WebNet

WebNet

quarta-feira, 4 de março de 2009

As chapadas insolentes de Urbano Santos e Santa Quitéria - Baixo Parnaíba Maranhense

Imagem meramente ilustrativa
Desviem-se: empregar os bacurizeiros das chapadas insolentes do Baixo Parnaíba maranhense e a teima das comunidades de São Raimundo e Bom Principio – município de Urbano Santos – que travaram possíveis projetos de soja ou eucalipto do senhor Evandro Loez para mais de três mil hectares de área de chapada – transbordante de bacurizeiros e pequizeiros – quase ao pé do município de Anapurus -, para que o Incra vistorie a área e crie um projeto de assentamento federal.
Para o agronegócio da soja e do eucalipto, os limites territorial, fundiário, social, cultural, histórico, econômico e ambiental praticamente inexistem de um município para o outro ou intra-municipio porque passa dia e passa menos dia as atividades de demarcação de terras, desmatamento e queima de mata nativa em baterias de carvoaria e plantios de soja e/ou eucalipto por parte de proprietários de terra e empresas de reflorestamento congestionam as demais atividades econômicas, sociais e ambientais existentes nos municípios e praticadas por dezenas de comunidades agroextrativistas do Baixo Parnaíba maranhense.
Afora digerir e repetir sem pensar o discurso altamente positivista – tipo “ordem e progresso” - de que grandes empreendimentos geram muitos empregos, dificilmente os articulistas e jornalistas da malta local responderiam quem eram os mais de mil trabalhadores que marcharam em defesa do licenciamento da Margusa/Gerdau pelo primeiro de maio de 2007 no município de Urbano Santos. Certos articulistas e jornalistas noticiaram esta marcha e seus currículos desbotaram muito por que seus comentários atendiam apenas o lado de quem arrendava, a Paineiras, e a arrendante, Margusa/Gerdau.
Faz mais de vinte anos que a Paineiras cronometra mais da metade das terras de Urbano Santos e Santa Quitéria e os seus trabalhadores são, em sua maioria, moradores locais, mas para os municípios como um todo, quais foram os ganhos? Sabemos das perdas. Queda na produção de farinha d’água, perda da biodiversidade, diminuição da vazão do rio Boa Hora, concentração de terras e especulação em cima dessas terras por parte de plantadores de soja. Um desses plantadores de soja, o Sr. Gilmar, dono de áreas em Brejo, Chapadinha e Santa Quitéria, tenta aliciar os povoados do Pólo Coceira para liberarem sua entrada em mais de vinte mil hectares que a Paineiras se diz dona. Os moradores rejeitaram a proposta do senhor Gilmar e pretendem resistir aos correntões, aos fornos e aos eucaliptos da Paineiras quando ela quiser entrar.

__________________________________________
Mayron Régis, jornalista Fórum Carajás - Esse texto faz parte do programa Territórios Livres do Baixo Parnaíba, apoiado pela ICCO e realizado de forma conjunta com a SMDH, CCN e Fórum em Defesa do Baixo Parnaíba

Detran promove encontro de Ciretrans

Na foto, Dr. Ilmar Motta Sousa, diretor da 6ª Circunscrição Regional - Chapadinha
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) promove, a partir desta quarta-feira (04) até sexta-feira (06), o I Encontro de Chefes das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). O objetivo do encontro é manter as 15 Circunscrições do estado atuando de forma alinhada na mesma frente, discutindo procedimentos adotados pelo órgão nas áreas operacional, administrativa e financeira.

O evento será realizado no auditório da sede do Detran, na Vila Palmeira, a partir das 9h. O diretor-geral do órgão, Clodomir Paz, fará a apresentação dos novos membros de diretorias, assessorias e coordenações que compõem o Detran.

O diretor geral do Detran, Clodomir Paz, explica que um dos momentos mais importantes do encontro será quando os chefes das Ciretrans terão a palavra. "Os 15 representantes das Circunscrições Regionais de Trânsito terão uma ótima oportunidade para exporem suas reivindicações, dúvidas e sugestões de melhoria, que contribuirão com o nosso trabalho, sempre focando na excelência de nosso atendimento à população, esforço que é visto como prioridade para o governo estadual", explicou Clodomir.
Ciretran/Chapadinha
O diretor da 6ª Ciretran/Chapadinha, Dr. Ilmar Motta Sousa, nos confirmou que estará presente ao encontro.

Associação Real Brasil aniversaria e comemora parcerias

Na foto ao lado, Óseas Lopes Filho, o Manin, da A.R.B.
por Sousa Neto
Em reunião realizada no dia 19 de janeiro último, com a diretoria executiva, conselho fiscal e conselho de sócios, foi aprovado as atividades do 24° aniversario da Associação Real Brasil (a associação aniversaria dia 3 de março). A programação ficou assim definida:

De 28/02/ à 01/03
- Futebol no estadio municipal Lucídio Frazão;

- Volley de areia e society nas categorias sub-12,14,16,35, sem limite de idade no CT.

No último dia 28, foi realizada a eleição da nova diretoria e na próxima sexta-feira, dia 07, às 20h00, será finalizado o aniversario com a posse da nova diretoria, entrega das premiações aos campeões, sorteio de tres premios e a festa será animada pela banda musical REAL BRASIL.

Quadra para Futsal
Numa parceria firmada entre Associação Real Brasil e Associação ZT Austria, com a fiscalização do ministerio publico em 2007, foi firmado um convenio com objetivo de atender crianças, adolescentes, jovens e deficientes fisicos. O primeiro passo, foi a construção do muro 195×100 com tijolos. O segundo passo está sendo a construção de uma quadra de futsal 35×25
A Sociedade Esportiva Real Brasil, vem a publico agradecer aos austríacos por estarem peocupados com os nossos jovens chapadinhenses na sua formação.

segunda-feira, 2 de março de 2009

UFMA convoca aprovados no vestibular

A Pró-reitoria de Ensino da UFMA já divulgou o edital de convocação dos candidatos aprovados no Vestibular 2009 (PSV) para o primeiro semestre. No Campus da capital e nos demais campi, o período de matrícula vai de 04 a 06 de março, pela manhã, das 8h às 12h, e pela tarde, das 14h às 18h.
Este ano o processo de matrícula sofreu modificações no local de realização. Candidatos aprovados para cursos, em São Luís, da área de Humanas e Sociais, deverão se dirigir para o Laboratório I de Informática do curso de Comunicação Social. Já os candidatos aprovados para área de Biológicas, da Saúde, de Exatas e Tecnológicas, devem se dirigir para o Laboratório II de Informática daquele mesmo curso. Os laboratórios se localizam no Centro de Ciências Sociais e ficam próximos à Rádio Universidade Fm.
Para quem foi aprovado em cursos dos campi do interior do estado, as matrículas serão realizadas na respectiva cidade, nos seguintes locais: Secretaria Acadêmica do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (Imperatriz), Secretaria Acadêmica do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (Chapadinha - foto ao lado), Secretaria Acadêmica do Campus (Codó).
Os alunos podem se informar sobre o dia e o horário reservado para o seu curso, por meio do edital da Proen, disponível em http://www.ufma.br/editais/arquivos/edital_030_2009_proen.pdf
Com informações da UFMA

Drª Eugênia Neves é empossada em Itapecuru

A juíza Eugênia de Azevedo Neves (foto), foi empossada na manhã da última sexta-feira (27), a nova magistrada da 1ª Vara da comarca de Itapecuru. Drª Eugênia atuava na 2ª Vara da Comarca de Chapadinha, ela assume o cargo da juíza Maria José França que foi promovida para São Luís.
Estiveram presentes na solenidade de posse a desembargadora Nelma Sarney, e os juízes Sebastião Bonfim, diretor do Fórum de São Luís, e Luís Carlos Dutra dos Santos e desembargador Raimundo Freire Cutrim.
Currículo - Na magistratura desde 1993, a juíza atuou inicialmente como substituta na comarca de São José de Ribamar. Passou por Arari, Santa Inês, Presidente Dutra e Alcântara e Chapadinha. A magistrada ocupa a sexta posição da lista de antiguidade da entrância intermediária, critério para promoção ao cargo de juíza auxiliar de entrância final (São Luís).
Com informações do TJ/MA

Arquivo do blog