As principais metas e ações estratégicas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para melhorar os indicadores educacionais do Maranhão foram discutidas, nesta sexta-feira (3), durante o 2º Seminário de Acompanhamento Integrado, realizado no auditório da Superintendência de Recursos Humanos da Seduc, no Monte Castelo.
Com o foco nas discussões sobre o desempenho dos alunos da rede estadual de ensino, o encontro contou com a participação do Secretário Pedro Fernandes, da equipe de gestão da secretaria, diretores de educação das Unidades Regionais de Educação (UREs), coordenadores regionais e técnicos do Programa Gestão Nota 10 e representantes do Instituto Ayrton Senna.
Durante o seminário, o secretário Pedro Fernandes destacou aos participantes a importância das conferências intermunicipais de educação, que estão acontecendo em todo Maranhão, para propor e discutir com os diversos segmentos da sociedade ações para uma educação de qualidade.
“A participação nas conferências intermunicipais estão sendo extremamente positivas. Ao todo, serão 28 conferências em todo Maranhão. Já realizamos um total de 14, discutindo a educação com alunos, professores, pais, entidades de classe, prefeitos, vereadores, secretários e toda sociedade civil organizada. Uma verdadeira lição de cidadania e participação democrática na busca por uma educação de excelência para todos os maranhenses”, enfatizou Fernandes.
De acordo com o secretário, todos os esforços serão empreendidos no sentido de executar o plano de metas estratégicas, estabelecidos pela Seduc. “Vamos avançar na melhoria do nível de aprendizagem, com formação continuada de professores, valorização do profissional e melhoria do ensino em sala de aula; universalizar o ensino médio; implantar o regime de colaboração entre os entes federados (união, estado e município); e, por fim, combater o analfabetismo”, enumerou.
Tadeu Lima com o gestor regional/Chapadinha, Prof. Janio Ayres
Tadeu Lima, adjunto das Unidades Regionais de Educação, informou que paralelamente à realização das conferências, uma equipe técnica da Seduc está trabalhando em todos os municípios um levantamento da situação das escolas da rede. “Conversamos com alunos, professores e diretores, visando aproximar a secretaria da comunidade escolar, para juntos buscarmos soluções para as demandas do ensino público”, destacou.
Entre os assuntos debatidos no 2º Seminário de Acompanhamento Integrado, destacam-se: o desafio dos indicadores de desempenho; o papel e compromisso das lideranças com a melhoria do desempenho dos alunos; sistema de acompanhamento, monitoramento e avaliação das escolas; fluxo de acompanhamento: atribuições e rotinas para gestão central, regional e escolar, e outros.
Fonte: ASCOM – SEDUC MA