GH Marmoraria & Vidraçaria

GH Marmoraria & Vidraçaria
  Sábado, 05 de Abril de 2025 

sábado, 29 de outubro de 2011

Chapadinhense Morre Soterrado Sob 42 Manilhas de Poço

Um homem morreu acidentalmente no final da tarde de sexta-feira (28) no povoado Descanço, no 2º distrito de Caxias (município distante 201 km de Chapadinha). De acordo com as primeiras informações, o homem estava cavando um poço, com 28 metros de profundidade, quando 42 manilhas cederam e caíram sobre ele.

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros está no local desde as 17h, na tentativa de retirar as manilhas sob o homem que acabou morrendo soterrado.

Segundo a corporação
, o trabalho de retirar cada manilha está durando em média uma hora. "A operação está sendo bastante difícil pelo fato delas serem muito pesadas e não queremos correr o risco do poço ceder mais ainda", afirmou o Tenente Malheiros.


Conforme últimas informações, a operação de retirada do corpo soterrado das 42 manilhas deve está acontecendo até meio-dia deste sábado (29).

O homem foi identificado pelo nome de José Ferreira dos Santos, de 49 anos, natural da cidade 
de Chapadinha. Conhecido por Zé Gegeu, atualmente ele residia na Rua da Torre, S/N, na cidade de Buriti de Inácia Vaz, com união estável e um filho.


Urbanosantense é Preso em MT Acusado de Abusar da Própria Filha


Está detido em Sorriso, Estado de Mato Grosso, Francisco Correia da Costa – 43 anos – acusado e confesso de estuprar a própria filha de 14 anos de idade. Se dizendo possuído pelo demônio, a primeira vez que ele abusou sexualmente da filha, foi ainda em Urbano Santos-MA (distante 63 km de Chapadinha), onde residia com a mulher e mais seis filhos sendo que três são mulheres. 


Ele pegou ela e levou para a roça e abusou sexualmente da menina e desde então ele tratava ela como se fosse sua mulher... a menina é acanhada e sem esboçar reação tanto física quanto verbal se tornava presa fácil do próprio pai.", comentou o policial civil José Carlos, relatando as condições precárias que a adolescente vivia, em cativeiro, proibida de sair de casa, sem meios financeiros e ameaçada por seu pai-marido para não sair, ocasiões que era duramente espancada.


O Ministério Público e o Conselho Tutelar que deram total respaldo para que pudessem prender o indivíduo, que além dele próprio confessar ainda existe a confissão da filha – vítima – que confirma todas as informações que checamos nas investigações”, de acordo com o policial que conduziu a prisão.


O pai-estuprador, segundo o investigador, já havia abusado da outra filha mais velha que ainda reside com a mãe e seus irmãos no Maranhão. Segundo o pai, ele e a filha teriam vindo na frente e no mês que vem o restante da família iria para Sorriso-MT.


Se dizendo possuído pelo diabo ao confessar o crime ele ressalta que chorava depois do abusar da filha e pedia a Deus para tirar aquelas idéias da cabeça o que é contestado pela autoridade policial do local.


As autoridades policiais afirmam ainda que: “Na casa eles possuíam somente um sofá – como se fosse uma cama de solteiro e ali eles dormiam como se fossem casados e agora ele será entregue para as autoridades competentes enquanto a menina, com o resguardo do Conselho Tutelar será conduzida de volta ao Maranhão
-Fonte: Fernando Luis(Polícia Civil) e Rádio Sorriso-MT.
-Com adaptações.

Justiça Eleitoral Vai Julgar 11 Governadores Eleitos em 2010

Governadora do Maranhão, Roseana Sarney, está na lista

Da Folha.com
Dos 27 governadores eleitos em 2010, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recebeu pedidos de cassação contra 12.
Na última quinta-feira (27) o tribunal julgou o pedido contra a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM). O pedido foi negado pela maioria dos ministros.

A coligação “Vitória do Povo”, do candidato derrotado Iberê Ferreira de Souza (PSB), acusou a governadora de abuso de poder econômico e político, uso indevido dos meios de comunicação social e gastos ilícitos de campanha.
Segundo a ação, durante o primeiro semestre de 2010, Rosalba foi beneficiada com 104 aparições na TV Tropical, retransmissora da TV Record e de propriedade do senador Agripino Maia (DEM), o que teria influenciado a sua candidatura.
Os outros 11 processos de cassação são contra Tião Viana (PT-AC), Teotonio Vilela (PSDB-AL), Omar Aziz (PMN-AM), Cid Gomes (PSB-CE), Siqueira Campos (PSDB-TO), Wilson Martins (PSB-PI), Anchieta Junior (PSDB-RR), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Roseana Sarney (PMDB-MA), André Puccinelli (PMDB-MS) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ).
Em sua maioria, os processos se baseiam em acusações de abuso de poder econômico, abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Trabalho incompleto

A presidente demite um ministro do PR, mas mantém a pasta nas mãos desse partido; demite ministros do PMDB, porém conserva as pastas sob o controle dessa agremiação

O ministro Orlando Silva, dos Esportes, estava no chão antes mesmo da decisão presidencial de excluí-lo do gabinete. Acusações graves de aparelhamento politico dessa pasta por seu partido, o PC do B, e sinais claros de corrupção, com o desvio do dinheiro público se dando através de ONGs de fachada, todas elas dirigidas por “companheiros”.


É delicada também a situação do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Tudo começou em sua gestão ministerial, com Orlando de secretário-executivo.


Se é verdade que parte dos recursos desviados foram para o bolso particular de “camaradas”, é verdade igualmente que as campanhas de 2006, 2008 e 2010 foram abastecidas às custas de crianças carentes, que deixaram de receber a atenção do programa Segundo Tempo.


Infere-se daí que, direta ou indiretamente, as candidaturas de Lula (2006) e Dilma (2010) se beneficiaram de fonte tão espúria. Talvez esse fato explique o trabalho incompleto que a presidente realiza: demite um ministro do PR, mas mantém a pasta nas mãos desse partido; demite ministros do PMDB, porém conserva as pastas sob o controle dessa agremiação; demite ministro do PC do B, contudo insinua (até o momento em que escrevo este artigo) que seu substituto será outro comunista.


Ora, se foram detectadas irregularidades, o justo seria fazer intervenção efetivamente saneadora em cada segmento apodrecido do primeiro escalão. Agir diferente disso significa compactuar com a impunidade e estimular novas investidas sobre o erário.


Sinceramente, considero a taxa de pudor da presidente Dilma Rousseff bem superior à do seu antecessor. Vejo-a presa, entretanto, ao esquema ruinoso que viu ser montado para dar “governabilidade” a Lula e elegê-la em outubro do ano passado.


A demissão de cinco ministros sob acusação de graves irregularidades (Nelson Jobim saiu por outras razões), em menos de 10 meses de governo, demonstra a necessidade de profunda reforma do gabinete. O quadro atual se deteriora perigosamente e exige uma repactuação com a sociedade e com a tal base “aliada”.


Os ministros das Cidades e do Trabalho periclitam. Fernando Haddad, da Educação, dá show de incompetência a cada Enem. O cheiro é de instabilidade e crise, infelizmente.


Arthur Virgílio (Diplomata, foi líder do PSDB no Senado)
Extraído do Portal Brasil 247

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Igualdade Racial debate questão ambiental no Baixo Parnaíba

A Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir) participou, na quinta-feira (27), da primeira de uma série de reuniões promovidas pelo Ministério Público Federal (MPF) para debater a questão ambiental na Região do Baixo Parnaíba. A reunião aconteceu, no município de Mata Roma (distante 36 km de Chapadinha), onde os representantes das comunidades tradicionais da região, inclusive quilombolas, fizeram diversas denúncias sobre a degradação dos recursos naturais e a existência de conflitos por terras.

Para ouvir estas denúncias e buscar soluções para o enfretamento da problemática, o procurador do MPF, Alexandre Soares, convidou para compor a mesa institucional representantes da esfera pública e da sociedade civil. A mesa foi composta pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Ministério Público Estadual (MPE), Fórum em Defesa da Vida do Baixo Parnaíba, Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos (SMDH) e Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir), esta representada pela secretária-adjunta Benigna Almeida.

Dona Dudu, liderança do quilombo Saco das Almas, foi a primeira a apresentar denúncias à mesa. Ela destacou que o desmatamento tem destruído árvores frutíferas e medicinais, fundamentais para alimentação e saúde da comunidade. "Antes você podia fazer um suco de murici e buriti, que são ricos em vitaminas, ou fazer um chá de alecrim para curar tosse Hoje até a água está se acabando", reclamou Dona Dudu.

Além das falas de representantes comunitários, estudantes da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) apresentaram dados preliminares de pesquisa sobre os impactos socioambientais gerados por grandes projetos ligados ao plantio de eucalipto e soja. Segundo a pesquisadora Aline Maciel, estas são monoculturas agrícolas que quebram com a lógica da economia camponesa, prejudicando, principalmente, o acesso das comunidades à água.

Na oportunidade, a secretária-adjunta da Igualdade Racial, Benigna Almeida, reafirmou a missão da Seir de garantir os direitos das comunidades tradicionais. Benigna Almeida explicou que as ações da Seir dependem do envolvimento das três esferas de governo (federal, estadual e municipal). "A Secretaria de Igualdade Racial não tem o poder de fazer as políticas finalísticas, ainda, que mobilize órgãos parceiros e outras Secretarias de Estado na implementação das políticas públicas", destacou Benigna Almeida.

Entre as ações da Seir junto aos quilombolas, a partir de 2012, está a regularização de 50 áreas quilombolas por ano, em média, com prioridade para comunidades impactadas por grandes projetos. Desde já, a Secretaria também se comprometeu em verificar as situações denunciadas, promover o diálogo institucional com a Secretaria de Meio Ambiente e com o Instituto de Colonização e Terra Maranhão (Iterma) e prestar assessoramento técnico às comunidades.

Ao final da reunião, o Ministério Público Federal decidiu que vai cobrar, junto aos órgãos responsáveis pela concessão de licenças, a fiscalização das áreas naturais prejudicadas. O MPF também prometeu responsabilizar judicialmente aqueles que estiverem cometendo infrações ambientais no Baixo Parnaíba, instituindo a reparação dos danos causados aos recursos hídricos e às comunidades.

O Imparcial Online

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

XIII ENCOB: Estudantes e Entidades Sociais de Chapadinha Participam de Encontro Sobre Preservação das Águas


O XIII ENCOB - Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado em São Luís-MA, no Hotel Luzeiros, conta com a presença de membros da sociedade civil, poder públicos e universitários de todos os Estados do país.


O evento teve início dia 24 e encerra dia 28 de outubro de 2011, enfatizando as informações de implementação dos programas de bacias hidrográficas no Estado do Maranhão, e aguarda suas efetivações por parte do poder público sendo de fundamental importância a participação da sociedade civil referente às formações de comitês de bacias nas regiões.


Está sendo ministrados cursos sobre Noções Gerais da Gestão de Recursos Hídricos com o Professor Marcos Neves, Técnicas de Elaboração de Projetos e Capacitação de Recursos Financeiros com o Professor Victor Sucupira, Educação Ambiental para gestão de Recursos Hídricos com o Professor Sandro Tonso e Plano de Bacia como instrumento estratégico de sustentabilidade dos Recursos Hídricos com o Professor Ney Maranhão.


Chapadinha está sendo representada no encontro por estudantes universitários da UFMA e da FAP: Jane Araújo (FAP) 7º Período Administração, Marilene Sousa (UFMA CAMPUS IV) 8º Período de Ciências Biológicas e Paulo Siqueira (UFMA CAMPUS IV) 8º Período de Ciências Biológicas; Juvenal Neres Sousa (ASA-MA) representando a Sociedade Civil e, Onézimo Garreto, secretário municipal do Turismo, representando o poder público. Participa também do encontro, o geólogo chapadinhense Carlos Borromeu.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Feriado do Dia do Funcionário Público Estadual é transferido para o dia 31

Em decreto, a governadora transferiu o feriado do Dia dos Servidores Púbicos estaduais de sexta-feira (28), para a segunda-feira (31) e ainda no mesmo decreto, Roseana Sarney decretou ponto facultativo na terça-feira (1º). Apenas os serviços considerados essenciais funcionam.
Como quarta-feira (2), é feriado - Dia de Finados, os servidores terão cinco dias de folga, indo do sábado (29) até a quarta-feira (2), só voltando às atividades normais na quinta-feira (3).
Além do feriado prolongado, a outra boa notícia é o pagamento do salário do servidor público estadual, que começa nesta quinta-feira, dia 27/10.

Imirante

AGED/Chapadinha realiza Curso de Vacinadores contra Brucelose no Baixo Parnaíba

 
Será realizado nesta quarta-feira, dia 26, em Chapadinha (MA), o primeiro Curso de Vacinadores contra a Brucelose, do Baixo Parnaíba. O curso será promovido pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão. De acordo com o chefe da AGED/Chapadinha, José Ivo, o curso tem por objetivo formar vacinadores, para isso foram oferecidas 20 vagas para regional e todas às vagas foram preenchidas, disse José Ivo.
 
O chefe da Unidade Veterinária Local (UVL/Chapadinha), o médico veterinário Carlos Henrique Marques (foto), informou que o curso será realizado na Fazenda Angelim, a partir das 8h da manhã da próxima quarta-feira (26).

Ainda de acordo com Carlos Henrique Marques, a brucelose por se tratar de uma vacina viva, todas as pessoas inscritas no curso, receberam equipamentos de proteção individual.


O treinamento será dividido em duas etapas, uma teórica e outra prática. O curso será ministrado por fiscais estaduais agropecuário da área animal do setor de Brucelose da Aged/Maranhão.


O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), instituído em 2001, pelo Serviço de Defesa Animal (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem por objetivo diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária nacional.

O Programa instituiu a vacinação obrigatória contra a brucelose bovina em todo o território nacional, além de definir estratégias de certificação de propriedades livres ou monitoradas.
 

domingo, 23 de outubro de 2011

3ª Via de Chapadinha Já Contaria com 11 Partidos


Algumas lideranças políticas que adotam uma postura de independência com relação aos grupos comandados por Magno Bacelar e Isaías Fortes reuniram-se na noite de sexta-feira (21), segundo informações a articulação já envolve 11 partidos e estaria discutindo o nome para encabeçar a chapa para as eleições do ano que vem.


Entre os presentes (foto) estavam os ex-deputados Paulo Neto e Vagner Pessoa, e ainda personalidades como Leví Pontes, Raimundo Marques, Erik Marinho, Irmão Gomes, Zé Baleco, Carlos Henrique Marques, Balequinho, Gilney, Paiva (do PT), Nunes (militar), Osmar Menezes e Eldi Barros.

 
De acordo com os líderes partidários o clima é de unidade e o principal objetivo do grupo é oferecer uma alternativa viável contra os dois grupos políticos dominantes no município.

Arquivo do blog