WebNet

WebNet

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Prefeitura-Embrapa - Barraginhas são Construídas na Zona Rural de Chapadinha


Numa parceria entre a Prefeitura e Embrapa, garante construção de 380 barraginhas na zona rural de Chapadinha, beneficiando vários povoados, entre eles Mangabeira, Pé de Ladeira, Manoel Lopes, Boca da Mata, Palmeiras e outros.

As barraginhas retêm as enxurradas e fazem a água da chuva se infiltrar no solo. Assim, recarregam o lençol freático, que fica com o nível mais elevado. A tecnologia social, além de aumentar a disponibilidade de água na região, preserva o terreno, já que, ao conter as enxurradas, evita erosão.

*Colaboração: Alberto Carlos


Publicidade



quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Chapadinha Paga Educação Nesta Sexta (19); Professores Receberão com 50% das Férias


William Fernandes - SECOM/PMC

A Prefeitura de Chapadinha vai injetar cerca de R$ 5 Milhões e 600 Mil na economia do município, com o pagamento do mês de fevereiro à Educação, aposentados e pensionistas, além dos 50% das férias dos professores, como anunciado na última segunda-feira (15), pela prefeita Ducilene Belezinha, durante a abertura da Jornada Pedagógica 2016.

O dinheiro estará disponível a partir desta sexta-feira (19).


Publicidade



CHAPADINHA - Criança com Síndrome Tem Total Apoio da Prefeitura e se Recupera

Daniel sendo atendido no Centro de Especialidades
Daniel sendo atendido no Centro de Especialidades por um oftalmologista


Daniel da Silva Bastos, a criança de 8 anos que após ter sido medicada com paracetamol e ibuprofeno, desenvolveu a Síndrome de Stevens-Johnson, recebeu o apoio da Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, e já se encontra recuperado das lesões na pele.

Acima com o oftalmologista, Daniel já se mostra bem recuperado

O paciente, quando diagnosticado pela síndrome, deve receber atendimento em unidade hospitalar para que não haja complicações graves, como infecção generalizada e lesões em órgãos internos. E foi o que aconteceu com Daniel, após apresentar os sintomas foi encaminhado ao Hospital da Criança em São Luís, recebendo assistência e iniciando o tratamento.

A Prefeitura de Chapadinha, através do secretário municipal de Saúde, Allan Monteles, está acompanhando de perto o caso e dando total apoio à criança que está recebendo os cuidados necessários de especialistas para que sua recuperação seja plena.

Alllan Monteles - sec. mun. de Saúde
(Foto: Arquivo)

O garoto esteve no Centro de especialidade do município com um oftalmologista na manhã desta quinta-feira (18). Em nenhum momento deixamos de dar assistência que está se recuperando muito bem. Hoje à tarde vamos conceder uma entrevista com uma pediatra e um neuropediatra sobre o estado clínico de Daniel. A melhora é surpreendente”, disse o secretário Allan Monteles.

Importante ressaltar que o apoio ao menino Daniel foi fundamental em sua recuperação pois a Síndrome de Stevens-Johnson é grave e caso não seja iniciado tratamento adequado o mais rápido possível, a síndrome pode levar a perda da visão, necrose em órgãos e até mesmo o óbito.


Publicidade



16ºBPM - Motos Roubadas e Adulteradas são Recuperadas em Chapadinha, Mata Roma e Santa Quitéria/MA

Moto apreendida em Chapadinha


CHAPADINHA-MA

No início da tarde desta quarta-feira (17), por volta das 13h30, na cidade de Chapadinha-MA, foi conduzido à Delegacia, João Batista Bezerra Lima, 28 anos.

Disque Denuncia

Durante patrulhamento da Equipe de Moto, no bairro Campo Velho, foi observado um indivíduo trafegando em uma motocicleta modelo Fan, de cor preta, em atitude suspeita, após averiguar a situação do veículo foi constatado que estava com chassi adulterado.
..........................................................................


MATA ROMA MA

Na tarde desta quarta-feira (17), durante patrulhamento de rotina pela cidade de Mata Roma-MA, a equipe do policiamento abordou um indivíduo trafegando em uma motocicleta modelo Titan, de cor preta, em atitude suspeita, que após averiguar a situação do veículo foi constatado que o mesmo estava com registro de roubo na cidade de Teresina-PI.

O condutor foi conduzido à Delegacia e o veículo foi apreendido para as providências cabíveis.
............................................................................


SANTA QUITÉRIA-MA

Na tarde desta quarta-feira (17), durante patrulhamento de rotina pela cidade de Santa Quitéria-MA, a equipe do policiamento abordou um indivíduo trafegando em uma motocicleta modelo Fan, de cor azul, placa HQB-2764, chassi 9C2JC30705R105659, em atitude suspeita, que após averiguar a situação do veículo, os policiais constataram que o mesmo estava com registro de roubo na cidade de Coelho Neto-MA.

O condutor foi conduzido à Delegacia e o veículo foi apreendido para as providências cabíveis.


Publicidade



REVOLTANTE - Professor é Assassinado Durante Tentativa de Assalto

Professor Leonel Pereira, de 25 anos


Mais um crime bárbaro causou revolta à sociedade coroataense. O professor Leonel Pereira, de 25 anos, estava na casa da namorada quando foi covardemente assassinado na noite desta quarta-feira (17), após reagir a um assalto. Baleado no peito, o jovem educador, muito querido na cidade, morreu ainda no local.


A tragédia ocorreu por volta das 22h30, na Rua Yomar Trovão, bairro Tresidela, na cidade de Coroatá-MA. A vítima estava sentada na porta da casa da namorada, quando foi abordada, segundo informações preliminares, por dois menores. A dupla exigiu que a chave da moto fosse entregue, mas o professor negou e acabou baleado. A equipe do SAMU ainda foi até o local, mas infelizmente nada puderam fazer.

A Polícia Militar de Coroatá fez várias diligencias durante a noite na tentativa de identificar e prender os autores do crime. As investigações continuam.


Publicidade



Homens são Presos Acusados de Furtos; Uma Moto Adulterada Foi Apreendida

Wanderson Pereira Garreto e Antonio Lucas Almeida Ferreira



Na tarde desta quarta-feira (17), por volta das 17h50h, foi conduzido à Delegacia dois indivíduos suspeito de furtos.

Disque Denuncia

A guarnição no patrulhamento pelo centro de Chapadinha-MA, abordou dois indivíduos Wanderson Pereira Garreto, de 18 anos, e Antonio Lucas Almeida Ferreira, trafegando em uma motocicleta Yamaha, cor preta, placa PSI-7276, chassi adulterado, em atitude suspeita.


Após revista pessoal foram encontrados vários objetos e dinheiro. Sendo que os mesmos não apresentaram notas fiscais dos objetos. Ao averiguar a memória do celular de Wanderson foi encontradas várias fotos do mesmo exibindo uma arma de fogo, que ao indagá-lo sobre a arma o mesmo informou que era do conduzido Antonio.

Os mesmos foram conduzido à Delegacia e o veículo foi apreendido para as providências cabíveis.


Material apreendidos:

01 (uma Motocicleta Yamaha, de cor preta;
01 (um) Celular Sansung Galaxy;
01 (um) Tablet Sansung;
01 (uma) Mochila, de cor preta, com algumas peças de roupas;
R$ 95,00 (noventa e cinco) reais.


Publicidade



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

AGERP/Chapadinha Realiza Reunião de Planejamento Nesta Quinta (18)


O Sistema de Agricultura Familiar, composto pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), por meio da Agerp, realiza na manhã desta quinta-feira (18), às 8h30, no Escritório Regional da Agerp em Chapadinha, a "Reunião de Planejamento das Atividades do Plano Brasil Sem Miséria referente ao contrato 044/2012 MDA/AGERP no Território do Baixo Parnaíba - MA", com a presença do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Baixo Parnaíba.

Os diálogos serão realizados com o objetivo de identificar as demandas locais, estabelecer metas e prioridades de atuação para o ano de 2016.



Publicidade



Chapadinha Participa de Conferência Estadual de Direitos Humanos em SL

A secretária municipal da Mulher, Nildinha Teles, esteve representando Chapadinha no evento, realizado na capital São Luís. Na foto, ao lado da prof. Laurinda Pinto, secretária de Estado da Mulher.

Título Original - Etapas regionais da Conferência Estadual de Direitos Humanos têm ampla participação popular


Cerca de mil pessoas participaram na terça-feira (16) das Etapas Regionais da Conferência Estadual de Direitos Humanos, que chega a sua sexta edição em 2016. As conferências, que aconteceram simultaneamente em Açailândia, Bacabal, Presidente Dutra e São Luís, foram realizadas pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Maranhão (CEDDHMA), com apoio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).



Em São Luís, a mesa de abertura contou com a presença dos secretários de Estado Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular) e Laurinda Pinto (Mulher); e dentre outros, Jonas Borges, do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) e membro do CEDDHMA; e do Pe. Jean Marie Van Damme, da Associação de Saúde da Periferia do Maranhão (ASP/MA), que coordenou os trabalhos, representando a sociedade civil.

Secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, durante participação na etapa regional da Conferência Estadual de Direitos Humanos

Estas conferências de Direitos Humanos garantiram ampla participação de várias regiões e setores. Certamente contaremos com grandes delegações durante a conferência estadual. Algumas questões fundamentais devem permear nossos debates como a participação popular, o orçamento participativo e as políticas de direitos humanos, que devem ser garantidas como políticas de Estado. Neste sentido, vários mecanismos de participação popular e controle social vêm sendo criados como a ouvidoria de direitos humanos, que será eleita este ano; os mecanismos de combate à tortura e ao tráfico de pessoas; e o Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos. Muito em breve, o Maranhão será um dos poucos estados da federação a ter completo um sistema de proteção estadual”, anunciou o secretário Francisco Gonçalves.

Após a aprovação do regimento interno pela plenária, uma mesa apresentou painéis sobre temas relacionados aos direitos humanos. Entre eles, foram debatidos “A interface entre a Política Estadual de Participação Popular e o Orçamento Participativo da garantia dos Direitos Humanos”; e “O Sistema Estadual de Direitos Humanos e a garantia da transversalidade das políticas de Direitos Humanos”.

Durante as conferências foram eleitos os delegados e delegadas, sendo 60% representantes da sociedade civil e 40% do poder público, e encaminhadas propostas para Conferência Estadual.

A VI Conferência Estadual de Direitos Humanos tem como tema “Desafios na Construção do Sistema Estadual de Direitos Humanos” e acontecerá entre os dias 24 a 26 de fevereiro, em São Luís, quando serão eleitos os delegados e delegadas à Conferência Nacional, que será realizada em Brasília/DF no mês de abril.


Publicidade



16ºBPM - Recuperadas Motos Roubadas e Adulteradas, em Chapadinha e Urbano Santos

Moto recuperada em Chapadinha


CHAPADINHA-MA

Na tarde desta segunda-feira (15), durante patrulhamento de rotina pela Bairro Campo Velho, em Chapadinha-MA, a equipe do policiamento abordou dois indivíduos trafegando em uma motocicleta Fan - de cor preta, em atitude suspeita, que após averiguar a situação do veículo, a mesma estava com chassi adulterado, ao chegar na Delegacia os policiais constataram que o mesmo estava com registro de roubo.

Os mesmos foram conduzidos à Delegacia e o veículo foi apreendido para as providências cabíveis.

Disque Denuncia


URBANOS SANTOS-MA


Na noite do último sábado (13), a equipe policial militar efetuava rondas pela cidade de Urbano Santos-MA, quando abordaram um indivíduo trafegando em uma motocicleta Bros - de cor preta, em atitude suspeita, após averiguar a situação do veículo no sistema do SINESP, foi constatado que era produto de roubo da cidade de Teresina-PI.

O mesmo foi conduzido à Delegacia juntamente com o veículo para as providências cabíveis.



Publicidade



Preso Fugitivo de Pedrinhas e Suspeito de Assalto a Mão Armada no Bairro Areal

Marcelo Aguiar Dias, 33 anos


Na noite da última sexta-feira (12), por volta das 20h45, foi preso no Bairro Areal, em Chapadinha-MA, suspeito de assalto, o indivíduo Marcelo Aguiar Dias, 33 anos.

Disque Denuncia

A guarnição no patrulhamento pela cidade, recebeu informação de que o indivíduo Marcelo tinha praticado um assalto a mão armada em companhia de dois indivíduos conhecido por "Fabiano" e "Gilson", levando das vitimas relógio de pulso, celulares e dinheiro.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Após o fato, a guarnição recebeu uma informação que um individuo estava agredindo sua ex-esposa, deslocando-se ao local informado, foi encontrado Marcelo sendo o agressor de sua ex-esposa. O mesmo foi conduzido. Ao puxar a ficha criminal na Delegacia, foi constatado que era foragido da justiça (foragido da Penitenciária de Pedrinhas). Sendo atuado por assalto a mão armada e pela Lei Maria da Penha.


Publicidade



Mata Roma e Outros 08 Municípios Maranhenses Têm Recursos Financeiros Suspensos na Saúde



Nove Municípios maranhenses tiveram a transferência de incentivos financeiros suspensos referentes ao número de equipes de saúde da família e bucal. A suspensão decorre da ausência de alimentação do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).

Os Municípios maranhenses que tiveram os recursos suspensos são: Alcântara, Bacabeira, Benedito Leite, Colinas, Estreito, Mata Roma, Mirador, São João do Paraíso e Vila Nova dos Martírios. A portaria foi publicada nesta segunda-feira (15), no Diário Oficial da União.

Ao todo, 177 Municípios brasileiros tiveram o benefício suspenso, em virtude do descumprimento dos prazos para o envio das informações para a base de dados do SIAB e do SISAB. A medida visa a transparência nos repasses e na utilização de recursos para a Atenção Básica. De acordo com o texto, os Municípios não forneceram as informações necessárias por três meses consecutivos, relativo aos meses de agosto, setembro e outubro de 2015.

De acordo com a Portaria, os Municípios poderão solicitar os créditos retroativos, desde que observadas as disposições sobre o processo de implantação, credenciamento, cálculo dos tetos das equipes de atenção básica e do financiamento do bloco de atenção básica; além de observar o Formulário de Solicitação Retroativa de Complementação do Repasse dos Incentivos Financeiros.


Publicidade



segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Prefeita Belezinha Anuncia Pagamento com 50% de Férias; e Novas Progressões aos Professores



A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, anunciou na manhã desta segunda-feira (15), durante a abertura da Semana Pedagógica 2016, realizado no Espaço Ana Monteles, que no próximo dia 20 fará o pagamento do mês de fevereiro aos professores, com os 50% de férias; e que a partir do dia 20 de março irá incluir no pagamento, todas as progressões que foram solicitadas desde o ano passado.

Belezinha falou, também, da construção do novo Jardim Cirandinha, que atualmente funciona em prédio alugado, no Bairro Terras Duras. Belezinha foi bastante aplaudida ao dar as boas notícias. Confira (vídeo) no Blog do William Fernandes - Clique aqui.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Beneficia Bairro Japão com Infraestrutura

Fotos: Adorildo Japa

Por Suzenne Costa - SECOM/PMC

Olha só que coisa notícia boa, principalmente, para os moradores do Bairro Japão!

Mais uma grande ação, na área da infraestrutura, está sendo realizada pela Prefeitura de Chapadinha. E dessa vez, o benefício é para os moradores do bairro Japão!


Os serviços de terraplenagem na Travessa da Alegria e Rua Sebastião Archer estão a todo vapor. A ação faz parte do projeto de pavimentação asfáltica do município. Nessa primeira etapa será feito o trabalho de base sobre base para, posteriormente, chegar o asfalto que é fruto de uma emenda parlamentar.



Essa obra irá interligar o bairro do Japão à Travessa do Matadouro facilitando assim, o acesso de centenas de famílias aos demais bairros da cidade.

Aluízio Santos (sec. mun. de Infraestrutura) esteve acompanhando os
trabalhos, juntamente com os moradores

Esse é mais um compromisso sendo cumprido pela atual gestão, que encara os desafios com coragem, determinação e responsabilidade!


Publicidade



Noticiário da Paróquia de Chapadinha


Neste sábado (13) e domingo (14), tivemos a presença do bispo diocesano Dom José Valdeci conosco em Chapadinha. Celebrou com a comunidade de Santo Expedito (bairro do Sol), sábado à noite, e no domingo na comunidade de São Pedro - do bairro Campo Velho, e na Matriz. Obrigado pela sua presença. No próximo domingo (21), retornará para falar com o Conselho Paroquial.

Celebração na comunidade de São Pedro - no bairro Campo Velho

1- Na tarde do último domingo (14), com início às 15h, aconteceu uma reunião do CPP (Conselho Paroquial), no CBNET. Foi feita uma avaliação da GSM (Grande Semana Missionária). Ao final foi discutido, articulado e definido mais novidades pela frente.



2- Também, no domingo (14), houve Adoração ao Santíssimo, em vez do domingo passado (de carnaval). Houve participação de movimentos e pastorais.


3- A equipe da VIA SACRA (que encenam na Sexta-Feira Santa da Paixão) está precisando de mais de 40 pessoas para compor o elenco para a VIA SACRA 2016. Aos interessados, inscrevam-se no Secretariado (na Igreja Matriz), com a sra. Gnú, ou com Nando e prof. Odilene Bastos. Haverá uma reunião nesta quinta-feira (18), às 19h30, no Centro Paroquial.



4- Nesta segunda-feira (15), tem assembleia geral do Coral Nossa Senhora das Dores. Terá a apresentação dos Estatutos. Horário: às 18h30. Local: CBNET.

5- Nesta terça-feira (16), tem uma reunião da Diocese, sobre os Sacramentos. A reflexão e conclusões irão ter influência sobre pais e padrinhos, no que concerne às orientações sobre o batismo. Depois disso convocaremos as Equipes de preparação do batismo para transmitir os resultados.

6- Na última sexta-feira, dia 12, teve reunião na diocese sobre Liturgia. De nossa paróquia de Nª Sª das Dores - de Chapadinha, foram duas pessoas participantes. E foram também duas pessoas da futura Paróquia do Cristo Redentor - do bairro Areal. (Atenção: quando for oficializada, não será mais Paróquia de Cristo Redentor do Areal, mas Paróquia de Cristo Redentor de Chapadinha).

7- No dia 05 de março, do corrente ano, terá uma reunião na Diocese com os Conselhos econômicos das paróquias. O conselho econômico da Paróquia de Nsa. Sra. das Dores está em fase de formação e irá assumir após a finalização da construção do CEPAM (Centro de Evangelização Padre Neves), que estamos prevendo que seja no aniversário de ano do falecimento do Padre Neves em Abril (datas: 19; e inauguração em 24, domingo, com um programa que está sendo preparado).

8- A Pastoral da Juventude (PJ) de Chapadinha, comunica que irá fazer a assembleia geral da PJ, com a finalidade de preparar a assembleia geral da Diocese.



9- Foi muito participada a XX Arca da Aliança - do Retiro de Carnaval, realizado na escola CAIC (bairro Areal). Foram quase 400 participantes desse maravilhoso retiro. Neste ano, em sua 20ª edição, teve uma novidade que foi a Arquinha da Aliança. Cerca de 50 arquinhas mirins participaram durante os quatro dias com joguinhos, diversões e catequese.

Jovens cuidando do cardápio, na cozinha, durante a XX Arca da Aliança

10- Procure na Secretaria da Igreja Matriz, os livros da Campanha da Fraternidade da Quaresma. E tenha uma santa Quaresma e bons encontros de preparação.

11- No último sábado (13), teve reunião da Coordenação da CATEQUESE de todos os bairros, às 16h. No Centro, as matrículas e rematrículas irão começar no próximo sábado (dia 20), no CBNET. Horário: de manhã e a tarde; e também nos Bairros.



Publicidade



Arquivo do blog