WebNet

WebNet

sábado, 27 de maio de 2023

CHAPADINHA | "Operação Dolly": PM Recupera Mais de 150 Veículos


Chapadinha (MA) - Sábado, 27 de maio de 2023

A polícia militar do Maranhão, através do 16º Batalhão, com sede em Chapadinha, alcançou a marca de 156 veículos clonados ou com restrição de roubo/furto recuperados em sua área de atuação por meio da "Operação Dolly", que teve sua primeira fase deflagrada em abril e a segunda neste mês de maio. De todos os veículos recuperados, 105 estavam com indícios claros de clonagem e outros 51 com a restrição acusada nos órgãos de fiscalização e controle, como INFOSEG e SIGMA.

Publicidade

Ainda em relação aos resultados da operação, foram cinco automóveis e 151 motocicletas, sendo 104 somente em Chapadinha. Outra informação importante é que, dos veículos que já foram submetidos a perícia oficial do estado, todos possuem registros de furto e roubo, com ampla maioria oriundas do estado do Piauí.

As prisões e apreensão foram realizadas pelas equipes A.L.I. (inteligência), Esquadrão Águia, Força Tática e Rádio Patrulha do 16º BPM. A polícia alerta, ainda, que a população fique atenta nas transações de veículos, principalmente aqueles de procedência duvidosa, para que não sejam vítimas destas quadrilhas que atuam na região.

*Post extraído do Blog do Alpanir Mesquita


Publicidade


SBRP | Prefeitura Promove a "I Escuta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo"

Fotos: @blogdocremildovalle / Assecom

Chapadinha (MA) - Sábado, 27 de maio de 2023

A Prefeitura de São Benedito do Rio Preto-MA, o Conselho Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura (@semuc.sbrp) promoveram, na última quinta-feira (25), a I Escuta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n°. 195/2022).



A convocatória ocorreu no Cine Teatro Edmar Aguiar, onde pôde-se ouvir os artistas locais, suas sugestões e apontamentos, além de esclarecer dúvidas e buscar a forma correta do emprego da verba emergencial da referida lei.




O encontro foi o primeiro de muitos que ainda serão realizados para a elaboração do plano de ação, execução de editais, chamamentos públicos até o momento das premiações, conforme reza a legislação vigente.

Assecom


Publicidade


AGED/UR DE CHAPADINHA Realiza Palestra Sobre Inspeção e Fiscalização de Agrotóxicos


Chapadinha (MA) - Sábado, 27 de maio de 2023

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), por meio da Unidade Regional (UR) de Chapadinha, realizou uma palestra sobre "O papel da defesa e inspeção vegetal na fiscalização de agrotóxicos".

Atendendo convite do DCE da Agronomia, o engenheiro agrônomo e fiscal estadual agropecuário, José Ivo Cruz, ministrou palestra para estudantes de zootecnia, biologia e engenharia agrícola, resultando em um público de 50 pessoas. Participaram deste momento os professores José Roberto Brito Freitas e Izumy Pinheiro Doihara.

De acordo com o fiscal, “é uma satisfação, pois todos são formados em seus cursos, sendo uma oportunidade ímpar de mostrar os serviços desempenhados pela defesa sanitária vegetal na fiscalização do comércio e uso correto dos agrotóxicos”.

Por Emanuelly Araújo / Edição Suyane Scanssette


Publicidade


SBRP | Prefeitura em Parceria com o Sebrae Realiza Palestra em Contexto com a Agricultura Familiar

Fotos: @saulomaclean / Assecom

Chapadinha (MA) - Sábado, 27 de maio de 2023

A Semana do MEI, promovida pela Prefeitura de São Benedito do Rio Preto-MA, Sala do Empreendedor e Sebrae, ofereceu, na última quinta-feira (25), palestra com o tema: "Agricultura Familiar: características e comercialização".

O evento foi prestigiado pelo prefeito Wallas Rocha

O evento foi prestigiado pelo prefeito Wallas Rocha, 
por secretários municipais, coordenadores, vereadores


Público presente e atento às informações

Ministrada por assistentes sociais e consultoras do SEBRAE/MA, a palestra reuniu agricultores e demais trabalhadores rurais do município, focados na busca por novos conhecimentos e oportunidades para otimizar a produção no campo.

Edlania Barros (Sebrae/UR Chapadinha)





O evento foi prestigiado por secretários municipais, coordenadores, vereadores e pelo prefeito Wallas Rocha, que em FEV/23 assinou termo de adesão ao programa "Cidade Empreendedora" (eixos Agro e Educação Empreendedora).

Assecom


Publicidade


quinta-feira, 25 de maio de 2023

Ednarg Marques é Empossado no Cargo de Diretor da Seplag

Eduardo Nicolau deu posse ao novo diretor da Seplag

Chapadinha (MA) - Quinta-feira, 25 de maio de 2023

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira, 22, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, deu posse ao promotor de justiça Ednarg Fernandes Marques no cargo de diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). A cerimônia, realizada no gabinete do PGJ, foi acompanhada por membros da instituição que compõem a administração superior do Ministério Público do Maranhão.

Assessor-chefe da Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), Ednarg Marques irá acumular as duas funções provisoriamente.

Recebo a nova missão como uma demonstração evidente da confiança do procurador-geral na minha força de trabalho, na lealdade para com ele e sua administração. Imbuído desses princípios e dessa confiança é que tentarei fazer o mesmo que fizemos na Assessoria Técnica, para que a Seplag trabalhe linkada com todos os demais órgãos e exerça seu papel conforme o procurador-geral espera e o Ministério Público merece”, garantiu.

Publicidade

Ednarg Marques é filho do advogado Dr. Raimundo Marques (ex secretário de estado da Segurança Pública do MA); portanto, irmão do médico veterinário Dr. Carlos Henrique Marques. - (Trecho nosso)

O subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Danilo de Castro Ferreira, destacou que a expectativa é muito boa com a posse do novo diretor da Seplag, dada a sua competência e capacidade de trabalho. “Ele mudou a Assessoria Técnica pra melhor. Já o conhecia desde quando trabalhamos juntos na Assessoria de Investigação da PGJ e espero que se mantenha com a mesma dedicação para que a Secretaria de Planejamento produza ainda mais resultados positivos”.

O diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), José Márcio Maia Alves, igualmente ressaltou as qualidades positivas de Ednarg Marques. “É uma pessoa sempre comprometida com as funções que lhe são atribuídas. Fico extremamente feliz com a ida para o cargo porque a Seplag e a Secinst têm muitas atividades que se inter-relacionam. Nossa esperança é de que as ações possam fluir e que trabalhemos alinhados, a fim de que as atividades do Ministério Público possam ser mais visibilizadas e implementadas”.

Os promotores de justiça Lúcia Cristiana Chagas e Pedro Lino Curvelo, respectivamente, chefes das Assessorias Especial e de Investigação da PGJ, também destacaram o acerto na nomeação do novo diretor da Seplag e desejaram-lhe êxito na missão.

Ao se manifestar, o procurador-geral de justiça afirmou que a escolha não se deu em função de amizade, mas da competência demonstrada por Ednarg Marques nas diversas funções que já exerceu na administração superior do MPMA. “A nossa expectativa é que você continue fazendo corretamente a missão que lhe foi confiada e com agilidade. Eu não estou lhe nomeando porque você é meu amigo, mas porque sei da sua competência, como todos aqui sabem”, declarou.

Eduardo Nicolau finalizou sua fala pedindo o empenho de toda a administração para o fortalecimento cada vez maior do Ministério Público, “com autonomia e em defesa da sociedade”. 

Ato de posse foi acompanhado por membros da administração do MPMA

Acompanharam o ato de posse do novo diretor da Seplag os promotores de justiça Thereza Muniz de La Iglesia (chefe de gabinete da PGJ); Luiz Muniz Filho (coordenador do Gaeco); Ana Carolina de Mendonça e Fernando Berniz (integrantes do Gaeco); Carlos Henrique Teles de Menezes, Fábio Meirelles Mendes, José Carlos Faria e Reginaldo Júnior de Carvalho (integrantes da Assessoria Especial); e Lana Barros Pessoa (coordenadora do Núcleo de Apoio às Vítimas).

Fotos: Larissa Ribeiro (CCOM-MPMA)


Publicidade


Iracema Vale Fala de Potencialidades e Protagonismo Feminino em 'Fórum de Políticas Públicas para Mulheres'

Presidente da Alema, Iracema Vale, discursa na abertura 
do Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

O evento do Governo do Estado tem como objetivo promover a troca de experiências e conhecimentos acerca das demandas visando à construção de políticas públicas para mulheres


A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na manhã desta quarta-feira (24), do Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), no Multicenter Sebrae. O evento contou com a presença da ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves.

Hoje, nesse grande encontro, temos a oportunidade de discutir políticas capazes de garantir que cada vez mais mulheres consigam atingir suas potencialidades, protagonizar suas vidas e nos espaços por elas ocupados”, afirmou Iracema Vale.

A iniciativa faz parte das atividades desenvolvidas pelo Governo do Maranhão para promover a troca de experiências e conhecimentos acerca das demandas específicas de cada município do Estado, visando à construção de políticas concretas que possam transformar a realidade das mulheres maranhenses.

Em pronunciamento, a parlamentar também lembrou que, pela primeira vez, em 188 anos, a Assembleia Legislativa do Estado possui uma mulher à frente da presidência, bem como também consolidou a maior bancada feminina da história do Parlamento maranhense ao eleger 12 deputadas estaduais.

Nós fizemos história elegendo a primeira mulher presidente. E ter uma voz feminina no comando é também sobre ter vez. Além disso, 12 mulheres foram eleitas e as vozes dessas deputadas estão ecoando muitas outras. A representatividade feminina é fundamental para o exercício da democracia e continuaremos, juntas, lutando pelas maranhenses”, salientou.

Estiveram presentes, ainda, as deputadas estaduais Daniella (PSB), Solange Almeida (PL), Andréia Rezende (PSB), Ana do Gás (PCdoB), Cláudia Coutinho (PDT), Dra. Viviane (PDT), Janaína Ramos (Republicanos), Edna Silva (Patriotas), além dos deputados Roberto Costa (MDB), Ricardo Arruda (MDB), Ricardo Rios (PCdoB) e Davi Brandão (PSB).

O Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres
é uma iniciativa do Governo do Maranhão

Reflexões

Segundo a ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves, a programação do evento irá trazer importantes reflexões sobre as políticas públicas voltadas para as mulheres e a sua implementação em níveis locais, estaduais e nacionais, principalmente as que visam à autonomia econômica, geração de renda, o combate ao feminicídio e o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

“O grande desafio no Brasil, não só no Maranhão, é dar conta de criar uma cura, onde as pessoas se respeitem e onde sejam valorizadas em todos os espaços, principalmente as mulheres. Nós precisamos reconstruir o Brasil e formar uma nova cultura para acabar com o feminicídio”, acrescentou a ministra.

Ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves, secretária da Mulher,
Abigail Cunha (centro), e presidente da Alema, Iracema Vale

Intercâmbio

A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, ressaltou que haverá painéis com palestrantes renomadas na área, durante os dois dias de evento. “A ideia é articular e mobilizar, junto ao Governo Federal, intercâmbios e agendas coletivas, a fim de fortalecer a defesa e a valorização das mulheres em todo o país”, frisou.

O evento reuniu representantes de diversos órgãos e entidades
integrantes da rede de enfrentamento e de defesa das causas femininas

Também marcaram presença no evento a senadora Eliziane Gama (Cidadania); a Subdefensora-Geral do Estado, Cristiane Marques; a vereadora Karla Sarney (PSD), representando a Câmara Municipal; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; e a prefeita de Buriti Bravo, Luciana Leocádio (PCdoB), representando a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).


Publicidade


SBRP | Profissionais da Saúde Participam de Reunião de Alinhamento do Programa 'PQA-VS 2023'

Fotos: @jose.aguiar89 / Assecom

Chapadinha (MA) - Quinta-feira, 25 de maio de 2023

Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem de São Benedito do Rio Preto/MA participaram, na tarde desta quarta-feira (24), da reunião para alinhamento das metas e indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) 2023.




São 14 indicadores elencados pelo Ministério da Saúde relacionados, por exemplo, às ações de vacinação, consultas de gestantes, índices de mortalidade, casos de HIV e Sífilis. O objetivo é discutir a execução das metas com os profissionais da saúde.





Também foi oferecido treinamento para a Estratégia Amamentar e Alimentar Brasil, que visa intensificar as ações de apoio, proteção e promoção ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável (crianças de até 2 anos) no SUS.

Assecom


Publicidade


quarta-feira, 24 de maio de 2023

SBRP | Prefeitura Ganha Nova Ambulância Para Atender Demandas da Saúde no Município

Fotos: @blogdocremildovalle / Assecom

Chapadinha (MA) - Quarta-feira, 24 de maio de 2023

A terceira nova ambulância totalmente equipada, adquirida pela Prefeitura de São Benedito do Rio Preto-MA, chegou no município, na tarde desta terça-feira (23), e foi entregue à Secretaria Municipal de Saúde (@semus.sbrp).




O prefeito Wallas Rocha participou do trajeto da unidade móvel de saúde Semi-UTI pelas principais ruas da cidade, em um percurso simbólico até o Hospital Municipal Cassiana Magalhães (HMCM).




Secretários, coordenadores e demais servidores da gestão municipal participaram da carreata, do bairro Mutirão ao Centro, celebrando mais uma conquista do povo sambeneditense.




A unidade móvel de saúde foi entregue, essa semana, pelo governador Carlos Brandão, através de emendas parlamentares da deputada estadual Iracema Vale.

Assecom


Publicidade


Arquivo do blog