WebNet

WebNet

sábado, 26 de junho de 2010

Territórios Livres do Baixo Parnaíba são Beneficiados com Casas Digitais

Por: Sousa Neto - Com informações de Juvenal Neres de Sousa

Foi realizado de 22 (terça) à 24 (quinta), em Brasília-DF, o Encontro da 9ª Oficina para Inclusão Digital. Evento do Governo Federal teve como objetivo principal, debater ações e projetos de inclusão digital no País.

Conforme publicação no Diário Oficial da União (Pg. 119. Seção 3 - de 29/05/2010), foi assinado o Acordo de Cooperacao Tecnica celebrado entre MDA e Estado (via Univima), visando a Implantação de 33 (trinta e três) Casas Digitais. Está sendo agendado uma reunião entre Delegacia do MDA e Seplan/Setecma para homologar a execução do convênio. Neste ato, destaca-se a conjunção de esforços entre participes.

As 33 Casas Digitais (espécie de “lan house” contento dez computadores e um kit de áudio visual) serão distribuídas nas áreas rurais dos Territórios da Cidadania do Estado do Maranhão, bem como implantação de Casas Digitais pelo Projeto Territórios da Cidadania e capacitação de agricultores(as) jovens e adultos mulheres residentes nas comunidades selecionadas.

Ressaltamos que destas 33 Casas Digitais conquistadas para o Maranhão, nove são para municípios do Território do Baixo Parnaíba, incluindo num total de 16 municípios, sendo 4 para Chapadinha, distribuídas para as localidades PA (Programa Assentamento Federal) Canto Ferreira, Laranjeira, Cercadinho e Vila União (Casa Família Rural). Os outros municípios beneficiados são Magalhães de Almeida, Tutóia, Buriti e São Benedito do Rio Preto.

Reconhecemos o esforço do membro do CODETER (TR Baixo Parnaíba) Juvenal Neres de Sousa (ASA-MA/CONSEA-MA), que esteve presente no encontro em Brasília, no processo de animação e motivação deste importante convênio para os Territórios Rurais do Maranhão, o qual articulou muito bem esta demanda das 33 Casas Digitais conquistadas para o estado, em especial à nossa região.

Na foto: Juvenal Neres com seu inseparável "Notebook"

Militância Presente

Cerca de dois mil militantes do PT participaram da convenção que homologou o nome da governadora Roseana Sarney à reeleição. Essa turma da foto estava sendo comandada por Edmilson Carneiro (no centro da foto).

Blog Décio Sá - Imirante.com

II Ano do Arraial da Amizade

Acusamos, ao mesmo tempo que agradecemos, o recebimento do Convite para participarmos de uma grande NOITE JUNINA, promovida pela Loja Maçônica "Oliveira Roma", que reserva aos presentes uma vasta programação cultural e uma variedade de comidas típicas.

O "arrasta pé" acontece neste sábado, dia 26, na área livre da Loja Maçônica, a partir das 19h. Nosso muito obrigado aos organizadores, em especial ao amigo Delmar Carneiro, que nos entregou o Convite, pessoalmente.

Briga por prefeitura acaba em tiros em Água Doce do Maranhão

Manifestantes tentaram invadir no início da tarde da última sexta-feira, 25, a casa do atual prefeito de Água Doce do Maranhão, Raimundo Camilo. O fato teria ocorrido após a partida entre Brasil e Portugal. Durante a confusão uma pessoa, partidária do prefeito, teria atirado cinco vezes contra um dos invasores, que ainda não foi identificado. A informação do incidente foi confirmada pela polícia local, mas a autoria dos disparos, não.

As primeiras informações dão conta que um dos tiros teria atingido a perna da vítima. O estado de saúde da pessoa atingida pelo tiro não foi divulgado.

Eleição complementar é suspensa
O município vive um clima de tensão por conta da disputa política. A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármem Lúcia, determinou a suspensão da eleição suplementar marcada para este domingo, 27 de junho e decidiu pelo o retorno do prefeito José Eliomar Dias (PMDB - na foto) ao cargo até o julgamento do mérito da questão pela Corte.

Com isso o presidente da Câmara, que ocupava o cargo de prefeito deverá se afastar. E, inevitavelmente, o clima esquenta entre os partidários dos dois grupos políticos.

Raimundo Camilo, presidente da Câmara dos vereadores, assumiu o executivo municipal quando o então prefeito José Eliomar (PMDB) teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 23 de março de 2010. Por determinação do TSE, o presidente deveria assumir a gestão até a realização de novas eleições.

O Imparcial Online

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Thayse Carneiro - Ídolos 2010 - Audição Fortaleza-CE

Finalmente, na noite da última quinta-feira (24), os chapadinhenses puderam "matar suas ansiedades" pra ver a nossa Thayse Carneiro participando da seletiva de audição na capital cearense Fortaleza. Confira no vídeo abaixo este inesquecível momento, tanto para ela como para nós que estamos torcendo muito pelo seu sucesso.

Governo Antecipa Pagamento para este Sábado

Para que os servidores públicos estaduais possam brincar o São João com mais tranquilidade e dinheiro no bolso, o Governo do Estado decidiu antecipar o pagamento dos salários para este sábado (26). Pelo calendário, o funcionalismo receberia seus vencimentos somente a partir de 29 de junho, Dia de São Pedro.

Com a mudança no calendário, todos os funcionários receberão o pagamento no sábado (26), incluindo aposentados e pensionistas, servidores da Casa Civil, da Defensoria Pública Estadual, da Controladoria Geral do Estado, da Procuradoria Geral do Estado, Corregedoria Geral do Estado, das Secretarias, das Unidades Regionais, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, ativos e reformados, além servidores de Autarquias, Fundações e de Empresas Públicas.

Ascom

Sucesso absoluto: abertura do Arraial da Chapada das Mulatas Atrai Multidão

Por: William Fernandes - Blog Tv Mirante

Como já era esperado, a primeira noite do
Arraial da Chapada das Mulatas, promovido pela prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Cultura, atraiu uma multidão de pessoas. 19 danças e quadrilhas de escolas da rede municipal de ensino, das zonas urbana e rural, se apresentaram, arrancando aplausos de todos.

A chegada das brincadeiras à Praça do Povo foi em grande estilo, com carroças enfeitadas e professores, diretores e alunos pra lá de animados. A secretária municipal de educação, Enir Lima agradeceu a todos os que colaboraram para que este momento pudesse acontecer. Ela agradeceu uma a uma as diretoras de escolas e lembrou que a prefeita foi uma das principais entusiastas da idéia de fazer abertura do arraial com as danças das escolas municipais.


O secretário municipal de cultura,
William Fernandes, abriu o arraial, desejando que todos se divirtam muito e que Deus abençoe o arraial e os brincantes, livrando-os das más línguas dos que desejaram o fracasso do evento.

A prefeita Danúbia Carneiro, acompanhada de alguns secretários e vereadores, foi uma das mais animadas durante as apresentações. Ela chegou até a descer do palco para ver de perto as apresentações. Quem também não escondia a animação era o ex-prefeito Magno Bacelar, que tinha acabado de chegar de São Luis e ainda comemorava o fato de seu nome ter sido retirado, pelo TCU, da lista dos inelegíveis.

A presença do parque de diversões, criticado por alguns no início, foi motivo de reconhecimento por todos que freqüentaram o arraial. Muitos até disseram que no período do festejo da padroeira o parque deve ser montado novamente na Praça do Povo.

Após as apresentações das brincadeiras juninas, houve a apresentação da banda do Projeto Social do Real Brasil. Os meninos, formados na própria escolinha do projeto fizeram bonito e já garantiram presença em outra noite no arraial.

Segunda Noite
Hoje será o segundo dia de arraial, com apresentações de diversas brincadeiras de vários bairros da Chapadinha. No palco, haverá a apresentação da Banda Muleky Atrevido. As apresentações das danças começam a partir das 20h30.

Festa à tarde
A prefeita anunciou que se o Brasil vencer Portugal no jogo de daqui a apouco pela Copa da África, haverá show com o grupo Muleky Atrevido durante a tarde.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Assaltada Agência dos Correios de Vargem Grande

Mais um assalto foi registrado na última terça-feira (22), na cidade de Vargem Grande. Desta vez, o local escolhido pelos criminosos foi a agência dos Correios, do município. Os meliantes conseguiram levar dois aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro, ainda não divulgada pela agência.

Clique aqui para ver vídeo com a matéria na íntegra (TV Difusora/Vargem Grande)

TCU Retira Magno Bacelar dos Inelegíveis

O rol dos inelegíveis enviado pelo TCU (foto) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi retificada no início da tarde desta quinta-feira (23) com a retirada do nome do ex-prefeito Magno Bacelar da lista. Com a correção do erro que deixou de observar um recurso do ex-prefeito anulando um processo e voltando outro à fase inicial, não resta qualquer embaraço para a candidatura de Magno Bacelar, que no momento desta postagem (por volta das 15h) participa da Convenção que homologará a candidatura de Roseana Sarney ao Governo do Estado.

Blog do Alexandre

SEMED Realiza Pré-Escolha do Livro Didático 2011

Nesta quarta-feira (23) os professores da zona rural da rede de ensino se reuniram na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para Análise e Pré-Escolha dos Livros Didáticosdas respectivas áreas. Os encontros que teve início na última segunda-feira (21) acontece até o dia 4 de julho.

Após breve reflexão sobre o ensino das matérias lecionadas e a importância da seleção do livro, os professores realizaram leitura das resenhas das obras ali pré-selecionadas no PNLD 2011. Cada um pôde fazer a apresentação da resenha lida. Após a apresentação, os professores conheceram o quadro comparativo das coleções, que está presente no guia e avalia os principais critérios.

Os professores foram orientados a retomar a análise do guia com os colegas de área na escola, a fim de fazerem uma pré-escolha das obras. A Secretaria marcará um outro momento para que cada área socialize sua pré-escolha e busquem juntos coleções que venham de encontro ao seu projeto político pedagógico. O encontro teve como objetivo fortalecer a transparência na escolha dos livros didáticos, de 6º a 9º ano, que serão utilizados nas escolas da rede municipal a partir de 2011.

Esse momento é de reflexão para a escolha do livro didático de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada escola”, afirmou a Coordenadora Pedagógica de Gestão Escolar, Profª Francilene Lima de Melo, que ministrou o encontro.

Para a secretária municipal de Educação, Enir Ferreira Lima, o evento é importante porque promove a discussão das questões pedagógicas relativas à escolha do livro e oferece subsídio aos professores na análise das obras. “Essa discussão é fundamental para que os profissionais da educação possam avaliar a ferramenta pedagógica que é o livro com seriedade e transparência para escolher a melhor obra, de acordo com a realidade e necessidade da escola”, ressaltou.

A escolha definitiva dos livros didáticos para o ano de 2011 será realizada em um outro momento ainda a ser agendado pela SEMED, dentro de uma lista de livros e editoras pré-selecionados através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FDNE). A seleção envolve as disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, além da Língua Estrangeira Inglês , sendo esta última inserida pela primeira vez na rede municipal de ensino.

Por: Sousa Neto - Leia mais no blog da SEMED/Chapadinha

SEMED Desenvolve Projeto de Tratamento de Água nas Escolas

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) vem desenvolvendo nos últimos dois meses, o tratamento da água consumida nas escolas da rede pública municipal de ensino. O projeto foi denominado de "Água Fonte de Desenvolvimento". O mesmo surgiu através das diversas solicitações feitas por professores e funcionários dos centros de ensino, passando a fazer parte do Plano de Metas da SEMED, sendo prontamente atendidos pela secretária municipal de Educação, Enir Ferreira Lima, no início de suas atividades à frente desta secretaria.

A medida consiste em realizar, periodicamente, coletas de amostras da água dos poços que abastecem as escolas. Segundo a equipe técnica responsável pelo tratamento, a medida consiste das seguintes etapas: as amostras são coletadas e levadas ao laboratório onde são realizadas análises bacteriológicas e físico-químicas com o intuito de constatar se há, ou não, a presença de algum tipo de anormalidade na qualidade da mesma. Sendo positivo o resultado, será feita uma intervenção com produtos químicos e realizado uma nova análise para a comprovação da desinfecção do poço. Só então, a água do mesmo é liberada para consumo.


"Posteriormente, este projeto será ampliado às escolas da zona rural do município, viabilizando desta forma, a diminuição da incidência de possíveis doênças veiculadas por meio hídrico" enfatizou a secretária, Enir Lima.
Por: Sousa Neto - Ascom/SEMED
Com informações de Valter Ferreira - Funcionário Público

D&C Publicidades Realizará Noite de Gala para Entrega do Troféu Qualidade Chapadinha 2010

Charles e Dainara Aguiar (D&C Publicidades) idealizadores do evento

Por: Sousa Neto -
Acontece próximo dia 30, a partir das 19h30, no primeiro piso da Confraria, a edição do Troféu Qualidade Chapadinha 2010. O momento será privativo, aberto somente a convidados (exceto à imprensa), com som ao vivo, onde será servido um elegante jantar de gala com pratos regionais e internacionais. Mais uma realização da D&C Publicidades, diga-se, Charles Aguiar e Dainara Aguiar.


Segundo informações dos organizadores, o objetivo do evento é de reconhecimento municipal e regional à empresários e profissionais liberais que tenham iniciativa ousada, dinâmica e que se preocupam com o bem estar social, da sua empresa ou negócio, bem como da comunidade em geral.
O Troféu Qualidade Chapadinha 2010, vem para consolidar toda a sociedade, com o maior objetivo de todos, mostrar a excelência dos gestores da nossa cidade e toda região.

Serão contemplados com o Troféu Qualidade Chapadinha 2010, conforme regulamento dos realizadores, as seguintes categorias: Gestor Público, Empresário Destaque, Empresário Empreendedor, Mulher do Ano, Gente que Faz, Profissionais do Ano, e Grupo Empresarial Regional Destaque.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cléa Mendes Assume Departamento de Iluminação Pública

Nesta foto: Cléa Mendes com o vice-governador João Alberto de Sousa

Por: Sousa Neto -
Na última terça-feira (22) a prefeita Danúbia Carneiro empossou em seu gabinete na Prefeitura Municipal a micro-empresária Cléa Mendes, como nova Chefe do Departamento de Iluminação Pública, de Chapadinha. O cargo era ocupado por Mônica.

Cléa, já é bastante conhecida no meio político de Chapadinha. Já participou ativamente de várias campanhas políticas, e ultimamente se encontrava afastada por optar seguir carreira de empresária no ramo de lojista de roupas e acessórios. Mas recentemente recebeu o convite da prefeita, primeiramente para assumir a direção de um dos CRASs, que por fim, ficou definido sua colocação no Departamento Municipal de Iluminação Pública. O convite foi prontamente aceito com muita alegria, visto que, segundo ela, terá um contato direto com a população e isto vem ser muito gratificante para o engrandecimento do seu trabalho.

A nova Chefe, Cléa Mendes, já exerceu várias funções na esfera pública municipal, destaques para os cargos de Secretária Municipal de Obras e Transportes, Assessora Especial e Diretora de Departamentos.

Procurada por este blog, Cléa nos disse que será um trabalho de reestruturação no sentido das mudanças que estão acontecendo no modelo energético brasileiro. "A Prefeitura está acertando em fazer as modificações necessárias para manter o Departamento no caminho certo, para que as mudanças colocadas sejam feitas da maneira mais rápida possível. Também trabalharei para melhorar assim como o atendimento aos consumidores, em suas reclamações e necessidades. Venho com a missão de fazer um trabalho com afinco, honradez e ética, com a qualidade a serviço do consumidor, com o melhor de nós" – afirmou a nova Chefe.

TSE suspende eleição suplementar em Água Doce

A ministra do TSE Cármem Lúcia determinou nesta quarta-feira (23) a suspensão da eleição suplementar em Água Doce do Maranhão e o retorno do prefeito José Eliomar Dias (PMDB) ao cargo até o julgamento do mérito da questão pela Corte. O novo pleito estava marcado para este domingo. O TRE já foi comunicado da sentença.

A magistrada atendeu recurso ajuizado pelo advogado Willamy Alves dos Santos contra decisão do tribunal maranhense que cassou o prefeito por abuso de poder político. Ele é acusado de contratar servidores no período eleitoral.

Segundo o advogado, o Ministério Público Eleitoral ajuizou uma Aime (Ação de Investigação de Mandato Eletivo) contra José Eliomar Dias (foto), mas não citou o vice-prefeito José de Jesus Rocha Rodrigues. A citação foi feita pelo juiz de Araioses de ofício, o que não teria validade. Agora o mais provável é que, no julgamento do mérito da questão no TSE, o processo seja extinto.

Leia aqui a íntegra da decisão. Abaixo, o trecho em que a ministra trata da decadência do prazo de citação do vice-prefeito:

“É, portanto, incontroverso que a diplomação dos eleitos deu-se no dia 18.12.2008, uma quinta-feira, tendo o prazo decadencial para a propositura da ação de impugnação de seus mandatos se iniciado no dia 19.12.2008, sexta-feira.

Com o advento do recesso forense, no dia 20.12.2008, o prazo decadencial para a ação, que se esgotaria no dia 2.1.2009, foi prorrogado para o dia 7.1.2009. Contudo, a citação do litisconsorte necessário foi determinada pelo juiz eleitoral apenas no dia 19.1.2009, doze dias após consumada a decadência.

Embora a ação de impugnação de mandato eletivo tenha sido proposta contra o prefeito no prazo certo (dia 22.12.2008), operou-se a decadência em relação ao vice-prefeito. Isso porque o prazo para a propositura da AIME esgotou-se, ao invés de renovar-se, no dia 7.1.20096. Vinculados os mandatos e incontornável o prazo constitucional do art. 14, § 10, não há como a ação progredir apenas contra o prefeito.

Em regra, a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral exige, em casos de propositura da ação de impugnação apenas contra o mandato do prefeito, que a correção do polo passivo deve dar-se, via emenda à inicial, dentro do prazo decadencial da ação (REspe 36272, Rel. Min. Arnaldo Versiani, 18.12.2009).

Ainda que se adotasse o entendimento quanto à possibilidade da citação ex officio do litisconsorte necessário, certo é que também essa providência deveria ter sido adotada dentro do prazo decadencial da Aime, o que não ocorreu.”

Fonte: Blog Décio Sá - Imirante.com

4ª CI/PM Recebe 12 Viaturas Sendo 3 Para Chapadinha

Por: Sousa Neto - No início da tarde da última terça-feira (22) o vice governador João Alberto de Sousa, representando a governadora Roseana Sarney, esteve em Chapadinha, para fazer a entrega 12 viaturas para a 4ª Companhia da Polícia Militar, para reforçar a segurança na Região do Baixo Parnaíba. Destas, 3 ficarão em Chapadinha e as demais para outros municípios do Baixo Parnaíba que estão sob a jurisdição da 4ª CI/PM.

João Alberto disse que "a entrega das viaturas reforça o compromisso do Governo do Estado de garantir mais segurança aos maranhenses e de combater, com firmeza, a criminalidade na região. Os números demonstram que os crimes vêm diminuindo. Com estas novas viaturas, os municípios poderão também nos ajudar nesta árdua missão de oferecer mais tranqüilidade ao nosso povo", afirmou.

Cada viatura está equipada com um giroflex, espaço para um pequeno xadrez e com identificação padronizada para cada município.

"Com as ações do governo na área de segurança, o policial militar ganha motivação maior para aprimorar o serviço oferecido à população maranhense. Estamos todos de parabéns, a Polícia Militar e os municípios, com estes benefícios”, disse o comandante da PMMA, Major Edvaldo Mesquita.
Imagem meramente ilustrativa

Magno Bacelar consegue efeito suspensivo de condenação no TCU e diz ter garantido a candidatura

O ex-prefeito de Chapadinha e ex-deputado estadual Magno Bacelar, o Nota Dez (DEM), conseguiu na tarde desta terça-feira (22) uma Certidão do Tribunal de Contas da União (TCU) que informa estar sob efeito suspensivo o processo relativo à prestação de contas de sua gestão, em tramitação naquela Corte de Contas.

Com o documento, Bacelar (foto) entende que poderá ser candidato normalmente nas eleições de outubro, até julgamento do mérito do seu caso.

certidao marcos

- Eu não tive direito a ampla defesa. Por isso recorri e tenho garantido o efeito suspensivo - garantiu o ex-prefeito, que está em Brasília.

O ex-prefeito aparece na lista divulgada ontem pelo TCU, que apresenta o nome de todos os gestores e ex-gestores públicos com condenações na Corte de Contas. No Maranhão, há 729 gestores nesta situação.

A Certidão é assinada pelo Secretário de Recursos do TCU, Junnius Marques Arifa.

Segundo o documento, Magno Bacelar interpôs recurso de Reconsideração (…) nos autos do Processo TC-002.017/2008-2, o que foi conhecido pelo Exmo. Sr. ministro Raimundo Carreiro, com efeito suspensivo (…).

O efeito suspensivo em favor do ex-prefeito tem validade até o julgamento do mérito dos processos.

Blog Marco D'Eça - Imirante.com

terça-feira, 22 de junho de 2010

Novas Eleições em São Bernardo

*Por: Sousa Neto - O prefeito do município de São Bernardo, José Raimundo da Costa (PDT - foto), eleito no pleito passado com 8.185 votos, teve seu diploma cassado na última quinta-feira (17), pela justiça eleitoral sob a alegação de ocorrência de corrupção e abuso de poder econômico.

A juíza Eleitoral da 51ª Zona Eleitoral, Elaile Silva Carvalho, foi quem julgou o processo eleitoral nº. 329/2008 e decidiu pelo afastamento do Prefeito José Raimundo e seu vice Daniel José Coelho de Almeida, dar posse ao presidente da Câmara de Vereadores e convocar novas eleições municipais a serem realizadas em 40 dias, após o deferimento de 17 de junho de 2010, considerando que a nulidade ocasionada pela conduta ilícita dos representados atingiu mais da metade dos votos válidos.

A juíza ainda condenou-os ao pagamento de multa no valor de R$ 30.000,00; e determinou ao Banco do Brasil e Caixa Econônima Federal a bloquear todos os ativos da Prefeitura, com excessão do pagamento do funcionalismo publico.

Uma liminar concedida pelo Juiz Federal e membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Dr. José Magno Linhares Moraes, mantém o prefeito Zé Raimundo no cargo até o julgamento no TRE.

*Com informações do advogado chapadinhense Dr. Werbron Guimarães Lima - membro do Escritório de Advocacia Sálvio DINO (Capital São Luís).

Isaías e Magno na Lista do TCU

Por: Alexandre Pinheiro - Blog do Alexandre
O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou ontem (21) uma lista com os nomes de 4.922 gestores públicos que estariam impedidos de disputar as eleições de outubro.

Eles ficaram inelegíveis porque tiveram suas contas rejeitadas por supostas irregularidades ou mau uso do dinheiro da União em convênios de Estados e Municípios com entidades federais.

A grande maioria dos integrantes da lista é de funcionários de carreira ou ocupantes de cargos de confiança; e, destes, muitos não pretendem disputar eleições. No entanto, quem estiver com essa pretensão poderá ser barrado na Justiça Eleitoral.

Em Chapadinha, as duas maiores lideranças políticas do município figuram na lista. Os ex-prefeitos Isaías Fortes e Magno Bacelar - há três inclusões no caso do primeiro e uma contra Bacelar. (veja recortes abaixos).

A lista ainda não é definitiva e pode ser revista com a exclusão de nomes ou com a inclusão de outros agentes públicos.

Isaías Fortes
O ex-prefeito Isaías, que já estaria inelegível até 2014, segundo a contagem mais favorável a ele, aparece com três novas condenações o que pode acarretar mais oito anos de sem condições de disputar cargos políticos.

Magno Bacelar
Contra o ex-prefeito e ex-deputado Magno Bacelar havia dois processos relativos a convênios de sua gestão com o Governo Federal. Segundo Magno Bacelar ambos tinham como alvo convênios celebrados com MEC para a formação continuada de professores, realizados com a Faculdade do Baixo Parnaíba.

Os advogados do ex-prefeito informaram que um dos processos foi anulado por completo por erro de citação que impossibilitou a defesa de Magno. Já no segundo caso, motivo da inclusão do nome de Bacelar na lista de ontem, o processo voltou – pelo mesmo motivo – à fase inicial, abrindo possibilidade de ampla defesa para o ex-prefeito.

Ouvido por nossa reportagem, Magno estranhou sua inclusão na lista uma vez que nos dois casos o que aconteceu foram erros formais e plenamente sanáveis. “Você pode acessar os sites dos tribunais e digitar o nome de qualquer gestor do País que vai encontrar processo contra ele. Uma coisa é responder processo e outra bem diferente é ser condenado”, disse.

Magno já orientou seus advogados a requererem certidão sobre a situação do processo que se encontra na fase inicial para posterior retirada do seu nome da lista dos inelegíveis. Ainda segundo Magno sua pré-campanha a deputado estadual prossegue normalmente.



MEC divulga primeira chamada do Prouni para o segundo semestre

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (21) a primeira chamada de convocados para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Para ter acesso ao resultado, o aluno precisa acessar o site do ProUni e digitar o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e CPF.

Ao todo, 52.419 candidatos foram pré-selecionados, sendo 37.039 para bolsas integrais e 15.380 para bolsas parciais, que cobrem 50% da mensalidade, de acordo com o MEC.

Os classificados deverão comprovar suas informações junto às instituições de ensino a partir desta terça-feira (22). O prazo termina no dia 2 de julho.

Acabada essa fase, poderão ocorrer mais cinco chamadas, caso ainda restem bolsas a serem distribuídas. As novas datas de chamadas são: 7 de julho, 21 de julho, 29 de julho, 5 de agosto e 12 de agosto. As inscrições para o programa ocorreram entre 15 e 19 de junho.

Puderam participar do programa candidatos com nota mínima de 400 no Enem 2009, que não tenham zerado na redação, não tenham diploma de ensino superior e que tenham renda familiar mensal per capita que não exceda três salários mínimos.

As bolsas destinadas pelo programa podem ser de 100%, 50% ou de 25% o valor da mensalidade.

Ao efetuar a inscrição, o candidato podia escolher até três opções de instituições de ensino, cursos ou turnos e modalidades de bolsa, dentre as disponíveis conforme sua renda familiar per capita e a adequação aos requisitos.

Portal do MEC

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Chapadinhense Thayse Carneiro no "Ídolos"

Segundo o amigo Chiquinho Carneiro, pai de Thayse (ambos na foto), ela se apresenta na noite desta terça-feira (22), a partir das 23h, no programa Ídolos, na Rede Record.

Vamos assistir e torcer muito pela chapadinhense Thayse Carneiro. Toda sorte do mundo pra ela!...

Vereadores Podem Apoiar Flávio Dino

Os vereadores Emerson Aguiar e Samuel Nistron (foto), do bloco de sustentação da prefeita Danúbia Carneiro, foram procurados por lideranças ligadas ao candidato ao governo Flávio Dino. Simpático à causa de Flávio, o advogado e militante político Almir Moreira também participa da articulação. Segundo informações o grupo está bem próximo de engrossar o caldo da candidatura oposicionista.

Rumo ao Hexa... No Bar do Chico Mendes...

Domingo (10) o point para assistir o jogo Brasil x Costa do Marfim, foi no Bar do Chico Tripa. Quer dizer: bar do Chico Mendes. O proprietário, estava bem a caráter com uma peruca "brazuca". Estivemos lá e registramos flashes abaixo. Próxima sexta-feira (25), estaremos lá novamente, para assistir o jogo Brasil x Portugal, às 11h30. A gente se vê por lá, tomando aquela cervejinha estupidamente gelada, e claro, saboreando a já tradicionalíssima "tripinha", carro-chefe da casa.

Chico Mendes - Proprietário do "Bar do Chico Tripa"

Eu (Sousa Neto) e meu amigo jornalista Luís Carlos Júnior (TV Mirante/local)

Chico Mendes - caracterizado com uma peruca "a la pica-pau"

Fachada do Bar do Chico Tripa

Chico Mendes fazendo merchandising

O local é bem familiar. Este pai levou os filhos para assistir ao jogo tomando refri

Profª Edileuza Mesquita com o técnico eletrônico Chico

Mototaxista Zezinho (camisa do Brasil) com casal de amigos

Amigo Carlão com sua esposa

A Galera curtindo só flashback

Amigo Naldo com sua esposa Neta nos acompanharam na "tripinha" e na gelada

Amigo Alexandre com Zizinho Vale, na residência da Profª Dulce

Decoração bem brasileira da Rua Manoel Teodoro de Aguiar, bairro Corrente

Veja o detalhe da Bandeira do Brasil na decoração - frente a casa da Profª Dulce

Galera comemorando o pós jogo no Bar Hotel Blumar

PROINFO Ministra Curso em Chapadinha

O MEC/PROINFO realizou curso de 20 horas em uso de tecnologias no laboratório de informática do Centro de Ensino Paulo Ramos nos dias 17 (quinta) e 18 (sexta-feira). O curso teve a participação de alunos das escolas CE Dr. Paulo Ramos, CE Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirante) e CE Raimundo Araújo, sendo maior a frequência dos alunos do Bandeirante que alcançou o número de 50 participantes.

Os alunos demonstraram grande interesse nas aulas as quais foram ministradas de maneira teórica e prática. Cada um deles teve oportunidade de criar ID no Google/Hotmail e aprender a operar o programa Linux Educacional. No ensejo, técnicos do PROINFO instalaram o sistema de INTERNET no laboratório do CE Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirante) que agora se encontra pronto para ser usado por alunos e professores dessa instituição de ensino.

Blog do Bandeirante

Notícias da Paróquia

Dança Country, da Profª Vanusia Fernandes (bairro Caterpilla) - 11 Anos

- No último final de semana foi realizado o Arraial do Centro Paroquial. Foram três dias de pura alegria com apresentações de quadrilhas, danças, bumba-boi e muita comida típica da temporada. Estivemos lá e conferimos de perto as noitadas. Dentre as apresentações, destaque para a já tradicional Dança Country da Profª Vanúsia (bairro Caterpilla) que este ano completa 11 Anos de apresentações, e a quadrilha da Pastoral da Família.

- A comunidade de São Pedro, no Campo Velho, quis, com uma solene benção ao pátio da igreja que foi bem melhorado, agradecer a todos os amigos que ajudaram a realizar a obra. Depois da missa celebrada na última quarta-feira (16), com a igreja repleta, ofereceu fruta e refrigerantes a quem estava presente. E foram bons os momentos de convívio. Parabéns à comunidade que no último sábado (19) começou, com o levante do mastro, a preparação da festa de seu Padroeiro.

- Começou a construir-se o muro no pátio da capela de São Raimundo, no bairro Corrente. São cinqüenta metros que dividem o terreno da comunidade do quintal vizinho. E a comunidade já se começou a movimentar para o alargamento da capela.

- A comunidade do Areal inaugurará a sua nova igreja no dia 04 de Julho. Convida todos os amigos e conhecidos para este alegre acontecimento. Irão ser distribuídos papeis com a programação. De sua própria iniciativa foram rebocadas todas as paredes e colunas laterais. Está-se ultimando a pintura exterior. A comunidade mandou também fazer um grande armário de madeira e um novo altar.

- Um papel com estúpida sujeira moral e sem autor identificado é sempre um carro de estrume em que se não vê a besta que o puxa. Repudiamos energicamente e com a máxima indignação o nojento conteúdo de um papel de baixíssimo nível moral que só pode ser fruto da lixeira cerebral de uma pútrida cloaca mental. O fedor das caluniosas invenções apenas merece que o Ministério Público e a Polícia botem atrás das grades quem, de tão podre e repelente, não deve andar na sã convivência social.

- No próximo dia 30, o Rev. Pe. Valdeci (foto), escolhido para novo bispo de Brejo, fará uma reunião com o presbitério da diocese. D. Valter esteve entre nós e escolherá um dia para estar com a nossa Paróquia antes de se ausentar da diocese. O novo bispo já foi convidado para nos visitar durante a festa da Padroeira de Chapadinha.

- Na semana passada viajou para Portugal a fim de tratar da sua saúde e ter um tempo de repouso com a família a Missionária da Boa Nova, Gracinda. Desejamos ótima recuperação.

- A Missionária da Boa Nova Márcia e a cantora Francisca estão participando em São Luís de um Seminário de Liturgia sobre técnicas vocais e Música Brasileira na Liturgia.

- Estiveram neste domingo (20) em Chapadinha a equipe regional do Nordeste V da Pastoral Familiar que vinheram dar um curso de formação dos pilares da Pastoral: pré, pós Matrimônio e casos especiais. Estiveram presentes casais de Chapadinha e representantes de todas as paróquias da diocese. Também estavam reunidos líderes de diversas paróquias da Pastoral da Criança.

- Os acólitos fizeram neste domingo (20), uma manhã de formação espiritual.

- Esta semana foram visitadas as comunidades do interior: Canto dos Bois, Matinha dos Helenos, Capinal, Poço de Pedra, Bom Jesus, Barro Branco e Pé da Ladeira.

Ascom/Paróquia de Chapadinha (MA)

Arquivo do blog