, a prefeitura de Chapadinha - por meio da Secretaria Municipal de Cultura, estará realizando o 'Show das Mães', na Praça Irineu Veras Galvão - Centro, que este ano estará valorizando a 'prata da casa" - ou seja, os nossos artistas genuinamente chapadinhenses, se apresentarão naquele Palco! PARABÉNS ao nobre amigo Djonnes Lima (Ed Farma) - M.D. Secretário Municipal de Cultura, pela brilhante e louvável iniciativa, e aos demais atores envolvidos!!!

Contribuir para a valorização de artistas amadores e profissionais, através da oferta de um espaço propício para apresentação de seus trabalhos.

Neste sentido, justifica-se a presente reivindicação em relação a importância para a sociedade em geral.


Publicidade

Arquivo do blog