WebNet

WebNet

sábado, 24 de abril de 2021

CHAPADINHA | Homenagem da SEMED pelo "Dia Nacional da Família na Escola" - 24 de Abril


Chapadinha (MA) - Sábado, 24.Abril.2021

Neste sábado, 24 de Abril, comemora-se o 'Dia Nacional da Família na Escola', e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) - de Chapadinha, apesar da suspensão das aulas presenciais em prevenção ao novo coronavírus que, consequentemente, mudou a programação das datas comemorativas, vem a público manifestar a relevânvia desta significativa data, pois o importante é que as FAMÍLIAS sintam sua importância reconhecida, bem como desenvolver uma cultura de aproximação e participação por parte dos pais e responsáveis junto à ESCOLA.

"A data foi instituída pelo Ministério da Educação (MEC), em 2001, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da parceria entre instituições escolares e familiares e/ou responsáveis. A proposta surgiu após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que mostraram melhorias nas notas e diminuição da evasão escolar de estudantes cujos pais participavam de sua vida escolar".

A participação ativa das famílias no cotidiano da vida escolar de seus filhos, sobretudo quando estes iniciam sua vida escolar na educação infantil, se faz cada vez mais importante e necessária. Quanto mais a escola amplia suas estratégias e capacidade de comunicação, fortalecendo essa parceria com a família, maiores também serão as chances de um melhor processo de ensino-aprendizagem.


Publicidade



Contato/zap: (98) 99139-0804


ANAPURUS | Prefeitura Inaugura Nova Sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente


Chapadinha (MA) - Sábado, 24.Abril.2021

Na manhã da última sexta-feira (23), foi realizado a inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Agricultura, e Meio Ambiente - em Anapurus. As duas ficam em um mesmo departamento!

Prefeita Vanderly durante sua fala no evento

A prefeita Vanderly parabenizou ao secretário municipal de Agricultura, Juarez Oliveira pelo trabalho e desempenho nesses primeiros meses de sua segunda gestão; agradeceu ao apoio que o Município vem recebendo da Secretaria do Estado da Agricultura e da Pesca. Destacou a importância da agricultura, como atividade principal de desenvolvimento do Município, agradecendo aos Agricultores pela presença.

Vanderly com Juracy (sec. mun. Meio Ambiente)

Por meio da comemoração, a prefeita Vanderly, também, sensibilizou as pessoas sobre os problemas do meio ambiente e fazer com que todos percebam a sua responsabilidade e também seu potencial em se tornar agentes pelo desenvolvimento sustentável e igualitário. A gestora parabenizou, também, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - que tem Antônio Juracy como secretário da pasta.

Precisamos cuidar do meio ambiente porque sem a natureza, a gente não tem oxigênio e não tem vida”, conclui.




Coordenar, supervisionar e executar são as atividades principais relacionadas a área da Agricultura e Meio Ambiente do município. Elas desenvolve e executa programas como o PNAE (Programa Nacional Alimentação Escolar); Agricultura Familiar, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) – produtores repassa produtos para entidades visando melhorar a renda e a auto-estima do produtor rural; Controla as condições das estradas rurais; Coordena a 'Feira do Produtor Rural', o Agronegócio; Realiza excursões para exposições de implementos e equipamentos agrícolas entre outras.



Além da prefeita Vanderly - que estava acompanhada de seu esposo o líder político, Ivanildo Monteles; estiveram presentes também Juarez Oliveira (secretário de Agricultura), Chico Sindoca (sec. adjunto), Joanderson (Engenheiro Agrônomo), Chaguinha (coordenador da agricultura), vereador Ademar (presidente da Câmara Municipal)  e Antônio Juracy (secretário de Meio Ambiente).


Publicidade



Contato/zap: (98) 99139-0804


CHAPADINHA | SEMED Presta Homenagem pelo 'Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS' (24 de Abril)

Professores chapadinhenses (que ilustram o banner acima)
já participaram de cursos para promover a acessibilidade e a
difusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Chapadinha (MA) - Sábado, 24.Abril.2021

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Chapadinha, lembra essa importante data e esse marco na era da comunicação inclusiva.

O Dia Nacional da Libras é comemorado em 24 de abril porque foi nessa data, no ano de 2002, que a Lei 10.436 reconheceu a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão.

Na lei, o conceito de libras é descrito como forma de comunicação e expressão dessa comunidade. Também, serviu de alicerce para uma série de políticas públicas. Entre elas, a inserção do curso de graduação em Língua de Sinais Brasileira nas universidades públicas.

De acordo com o Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 9,7 milhões de pessoas no Brasil apresentam algum grau de deficiência auditiva.

Libras é reconhecida  como meio legal de comunicação e expressão, através de recursos próprios a ela associados. Formada por sinais e expressões, o sistema possui natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria. A data é descrita pelas pessoas surdas como uma conquista da liberdade da expressão gesto-visual.
A Semed - por meio  da coordenação do A.E.E (Atendimento Educacional Especializado) os parabeniza por tantas conquistas! Estamos com vocês!


Publicidade



Contato/zap: (98) 99139-0804



SÃO BERNARDO | 16º BPM: Guarnição Recupera Motocicleta com Registro de Roubo

Moto recuperada pelos policiais militares

Chapadinha (MA) - Sábado, 24.Abril.2021


A guarnição de serviço realizava barreira por volta das 10h30min, do último dia 20, na Rua Cônego Nestor - próxima à saída de São Bernardo/MA - município distante 126 km de Chapadinha, quando abordou a motocicleta Honda Pop 100, de cor preta, chassi nº 9C2HB0210CR029665, após a consulta via INFOSEG, constatou-se que o veículo possuía registro de roubo.

Contatos da PM/Chapadinha

A condutora e a motocicleta foram entregues na Delegacia para os procedimentos cabíveis.


Publicidade


Contato/zap: (98) 99139-0804


sexta-feira, 23 de abril de 2021

CHAPADINHA | Prefeitura ALERTA Sobre Ocorrências de 'Caramujos Africanos', no Período de Chuvas


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 23.Abril.2021

Secom

O caramujo africano, da espécie Achatina fulica, possui concha escura, com manchas claras, mais alongadas, pontiagudas e possui mais giros e borda afiada e cortante. Recentemente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Chapadinha foi informada sobre ocorrências de caramujos africanos, que ocorre sazonalmente junto ao período de chuvas.


Esse animal é perigoso, pois participa do ciclo de transmissão de um tipo de meningite, que acontece por via oral: através da ingestão do animal cru, mal cozido ou de seu muco, assim como ingestão de hortaliças e verduras contaminadas pelo muco de caramujos infectados.


Por isso, é necessário a lavagem dos vegetais, uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água durante 30 minutos já é suficiente. Mas o principal fator que propicia a proliferação é o acúmulo de entulhos. Manter o quintal ou terreno limpo é uma forma de evitar também o surgimento.


Também que os caramujos africanos são hospedeiros de germes que podem causar doenças graves. Por isso, a recomendação de nunca manuseá-los sem que as mãos estejam protegidas.


Publicidade


Contato/zap: (98) 99139-0804


ANAPURUS | COVID-19: Prefeitura Inicia Vacinação para Profissionais da Educação


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 23.Abril.2021

A prefeitura de Anapurus - por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à imunização contra a Covid-19, para trabalhadores da Educação com 55 anos (ou mais). A vacinação, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, é realizada no auditório do Centro de Formação Pedagógica, Lenir Garreto (recém-inaugurado).

Na última quarta-feira (21), os profissionais de Educação que integram o grupo estabelecido pelo município de Anapurus, foram imunizados com a primeira dose de Coronavac.

Para receber a vacina é necessário ter 55 anos ou mais, atuar nos ambientes internos da escola.





Podem receber a vacina profissionais que trabalham em unidades da educação básica, exercendo as seguintes funções: auxiliar de serviços gerais, diretor de escola, faxineira, merendeira, assistente de alfabetização (monitor), professor coordenador pedagógico, professores da educação básica – anos iniciais, anos finais e ensino médio, educação infantil, secretário de escola, vice-diretor de escola.

Fique ligado em novas datas de vacinação!


Publicidade



Contato/zap: (98) 99139-0804


CHAPADINHA | 'Programa MINHA CASA MELHOR': Cartões Serão Entregues nas Residências dos Sorteados


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 23.Abril.2021

Secom

A Prefeitura de Chapadinha - através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informa: Os cartões do 'Programa MINHA CASA MELHOR' serão entregues nas residências dos sorteados do município de Chapadinha, a partir deste sábado (dia 24). Uma equipe do Corpo de Bombeiros de São Luís, assim como os bombeiros locais e a equipe da referida secretaria realizarão a entrega dos cartões, de casa em casa.

O governo enviará mensagens de SMS aos beneficiários através dos números cadastrados, fiquem atentos para o recebimento das mensagens e façam a confirmação necessária para receberem seus cartões. Caso haja algum erro e não seja possível a entrega do cartão pelos bombeiros, o mesmo retornará para São Luís e ficará à disposição somente na capital.

Os cartões já vem desbloqueados, prontos para a compra nas lojas cadastradas no Programa.

Em Chapadinha foram sorteados, no último dia 10/04, 400 famílias que terão direito ao crédito de R$ 600,00 (seiscentos reais) para compra de móveis e eletrodomésticos.

Lembramos que os cartões são pessoais e intransferíveis.


Publicidade



Contato/zap: (98) 99139-0804


ANAPURUS | COVID-19: Aplicação da 2ª Dose Avança na Zona Rural, Desta Vez no Povoado Lagoa dos Ciganos

O trabalho é feito pelas equipes da saúde do município

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 23.Abril.2021

Na última quarta-feira (21), a prefeitura de Anapurus - através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a imunização contra a Covid-19 no Povoado Lagoa dos Ciganos (zona rural). Nessa etapa, foram vacinados mais de 30 idosos acima de 65 anos, que receberam a primeira dose da Coronavac.

UBS da localidade

Cada equipe de vacinação é composta por dois enfermeiros, um técnico de enfermagem, motorista que conduz o carro e um assessor da comunicação.



Para a secretária municipal de Saúde, Carine Monteles o serviço representa, mais do que imunização e proteção contra a pandemia, o cuidado, o respeito e a humanização, que são marcas da gestão da prefeita Vanderly.

Ana Carine - sec. mun. de Saúde

A campanha de vacinação contra a Covid-19 tem sido marcada pela organização, pelo rigoroso cumprimento das regras previstas na bula das vacinas e do Plano Nacional de Imunização e, principalmente, pelo empenho de toda a equipe para levar a esperança que a vacina representa para os grupos prioritários, não medindo esforços para que o atendimento chegue àqueles que não têm condições de vir até o ponto central que é na sede. Com essa determinação de levar a imunização para todos os idosos, conforme a chegada de doses, já vacinamos muitos acamados e agora, estamos quase finalizando a etapa de vacinação de idosos acima de 65 anos, tanto na sede como os que moram em lugares longínquos da zona rural. Isso nos alegra muito e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, afirma a secretária.

Acompanhe algumas fotos:















Publicidade



Contato/zap: (98) 99139-0804


Arquivo do blog