WebNet

WebNet

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Secretaria Municipal de Saúde Realiza Reunião com ACS's

 
Ascom/PMC

A reunião com os agentes comunitários de saúde da zona urbana e rural foi realizada na última terça-feira (02), no auditório do SINDCHAP e contou com a presença da secretária adjunta de Saúde, Valnice Meneses e a coordenadora de Atenção Básica, Marjorie Mesquita . O evento teve como objetivo reafirmar o compromisso do município com a saúde da comunidade por meio de informação, principalmente, quanto a realização do exame de pré-natal .
 
Os ACS’s precisam identificar as gestantes o quanto antes e encaminhá-las ao posto de saúde de sua região para o acompanhamento médico”, disse a secretária adjunta de Saúde.
 
Na oportunidade foram discutidos os números do SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica) e também do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) e como os agentes devem proceder para que o município tenha um controle preciso do número de gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças menores de um ano, número de famílias por área etc.
 
Precisamos atualizar os cadastros tanto na cidade quanto na zona rural, para isso vai ser feito um cronograma para que todo mês os agentes se dirijam à secretaria de saúde e assim as informações possam ser processadas de maneira correta", declarou a coordenadora.
 
 
 
Para atualização do SIAB, ficou definido que a cada dois meses será feita uma avaliação dos resultados obtidos pelos agentes.
 
Ainda no evento foi adiantado que a campanha de vacinação contra a influenza começa dia 15 com a disponibilidade da vacina nos postos de saúde e o dia “D”, no dia 20 do corrente mês.
 
 
Sobre o SIAB:

Por meio do SIAB obtêm-se informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde.

Principal instrumento de monitoramento das ações do Saúde da Família, tem sua gestão na Coordenação de Acompanhamento e Avaliação/DAB/SAS (CAA/DAB/SAS), cuja missão é monitorar e avaliar a atenção básica, instrumentalizando a gestão e fomentar /consolidar a cultura avaliativa nas três instâncias de gestão do SUS.

(Ministério da Saúde).
 

 
 
 
 
 

Arquivo do blog