WebNet

WebNet

sábado, 4 de maio de 2013

Prefeita Ducilene Belezinha Participa da Entrega do 1º Premio de Redação 2013 - "Lei Maria da Penha"



Ascom/PMC

Na noite da última sexta-feira (03), foi realizada a entrega dos prêmios às Melhores Redações - com o tema Lei Maria da Penha.

Participaram do evento a prefeita Ducilene Belezinha, a secretária da Mulher, Nildinha Telles, a adjunta, Eliane Alves Silva, a adjunta da Educação, Maria Coelho, coordenadora do EJA, Iragilsa Sousa, diretoras, professores e alunos.



A prefeita Ducilene Belezinha parabenizou a todos os profissionais e alunos envolvidos no projeto e acompanhou, atentamente, as leituras das redações premiadas.

Eu acredito no potencial de nossos alunos. E a prova disso são essas redações que nos emocionam pela qualidade. Espero que essas produções sirvam de exemplo para que mais alunos possam escrever e assim se tornarem profissionais competentes na área que escolherem trabalhar”, disse Belezinha.



O projeto foi realizado pela prefeitura, por meio da secretaria da Mulher e apoio da secretaria de Educação e mobilizou alunos de 1º ao 9º ano do ensino municipal. No total foram produzidas mais de 1.200 redações, onde três foram escolhidas pela qualidade textual, coerência e organização das ideias.

Os alunos tiveram duas semanas para produzirem suas redações. Os prêmios foram entregues às alunas vencedoras e também para as escolas onde estudam.



De acordo com a secretária da Mulher, Nildinha Telles, o tema escolhido Lei Maria da Penha, teve como objetivo despertar a consciência dos alunos para a violência doméstica e assim levarem esse conhecimento para dentro de casa. Além de incentivar a produção textual.



Nossa intensão é despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita. E o tema foi escolhido por muitas das vezes a violência fazer parte da realidade desses alunos. Queremos despertar a consciência neles de que todos tem direitos que devem ser respeitados”, disse Nildinha Telles.

As alunas premiadas e suas respectivas escolas são:



Camila do Nascimento Alves do 4º ano, do turno vespertino, da Unidade Integrada Caroline Mesquita de Araújo - do Bairro Santa Luzia;



Sheilla Pábula de Araújo do 9º ano, do turno vespertino, da Unidade Integrada Agostinho Ribeiro de Aguiar, bairro Novo Castelo;




Daiane da Silva Marchão do 7º ano - do EJA, da Unidade Integrada Coronel Joaquim Nunes, do Conjunto Habitacional José de Sousa Almeida (mil casas).

Prefeita Ducilene Belezinha Fala da Lei do Piso dos Professores e Anuncia Concurso Público



Ascom/PMC

A prefeita Ducilene Belezinha concedeu entrevista na tarde da última sexta-feira (03), ao Programa Balanço Geral - da Rádio Cultura FM. O assunto principal foi o atual contexto da educação municipal.

Participaram da entrevista o secretário municipal de Educação, Francejane Magalhães, a adjunta, Maria Coelho e os assessores jurídicos Rogério Chaves e Élcio Aguiar.

O secretário de Educação destacou o respeito que o governo Belezinha tem para com os profissionais da educação e esclareceu que o município não se recusa a aplicar a Lei do Piso, que trata da redução do tempo de permanência do professor em sala de aula de 16 para 13 horas e assim ampliar o tempo de planejamento escolar do professor para 7 horas.

O secretário destacou, ainda, que a Lei será implementada e que um estudo e levantamento técnico, para encontrar possíveis soluções para o impacto que lei deve causar, já estão sendo feitos e que logo a resposta será dada aos professores e também para toda a sociedade em geral.

Para o governo Belezinha promessa não é dúvida, promessa é dívida! A Lei será implementada e acreditamos que com isso todos só tem a ganhar. Ganham os professores que terão mais tempo para adquirir mais conhecimento e ganham os alunos que terão ensino com mais qualidade, e a consequência serão números melhores no IDEB”, disse o secretário.

Sobre o abono, o secretário explicou que o cálculo é feito sempre no final do exercício. E que se a folha do pagamento não atingiu os 60% do que foi transferido pelo governo para o fundo é a partir daí que se faz o rateio entre os profissionais. Pois há o risco de se pagar o abono no mês de abril e não ter como pagar metade do 13º em junho.

Isso não pode acontecer, por isso estamos certos de que os compromissos serão cumpridos de maneira coerente e séria quanto a aplicação dos recursos”, disse o secretário.

Para o assessor jurídico da prefeitura, Rogério Chaves, houve uma surpresa quanto à auto aplicação da lei do piso, pois havia sido definido que a prefeitura realizaria um estudo de impacto na folha de pagamento e que em momento algum o município havia se eximido de suas responsabilidades e das negociações.

Ainda de acordo com o Rogério Chaves, a Resolução 18 do Conselho Nacional da Educação de 2012, aconselha que os municípios que ainda não se adequaram à Lei, que façam isso de forma paulatina para não prejudicar o ano letivo.

Não podemos ser irresponsáveis e aplicar a Lei de qualquer maneira prejudicando os alunos. Queremos que as negociações acontecem de maneira séria e tranquila. É necessário que sejamos conscientes e assim possamos chegar a um consenso da aplicação da lei da melhor maneira para todos”, concluiu o assessor jurídico.

A secretária adjunta de Educação, Maria Coelho, explicou um dos pontos discutidos sobre a aplicação da Lei do piso que seria o pagamento de hora extra para complementação das 16 horas dos professores. Para ela, a redução do tempo de interação do professor com aluno deve ser bem aproveitada para a preparação desse profissional. E destacou que as sete horas de planejamento devem ser cumpridas na escola no decorrer da semana.

Sou professora e defendo tudo que for bom para a categoria, pois sei que será bom para todos, principalmente para os alunos. Mas quanto ao pagamento de hora extra somos contra pelo fato de que, se há a redução da carga horária em sala de aula os trabalhos devem ser feitos na escola nas horas reservadas para planejamento, e assim melhorar a qualidade de ensino” disse a secretária.

Chapadinha tem 126 escolas na zona rural com salas multisseriadas de 1º ao 5º ano e na sede são 32 escolas de educação infantil ao 5º ano. De acordo com a secretária adjunta, as séries de 6º ao 9º, são mais fáceis para se fazer essa distribuição, mas nas outras turmas essa tarefa é mais complicada exigindo um tempo para que o município conclua o estudo que definirá a melhor maneira de funcionamento.

Para que isso aconteça estamos fazendo dois levantamentos. Um para se saber como as escolas funcionarão até dezembro desse ano e outro de como o sistema de ensino ficará a partir de janeiro de 2014”, concluiu a secretária.



A prefeita Ducilene Belezinha falou da redução da carga horária e esclareceu a posição do governo quanto a postura da categoria na auto aplicação da lei.

De acordo com Belezinha, cada município tem que se adequar à Lei, por isso foi pedido um prazo para ser feito o estudo, e antes do fim desse prazo, a categoria tomou essa postura.

Para a aplicação de maneira responsável precisamos levar em consideração 3 pontos: estudo de quanto servidores são necessários para não deixar nossos alunos sem aula. Precisamos ter o levantamento do orçamento do município, pois ainda estamos trabalhando com o orçamento de 2012 e ainda precisamos firmar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para conciliarmos a aplicação da lei e concurso público”, explicou Belezinha.

Ducilene Belezinha esclareceu ainda, que não acabará com o IPC e informou que o município realizará concurso público no decorrer desse ano. Não só para a área da educação, mas para outras áreas do poder público.

O concurso vem fortalecer o IPC que foi recebido quase falido. O valor que constava na conta era de R$ 219,00. Estamos fazendo um jogo de cintura para pagar a folha de pagamento dos aposentados”, afirmou a prefeita.

Um outro ponto, que foi destacado, foi a situação da Avenida Ataliba Vieira de Almeida (antiga Kennedy). O problema dos buracos na rodovia que vem causando transtornos aos moradores. Belezinha adiantou que o serviço no local será feito, mas por enquanto serão serviços paliativos, já o serviço definitivo será realizado com o cessar das chuvas.

Quanto ao Mercado Público Municipal, atualmente o local conta com 30 pessoas trabalhando para preservar o ambiente com a realização da limpeza.

Belezinha adiantou que já foi formalizado o pedido junto ao governo do Estado para a reforma do mercado municipal e informou ainda que foi enviado para a Câmara Municipal o projeto de Lei em caráter de urgência para que seja aprovada a desapropriação de um terreno, que fica próximo ao posto de saúde do bairro do Areal, para a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Ainda sobre a Saúde, Belezinha falou sobre o projeto de ampliação do Hospital Antonio Pontes Aguiar (HAPA), que deve ser aprovado pela Vigilância Sanitária do Governo Estadual, e que o município já garantiu o valor de um milhão de reais, por meio do deputado federal Cleber Verde. Quanto a falta de médicos, um problema que atinge todo o país, Belezinha informou que mais médicos estão sendo contratados para ampliar a grade médica no município.

Belezinha concluiu a entrevista esclarecendo que todas as ações realizadas e que ainda serão realizadas tem o objetivo de melhorar o município.

Nenhuma de nossas ações trarão prejuízos para o município. Onde tem porta aberta estamos entrando e deixando nossos pedidos e sempre voltamos para cobrar as respostas”, concluiu Ducilene Belezinha.


Assessoria de Comunicação
Fotos: Zé Ramalho

CHAPADINHA: Identificado o Corpo do Homem que Faleceu no Acidente de Moto




Identificado homem que foi morto em um grave acidente  no início  da noite desta sexta-feira (3), próximo a Churrascaria do Gaúcho.

Segundo informações repassadas ao Blog do Alexandre Cunha, pela direção do Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA),  a vítima é o lavrador  Antônio   Alves de Sousa,  65 anos, que residia no Bairro  Areal.

Reveja matéria - Clique aqui.

Curso de Auxiliar de Contabilidade Administrativo e Auxiliar Administrativo para o Programa de Estágio “VIVA PRIMEIRO EMPREGO” 2013 (GRATUITOS)



PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 
06 de maio no auditório do CE Raimundo Araújo das 7h30 as 11h.

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO:
- 1 XEROX DA CARTEIRA DE IDENTIDADE (TER NO MÍNIMO 17 ANOS COMPLETOS)
- 1 XEROX DO CPF;
- 1 XEROX DO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO ou DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO ou DECLARAÇÃO DE QUE ESTÁ CURSANDO O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO;
- 1 XEROX DO COMPROVANTE DE ENDEREÇO;
- 01 FOTO 3 X 4;

LOCAL: AUDITÓRIO DO CE RAIMUNDO ARAÚJO

PÚBLICO ALVO: 
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL QUE TENHAM NO MÍNIMO 17 ANOS DE IDADE COMPLETOS;
QUALQUER PESSOA QUE CONCLUIU O ENSINO MÉDIO (IDADE MÍNIMA 17 ANOS COMPLETOS)

PERÍODO: 3 MESES

CARGA HORÁRIA: 16h

AULAS/DIAS DA SEMANA:
SEGUNDA,TERÇA, QUARTA, QUINTA E SEXTA


TURMAS E VAGAS:
- AUXILIAR DE CONTABILIDADE (13h30 as 15h30)
- AUXILIAR ADMINISTRATIVO (15h45 as 17h45).

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR –SECTEC
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO MARANHÃO –UNIVIMA

PROGRAMA DE ESTÁGIO “VIVA PRIMEIRO EMPREGO” 2013
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC
PROGRAMA MARANHÃO PROFISSIONAL QUALIFICAÇÃO 2013

Atenciosamente, 

Supervisora: Chrisna Braga
Celular: (98) 9186-3332


CURSO PRÉ-VESTIBULAR 2013 (gratuito)!


PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 06 de maio no auditório do CE Raimundo Araújo das 7h30min as 11H e das 19h as 20h30min.

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO: 1 xerox da carteira de identidade e 1 xerox do CPF

LOCAL: AUDITÓRIO DO CE RAIMUNDO ARAÚJO

PÚBLICO ALVO: 
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL 
PESSOAS QUE CONCLUIRAM O ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 7 MESES

AULAS/DIAS DA SEMANA:
SEGUNDA,TERÇA,QUARTA,QUINTA E SEXTA

TURMAS E VAGAS: 
MATUTINO DAS (7: 30 AS 11:45 HORAS)
NOTURNO DAS (18:45 AS 22:00)

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR –SECTEC
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO MARANHÃO –UNIVIMA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC
PROGRAMA MARANHÃO PROFISSIONAL ETAPA PRÉ VESTIBULAR 2013

Atenciosamente,

Supervisora: Chrisna Braga
Celular: (98) 9186-3332


Diretora Regional de Educação da URE de Chapadinha, professora Edlene Sousa, participa do 2º Seminário de Acompanhamento Integrado, da SEDUC

As principais metas e ações estratégicas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para melhorar os indicadores educacionais do Maranhão foram discutidas, nesta sexta-feira (3), durante o 2º Seminário de Acompanhamento Integrado, realizado no auditório da Superintendência de Recursos Humanos da Seduc, no Monte Castelo.

Com o foco nas discussões sobre o desempenho dos alunos da rede estadual de ensino, o encontro contou com a participação do Secretário Pedro Fernandes, da equipe de gestão da secretaria, diretores de educação das Unidades Regionais de Educação (UREs), coordenadores regionais e técnicos do Programa Gestão Nota 10 e representantes do Instituto Ayrton Senna.

Durante o seminário, o secretário Pedro Fernandes destacou aos participantes a importância das conferências intermunicipais de educação, que estão acontecendo em todo Maranhão, para propor e discutir com os diversos segmentos da sociedade ações para uma educação de qualidade.

A participação nas conferências intermunicipais estão sendo extremamente positivas. Ao todo, serão 28 conferências em todo Maranhão. Já realizamos um total de 14, discutindo a educação com alunos, professores, pais, entidades de classe, prefeitos, vereadores, secretários e toda sociedade civil organizada. Uma verdadeira lição de cidadania e participação democrática na busca por uma educação de excelência para todos os maranhenses”, enfatizou Fernandes.



De acordo com o secretário, todos os esforços serão empreendidos no sentido de executar o plano de metas estratégicas, estabelecidos pela Seduc. “Vamos avançar na melhoria do nível de aprendizagem, com formação continuada de professores, valorização do profissional e melhoria do ensino em sala de aula; universalizar o ensino médio; implantar o regime de colaboração entre os entes federados (união, estado e município); e, por fim, combater o analfabetismo”, enumerou.


Tadeu Lima com o gestor regional/Chapadinha, Prof. Janio Ayres

Tadeu Lima, adjunto das Unidades Regionais de Educação, informou que paralelamente à realização das conferências, uma equipe técnica da Seduc está trabalhando em todos os municípios um levantamento da situação das escolas da rede. “Conversamos com alunos, professores e diretores, visando aproximar a secretaria da comunidade escolar, para juntos buscarmos soluções para as demandas do ensino público”, destacou.

Entre os assuntos debatidos no 2º Seminário de Acompanhamento Integrado, destacam-se: o desafio dos indicadores de desempenho; o papel e compromisso das lideranças com a melhoria do desempenho dos alunos; sistema de acompanhamento, monitoramento e avaliação das escolas; fluxo de acompanhamento: atribuições e rotinas para gestão central, regional e escolar, e outros.


Fonte: ASCOM – SEDUC MA

AFONSO CUNHA: Prefeito José Leane Autoriza Início das Obras do Aterro Sanitário



O Prefeito de Afonso Cunha, José Leane -PMDB, autorizou no ínicio da semana a ordem de serviço para construção do Aterro Sanitário da cidade. A obra foi viabilizada junto a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA para substituir o antigo lixão e faz parte da nova política de resíduos sólidos do Governo Federal visando a coleta seletiva do lixo.

A obra além da construção do Aterro Sanitário contempla ainda a aquisição de um caminhão compactador para a coleta do lixo e tem duração prevista para 120 dias. O Prefeito de Afonso Cunha José Leane destacou a importância da obra e a parceria do Deputado Federal Sétimo Waquim -PMDB, para que a obra fosse viabilizada.

Não posso deixar de destacar o apoio recebido do Deputado Federal Professor Sétimo Waquim para que a nosso Aterro Sanitário fosse viabilizado junto a FUNASA. Estamos tendo a oportunidade de cuidar dessa e das futuras gerações a medida que conseguimos dar ao lixo um local apropriado a fim de evitar que esse continuasse sendo manuseado de forma imprópria. Sem dúvida alguma uma grande conquista do nosso governo visando sobretudo o bem estar de nossa população”, disse ele.

O terreno que fora adquirido essa semana, passa pela etapa de terraplanagem.


*Com contribuição do Portal Afonso Cunha

VARGEM GRANDE: Preso Homem que Baleou Outra Pessoa no Centro da Cidade


Maciel Portela - vítima


Na noite desta sexta-feira (03) Maciel Portela, foi baleado em plena Praça da Matriz, em Vargem Grande. A tentativa de homicídio ocorreu por volta das 23h nas proximidades do badalado Facebar.

Devido uma discussão de bar, o rapaz identificado como Fábio dos Santos, desferiu um tiro de revolver calibre 38 a queima roupa. Ele estava acompanhado de mais dois rapazes.


Os três presos. O autor do disparo é o do centro

Os três estavam em um veículo Chevrolet Astra, de cor branca e após o crime empreenderem fuga com destino a cidade de Itapecuru-Mirim. Em ação conjunta entre as polícias de Vargem Grande e Itapecuru os três meliantes foram presos.

Imediatamente após o acontecido, Maciel foi trazido para São Luís. O destino foi o Hospital Djalma Marques, o Socorrão I.

Após passar por uma tomografia computadorizada foi detectado que o projetil perfurou a mandíbula, mas que não será necessário a realização de cirurgia.

Maciel ainda encontra-se no Socorrão I, consciente e conversando com os amigos, ao lado da esposa Cigarra. Ele está aguardando a chegada do especialista para que o mesmo possa dar o parecer e com fé em deus a alta.

SBRP: PM Prende Suspeitos de Tráfico




A Polícia Militar de São Benedito do Rio Preto, prendeu na última quarta-feira, dia 1 de maio, quatro homens suspeitos de tráfico de drogas.

A guarnição composta pelo 2° Sgt PM Pedro, Sd PM Arinaldo e Sd PM Henrique realizava uma ronda, quando, ao passar pela Rua Celino Sousa, se deparou com três indivíduos tentando arrombar uma casa. Os suspeitos disseram que tinham perdido a chave da casa.

Após a porta ser aberta, os PMs realizaram uma busca no interior da residência e encontraram uma pedra de CRACK com cerca de 48 gramas, além da quantia de R$500,00 e uma balança de precisão.

Ao ser interrogado, Jailson Frazão Pinheiro, o “Rau”, de 21 anos, residente em São Luis/MA, respondeu que tinha comprado de Wilame Jorge Silva Veloso, de 29 anos, e disse ainda que Wilame tinha mais drogas e que ele a estava vendendo na cidade em um veiculo Corsa Classic branco.

A guarnição saiu à procura do veículo encontrando-o por volta de 1h00 da madrugada da quinta-feira. Durante a revista foram encontrados no interior do Corsa cerca de 65 gramas de Crack, R$ 1.399,00 em dinheiro, um notebook, um GPS, uma câmera fotográfica e dois celulares, sem que fossem apresentadas as notas fiscais.

Em seguida, os policiais foram até a residência de Wilame, à Av. Brasil, no Centro daquela cidade, onde apreenderam um televisor 42', quatro alto falantes, duas caixas de som, um aparelho de som e um aparelho de DVD. Segundo a PM, Wilame não soube explicar a procedência.

Wilame Jailson foram autuados por tráfico de drogas. Os outros dois não tiveram os nomes divulgados.

*Com informações da PM de São Benedito do Rio Preto

sexta-feira, 3 de maio de 2013

ÁGUA DOCE DO MARANHÃO: sócio de empresa fornecedora de merenda escolar mora em palafita




Em consulta do Relatório de Fiscalização da CGU, encontrei um fato que acontece em muitos municípios do Maranhão: empresas de fachada são usadas para “fornecimento” de merenda escolar. Em Água Doce do Maranhão, por exemplo, um sócio-responsável de uma empresa fornecedora mora em uma espécie de palafita no Monte Castelo, em São Luís.

Pelo fornecimento de merenda, a empresa R.N.D. Nascimento recebeu R$ 178.326,45. Técnicos da CGU fizeram um levantamento e descobriram que na sede da empresa, no residencial Canudos, no Parque Vitória, funciona um bar. As fotos da sede da “empresa” constam do relatório da CGU.





Confira detalhes dessa fiscalização:

Quanto ao exercício de 2008, a Prefeitura disponibilizou o Processo nº 008/2008-CPL, relativo à Tomada de Preços nº 003/2008-CPL, cujo objeto foi a aquisição de gêneros alimentícios para a merenda escolar, que resultou na contratação da empresa R.N.D. Nascimento Ltda (CNPJ nº 08.987.578/0001-95), única licitante do certame, no valor de R$178.326,45 (cento e setenta e oito mil, trezentos e vinte e seis reais e quarenta e cinco centavos).

Realizados os procedimentos de confirmação externa quanto à existência e a participação da referida empresa nesta licitação, constatou-se o que se segue:

I) A empresa R.N.D. Nascimento Ltda (CNPJ nº 08.987.578/0001-95) não funciona no endereço constante nos documentos disponibilizados pela Prefeitura, que é o mesmo informado no Sistema CNPJ da Receita Federal, a saber: Av. José Santana, 24, Quadra-48 A, Canudos (próximo ao bairro Parque Vitória), São José de Ribamar/MA. Foram realizados registros fotográficos do local, onde atualmente funciona um bar/lanchonete;

II) A condição social do único sócio-responsável da empresa não condiz com a de um empresário que realiza transações comerciais no valor anual de R$178.326,45 (cento e setenta e oito mil, trezentos e vinte e seis reais e quarenta e cinco centavos), com fornecimento de alimentos para Prefeituras;

III) Ao receber o questionário anexo à Circularização nº 7746-9, de 12/03/2010, o sócio-responsável pela empresa informou que passaria o citado documento para o Sr. Flávio, que seria a pessoa que o representa nas negociações realizadas por sua empresa. No processo licitatório não há quaisquer documentos que indique o nome dessa pessoa como representante legal da empresa; e

IV) Em resposta ao supracitado questionário, respondido pelo próprio sócio-responsável pela empresa, foram confirmadas todas as informações Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno 41 Missão da SFC: “Zelar pela boa e regular aplicação dos recursos públicos.” 31º Sorteio de Unidades Municipais – Água Doce do Maranhão – MA relacionadas à participação da sua empresa na licitação em questão, e indicou ainda, o nome do seu representante legal, cuja rubrica coincide com a verificada na "Ata da Reunião da Comissão Permanente de Licitação para recebimento dos Envelopes de Habilitação e Propostas de Preços", mas não foi disponibilizado documento que o indicasse como representante legal da empresa. Em nenhum momento houve alusão ao nome do Sr. Flávio, que conforme exposto no item III, é quem toma a frente das negociações da empresa.

Ressalta-se, ainda, que a empresa disponibilizou cópias de notas fiscais referentes a vendas de alimentos à Prefeitura Municipal de Água Doce do Maranhão-MA, nos valores de R$140.012,00 (cento e quarenta mil, doze reais), no exercício de 2008, e de R$175.090,40 (cento e setenta e cinco mil, noventa reais e quarenta centavos), no exercício de 2009, perfazendo um total de R$315.102,40 (trezentos e quinze mil, cento e dois reais e quarenta centavos).

ARAIOSES: Temporal Deixa Cidade "Debaixo D’água"


Av Paulo Ramos perto do Prédio do Josino parecia um rio.

Na foto acima: Av Paulo Ramos, perto do Prédio do Josino, parecia um rio que invadiu as casas.

Um temporal que desabou na tarde do último dia 29 (abr), em Araioses, município distante de 232 km de Chapadinha, com duração de quase duas horas, deixou ruas alagadas e invadiu a casa de vários moradores.

Mesmo a cidade tendo um solo arenoso – que facilita a escoação das águas – mesmo assim, uma hora depois, as partes mais baixas de várias ruas continuavam alagadas dificultando a passagem das pessoas e veículos.

O inverno que demorou a aparecer fazendo que muitos achassem que iríamos ter mais um inverno ruim, quando veio, a partir de 19 de março foi com firmeza. Tem chovido bastante o que é bom para a produção de alimentos e as previsões dizem que nos próximos dias mais água desabar das nuvens transformando-se em chuvas fortes.




temporal-araioses1
temporal-araioses5
temporal-araioses4
Foto: 1- Tv Paulo Ramos com 28 de Julho; Foto: 2 – Rua Benjamim Constant; Foto: 3 – Campo do Alto São Manoel.



Bira solicita informações ao Ministério da Integração sobre o Tabuleiro de São Bernardo


A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na manhã desta terça-feira (30), o requerimento nº 148/2013, de autoria do deputado Bira do Pindaré (PT), para que seja enviado expediente ao Ministro de Estado da Integração Nacional.



O parlamentar solicita ao Ministro Fernando Bezerra Coelho informações sobre o tabuleiro de São Bernardo, da região do baixo Parnaíba do Maranhão, abrangendo os municípios de São Bernardo, Araioses e Magalhães de Almeida.


Assecom /Bira do Pindaré
.................................................

MATÉRIA RELACIONADA:



CHAPADINHA: Acidente Entre Duas Motos com Vítima Fatal


Segundo informa o Blog do William Fernandes, por volta das 18h20, desta sexta-feira, aconteceu um grave acidente entre duas motos que se chocaram na MA 230, no Bairro Boa Vista, próximo à Churrascaria do Gaúcho. De acordo com a postagem, populares não souberam informar se foi colisão frontal ou se o acidente aconteceu em função de erro na hora de uma ultrapassagem.

As motos são uma Bros e uma Fan 150, ambas de cor preta. Um viatura da Força Tática esteve no local, apurando os fatos.



Pelo menos um dos motociclistas ficou caído, em estado grave.

NOTA DESTE BLOG: Ligamos para o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), e a atendente nos confirmou o falecimento de um dos envolvidos, chamado Antonio.



Prefeita Ducilene Belezinha Anuncia que Fará Concurso Público Ainda Este Ano



Em entrevista concedida à Rádio Cultura FM, na tarde desta sexta-feira (3), a prefeita Ducilene Belezinha anunciou, que ainda este ano a prefeitura irá realizar concurso público. A prefeita garantiu que o concurso vai abranger todas as áreas da administração municipal.

Belezinha disse ainda que o executivo estar fazendo um levantamento das demandas de servidores em todos os departamentos e secretarias de sua gestão. O edital deve ser lançado no segundo semestre.



Confirmado: Chapadinhense é Considerado o Líder do Bando que Assaltou BB em Miguel Alves-PI



O jornalista/blogueiro Luis Carlos Jr., do blog CN1 - obteve, com exclusividade, a foto de "Zezinho da Chapadinha", ele foi identificado nesta quinta-feira (02)  pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) durante entrevista coletiva em Teresina-PI, como um dos bandidos que participou do assalto a agência do Banco do Brasil em Miguel Alves-PI na última terça-feira (30).

Mantivemos contato com alguns policiais da cidade de Chapadinha, que   informaram  ao CN1 que o individuo atende pela alcunha de "Zezinho da Chapadinha", é natural desse município e teve várias  passagens pela polícia.

Nesta sexta-feira (03) o comandante do Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) da Polícia Militar do Piauí, capitão Fábio Abreu, informou que "Zezinho da Chapadinha", é considerado líder do bando e conhecido como assaltante de bancos no Maranhão, o mesmo residia em Teresina. O policial informou ainda que ele teria participado do assalto na agência de Miguel Alves  ocorrida, em 2009. 

Considerado pelos policiais como perigoso, "Zezinho da Chapadinha" continua foragido.

Arquivo do blog