WebNet

WebNet

sábado, 6 de abril de 2013

Afonso Cunha Realizou a 2ª Conferência Municipal das Cidades

 
Afonso Cunha realizou na manhã deste sábado (06) a 2ª Conferência Municipal das Cidades. No evento, foram escolhidos os delegados que irão participar dos debates na 5ª Conferência Estadual das Cidades e eleitos os membros do Conselho Municipal das Cidades para o biênio 2013/2015. Ao final, foi elaborado o documento contendo as propostas de Afonso Cunha a serem debatidas no encontro estadual, que acontecerá em São Luís, de 22 a 24 de agosto.

Participação
A conferência de Afonso Cunha teve a presença do prefeito, José Leane de Pinho Borges, do vice-prefeito Antonio Maria Crispim, vereadores, secretários municipais, professores, representantes de movimentos sociais, comunidades tradicionais, empresários e estudantes. Na oportunidade, os participantes de Afonso Cunha aprovaram o regimento e também assistiram à palestra sobre o tema da 5ª Conferência Nacional das Cidades, “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Já”.


Na abertura, o prefeito ressaltou a importância da discussão de questões referentes à política urbana e rural do município. “Além dos debates, a realização do evento também possibilitará Afonso Cunha a captar recursos do Governo Federal para projetos nas áreas habitacional de mobilidade e saneamento ambiental, entre outras”, afirmou o gestor.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Prefeita e Vice-Governador Participam de Encontro Regional do PT em Chapadinha e Visitam Terrenos do Hospital Regional e do Cetecma

 
Na manhã deste sábado (6), a prefeita Ducilene Belezinha e o vice-governador Washington Luiz participaram do Encontro Regional do PT, realizado em uma churrascaria de Chapadinha. Presentes ainda, o presidente do diretório estadual do PT/MA, Raimundo Monteiro; José Antonio Heluy (secretário de Estado do Trabalho e Renda), José Inácio Rodrigues (superintendente do Incra/MA), Iracema Vale (Prefeita de Urbano Santos), militantes e simpatizantes.
 
 
 
Depois, a prefeita Belezinha, o vice-governador, Washington Luiz, e o secretário de Estado do Trabalho e Renda, Antonio Heluy, visitaram os terrenos que receberão o Hospital Regional e Cetecma. Presentes o secretário de Estado do Trabalho e Renda, José Antonio Heluy; os secretários municipais Aluisio (Obras), Charles Bacellar (Saúde), Zezinho Lima (Trabalho e Renda/SINE), Paiva (Assistencia Social), os adjuntos Profª Maria Coelho (Educação) e, Adriana Pontes (Administração); e a Assessora Especial em Brasília, Isamara Meneses.
 
 
*Com informações da Ascom/PMC
 
 

Clínica Médica e Odontológica Nsa. Sra. das Dores - SALAS para ALUGAR

 
A Clínica Médica e Odontológica Nossa Senhora das Dores - comunica aos interessados, que há disponível 02 (duas) salas para aluguel, de uso, impreterível, de consultório médico.
 
 
 
 
Interessados procurar a Clínica, que fica localizada na Rua Prefeito Joaquim Almeida, 383 - Centro - Fone: (98) 3471-2007.

Chapadinha: Ato Público Contra a PEC da Impunidade

 
A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapadinha, sob a autoridade do promotor, Dr. Douglas Assunção Nojosa, faz convite à sociedade, entidades e imprensa para um importante Ato Público a ser realizado no próximo dia 09 de abril de 2013 (terça-feira) às 15h, no auditório da Câmara Municipal de Chapadinha.
 
 
Dr. Douglas Nojosa
A finalidade desse Ato Público é tratar sobre o cerceamento do Poder Investigatório Criminal do Ministério Público e de outras Instituições, e seus nefastos efeitos ao combate da criminalidade, à corrupção e a impunidade no Brasil, em face da tramitação no congresso Nacional da Proposta de Emenda Constitucional nº 37 (PEC da Impunidade) que visa torna a atividade investigatória Criminal exclusiva das polícias Federal e Civil.

Na oportunidade serão apresentados todos os preceitos constitucionais, legais e fáticos que fundamentam o poder investigatório do Ministério Público e de outras instituições.

Essa mobilização contra a PEC da Impunidade está ocorrendo em todo o país. Portanto PARTICIPE...! Não deixe a corrupção e a criminalidade saírem vitoriosas.
 
 
Com Informações do MP-MA
 

AFONSO CUNHA: Prefeitura Executa Obras de Recuperação Total das Estradas Vicinais

Trabalho de qualidade sendo executado na Ladeira e na estrada
Através da Secretaria Municipal de Obras, desde o início deste ano, a Prefeitura de Afonso Cunha-MA vem desenvolvendo intenso trabalho visando a recuperação das estradas rurais do município para manter a circulação de veículos e, assim, garantir o escoamento da produção e o trânsito da população.
O objetivo é realizar o trabalho de recuperação em todas as estradas vicinais, procurando adotar medidas que as mantenham em perfeitas condições pelo maior prazo possível.

Ladeira do Povoado Olho D'água/ São Pedro

Nossa proposta é realizar esse trabalho em todas as estradas rurais do município. Nós iremos fazer a limpeza das margens das estradas, e proporcionar um serviço que dure mais tempo e com qualidade . Posso garantir que o serviço ficará de primeira!” - Disse José Leane.
O Prefeito José Leane fez questão de destacar que todas essas obras de recuperação estão sendo realizadas com maquinários do município frutos de conquistas através do Governo Federal com a busca incensaste do Prefeito Leane em Brasília através dos Deputados federais que lhe dão apoio.
 
 
 
Segundo ele, passada esta etapa de recuperação dos pontos mais críticos, a Secretaria de Obras estará estendendo o serviço às demais localidades, com o objetivo de realizar um grande trabalho de manutenção.

Além da recuperação de estradas vicinais, obras de construção e recuperação de pontes de madeira estão sendo constantemente realizadas em todo território da zona rural do municípios e pertencentes a outros municípios vizinhos.


Ponte totalmente reconstruída do Povoado Cana Brava
O Município de Afonso Cunha passou anos sem receber obras de recuperação nas estradas vicinais, o que dificultou mais ainda a execução das obras, pois o serviço tinha que iniciar do zero, graças ao empenho de toda a equipe de profissionais da secretaria e a vigilância constante do Prefeito municipal, as obras estão sendo bem executadas e brevemente serão entregues vários quilômetros de vias vicinais totalmente recuperadas.


 
 
Fotos extraídas do Facebook do José Barros ( Zé Viola)
 
 

Secretaria Municipais de Igualdade Racial e Saúde Discutem Atendimento as Comunidades Tradicionais de Chapadinha

Na tarde da última sexta-feira (5), na Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, os secretários de Saúde, Médico e Cirurgião Plástico Charles Bacelar e a Assessora Especial em Brasília, Isamara Meneses, discutiram sobre as políticas públicas da Saúde voltadas para as comunidades tradicionais, especialmente as quilombolas.

Na pauta o Diretor do Departamento da Igualdade Racial, Manoel Almeida juntamente com a Secretária da Igualdade Racial Chiquinha Pessoa e a Coordenadoria da Igualdade Racial - equipe técnica formada para atuar nas políticas públicas e georreferenciamento das comunidades e populações negras no município- explanaram os eixos presentes no Plano Municipal Promoção da Igualdade Racial de atuação dessa secretaria em relação a saúde destacando os pontos emergenciais de atendimento.

De início a Secretaria Municipal de Saúde está realizando estudos para implantação do Posto de Saúde da Comunidade Quilombola Poço de Pedra e a disponibilização de um Saúde Móvel para atender os demais povoados.

Em breve estaremos disponibilizando serviços dessa parceria em relação a criança, juventude, mulher e o idoso.
 

Coordenadoria da Igualdade Racial

CHAPADINHA: Entregador de Distribuidora de Gás é Atropelado na Av. Presidende Vargas

 

Um caminhão 3/4, placas de Teresina-PI, que saía da Travessa Mocambinho, entrou, segundo populares, imprudentemente na Avenida Presidente Vargas, atingindo um motociclista que trabalha com entrega de botijões de gás para a distribuidora Liquigás. O motociclista trafegava pela avenida, sentido Centro/Corrente.
 
 
Apesar da gravidade do acidente, o motociclista sofreu apenas leves escoriações. Ele se queixa de fortes dores no joelho esquerdo. O condutor do caminhão ofereceu socorro, mas o motociclista recusou.
O dono do caminhão, Eltônio Barros, foi ao local e propôs arcar com os danos. A Guarda Municipal foi acionada mas não chegou a intervir, vez que o acordo foi proposto.

CHAPADINHA: Onibus Desgovernado Invade Posto de Combustível

 
O fato ocorreu na manhã deste sábado (6), no Posto Alvorada 3 - bairro Boa Vista. Com medo de explosão, populares que passavam por perto corriam desesperadamente. Funcionários do posto agiram rápida e corajosamente, utilizando extintores de incêndio para conter o fogo e evitar explosão.
 
 
Informações do blog do William Fernandes
 

URE/Chapadinha: Gestor Jânio Reúne-se com Promotor de Tutóia para Tratar da Problemática da Demanda de Professores

A demanda de professores na Rede Estadual de Tutóia pode ser a maior do Maranhão.
Fatores como o aumento do público estudantil e o repasse dos alunos do ensino médio que estavam sob a guarda do município para a Rede Estadual, bem como a redução da carga horária dos professores de 16 para 13 horas em sala de aula tornou o problema crônico.
O gargalo da situação está na impossibilidade de o Governo do Estado contratar professores, tendo em vista o processo do Ministério Público que impede as contratações. Contudo, não há professores do quadro que possam suprir essa demanda, que supera o número de 100 professores, só nesse município.
O caso é muito específico e precisa ser tratado de maneira mais detida pelo Ministério Público e pela URE.
Na próxima semana o gestor regional Jânio Ayres (foto), encaminhará relatório detalhado da situação ao senhor promotor para que se possa ter uma visualização mais clara da problemática e que seja apresentado ao Promotor da Educação no Estado, Dr. Paulo Avelar.
 
 
 

Assaltantes São Presos Pela Polícia em Chapadinha

SDC11578
 
Uma ação de militares da Força Tática, em Chapadinha, apreendeu quatro armas, na manhã desta sexta-feira (5). Os revolveres foram encontrados em poder de seis pessoas, que de acordo com a polícia, estavam planejando cometer assaltos naquela região.

 
DSCN9544
 

Na ação foram presos Francisco Leandro da Rocha, de 23 anos; Raimundo Clodomir da Rocha, de 21 anos; Alberto Cunha da Rocha, de 20 anos; Mardoni da Silva, de 23 anos; Pedro Juazeiro da Costa, de 39 anos; e Edvaldo da Rocha, de 18 anos. Todos se encontravam no veículo Fox vermelho, de placas NMQ-4779 quando foram abordados pelas equipes da Força Tática.

 
DSCN9545
 

Durante revista realizada foram apreendidos os revolveres calibre 38 municiados, quatro facas, aparelhos celulares e, ainda, a quantia de R$ 3.455 em dinheiro.
 
Após a prisão a quadrilha foi encaminhada para a 3ª Delegacia Regional de Chapadinha, onde foram ouvidos pelo delegado regional Alessandro Gomes de Castro. Eles foram autuados pelo crime de formação de quadrilha armada. A polícia investiga a participação do bando em outras ações criminosas.

 
Imirante
Fotos: Blog do Foguinho
 

Prefeitura Inaugura Pontes na Zona Rural Neste Domingo (7)

 
Asxom/PMC

Quem precisa circular pelas estradas da zona rural de Chapadinha já começa a perceber a mudança nos acessos aos povoados. No mês de março, a prefeitura municipal, por meio da secretaria de obras, iniciou os trabalhos de recuperação de pontes importantes da região.
 
A ponte do povoado Cangaia, que liga Chapadinha ao Alagadiço e à cidade de Afonso Cunha, já está pronta. A recuperação realizada em 15 dias foi prova de que quando há força de vontade, serviços que beneficiem toda a comunidade podem ser realizados.
 
Antes a ponte de 50 metros de comprimento e 4 metros de largura tinha falhas em toda a estrutura com falta de madeiras no assoalho, apresentando risco de acidente. Agora com a instalação de cabos de aço, que garantem mais segurança no local, a situação é outra.
 
 
Ponte do povoado Gangaia durante a reforma
 
 
Ponte do povoado Gangaia após a reforma
 
As comunidades do Rodeio, Cercadinho e Cipó também foram beneficiadas, pois a ponte do Salitre, de 20 metros de comprimento, também já está pronta e lá as mudanças são visíveis. A ponte estava há mais de um ano sem condições de uso. O problema agravou-se ainda mais depois de um incêndio no local que impossibilitou o tráfego de veículos. O descaso, por parte da gestão anterior, com aquelas comunidades durou mais de um ano. Recentemente um caminhão tanque tentou a travessia por baixo da ponte aproveitando a baixa do rio, mas acabou atolado por vários dias.
 
 
 
Ponte do Salitre antes da reforma
 
 
 
 
 
Com as últimas chuvas o nível do rio já subiu, mas os moradores não precisam se preocupar, pois com a recuperação da ponte o tráfego não será interrompido.
 
 
 
Ponte do povoado Salitre após a reforma
 
 
 
Outra ponte que também será inaugurada no próximo domingo ( 07 ), será a da comunidade Santa Rosa.
 
De acordo com o secretário de obras, Aluíso Santos, os trabalhos foram realizados de maneira a proporcionar segurança a todos que passam por esses locais.
 
 
 
Além das reformas dos assoalhos, fizemos também os guarda-corpos como forma de proporcionar mais segurança para os motoristas, motociclistas e pedestres”, disse o secretário.
 

sexta-feira, 5 de abril de 2013

2º FEIRÃO BB AUTO na SS Veículos

 
Termina nesta sexta-feira, dia 05, o 2º FEIRÃO BB AUTO - BOM PARA TODOS!
 
O Banco do Brasil e parceiros, promoveu durante toda esta semana, no prédio da SS Veículos na Av. Ataliba Vieira de Almeida, o II FEIRÃO BB AUTO - BOM PRA TODOS!, com a participação das maiores concessionárias de veículos do Maranhão, NACIONAL VEÍCULOS FIAT, CAUÊ VEÍCULOS, CHAVEPAR WOLKS, SS VEÍCULOS MULTIMARCAS, DOM KAR e Concessionária MAHINDRA.
 
 
AINDA TEM TEMPO...
 
Venha fazer o seu Test Drive nos Lançamentos do mercado de Autos. Tudo isso com o financiamento em até 59 meses pelo Banco do Brasil com a menor taxa do mercado e até 180 dias para começar a pagar. Se você estava pensando em comprar o seu carro zero, este é o momento. Perticipe! Corra agora mesmo e garanta seu carro novo no Pátio da SS VEÍCULOS em Chapadinha.
 
 
 
 
 
 
 
 
II FEIRÃO BB AUTO - BOM PRA TODOS!
ANDAR DE CARO ZERO COM TAXAS REDUZIDAS É BOM PRA TODOS...
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

URE/Chapadinha Realizará Conferências Intermunicipais de Educação em Chapadinha e Tutóia

As Unidades Regionais de Educação (UREs) de Codó e Pedreiras realizam, nestas quinta (4) e sexta-feiras (5), simultaneamente, em suas respectivas sedes, as Conferências Intermunicipais de Educação. Organizadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em conjunto com o Fórum Estadual de Educação (FEE), os eventos reunirão representantes dos sistemas de ensino, órgãos educacionais, entidades de classe, sociedade civil organizada e contarão com a presença do secretário de Estado de Educação Pedro Fernandes.
 
 
URE/Chapadinha
A Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, realizará a Conferencia Intermunicipal de Educação dia 27 de maio em Chapadinha; e dia 28, em Tutóia.

Até junho, serão realizadas, ao todo, 27 Conferências Intermunicipais de Educação, nas sedes dos municípios que abrigam as UREs, envolvendo os 217 municípios do Estado, com a finalidade de construir proposições norteadoras para o Plano Estadual de Educação, com o foco na Conferência Maranhense de Educação (Comae), que acontecerá no mês de agosto.

Os eventos têm como objeto de discussão a Educação Básica, Profissional e Superior, incluindo todas as etapas e modalidades de ensino, primando pela participação de todos os seguimentos locais, visam garantir o debate, com vistas à elaboração de políticas educacionais, que orientarão na melhoria da qualidade do ensino no Brasil e, em especial, no Maranhão.

Cada conferência será composta por 42 delegados de cada município, sendo 14 da educação básica, 11 do Ensino superior, nove da Educação Profissional, quatro representantes de movimentos sociais atuantes na região e quatro representantes do Poder Público Municipal. Serão realizadas palestras, debates e grupos temáticos de trabalho, tendo foco na elaboração do Plano Estadual de Educação.
 
 
 

CAMPEONATO MARANHENSE: Santa Quitéria Estréia Segundo Turno com Derrota para o MAC

Fazendo sua estreia no returno do Campeonato Maranhense, o Maranhão Atlético derrotou o Santa Quitéria por 3 a 0, nesta quinta-feira (4), no estádio Castelão. O grande nome do jogo foi o atacante Casagrande: depois de perder parte do primeiro turno por causa de lesões, o centroavante voltou ao time e marcou os dois gols da vitória. Zé Maria, na segunda etapa, anotou o terceiro gol do Quadricolor.
 
Com a vitória, o MAC se junta a Cordino e São José na liderança do returno, com três pontos ganhos. Já o Santa Quitéria inicia o segundo turno do Maranhense sem pontuar.
Na segunda rodada, o Maranhão Atlético irá até Balsas enfrentar os donos da casa, no estádio Cazuza Ribeiro. Já o Santa Quitéria fará sua estreia em casa no returno contra o Imperatriz, campeão do primeiro turno, no estádio Rodrigão. Os dois jogos serão realizados neste domingo (7).
 
 
 
 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

AFONSO CUNHA Realizará 2ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES

 
A cidade de Afonso Cunha se prepara para realizar neste sábado (06), a partir das 8 horas, na Escola Gastão Vieira, a 2ª. Conferência Municipal das Cidades.


A Conferência tem entre outros objetivos os de sensibilizar e mobilizar a sociedade de Afonso Cunha para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade bem como propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça, para a formulação de proposições e a realização de avaliações sobre as formas de execução da política e do sistema municipal de desenvolvimento urbano e suas estratégias.

Prefeito José Leane, o vice Antonio Maria Crispim e o vereador Narcos Crispim
 
De acordo com o Prefeito José Leane a etapa municipal é um momento importante de diálogo entre governo e sociedade civil. “É nesse momento que Afonso Cunha terá a oportunidade de contribuir com um debate que é nacional. Durante esse debate discutiremos as políticas de desenvolvimento urbano a nível municipal e daremos a nossa contribuição com o debate estadual e nacional”, disse ele.
 

Ao final desta conferência serão eleitas as instituições da sociedade civil organizada que farão parte do “conselho da cidade de Afonso Cunha”, responsável por acompanhar e avaliar a implementação da política municipal de desenvolvimento urbano, em especial às de habitação, saneamento básico, ambiental, trânsito, mobilidade urbana e recomendar as providências necessárias ao cumprimento de seus objetivos.
 
 
Do Portal Gaditas
Com contribuição do Portal Afonso Cunha
 
 
Administração: José Leane Pinho Borges
 

 

AFONSO CUNHA: Município Será Contemplado com o PRONATEC


 
O município de Afonso Cunha será contemplado com o Programa PRONATEC (PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO), o mesmo oferece cursos de qualificação profissional, contribuindo para uma mudança de vida dos brasileiros em situação de extrema pobreza.
 
Com a oferta gratuita de cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação. É por isso mesmo que o município tem a necessidade de intermediação de mão de obra, tendo um papel importante a desempenhar, sendo necessário encaminhar os trabalhadores para estas vagas, facilitando a sua absorção pela mão de obra, da demanda existente do município.
 
O PRONATEC é um programa do Governo Federal criado pela Lei n° 12.513/2011. É o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
É executado através de parcerias entre ofertantes de cursos e demandantes. Os ofertantes são as unidades de ensino que oferecem os cursos, por exemplo:
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. Os demandantes selecionam os alunos dos públicos, segundo a Lei n° 12.513/2011:
Art. 2o O Pronatec atenderá prioritariamente:
I - estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;
II - trabalhadores;
III - beneficiários dos programas federais de transferência de renda; e Grifo Nosso: (PÚBLICO ALVO DAS SECRETARIAS DE ASSISTÊNCIAS SOCIAL).
IV - estudante que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, nos termos do regulamento.
§ 1o Entre os trabalhadores a que se refere o inciso II, incluem-se os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.
Por exemplo, a prefeitura de Afonso Cunha.
Para que O Município de Afonso Cunha venha participar deste programa é necessário aderir ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
E cadastrar um responsável no SISTEC – SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, na maioria das vezes é o proprio Secretário (a) que é cadastrado no Site: http://sistec.mec.gov.br/login/login . A forma de matriculas de alunos é tudo online, o ofertante libera a turma no SISTEC e a secretaria de Assistência Social faz a pré-matrícula do aluno.
Mais uma passo é a pactuação que é quando o SENAI e Secretaria de Assistência Social se reúne para decidir a quantidade de vagas e os cursos que serão ofertados.
Como o SENAI não tem unidade de fixa em Afonso Cunha precisa também de escolas públicas, locais apropriados para a execução dos cursos.
Os cursos são gratuitos e, ainda, os alunos do PRONATEC recebem uma assistência financeira no decorrer do curso. Por exemplo: um curso de 160h, o aluno receberá R$ 320,00. Dois reais a cada hora do curso.
 
 
As informações são do blog Portal Afonso Cunha
 
 
Administração: José Leane Pinho Borges
 
 

Arquivo do blog