WebNet

WebNet

sábado, 4 de julho de 2009

Sr. Juví Morre Aos 87 Anos

O notável chapadinhense Joviniano Garreto de Almeida, popularmente conhecido como Sr. Juví, faleceu, por morte natural, no início da tarde da última sexta-feira (por volta das 13h), aos 87 anos, em sua residência.

Sr. Juví, que era conhecidíssimo entre os chapadinhenses mais antigos pelas suas anedotas e "causos", deixa sua esposa D. Amélia Flora da Cunha, 81 anos; nove filhos, netos e bisnetos.
Nesta foto, Sr. Juví está ao lado de sua esposa D. Amélia (que segura uma de suas netas)

O corpo foi velado na residência da família (Rua do Comércio - Centro) e sepultado por volta das 10h da manhã deste sábado (4), no Cemitério Central (Nª Sª das Dores).

Dentre os filhos do Sr. Juví, estão a professora Amélia Almeida, Vilma Almeida (Tesoureira da Câmara Municipal) e a funcionária pública Teresinha Almeida (da Secretaria Municipal de Finanças da prefeitura de Chapadinha).

Curso de Capacitação para Árbitros

Texto e foto: Antenor Ferreira - Blog Interligados

Na edição do programa ESPORTE DEBATE, da última sexta-feira (3) apresentado por Maninho Lopes e Isaias Apolinário, o Pelé, exibido pela TV Band local, foi anunciado o 1º Curso de Capacitação para Árbitros e amantes de futebol.
O curso iniciado na última quinta-feira (2) e que prossegue até domingo (5) no auditório do Chapadinhense Hotel, com o patrocínio da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Esportes, está sendo ministrado pelo árbitro maranhense Nacor Arouche, árbitro de renome nacional e até internacional, como ele mesmo comprovou exibindo vários documentos que o licenciam para exercer a referida a função.

Com citado, o curso não é destinado apenas para árbitros e assistentes de futebol, mas também para todos os admiradores e amantes do esporte, valendo lembrar que é inteiramente grátis, visando fortalecer o esporte local.

Em entrevista o árbitro afirmou que não espera que, através dessas palestras que estão sendo realizadas em vários municípios do Maranhão, os árbitros não comentam nenhum erro nas arbitragens, afinal de contas, errar é humano. Porém, através dessa capacitação é possível reduzir esses erros.

Chapadinha vai receber agência do Sine

Audio (ouça) - Vídeo (assista)
O município de Chapadinha vai ganhar uma unidade do Sine - Serviço de Informação Nacional de Emprego, órgão que trabalha realizando a intermediação de mão-de-obra e qualificação profissional. O convênio para implantação do órgão na cidade foi assinado pelo governador em exercício, João Alberto, durante a solenidade de entrega do título de cidadão chapadinhense (foto abaixo), na última quinta-feira (2)), à noite, na Câmara Municipal. O documento também foi assinado pelo secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antonio Heluy, e pela prefeita Danúbia Carneiro.
João Alberto disse, ao receber a homenagem, que agora tem uma responsabilidade maior em relação a Chapadinha. "Estamos aqui para somar. O município vai receber apoio do Governo do Estado para prestar atendimento adequado na área da saúde, vamos construir e reformar escolas, pavimentar estradas e investir na qualificação dos jovens que precisam trabalhar", garantiu.
Sine
A implantação da agência vai ser feita em parceria com a Prefeitura Municipal de Chapadinha, que ficará responsável pela infraestrutura e pessoal. Cabe à Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária a entrega de equipamentos e treinamento dos servidores. "Em breve estaremos atuando na intermediação de mão-de-obra da região", garantiu o secretário. Ele informou que o órgão vai ter capacidade para atender a demanda dos 17 municípios da região do Baixo Parnaíba.
Além de São Luís, o Sine atua nos municípios de Imperatriz, Bacabal, Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Pedreiras, Codó e Caxias. No processo de interiorização os próximos municípios a receberem o Sine são Timon e Bacabeira.

"Acreditamos que esse será um importante instrumento de apoio aos nossos trabalhadores", declarou a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro. "Será um caminho para que a juventude encontre trabalho de maneira mais fácil. A parceria com o governo do estado é uma conquista importante para a nossa população".

Ainda em Chapadinha, João Alberto participou de uma grande festa popular na praça de eventos Irineu Veras Galvão, onde anunciou a construção de estradas maranhenses, entre elas, a estrada Barreirinhas/Tutóia/Araióses. A idéia é promover o turismo da região do Baixo Parnaíba a partir de sua integração à região dos Lençóis Maranhenses.

Fizeram parte da comitiva do governador, os secretários de Estado de Articulação e Coordenação Política dos Municípios, Hildo Rocha, e o adjunto, Jones Braga; de Esporte e Juventude, Roberto Costa; de Trabalho e Economia Solidária, José Antonio Heluy; e de Desenvolvimento Social, Costa Ferreira; e o presidente do Ipemar, Alexandre Almeida.
Ascom

sexta-feira, 3 de julho de 2009

João Alberto visita Chapadinha e anuncia obras

Governador João Alberto com a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro

O governador em exercício, João Alberto de Sousa, visitou, nesta quinta-feira (2), os municípios de Vargem Grande, Anapurus e Chapadinha, na região do Baixo Parnaíba. Ele anunciou a realização de obras, participou de reuniões com lideranças políticas e foi homenageado com o título de cidadão de Chapadinha.

Fizeram parte da comitiva do governador, os secretários de Estado de Articulação e Coordenação Política dos Municípios, Hildo Rocha e o adjunto da pasta, Jones Braga; de Esporte e Juventude, Roberto Costa; de Trabalho e Economia Solidária, José Antonio Heluy; e de Desenvolvimento Social, Costa Ferreira; e o presidente do Ipemar, Alexandre Almeida.

Em Vargem Grande, João Alberto foi recebido pelo prefeito Miguel Fernandes (PMDB), lideranças políticas e comunitárias. Em reunião realizada na sede da Prefeitura Municipal, ele anunciou a pavimentação da MA-020, trecho de 72 quilômetros que liga Vargem Grande a Coroatá, e a recuperação de outro trecho, de 9 quilômetros, que liga Vargem Grande a Nina Rodrigues. Ele afirmou, ainda, que o Governo do Estado vai recuperar a via de acesso ao município de Presidente Vargas, trecho de 10 quilômetros a partir da BR-222.

O governador garantiu que já assinou a ordem de serviço para a realização dos trabalhos. “Acredito que no prazo de 30 dias as obras serão licitadas para que sejam iniciadas imediatamente”, declarou.

Para o prefeito de Vargem Grande, Miguel Fernandes, a construção da estrada até Coroatá é a realização de uma antiga reivindicação do município. “Estamos otimistas com a parceria e o apoio do Estado para a realização de obras em todos os setores essenciais, como saúde, educação e estradas vicinais”, ressaltou.

Em Anapurus, o governador em exercício se reuniu com lideranças políticas e comunitárias que apresentaram reivindicações para o município. João Alberto anunciou que o projeto do Governo do Estado vai atender a todos os municípios maranhenses.

“Esperamos dar condições para que todos os municípios sejam reestruturados. Iremos pavimentar mil quilômetros de estradas estaduais e, em parceria com as prefeituras, faremos mil quilômetros de estradas vicinais até o final do governo”.

Chapadinha
Em solenidade realizada na Câmara Municipal de Vereadores, o governador em exercício, João Alberto foi homenageado com a entrega do Título de Cidadão Chapadinhense. A proposta foi do vereador Samuel Nistron de Araújo, que considera João Alberto um político importante para a região. “Ele sempre olhou para essa região, tem um carinho especial pelo nosso povo, tem muitos serviços prestados ao município”, declarou.

A presidente da Câmara de Vereadores, Graça Nunes, disse que João Alberto é um político trabalhador, merecedor da homenagem. “Ele tem feito muito pelo Maranhão e está sempre presente no município de Chapadinha”, declarou.
O governador revelou que se sentiu muito feliz pela homenagem. “Esse é um título concedido há muito tempo, faltava apenas recebê-lo. Isso me enche de alegria, porque em Chapadinha fui votado muitas vezes. Lembro que a primeira vez foi como deputado estadual, em 1970. Aqui, tenho muito que agradecer ao meu grande eleitorado”.

Ainda em Chapadinha, João Alberto fez uma rápida visita às instalações da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), onde conversou com a diretora de ensino da instituição, Raimunda Nonata Fortes Braga. A faculdade tem o compromisso de formar professores e profissionais para o campo de trabalho do município, oferecendo os cursos de Letras, Administração e Pedagogia.
Em companhia da prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, o governador em exercício participou da inauguração da Praça de Eventos Irineu Veras Galvão (em homenagem ao ex-prefeito da cidade), do prédio do Instituto de Previdência em Chapadinha e da nova sede da Secretaria Municipal de Educação.

“Vivemos um momento especial com a participação do governador nessas inaugurações", declarou a prefeita Danúbia Carneiro. “Enfrentamos muitas dificuldades, nesses últimos anos, por não poder contar com o apoio estadual. É fundamental essa parceria e acredito no governo de Roseana Sarney” - completou a prefeita.

Bodas de Prata do Casal Candeira


Boda (pronuncia-se "bôda") é a festa que celebra o aniversário de casamento. No Brasil, é costume dizer Bodas, no plural. As bodas de prata (vinte e cinco anos de casamento) e de ouro (cinqüenta) são as mais conhecidas e comemoradas.

Todas as datas e aniversários são importantes para os casais felizes. Mas enquanto as comemorações dos primeiros aniversários de casamento passam-se na intimidade, em geral as bodas maiores assumem um caráter eminentemente social. É quando a comemoração exige maior brilho e maior destaque. Em geral, não só a família, mas todos os amigos são convocados para participar do acontecimento.

Poucas pessoas conhecem a origem etimológica da palavra boda. Ela provém da palavra latina votum, que significa promessa. Desta forma, quando se diz "minha boda" estamos dizendo "minha promessa".

De acordo com o seu significado religioso, sem dúvida é a promessa por excelência, que um homem e uma mulher podem fazer diante de Deus, realizando seu compromisso de esposo e esposa diante de um altar consagrado. Uma promessa para toda a vida, e esse é o ditame de seu ritual.

Por isso esse momento tão especial deverá ser comemorado em toda sua magnitude, unido a cada um dos elementos que contribuem para que essa promessa tenha a força simbólica que merece.

A própria definicação da palavra casamento (ou matrimônio) reforça esse caráter solene.

É tradicional, na cultura ocidental, se comemorar com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social.
Casal Candeira - 25 Anos de Casamento!
No último domingo (28/jun), alguns casais da Pastoral Familiar de Chapadinha, estiveram na residência do casal Bernarda e Candeira, na cidade de Humberto de Campos (MA), para juntos comemorarem as Bodas de Prata (25 Anos) de casamento dos "pombinhos". O casal chapadinhense Candeira, fazia parte da comunidade São Raimundo, no bairro Corrente.

Repasse de Recursos do Governo Federal para a Prefeitura de Chapadinha - Mês Junho/2009

Os convênios do município de CHAPADINHA/MA, que receberam seu último repasse no período de 21/06/2009 a 27/06/2009, estão relacionados abaixo:

Número Convênio: 612852
Objeto: PAVIMENTACAO DE VIAS URBANAS
Órgão Superior: Ministério das Cidades
Convenente: PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPADINHA
Valor Total: R$ 987.600,00
Data da Última Liberação: 23/06/2009
Valor da Última Liberação: R$ 197.520,00
___________________________________
Número Convênio: 613022
Objeto:
PAVIMENTACAO DE VIAS PUBLICAS
Órgão Superior: Ministério das Cidades
Convenente: PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPADINHA
Valor Total: R$ 789.800,00
Data da Última Liberação: 23/06/2009
Valor da Última Liberação:
R$ 157.960,00
___________________________________
Fonte: www.portaldatransparencia.gov.br/

Vereador Marcelo Ameaça Adversários

por Alexandre Pinheiro - www.alexandre-pinheiro.blogspot.com
Como resposta às críticas que sua família vem recebendo o vereador Marcelo Meneses (PSDB - foto) tem usado a tribuna da Câmara para fazer discursos duros contra adversários e setores da imprensa.

O líder da oposição, que em seus pronunciamentos alternava revolta com a decisão do TSE que anulou a eleição de seu pai com denúncias de corrupção no governo de Danúbia, passou a fazer ameaças explicitas contra a prefeita e críticos de Isaías.

Na sessão do dia 22, a Folha do Baixo Parnaíba (jornal impresso), teve acesso por meio de áudio colhido pelos microfones do Sistema Mirante, o parlamentar disse que não vai mais aceitar críticas a seus familiares. “Meu comportamento até agora tá normal, totalmente ‘equilíbrio’. Eu vou ficar agora desequilibrado pra ver o que é que vai dá. Na hora que eu fizer uma desgraça com um na Chapadinha, ai quero ver se melhora”, disse o vereador.

Ainda na sessão de segunda-feira, 22 de junho, Marcelo solicitou a intervenção da Câmara e de vereadores da base governista para aconselharem a prefeita a não tocar no nome de seus pais: “peço a esta Casa que mande ela (Danúbia) largar o nome do meu pai de mão pelo amor de Deus. Porque eu não vou mais aceitar isso. Eu não agüento mais isso. Eu não vou mais aceitar que falem de meu pai e minha mãe. Eu vou agir agora de forma grosseira e não vou agir por delegacia ou justiça não. Eu vou agir de minha forma”, declarou o vereador da tribuna do legislativo municipal.

No dia 25, quando as contas de Isaías já haviam sido reprovadas, Marcelo ampliou o foco e incluiu outros adversários em seus avisos: ...“nós ganhamos a eleição e ainda tem um bando de gente debochando ai. Agora quero pegar um debochando de mim que vai apanhar. Pode ser quem for que vai apanhar. Olhar pra mim e debochar apanha. Eu quero pegar um debochador desses. Eu tô rezando que eu pegue um desses ai porque o que eu quero fazer ainda não fiz, mas vou fazer. Estou só esperando a hora certa pra fazer”, finalizou em tom ainda mais ameaçador o parlamentar.

Os pronunciamentos tiveram forte repercussão no meio político e na mídia locais. O programa “Direto ao Assunto” da Mirante AM colocou trechos dos discursos de Marcelo. Vereadores preferiram não comentar o assunto e a prefeita Danúbia ainda não se manifestou sobre o fato. Já entre adversários o clima é de apreensão, uma vez que o vereador Marcelo tem histórico de violência contra críticos da postura política e administrativa de seus familiares. Nesse sentido, lembram os adversário que em 1998 o advogado Delmar Carneiro Júnior foi agredido em praça pública, sem chance de defesa pelo vereador como indício de que as ameaças de Marcelo devam mesmo ser levadas a sério.

Arraial na FAP

Foto: Sousa Neto
Por: Ascom
Jornalista responsável: Brendha Gomes
É nesta sexta-feira, dia 3, o arraial mais esperado de Chapadinha: Arraial da FAP. A Faculdade do Baixo Parnaíba promove a 5ª edição de seu "arraiá", recheado de atrações como: danças, quadrilhas, participação especial do bumba-meu-boi de Nina Rodrigues, comidas típicas e muito mais. Não percam.
Os ingressos estão sendo vendidos na sede da instituição por apenas R$ 5,00. Estudantes da FAP pagam meia entrada. A partir das 21 horas.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Cursos Cetecma - III Etapa 2009


Danúbia Inaugura Praça e Recebe Governador Nesta Quinta

www.alexandre-pinheiro.blogspot.com

A prefeita Danúbia Carneiro recebe hoje, quinta-feira 2, a visita do Governador João Alberto para juntos inaugurarem a Praça Irineu Veras Galvão. A solenidade está prevista para iniciar às 17 horas. Além da Praça de Eventos, João Alberto participa, ao lado de Danúbia e do ex-prefeito Magno Bacelar, da inauguração do prédio do Instituto de Previdência de Chapadinha (IPC) - que fica nos fundos da prefeitura - e da nova sede da Secretaria de Educação do Município, localizada na Praça Coronel Luis Vieira, onde funcionou a Justiça do Trabalho.

A entrega da Praça Irineu Galvão, inicialmente marcada para 20 de junho, foi adiada, segundo a prefeita, porque naquela data ainda faltavam alguns detalhes no acabamento da obra e o engenheiro responsável recomendou que deixassem a inauguração somente para quando tudo estivesse definitivamente pronto e também porque a presença do governador em exercício, João Alberto, não seria possível naquele momento.

Em sua visita por Chapadinha, o governador também participa de uma sessão solene na Câmara Municipal e de um jantar oferecido pela prefeita Danúbia, no Parque Torres do Sol.

Já a festa popular começa ás 21 horas com as bandas Reprise e Tropykália, além do sorteio de vários prêmios.
Fotos: Folha do Baixo Parnaíba e SECOM

quarta-feira, 1 de julho de 2009

P.P.A. de Chapadinha - A Sociedade Foi Chamada A Opinar?

O Plano Pluri-Anual (P.P.A.) de Chapadinha-MA está sendo elaborado pelo secretariado municipal, juntamente com a gestão do município e pessoas ligadas à administração.
O P.P.A. definirá a prioridade de ações para os próximos três anos e meio de gestão, segundo informa o blog Inteligados www.blog-interligados.blogspot.com
Foto: Antenor Ferreira
Será que uma ação de planejamento de tão alta envergadura não exigiria uma consulta pública, uma AUDIÊNCIA PÚBLICA especialmente com representantes da sociedade civil, como igrejas, sindicatos e associações, a fim de que se pudesse captar as principais demandas da sociedade e se possa corresponder a essas espectativas? É isso que se chama ORÇAMENTO PARTICIPATIVO e, em uma visão mais ampla, GESTÃO PARTICIPATIVA?

O governo municipal está acertando ao organizar a casa? Acertará mais se ouvir os bons conselhos.
por: Jânio R. Ayres Teles - Secretário Geral do SINDCHAP

Rally dos Amigos de Moto Cross em Chapadinha

Texto e Fotos: Antenor Ferreira - www.blog-interligados.blogspot.com
No último domingo, dia 28, a diversão certa foi na localidade Poço Escuro, ao final do bairro Areal, com a realização da 5ª Edição do RALLY DOS AMIGOS de Moto Cross.

O evento que teve ínicio com uma simples brincadeira de amigos, foi ganhando maiores proporções, resultando em um evento que reuniu vários amantes do esporte radical, sendo que houve inclusive premiação para os três primeiros colocados.

O circuito com cerca de 2 quilometros de extensão, marcado por curvas acentuadas e vários obstáculos, envolvendo categorias divididas em várias cilindradas, como 125, 125 alta, 150 e 250 cc, foi dividido em duas etapas.

Na primeira largada, após o reconhecimento do percurso, cada participante, ao todo cerca de 20, realizou três voltas classificatórias por tempo de chegada.


No segundo momento, os competidores largaram em disputa, dois a dois, sendo campeão, lógicamente, o primeiro a completar as três voltas do circuito.

As curvas acentuadas, os obstáculos impostos ao longo do caminho, não foram suficientes para impedir a ousadia e sede de adrenalina dos competidores, que deram um show, literalmente, tanto nas manobras, como nas quedas.

O evento foi encerrado por volta das 17h com a premiação do 1º, 2º e 3º colocados.

DMT Fiscaliza Veículos de Aluguéis e Anuncia Criação de Transporte Coletivo em Chapadinha

www.alexandre-pinheiro.blogspot.com
Uma ação do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal tenta disciplinar o tráfego de veículos e combater a clandestinidade nos transportes públicos de Chapadinha.

Segundo o diretor do DMT, Kerlly Gomes, o alvo dessa fase inicial são as vans, táxis, mototáxis e lotações. “Estamos fazendo um levantamento da quantidade de veículos e a situação dos mesmos. Queremos saber do estado de conservação e da segurança que os usuários têm quando trafegam com esses veículos”, disse o diretor.

O coordenador de transporte da prefeitura, Mourinha Lopes, anunciou que o executivo municipal está encaminhando uma lei para a Câmara no sentido de disciplinar o setor. Mourinha disse que a quantidade de veículos permitidos para funcionarem táxis, vans e mototáxis será limitada de acordo com a população e os que obtiverem a permissão serão constantemente vistoriados e terão uma faixa para identificação.

De acordo com o projeto, Chapadinha terá 45 vans, 90 táxis e 80 mototáxis. A nova lei também prevê a criação de uma linha regular de ônibus coletivo que contará com 10 veículos. Para viabilizar a primeira linha regular de transporte coletivo de Chapadinha a prefeitura deverá abrir uma concorrência entre as empresas interessadas.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Campeonato Chapadinhense 2009

www.mirantenabola.blogspot.com
Numa rodada cheia de gols, Real Brasil e Esporte venceram em mais uma rodada do Campeonato Chapadinhense de Futebol 2009.

No sábado (27), o Real Brasil se reabilitou no campeonato vencendo o Nacional por 4 x 3, e no domingo (28), o Esporte venceu o Chapadinhense por 3 x 2.

A próxima rodada marca a última partida da primeira fase entre Nacional x São José .

Bom Jesus e Santa Cruz (que se classificou beneficiado com os resultados do fim de semana) já estão classificados para as semifinais.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Programa Ligados na Benção entrega donativos a desabrigados


No último dia 14, uma equipe representando o Programa LIGADOS NA BÊNÇÃO, da Rádio Cultura FM (aos Sábados das 12h00 às 14h00), entregaram em torno de 400 quilos de alimentos que foram arrecadados pelo Ir. Evandro, sua esposa Erlândia (da Nej Cosméticos) e amigos.
As cestas foram entregues às vítimas da enchente dos rios nos povoados de Boa Hora e Mangabeira pela equipe do programa que constatou a difícil condição de vida daquelas famílias.
Além das cestas, foram entregues exemplares do NOVO TESTAMENTO e também uma palavra de esperança para as pessoas que ainda encontram-se em situação calamitosa.

AGED promove encontro para apresentação de nova diretoria regional

Por: Antenor Ferreira da equipe LocalNoticias
Contando com a presença do diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Luís Augusto, membros da Agerp, Ibama, poder público e outros orgãos, foi realizado na noite da última quinta-feira, dia 25, no auditório do Sebrae, um encontro que marcou a apresentação oficial da nova diretoria regional (baixo parnaíba) do orgão e avaliação de dados da vacinação do rebanho bovino maranhense contra Aftosa, após prorrogação do prazo da campanha por mais 30 dias.

A prorrogação do prazo, motivada em virtude das fortes chuvas que assolaram por meses o estado do Maranhão, impossibilitando a devida vacinação, foi estendida de 30 de Maio a 30 de Junho.

No evento foram colocados em pauta os dados do andamento da vacinação do rebanho na reta final da campanha, nos principais municípios maranhenses, como Balsas, que atingiu 80% de seu rebanho, Imperatriz com a marca de 77%, Açailândia, maior rebanho bovino maranhense, num total de mais de 1.000.000 de cabeças de gado, Barra do Corda, com 75% de todo o seu rebanho vacinado, entre outros. Os dados conferem até o último dia 14.

Em Chapadinha, até essa data, esse percentual era de 60%, número considerado positivo, perante as dificuldades encontradas no período chuvoso.

Entre os municípios com menor índice de vacinação e que preocupa seriamente a Aged, é Itapecurú com apenas 37%.

O diretor geral do orgão, Luís Augusto, informou que seguindo solicitação de criadores, está sendo encaminhado ao governo Federal uma proposta para mudança no calendário de vacinação no estado, que atualmente é realizado nos meses de Maio e Novembro.

Caso o pedido seja aceito, a vacinação passará a ser realizada nos meses de Julho e Dezembro, época em que as chuvas já estão escassas em todo o estado.

A meta é fazer com que o Maranhão no ano de 2010, possa receber a classificação de estado livre da Aftosa com vacinação.

Começa a ser formada nova diretoria do Galo

Texto e Foto: Antenor Ferreira da equipe LocalNoticias
Na noite da última sexta-feira, dia 26, foi realizado no auditório da prefeitura municipal, um encontro com membros do Galo da Chapada e possíveis membros da nova diretoria da equipe.

O encontro que foi conduzido pelo ouvidor geral do município, Gil Lopes, serviu não só para apresentação e votação da sugerida nova diretoria, como também para discussão de vários assuntos acerca da reativação e fortalecimento da equipe.
A sugestão para a nova diretoria ficou da seguinte forma:

Presidente: Magno Bacelar

Vice-presidente: A convite Edmilson Conrado Pinto, atual secretário de articulação política do município, o qual justificou não ser possível conduzir o cargo, devido sua funções no município.

1º Secretário: Miguel Viturino

2º Secretário: Capitão Cunha

1º Tesoureiro: O atual secretário de esportes do município, Galdêncio Gomes.

2º Tesoureiro: Maninho Lopes.

Gerente de Futebol: Gil Lopes

Diretor Administrativo: Etiene

Diretor de Marketing: Leal Junior

Diretor de Patrimônio: Zé Fonteles.

Faltando, portanto, definir apenas os conselhos deliberativo e fiscal e ainda o diretor jurídico.

Um dos pontos abordados pelos possíveis membros da nova diretoria, foi a prestação de contas dos recursos da equipe para o torcedor e toda a sociedade, visando ganhar a credibilidade e seriedade com o torcedor.

Outro ideal destacado foi a criação de subsídios para a auto-sustentação da equipe, sendo sugerido a criação do sócio-torcedor, materiais esportivos com a marca do time, busca de patrocinadores, entre outros.

Para os mesmos, a equipe não pode depender somente do patrocínio da prefeitura municipal.
Um novo encontro foi agendado para a próxima terça-feira, dia 30, onde serão definidos todos os pontos que ficaram pendentes.

Não Soprem ao Fogo Que o Incêndio Já é Grande

A teimosia da modernidade, único critério e referência de tudo, favorece a miopia social e a passividade. Perante uma análise justa, não deixa de aparecer logo uma claque interessada, incômoda como moscas varejeiras, a dizer: "É cultural, agora é moda!".

Gosto das festas juninas. Aprecio imenso o espetáculo das fogueiras, a alegria do povo, as danças típicas, as quadrilhas, o bumba-meu-boi, as bandeirinhas, os enfeites das quadras, as barracas e as comidas típicas. Os pais gostam de trazer as crianças, convive-se, lembra-se o passado, alegra-se a vida, celbra-se a tradição, festeja-se a cultura dum povo.

Recordo com saudade as antigas quadrilhas no Centro Paroquial com noivos a chegar numa carroça, roupas velhas a puxar ao ridículo, gestos lembrando o quotidiano de antigamente, as quadrilhas da Terceira Idade... Mas hoje... ao ver o que se passa nas quadras juninas, sinto-me ofendido, envergonhado, desanimado, revoltado. Já quase não vejo festas juninas.

Agora tudo me cheira a pestilento carnaval, o atrevimento invadiu as quadras, estragou tudo. Pouco mais vejo que um mexe-perna com roupa reduzida, quadrilhas com mini-saia e "tomara-que-caia", amarrações corporais obscenas, bem a deixar que a besta se sobreponha à pessoa, o aproveitamento promíscuo à diversão sadia. Quadrilha antiga? - Já não existe. Agora chamam-lhe: "arrasta pé". Bumba-meu-boi? Agora preferem o "viva o bumbum" de moças descascadas e, em número tão grande, que encurralam o boi num canto da quadra. É a vitória do feminismo na exibição pecuária! Pobre boi que perdeu o valor! Deixou dominar o feminismo na raça.
Danças eróticas, gestos sensuais, libertinagem obscena em que se aproveita tudo para exibir perna, peito e acessórios. É a exibição estúpida, o atrevimento sem vergonha, a volta à cultura selvagem. Ignora-se a história das danças, pisoteia-se a cultura, ofende-se a tradição, despreza-se valores, estraga-se a beleza dum divertimento que até as crianças ficavam como que em êxtase. Agora querem dar oportunidade para a exibição da devassidão pessoal, prefere-se o espontâneo irracional, a perversão social, a promiscuidade... E isto, por vezes, promovido por gente ligada à educação, consentido por pais, silenciosamente, irresponsáveis! Onde está o respeito pela cultura? Como fica a moralidade pública? Onde há autoridades responsáveis, isto merece uma reflexão séria!

Durante a semana, num comércio local, fazia-se publicidade, com exploração sexual de menores, misturada com música brega. Quando me insurgi contra o espetáculo, logo me responderam: "é uma quadrilha!". Que quadrilha aquela! Onde chega a insensatez humana!

E assim se desfaz o esforço educativo de pais e deucadores, de igrejas, famílias e pastorais. Onde estará a responsabilidade educativa? Já não basta a enxurrada da TV, a propaganda da devassidão nas revistas... são as nossas festas populares a engordar os padrões da imoralidade. Não faltará quel fale de modernidade para justificar esta excentricidade! Ruíram as comportas do bom senso, da vergonha e da conveniência social... tudo é permitido para satisfazer a sensualidade. Depois... ainda há quem se admire de sua filha ser estuprada, de professoras serem ameaçadas de tiro por alunos, de se ver promiscuidade a cada esquina da cidade, de divórcios aos montes, de famílias abandonadas pela troca de mulheres?...

À saída de uma quadra ouví, há dias, a conversa de dois velhos sensatos: "mulher é fogo, homem é como cão! Deu certo para fazer inferno!"

Não soprem mais ao fogo que ele, há muito, já virou incêndio.
__________________________________
In Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo das Paróquias de Chapadinha e Mata Roma - Nº 24 - 28/06/2009 - Diretor: Manuel Neves / Diretor-Adjunto: Pedro José - Pastoral da Comunicação

Notícias da Paróquia

CAMPANHA FICHA LIMPA
No primeiro domingo de julho, dia 5, convidamos todas as pessoas a trazerem o seu título de eleitor para assinar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos. Nas Capelas de todas as comunidades/bairros haverá pessoas credenciadas para prestar esclarecimentos. Exerça a sua cidadania!

* O parque da Catequese com as festas juninas decorreu bem. Teve a colaboração de muitos grupos de catequese e de outros grupos amigos. Sobre o que se lá passou refletimos em outro um outro momento deste post. No último dia teve a dança do Bumba-Meu-Boi, de Axixá (MA), de que agradecemos à Srª Prefeita. Demasiada ostentação feminista.
Mas foi bom para ver autoridades que há muito tempo não víamos e para apreciar quanto aparecer na televisão é importante para algumas pessoas;

* O Centro Catequético do bairro Boa Vista, foi telhado e rebocado esta semana. Falta meter-lhe o piso e completar os banheiros;

* Queremos nesta semana começar abrindo o alicerce da reconstrução da Capela da Aparecida, no bairro de mesmo nome. A comunidade está interessada e promete colaborar;

* Alguns casais se deslocaram a Humberto de Campos (MA), para celebrar os 25 anos de casamento do casal Candeira e Bernarda que foram da comunidade de São Raimundo (bairro Corrente);

* Queremos dar graças a Deus por todo o esforço que alguns casais estão fazendo para promover o Sacramento do Matrimônio. No próximo dia 5 de julho, vai-se realizar uma celebração na comunidade de Santa Luzia (bairro de mesmo nome), com 24 casamentos. Nesse mesmo dia o Senhor Bispo, D. Valter, administrará o Santo Crisma a uma centena de jovens e alguns adultos;

* Ainda estamos assistindo pastoralmente a Paróquia de Mata Roma, por um dos sacerdotes Redentoristas que irão para lá, estar a recuperar-se de uma cirurgia que teve que fazer às pressas.
___________________________________
In Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo das Paróquias de Chapadinha e Mata Roma - Nº 24 - 28/06/2009 - Diretor: Manuel Neves / Diretor-Adjunto: Pedro José - Pastoral da Comunicação

Licenciamentos Que Se Aparentam - Suzano No MA e PI

Imagem ilustrativa
O processo de licenciamento de um projeto de reflorestamento com eucalipto da Suzano para 160 mil hectares no estado do Piauí, neste ano de 2009, aparenta-se em demasia com o processo de licenciamento de quase 80 mil hectares, na região do Baixo Parnaíba maranhense, que ora transcorre no estado do Maranhão, desde o ano de 2006, com expedições irregulares de licença prévia, licença de instalação e licença de operação.
Os dois casos - o do licenciamento de quase 80 mil hectares em área arrendada pela Suzano para Gerdau em oito municípios do Cerrado leste maranhense e do licenciamento de 160 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado piauienses – ilustram bem uma mentalidade pragmática e programática de setores econômicos e políticos que tenta empurra descaradamente para as medidas mitigadoras e para os impactos econômicos “positivos” a complexidade dos impactos ambientais e sociais.

Ora vejam, dúvidas deveriam perpassar licenciamentos ambientais como esses, mas as consultorias ambientais ao mascatearem seus estudos de impacto ambiental ao órgão ambiental empurram sutilezas do tipo “estamos melhorando o licenciamento ambiental” e o órgão ambiental acaba anuindo com esse “melhoramento genético”.

O empreendimento da Suzano para a região de Teresina, capital do Piauí, extrema por esse “melhoramento genético”, bem apropriado para uma espécie como o eucalipto, onde a empresa de consultoria, contratada pela empresa, adjunta com a secretaria de meio ambiente do Piauí adia as especificidades do bioma Cerrado, da Caatinga e da Mata Atlântica e de suas mini-bacias hidrográficas para um futuro pós-licença prévia e centra esforços num estudo de impacto ambiental generalizante que fulgura de otimismo - o otimismo é uma das pedras que fundam o progresso a qualquer custo e a otimização do processo de licenciamento ambiental como querem se encaixa numa idéia de mundo mecânico em que as licenças são meras etapas constitutivas de um empreendimento saudado como marco histórico para as populações daquela região como se dali por diante a história fosse ser diferente.

A audiência pública que a secretaria de meio ambiente do Piauí convocou para a Suzano expor os méritos e deméritos de seu projeto de reflorestamento em 38 municípios consagrou, ao menos, para os apreciadores, esse “melhoramento genético”, afinal se patenteava que boa parte dos presentes vinha mais para fazer coro e corar quando a empresa e o governo servissem as benesses do projeto para todos os municípios do que para destilar possíveis dúvidas.

No caso do Maranhão, uma das irregularidades cometidas pela secretaria da meio ambiente ao conceder a licença prévia no ano de 2008 era que simplesmente a licença correspondia a 20% das áreas de todo o projeto e afora o fato de que o estado do Maranhão vistoriara várias dessas áreas e entrara mudo e saíra calado de reuniões com a sociedade civil sobre as origens dessas áreas. A mais recente de tantas irregularidades foi que a então secretaria de meio ambiente, do Governo Jackson Lago, assinara no mesmo dia as licenças de instalação e de operação para o desmatamento de áreas em Santa Quitéria (distante 100 quilometros de Chapadinha).

Com efeito, o que acontece, tanto no Piauí como no Maranhão, é que os órgãos ambientais, fundiários e os de planejamento praticamente dispensem os seus acervos florestais, os seus acervos de terras e os seus acervos de biodiversidade, que, na verdade, são acervos da sociedade como um todo, para que a Suzano Papel e Celulose ou qualquer outro grupo econômico deite em cima.
____________________________________
Mayron Régis, jornalista Fórum Carajás
Esse texto faz parte do programa
Territórios Livres do Baixo Parnaíba, apoiado pela ICCO e realizado de forma conjunta com a SMDH, CCN e Fórum em Defesa do Baixo Parnaíba

Arquivo do blog