WebNet

WebNet

sábado, 19 de setembro de 2009

Segundona - Pendência Judicial Pode Tirar o Chapadinha da Competição

Time corre o risco de ser eliminado do Estadual, por conta de uma divida adquirida. O julgamento estava marcado para esta sexta-feira (18), na sede da federação maranhense. Equipe deixou de pagar a quantia de aproximadamente R$ 900, referente às despesas com a arbitragem da partida contra o Santa Quitéria, no dia 30 de agosto.

O Chapadinha mal iniciou participação na Série B do Estadual e já corre o risco de se despedir muito antes do previsto. Em uma sessão marcada para acontecer, às 17h da última sexta-feira (18), na sede da Federação Maranhense de Futebol (FMF), o Galo da Chapada, seria julgado pela 2° Junta Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).


Tudo por conta de uma dívida adquirida pelo clube na estréia da competição, contra o Santa Quitéria, no dia 30 de agosto, quando a equipe deixou de pagar a quantia de aproximadamente R$ 900, referente às despesas com a arbitragem da partida. O prazo para o time quitar a dívida junto à federação encerrou-se no último dia 11, mas, no entanto, no dia em que antecedeu o julgamento (quinta-feira, 17), o clube ainda não havia efetuado o pagamento.

Representação
Segundo o diretor técnico da FMF, José Alberto o “Geografia”, a direção do Chapadinha entrará com uma representação no tribunal, para que seja marcada uma nova data para quitação da dívida. A equipe de reportagem de O Imparcial Online tentou contato com o presidente do Galo da Chapada, Magno Bacelar (foto a esquerda), para obter maiores detalhes sobre a defesa do time, mas o telefone estava fora de área.

Caso seja condenado, o Chapadinha será eliminado da competição e ainda será obrigado a pagar uma multa, e ainda ser até impedido de participar de competições organizadas pela federação. O meia Tupã, do Moto e o volante Evandro (foto a direita), do Chapadinha, expulsos na última partida do dia 9, também entraram na pauta de julgamento, por ato indisciplinar, e poderão pegar de 2 a 3 jogos de suspensão.

URE/Chapadinha Visita Escolas da Região

Membros da equipe pedagógica da Unidade Regional de Educação (URE), composta pela gestora regional Almiralice Hortegal (foto) e os técnicos Francisco Barros, João Lima, Socorro Pinto e Maria Coêlho, estiveram realizando um longo trajeto, deslocando-se de Chapadinha para uma longa agenda de visitas à várias escolas da rede estadual de ensino na regional do Baixo Parnaíba.

As visitas compreenderam municípios como São Bernardo, Araióses, Água Doce, Paulino Neves, Tutóia, Santana do Maranhão e Magalhães de Almeida no período de 25 a 27 de Agosto de 2009.

A meta era diagnosticar as necessidades reais das escolas da rede estadual de ensino nos principais municípios que compreendem a área de abrangência da Unidade Regional de Educação.

Após a coleta desses dados, a intenção é torna-los público às autoridades e orgãos competentes no intuito de viabilizar dentro de suas possibilidades a solução dos problemas encontrados.


A gestora regional de educação, Almiralice Hortegal, enfatizou que iniciativas como essa continuarão a ser desempenhadas contribuindo com o desenvolvimento educacional de todo o Baixo Parnaíba.
Por Antenor Ferreira - www.blog-interligado.blogspot.com

Homem de Buriti de Inácia Vaz Morre Afogado no Pará

Manoel Vaz da Silva (foto), 52 anos, no ultimo dia 12 saiu rumo a um acampamento no conhecido “Antigo Sacolão” 25km da sede de Canaã dos Carajás, estado do Pará, junto com mais oito familiares. Segundo informações de familiares, por volta das 2h da madrugada, ele teria ido tomar banho ou beber água e começou a se debater. Familiares e outras pessoas tentaram ajudá-lo, mas não conseguiram.

Começou uma busca para encontrar Manoel, amigos e familiares estavam à procura com esperanças de encontrá-lo ainda com vida. Sem o paradeiro dele acionaram o corpo de bombeiros de Parauapebas na manhã seginte e ao chegar no local, segundo o filho de Manoel, Júnior, 15 minutos depois e próximo ao exato local do afogamento o corpo de Manoel surgiu na superfície da água. O corpo de Manoel Vaz foi encontrado ás 11h45.

Ele era casado com a D. Maria da Conceição e tinha 3 filhos. Ele era maranhense do município de Buriti de Inácia Vaz, e morava em Canaã dos Carajás desde 1991 com toda família e tinha varias profissões entre elas a de armador.
Por: Tiago Negreiros - www.clickcanaa.com.br

MERECER A TERRA: COMUNIDADES QUILOMBOLAS E MEIO AMBIENTE EM MATA ROMA E ANAPURUS NO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE

As comunidades quilombolas de Bonsucesso, município de Mata Roma, Baixo Parnaíba maranhense, por décadas, escutaram mal o chamado da parafernália da indústria cultural e por isso continuam tocando seus tambores de crioula e balançando suas fitas de seus bumba-meu-boi pelas décadas afora. Outros, de fora, concluiriam o contrário: a indústria cultural deveria batizar os folguedos populares para que a sociedade os cumprimente e os remunere. Como não bateram palmas para a indústria cultural, as comunidades quilombolas de Mata Roma dimensionam as suas realidades sócio-econômicas de acordo com os sentidos históricos que cada palavra assumiu, ao longo do tempo, no sabor das festas, das brigas, das viagens, das reuniões de família e etc.

As comunidades quilombolas do Baixo Parnaíba se sujeitaram aos ditames das elites maranhenses como se fossem bois no pasto: prontos para o abate. Alguns representantes da elite local, e isso incluem membros do judiciário, querendo continuar com essa norma, desconfiam do merecimento das comunidades quilombolas se autodenominarem como tradicionais, e, por isso, merecedoras de tratamento especial por parte do Estado, e adjudicam a elas um discurso de que qualquer um pode fazer isso. Aqueles que querem diferença no trato que mereçam, sovinam esses senhores.

Quem merece o quê? O grau de merecimento a qualquer coisa depende de como a sociedade vê a ascensão social e o desenvolvimento econômico em seu seio. Quaisquer movimentações em sentidos contrários como fazem as comunidades quilombolas no Baixo Parnaíba maranhense se apartar-se do convívio. O que deveria acontecer é justamente o contrário, porque as movimentações das comunidades quilombolas por dentro do Cerrado, da Caatinga, da Floresta Amazônica e da Mata dos Cocais comprovam que as suas atividades econômicas são pouco impactantes do ponto de vista ambiental.

As comunidades tradicionais de Mata Roma e de Anapurus, assim como os de outros municípios do Baixo Parnaíba maranhense, merecem manter as áreas de uso comum sob as suas tutelas mais que seculares, pois um dia, um ano, uma década e um século viram meros normatizadores do tempo quando o que está em jogo é bem mais do que isso. A Associação do Povoado de Morros, município de Anapurus, rivalizou com os “gaúchos” por uma área de mais de 600 hectares e ganhou a causa e o senhor Totonho, morador da comunidade de São João, município de Mata Roma, municia seus descendentes com áreas de Chapada em Mata Roma e Anapurus para as próximas décadas sem divagar sobre possíveis ofertas de compra.
Os plantadores de soja mereceriam comprar essas áreas? O Isael é primo do Zé Curuca, presidente da Associação dos Morros, e parabeniza o seu primo pelas luta contra os “gaúchos’ e pela proibição no desmate de bacurizeiros. Ele desatou um pouco os nós da Chapada do seu Totonho ao lembrar-se de uma área em que a pessoa senta para esquecer o mundo. Afora essa divagação, Isael faz parte do projeto "Educação Ambiental no Baixo Parnaíba para jovens quilombolas: ciranda agroecológica”, uma realização do Fórum Carajás e da Associação de Preservação do Riacho Estrela e do Meio Ambiente, cuja proposta é promover a capacitação de jovens lideranças quilombolas do Município de Mata Roma em temáticas agroecológicas voltadas para a conservação da mata ciliar do Riacho Estrela e desenvolvimento consciente do cerrado Maranhense.

Entre os dias 12 e 13 de setembro de 2009, foi ministrada na comunidade de São João pelo professor Itaan Santos, da Universidade Estadual do Maranhão, a oficina sobre sistemas agroflorestais. A oficina de sistemas agroflorestais permitiu aos participantes tomar conhecimento sobre as possibilidades de tornarem seus quintais e suas roças produtivos, diversificados e ambientalmente sustentáveis sem precisar toca fogo, gerando renda e assegurando uma boa alimentação para suas familias.
___________________________________
Por: Mayron Régis, assessor Fórum carajás - http://www.forumcarajas.org.br/
Imagens meramente ilustrativas

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Encontro de Contadores de Chapadinha

Na foto: Os Contadores Edvan Carvalho e Franklin Petrônio
Por Sousa Neto - Em uma tarde muito descontraída, no último dia 5, a Delegacia Regional dos Contadores do Baixo Parnaíba em Chapadinha, recebeu seus associados na Associação Cangaia, onde foi realizada algumas partidas de futebol soçayte e ao final do encontro todos desfrutaram de um saboroso churrasco acompanhado de "geladas" e também se divertiram dançando com o som ambiente.

O encontro organizado pelo atual delegado regional, Edvan Carvalho, teve como objetivo fazer uma aproximação entre contabilistas e a entidade, e contou com a presença de associados e convidados, alguns vindo de São Luís.

Em conversa com este site, o delegado regional de Chapadinha, Edvan Carvalho, fez uma explanação sobre a Delegacia Regional que dirige, apresentando as estruturas e disponibilizando dados pertinentes à classe contábil, destacando a importância da integração que deve acontecer entre todos os associados.


Segunda Etapa de Vacinação Contra Pólio

Acontece, neste sábado (19), das 8h às 17h, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta é imunizar 665.828 mil crianças com menos de cinco anos. A ação envolverá os 217 municípios maranhenses, sob a coordenação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com as secretarias municipais de Saúde.

A primeira etapa, realizada no dia 20 de junho, 100% das crianças de 0 a 4 anos foram vacinadas. A campanha de vacinação, tem como tema "Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar".

Os postos de vacinação funcionarão das 8h às 17h.

Chapadinha sedia encontro de dirigentes da Caema

Na foto: Roberval Soares, Gerente Regional da Caema, em Chapadinha
No último dia 10 e 11 de setembro a Unidade de Negócio de Chapadinha realizou uma reunião de Gerenciamento das Unidades de Negócio da Caema no Interior do Estado, com a finalidade de fazer uma análise conjunta dos procedimentos realizados nas áreas comercial e operacional nos últimos três meses em cada unidade da companhia.
O evento que contou com a participação de Unidades de Negócio do interior e de chefes das Divisões Comercial e de Operação, além dos encarregados dos Sistemas de Abastecimento de Água, chefe do Departamento Comercial, funcionários da Diretoria de Operação, da Assessoria Jurídica, da Assessoria de Planejamento, da Comissão de Otimização do Controle de Energia, da Superintendência Regional e da Diretoria Administrativa e Financeira discutiu através de apresentações individuais, de cada gerente da unidade acompanhado do chefe comercial, as ações desenvolvidas pelos mesmos e as dificuldades encontradas para o gerenciamento das atividades.
A próxima reunião acontecerá em São Luís com a participação das Unidades; chefes das Divisões Comercial e de Operação; Departamento Comercial; Assessorias Jurídica e de Planejamento; Superintendência Metropolitana; e Diretorias de Operação e Administrativa e Financeira.
Com informações da Secretaria de Comunicação

EMBOSCADA: Funcionário da Prefeitura de Brejo é Baleado

por Luis Carlos Júnior - www.tvmirante.blogspot.com
O funcionário da prefeitura de Brejo, Fernando Mesquita, foi baleado por uma pessoa até agora não identificada. De acordo com Alessandro Gomes de Castro, delegado da 3ª DRC, Fernando foi emboscado.

Prepararam uma situação que levou a vítima até uma estrada vicinal próximo ao posto de combustível planalto, quando Fernando chegou ao local, viu uma pessoa e foi baleado no peito esquerdo, informa o delegado. Fernando Mesquita, foi transferido as pressas para um hospital em Teresina (PI) juntamente com um agente da polícia civil que esta fazendo a escolta da vítima. Fernando trabalhou na delegacia de Brejo por 17 anos como escrivão (emprestado pela prefeitura de Brejo a polícia civil).

Para o delegado não há dúvidas de que a tentativa de assassinato foi planejado e que a pessoa que atirou tinha amizade com ele para que ele saísse de sua casa e fosse para um local isolado sem desconfiar de nada.

A polícia investiga se ele tinha alguma inimizade, algum passado de briga com alguma pessoa que tivesse a vontade de matá-lo. A polícia aguarda o restabelecimento da vítima para que ela possa revelar outros detalhes da emboscada. O estado de saúde de Fernando é grave, segundo informações, mas é estável.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Agência de Chapadinha Não Adere à Greve Nacional dos Correios

Na foto: Agência dos Correios de Chapadinha (MA) - Fone: (98) 3471-1224
Mais uma categoria em greve no Maranhão. Ontem, quarta-feira (16) foi a vez dos funcionários dos Correios que suspenderem as atividades por tempo indeterminado. De acordo com os grevistas, cerca de 70% dos trabalhadores operacionais aderiram ao movimento.

Na lista de reivindicação, entre outros itens estão à realização imediata de concurso público e a redução da jornada de trabalho. No entanto, serviços com hora certa - Sedex 10 e Sedex Hoje e Disque Coleta, que dão garantia de data de entrega, estão suspensos. Já as entregas de correspondências judiciais e do setor hospitalar não devem ser alteradas com a paralisação.

De acordo com o diretor de Administração e Patrimônio do Sindicato dos Empregados dos Correios e Telégrafos no Maranhão (Sintect-MA), Maximiliano Velasques, a categoria está requerendo de imediato a contratação de 350 funcionários, através da realização de concurso público; a redução da jornada de trabalho de 8 horas para 6 horas; e a reposição das perdas salariais desde 1995.
Em Chapadinha, a agência dos Correios não aderiu à greve nacional. A unidade do município permanece funcionando normalmente nesta quinta-feira (17). Os funcionários da agência por enquanto não aderiram à greve nacional por tempo indeterminado, que começou nessa quarta-feira (16) e foi decidia em assembléias regionais na noite da última terça (15). A última proposta da estatal foi de 4,5%, recusada pelos servidores.
Com informações de O Imparcial

Caminhão atropela e mata jovem no Bairro da Corrente

Texto e Fotos: William Fernandes - Blog Tv Mirante
O jovem Geraldo de Sousa Ramos Filho, conhecido como Geraldinho, de 28 anos, teve morte imediata, após ser atropelado por um caminhão do Armazém Mateus, por volta das 14h30, na entrada da Rua Benedito Oliveira Cunha, cruzamento com a Avenida Presidente Vargas. Após o acidente, o motorista do caminhão evadiu-se do local.

Um caminhão da mesma empresa, placas de Balsas-MA, foi encontrado estacionado no posto Vemasa. Daniel Diniz, representante do Armazém Mateus em Chapadinha, apareceu no local está o veículo e disse à polícia que havia recebido uma ligação do escritório central da empresa informando ser este o caminhão que atropelou o jovem e que o motorista iria apresentar-se posteriormente.

O acidente
Testemunhas contam que, por volta das 2 e meia da tarde, um caminhão da prefeitura estava recolhendo lixo na Avenida Presidente Vargas e alguns veícluos aguardavam logo atrás. O motorista do caminhão do Armazém Mateus, que estava atrás dos veículos, no sentido Centro/Corrente, não quis esperar e entrou de repente à direita, na Rua Benedito Oliveira Cunha, sentido bairro Campo Velho, quando atropelou Geraldinho, que estava parado, em sua bicicleta, justamente esperando os veículos passarem.

Caminhão que teria sido abandonado pelo motorista

Os garis que estavam trabalhando na limpeza da avenida gritaram ao motorista, dizendo que ele teria matado o rapaz. O motorista do caminhão evadiu-se para rumo ignorado. Minutos depois vários parentes da vítima apareceram no local e, transtornados, procuravam informações sobre o paradeiro do motorista.

Geraldinho morava com a mulher, na casa do pai dele, Geraldo de Sousa Ramos, no Bairro da Corrente. Ele não tinha filhos.

DOIS ACIDENTES FATAIS EM MENOS DE 3 DIAS
Com informações de J. Coutinho
Este foi o segundo acidente com vítima fatal ocorrido em Chapadinha em menos de 3 dias. Na segunda-feira, dia 14, por volta das 8 horas da noite, morreu o mecânico João Gomes de Sousa Filho, o Júnior, filho dos proprietários do Clube do Vaqueiro. Ele também era Dj. do Clube.
O acidente aconteceu na Avenida Senador Vitorino Freire, próximo à Assembléia de Deus. De acordo com informações da Polícia Militar, Júnior teria tentado desviar de uma mulher, Raimunda Lima Pontes. A mulher foi atingida e teve uma perna fraturada. Ela foi levada para São Luís. Júnior sofreu múltiplas fraturas, sendo uma exposta no crânio e morreu a caminho da Capital maranhense.

De acordo com informações da polícia, no momento do acidente, o mecânico estaria com capacete, mas apenas na metade da cabeça. Júnior era residente à Travessa João lopes, Aparecida. Raimunda Pontes mora na Rua Diomedes Vieira Passos.

Casos de Polícia

www.tvmirante.blogspot.com
Festa acaba em morte no interior de Buriti
Por Luis Carlos Júnior
Uma discussão entre duas famílias acabou em morte no povoado Domiciano, zona rural do município de Buriti de Inácia Vaz, distante 72 quilômetros de Chapadinha.

De acordo com a Polícia Militar, Jadiel Pereira Viana, 19 anos, que reside no povoado Sapucaia, desferiu uma profunda facada no peito esquerdo de Bonifácio Pereira Caldas Junior, 18 anos de idade, que residia no povoado Pimenta naquele município.

Bonifácio ainda foi encaminhado para o hospital de Buriti de Inácia Vaz, mas acabou falecendo quando dava entrada. Jadiel, foi preso horas depois e encontra-se preso na delegacia de Buriti à disposição da justiça. A arma utilizada para matar a vítima, uma peixeira de 14 polegadas, foi apreendida pelos policiais.

Acidente com morte em Buriti
Ainda em Buriti, um acidente envolvendo uma motocicleta e uma bicicleta acabou em morte. Segundo policiais militares daquele município, o acidente aconteceu no povoado Oriente. Luiz Aguiar Araújo Sousa, 49 anos, residente na rua Inácia Vaz, s/n, pilotava uma moto XTZ Yamaha 125, placa NHM-2505 numa estrada vicinal que dá acesso ao povoado quando colidiu com a bicicleta de Maria Euzamar Botelho da Silva, de 65 anos, residente no povoado Oriente. Com o choque, o motociclista Luiz Aguiar acabou morrendo no local e a ciclista Maria Euzamar teve várias escoriações e foi encaminhada para o hospital daquele município.

Homem mata cadela a tiro
Um homem conhecido por Clemilton, matou com um tiro de espingarda (garrucha de fabricação caseira), uma cadela pertencente a Gilson Ramos da Luz que reside na rua Lucídio Frazão – Parque Independência. Segundo a PM que atendeu a ocorrência, o animal encontrava-se em frente à residência de Gilson, quando o acusado desferiu o tiro que matou a cadela. Ainda de acordo com a PM, Clemiton, que é vizinho do dono da cadela, (e que só se sabe o primeiro nome), após cometer o ato , evadiu-se do local.

Assalto no parque
Ivonaldo Frazão dos Reis, 21 anos, foi preso em por uma patrulha da Polícia Militar que fazia ronda no Praça do Viva onde está funcionando o parque de diversão. De acordo com os policiais, Ivonaldo roubou o celular de uma jovem que passeava pelo parque. Assim que foi roubada, ela acionou a PM que de imediato prendeu em flagrante Ivonaldo Frazão. Com ele foram encontrados o aparelho celular da vítima e uma faca de serra.

Animais soltos, perigo constante
Animais soltos são um perigo para os motoristas que trafegam pela BR-222. Carlos Araújo Siqueira é mais uma vítima desses animais. Dirigindo a sua L-200 Triton, por volta das 19h55, o motorista foi surpreendido por uma vaca nas proximidades da Vila Isamara. Carlos Araújo ainda tentou desviar, mas o veículo acabou atingindo o animal que morreu no local. O motorista nada sofreu. Houve apenas danos materiais no veículo.

Assalto na porta de casa
Por William Fernandes
No início da noite do último dia 14, quando terminava de guardar o carro na garagem de sua residência, um empresário do ramo de material de construção foi abordado por ladrões armados com revólver. Eles apontaram a arma para o empresário e levaram apenas o celular.

Escolinha de Futebol Torre do Sol tem novo coordenador

O coordenador da Escolinha Despertar Talentos, de Chapadinha, Miguel Vitorino dos Anjos Neto, é o novo coordenador da Escolinha do Parque Aquático Torre do Sol. Ele assume a vaga deixada pelo ex-coordenador Jadilson, que está na comissão técnica do Chapadinha Futebol Clube.

Com uma vasta experiência em trabalhar com as categorias de base de Chapadinha, onde fundou a Escolinha Despertar Talentos, Miguel vê com muita satisfação esse novo desafio. "Recebí com muito prazer o convite da organização do Parque e prontamente aceitei. É um reconhecimento pelo trabalho que venho fazendo há muitos anos nas categorias de base da cidade, e certamente vou procurar fazer o meu melhor para retribuir essa confiança que eles estão depositando em mim".

Além da Escolinha de Futebol do Parque Aquático Torre do Sol, Miguel também ficará a frente das atividades esportivas realizadas no parque.
Dean Franklin - Blog Mirante na Bola

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

UEMA divulga resultado do vestibular para cursos a distância

Confira aqui o resultado do vestibular UemaNet.
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulga a relação de aprovados no vestibular para cursos a distância, coordenados pela UemaNet.

As vagas oferecidas pelo UemaNet para 31 municípios, foram destinadas aos novos cursos de graduação Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Pedagogia e para o curso de Formação Pedagógica.

Das 4.650 vagas oferecidas para os cursos de graduação, foram preenchidas 4.375. Para o curso de formação pedagógica, das 1.550 vagas ofertadas 719 foram preenchidas.

Os aprovados devem aguardar o edital de inscrição que será publicado no site da Uemawww.uema.br – e do UemaNet- www.uemanet.uema.br .

Confira a seguir o nome dos aprovados nos cursos de gradução e no curso de Formação Pedagógica .

Nasce a filha do empresário Eduardo Sá

Na manhã desta terça-feira (15) nasceu Maria Eduarda Sá, filha do empresário e Agrônomo Eduardo (Emflora) e Ilza Sá (Jornal Diversidades). A pimpolha também é afilhada da Diretora do LocalNoticias, Brendha Gomes.

A pequena que estava programada para vir ao mundo em novembro antecipou a vinda e deu o ar de sua graça por volta da 10 horas, medindo 47 centímetros e pesando 2 quilos. O parto foi realizado pelo médico e amigo da família, Dr. Israel, e da esposa, e enfermeira, Jordânia. Por ter nascido prematura Maria Eduarda foi encaminhada para São Luís para a Clínica São Marcos. Apesar do susto, mãe e filha passam bem.
Este portal deseja felicidades ao casal!!

Procissão de Encerramento dos Festejos de Chapadinha

Texto e Fotos: Sousa Neto
Os Festejos da Padroeira de Chapadinha - "Nossa Senhora das Dores", encerrou-se na tarde desta terça-feira, dia 15. A procissão deste ano, que simboliza o término das festividades, foi considerada a maior de todos os tempos. Mais de 20 mil pessoas percorreram o trajeto de quase 3,5 quilômetros que iniciou na frente da Matriz, às 16h e terminou por volta das 19h, também, em frente a Matriz. No final da procissão, uma novidade: uma queima de fogos de artifícios, patrocinada pela prefeitura, que durou cerca de 5 minutos.

Atualmente, os Festejos de Chapadinha é uma grande expressão da religiosidade da população chapadinhense, e porque não dizer, da região do Baixo Parnaíba, isto ficou óbvio ao assistirmos a procissão que reuniu um número incalculável de visitantes, que compareceram para pedir graças ou pagar as alcançadas. Durante o percurso, ouviram-se hinos sacros que incentivam o povo a cantar e a rezar.

O encerramento culminou-se com a realização de um bingo de uma Moto 0Km (oferecida pela loja Adrenalina Motos, de Chapadinha) e sorteio de dois prêmios (um aparelho celular e uma bicicleta). Os fiéis, lotaram a Igreja, quando a imagem de Nossa Senhora das Dores adentrou a Matriz. Outros, acenderam velas ao redor do Cruzeiro, ato que simboliza o agradecimento por uma graça alcançada.

Veja Mais imagens em nossa Galeria de Fotos (na Coluna estática a direita)...

107 mil jovens serão capacitados pelo Cetecma

Centro Pólo no Baixo Parnaíba fica em Brejo a 72 Km de Chapadinha.
Qualificar e incluir. Essas são as principais metas do Centro de Capacitação Tecnológica de São Luís (Cetecma) no Maranhão. A partir do plano de ação 2009-2010, lançado em junho deste ano, o centro prevê capacitar, em diversos cursos nas áreas da tecnologia, 107 mil alunos em 10 municípios maranhenses (São Luís, Imperatriz, Pinheiro, Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Caxias, Codó, Pedreiras, Santa Inês).

De acordo com o superintendente de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Sólon Lula, as parcerias com as instituições públicas e privadas facilitam as ações de inclusão e formação profissional. "O nosso objetivo é capacitar jovens e encaminhá-los para o mercado de trabalho por meio de convênios firmados entre empresas e entidades, entre elas o Nepe, Sebrae, Senar e Senai".

Todos os cursos oferecem material didático e certificado. Mais informações pelo endereço www.cetecma.ma.gov.br.

Veja lista de alguns cursos oferecidos

- Biologia

- Química

- Qualificação em Linux

- Qualificação em Informática

- Montagem e Manutenção de Computadores

- Matemática

- Introdução em Informática

- Física

- Eletricidade

- Auxiliar de Laboratório

- Agente Ambiental

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Show de Sacode e Sacudido em Chapadinha Supera Expectativas!

Texto e Fotos: Sousa Neto
Alegria, agitação e muita energia positiva foi o que marcou o show de prévia do Bloco BCC para o Carnaval 2010, com a participação pra lá de especial das eletrizantes bandas Forró Sacode & Forró Sacudido, realizado nesta segunda-feira (14), na área livre da Asserca (Associação dos Servidores da Caema).

Uma mega estrutura foi montada ao estilo "Marafolia" e Tony Guerra e sua “trupe” tocaram músicas como Tchê, Tchê, Tchê, Mulher Bandida e a Dança da Cobra levantando a galera que superlotou o ambiente, com muita gente bonita, que juntas consagraram o melhor show das bandas dos últimos tempos em Chapadinha.


"Muito obrigado a todos vocês que junto com a Sacode e Sacudido fizeram um de nossos melhores shows aqui na região, que com certeza vai ficar na história de alegria e emoção da galera bonita de Chapadinha. A saudade já pegou a gente de jeito e esperamos contar com todos vocês "sacodeiros" de plantão, em outras vindas à Chapadinha" - comentou entusiasmado Tony Guerra, vocalista da Sacode.

Este show selou de vez a afirmativa de que as bandas Forró Sacode e Forró Sacudido já conquistaram e cativaram o público chapadinhense.

Segundo Moraes, proprietário do Bloco BCC e organizador do evento, a expectativa de público superou imensamente. "Foi pensando em agradar todas as tribos que a direção e coordenação do evento decidiu permanecer com o forró já que o festival é conhecido como a mistura de ritmos" - disse Moraes, à nossa reportagem.

Confira MAIS imagens em nossa Galeria de Fotos (na Coluna à direita)...

Baixo Parnaíba Ganha Mais de 200 km de Estradas

Dando continuidade às obras do Plano Rodoviário, do Programa Viva Infraestrutura, o secretário Max Barros assinou, nesta segunda-feira (14), as Ordens de Serviço (OSs) para a restauração de mais de 200 km de estradas na região do Baixo Parnaíba. Os serviços contemplam dois trechos da MA-034, sendo o primeiro de 122 km, entre Chapadinha e São Bernardo, e o segundo de 86 km, entre Coelho Neto e o entroncamento com a BR-316, nas proximidades de Caxias.

Em Coelho Neto, as OSs foram assinadas em solenidade no Teatro Municipal, da qual participaram o prefeito Soliney Silva, o prefeito de Buriti de Inácia Vaz, Nenê Mourão, e o deputado Marcos Caldas (PTB - foto).

Segundo Max Barros, a previsão é de que as obras comecem imediatamente e sejam entregues até o fim do ano.

Além da restauração dos dois trechos da MA-034, o Programa Viva Infraestrutura prevê ainda a restauração completa da estrada que liga São Bernardo a Pirangi, também na região do Baixo Parnaíba, possibilitando a conclusão de todo o anel viário local. A obra já está licitada e a Ordem de Serviço dever ser assinada em breve.

Seduc Abre Inscrições Gratuitas Para Encceja - 2009A

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu as inscrições gratuitas para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2009), que podem ser realizadas somente pela Internet, por meio do endereço www.encceja.inep.gov.br/inscrição. O prazo é até as 23h59 do próximo dia 30. As provas de ensino fundamental serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Para a inscrição no Encceja o candidato deve, na data de realização da primeira prova, ter no mínimo 15 anos completos para o nível de ensino fundamental. Para validade de inscrição do exame, a idade do participante é requisito fundamental. No ato da inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente indicar a área de conhecimento de sua opção e o município no qual pretende realizar suas provas.

Atendimentos especiais
Os candidatos com necessidades educacionais especiais interessados em participar do Encceja deverão declarar, no ato da inscrição, o tipo de atendimento especial de que necessitam para realizar as provas. Aos participantes com deficiência visual total serão oferecidas provas em braile. Para os participantes com dificuldade de locomoção serão oferecidas salas de fácil acesso. Aos candidatos em situação de surdez será oferecido, durante a realização da prova, auxílio de pessoa com domínio na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e os com deficiência mental que necessitam de apoio para leitura, ou marcação das questões do exame, será garantido o tempo dilatório de uma hora.
Ascom/Seduc

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Inauguração da Nova Loja Manancial Informática

Por Sousa Neto - Com o intuito de oferecer mais conforto aos clientes e atender o crescimento da demanda, nesta segunda-feira (14), foi realizada a inauguração da nova loja Manancial Informática, agora em seu prédio próprio, situado à avenida Presidente Vargas, 15 - no Centro de Chapadinha, oferecendo mais espaço e sofisticação. Em comparação a outra loja, esta foi ampliada e ganhou um lounge no primeiro piso, onde são expostos e testados todos os produtos oferecidos pela loja. Toda a parte de exposição de produtos foi ampliada, criando inclusive áreas de exposição e atendimentos centrais. Toda a ampliação da loja ficou evidenciada pelo generoso design arquitetônico na parte frontal. Onde se destaca também a climatização do ambiente.

A loja ganhou mobiliário novo e novas gôndolas, trazendo um layout mais moderno. A altura das gôndolas foi reduzida para facilitar o acesso aos produtos e a disposição dos móveis permitirá maior circulação dos clientes pelos corredores das seções. A comunicação visual também foi toda renovada para melhor identificar as seções e produtos pelos clientes.

A inauguração aconteceu durante todo o dia, das 9h às 18h. Seja o primeiro a conhecer a nova loja Manancial Informática e ganhe brindes: camisetas, bolsas e cupons para concorrer a um lindo Notebook e um PlayStation 2.


Em todas as compras, você terá desconto de 10% e poderá parcelar em até 10x no cartão de crédito.

Parabenizamos e desejamos sucesso aos proprietários Francisco Caeté e Marinalva!

Veja as imagens em nossa Galeria de Fotos (na coluna estática a direita) ou Clique Aqui! e Aqui!


Santa Quitéria Vence Viana e Assume Liderança da Segundona

Jornalista William Fernandes - www.tvmirante.blogspot.com
O Santa Quitéria venceu o Viana por 3 a 1, na tarde deste domingo (13), em Santa Quitéria, pela segunda rodada do torneio, digo "Campeonato Maranhense da Segunda Divisão 2009" (ihihihih, desculpem, mas não dá pra não rir quando chamam isso de campeonato).

Os gols da Raposa foram marcados por Hudson (foto), Elano e Ivandro. Chicão descontou para o Viana e depois foi expulso.

Com a vitória, o Santa assumiu a liderança da segundona, com 4 pontos, o mesmo número de pontos do Moto, mas com 2 gols contra um de saldo positivo de seu adversário.

A terceira e última rodada do 1º turno será próximo domingo, 20 de setembro, com dois jogos iniciando às 15h45:

Chapadinha x Viana - No Lucídio Frazão

Santa Quitéria x Moto - No Rodrigão

Santa Quitéria e Moto só dependem de si para conquistarem o título do turno e a vaga na 1ª Divisão de 2010. Já o Chapadinha precisa vencer o Viana por uma diferença de pelo menos 2 gols e torcer por um empate entre Santa e Moto.

PM e Guarda Municipal Realizam Blitzes Durante Festejo

Texto e foto (acima): jornalista William Fernandes - Blog TvMirante
A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal de Chapadinha estão realizando blitzes por toda a cidade, inclusive nas duas entradas, durante o período do Festejo da Padroeira.

Segundo o Major Edvaldo Mesquita (foto ao lado), comandante da 4ª Cia/PM e o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Kerly Pimentel, o objetivo das fiscalizações é evitar a entrada de criminosos, o que é comum nessa época e, que, menores e pessoas inabilitadas dirijam veículos e venham a provocar acidentes.

Veículos com documentação irregular, sendo conduzidos por pessoas nesta situação, serão apreendidos e levados ao pátio da 6ª Ciretran, além de receberem multa.
Foto ao lado: by Sousa Neto

Supermercados Não Abrirão A Partir do Próximo Domingo (20)

Texto e foto: jornalista William Fernandes - Blog TvMirante
Ontem, dia 13, foi o último dia em que os maiores supermercados de Chapadinha funcionaram aos domingos. Os donos dos principais supermercados da cidade reuniram-se recentemente e decidiram não abrir mais as portas neste dia para descansar e dar uma folga também aos funcionários que, na maioria deles, não ganham hora-extra.
Foram pouquíssimos os supermercados ou mercadinhos que não aderiram à idéia. Estes terão que contratar mais gente para trabalhar aos domingos, do contrário, não atenderão à demanda de clientes a contento.
Agora fica a pergunta: será que vão contratar mais gente mesmo? E, se contratarem, será que vão pagar hora-extra?

Pedro Fernandes e o ‘bode russo’ do Judiciário

O deputado Pedro Fernandes (PTB) foi um dos poucos parlamentares que tiveram coragem de criticar o aumento para ministros do STF semana passada. Por questões óbvias - medo de represálias e reflexo imediato no próprio salário do parlamentar - os colegas ficaram calados.

Ele lembrou que o vencimento de médicos, professores engenheiros, veterinários, agronômos são “ridículos”, na contramão dos recebidos pelos membros do Poder Judiciário. “Nós deveríamos mostrar para os juízes que, neste momento de crise econômica, eles deveriam abrir mão, sim, deste aumento, como abriram mão muitos funcionários públicos, como estão abrindo mão os aposentados deste país”, disse.
Blog Décio Sá - Imirante.com

Arquivo do blog