WebNet

WebNet

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

MPF/MA: Justiça determina fiscalização no uso de agrotóxico nas fazendas de soja transgênica do Maranhão, especialmente na região do Baixo Parnaíba

Imagem ilustrativa

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) obteve liminar, junto à Justiça Federal, para garantir fiscalização do uso do herbicida Glifosato, utilizado no plantio de soja transgênica, na região do Baixo Parnaíba. A União, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged-Ma) e o estado do Maranhão tem 180 dias para cumprir as determinações da Justiça, sob pena de multa.

Após constatar a falta de fiscalização adequada dos órgãos estaduais e federais, bem como o emprego excessivo do Glifosato no plantio de soja do Maranhão, o MPF/MA moveu ação civil pública contra a União, a Aged-Ma e o estado, em maio deste ano.

As investigações do MPF, feitas com auxílio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Grupo de Estudos Rurais e Urbanos (Gerur) do programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), identificaram diversas consequências do uso incorreto do agrotóxico, como: contaminação dos recursos hídricos e das áreas usadas na produção de alimentos, destruição de nascentes, assoreamento de cursos d'água, contaminação de riachos por conta do despejo de produtos com aviões, entre outras.

Na decisão, o juiz da 8ª Vara da Justiça Federal considerou que a prova documental oferecida pelo MPF indica a negligência no uso, armazenamento e descarte do herbicida, por parte da União, Aged-Ma e estado. A sentença afirma ainda que a continuidade do uso incorreto do Glifosato consolida “uma situação de gravíssima degradação ambiental, que comporta perigo elevado ao ecossistema local e à saúde humana”.

A Justiça deferiu o pedido de liminar do MPF e determinou que União, Aged-Ma e estado promovam, em 180 dias, levantamento das condições das lavouras que fazem uso do Glifosato no Maranhão, com realização de vistorias e estudos técnicos para definir medidas de correção sob pena de multa diária de R$ 180 mil; que União e estado do Maranhão realizem, no mesmo prazo, análise dos resíduos de Glifosato nos produtos de origem vegetal, para monitorar a presença excessiva do referido agrotóxico; que o estado do Maranhão observe determinados requisitos antes de conceder novas licenças ambientais a empreendimentos agrícolas que façam uso do Glifosato, sob pena de multa de R$ 100 mil para cada licença irregularmente concedida e que União e estado não admitam o uso de aeronaves na aplicação do herbicida, inclusive promovendo fiscalização.


Procuradoria da República no Maranhão
Tel: (98) 3213-7100
E-mail: ascom@prma.mpf.gov.br

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PREFEITURA CAPACITA MERENDEIRAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO


Ascom/PMC - Fotos: Kim Pereira

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Chapadinha, SEBRAE e Câmara dos Dirigentes dos Lojistas (CDL), as merendeiras das escolas municipais puderam participar, durante a I Semana do Empreendedor, do Curso de Capacitação em Gastronomia.

Com o objetivo de enriquecer o conhecimento das participantes, onde as mesmas tiveram acesso a dicas de boas práticas de aproveitamento de ingredientes no momento do preparo das receitas na cozinha, o curso que teve duração de três dias certificou 13 profissionais da merenda.


Para a nutricionista da secretaria municipal de Educação, Adriane Sousa, “A capacitação traz qualidade nos serviços das merendeiras dentro da escola, além de uma diversificação no cardápio e melhor aproveitamento de cada ingrediente”- declarou.


É muito importante encontros como esses, só assim ficamos por dentro das normas que devemos ter para preparar a comida servida na escola. Achei maravilhoso o curso que me forneceu a capacidade de aprender e me fez rever capacitações anteriores, me sinto mais tranqüila agora e com mais confiança, pois ainda aproveitei para tirar algumas duvidas”- destacou a merendeira Joyssymara Pontes.


A diretora adjunta da escola Alexandre Costa, Vânia Nascimento, que acompanhou o curso, falou sobre a importância de se investir em cursos que capacitem esses profissionais para um bom desempenho das atividades. “Toda merendeira tem que ter noção de manipulação e armazenamento de alimentos e o curso de culinária deu o seu recado”- disse ela.

CHAPADINHA: Jovem Leva Duas Facadas no Peito e Está em Estado Grave no HAPA



O jovem Aneílton Cleiton Lima Rodrigues, de 24 anos, foi esfaqueado na noite desta terça-feira (6), por volta das 22h40, em um bar conhecido como Bar da Lora, no Bairro Boa Vista. Depois de ser ferido, Aneílton correu para o banheiro do bar para se proteger. No local ele perdeu muito sangue. O estado de saúde da vítima é grave.


A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram acionadas e e compareceram ao local, mas os suspeitos já haviam se evadido. Aneílton foi conduzido ao hospital em uma viatura da PM.

Os colegas de Aneílton não souberam dizer como tudo aconteceu. O jovem esfaqueado é filho do borracheiro conhecido como "Camarão", residente à BR 222, próximo ao Posto Vemasa, no Parque Independência.

Nova informação (23h55) - O blog (do William) recebeu a informação de que conseguiram estancar o sangue. Desde que chegou ao Hapa, estão dando sangue à vítima.

ATUALIZADA AS 00h39

Jovem Não Resistiu e Morreu

De nada adiantou o esforço da equipe do hospital Pontes de Aguiar, para evitar o pior.

Às 00h22min, morreu o jovem Anílton Cleiton Lima Rodrigues, de 24 anos, filho do borracheiro conhecido como "Camarão".

Ele foi esfaqueado na noite desta terça (6), por volta das 22h40, em um bar conhecido como Bar da Lora, no Bairro Boa Vista.


AFONSO CUNHA: CRAS Conceição Crispim realiza Baile da Terceira Idade em Afonso Cunha


Do Portal Afonso Cunha

A prefeitura municipal de Afonso Cunha, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social – (CRAS) realizou nesta quarta-feira, 31 de julho, mais um Baile para os Idosos, a festa contou com diversas dinâmicas, brincadeiras, e danças.




Antes da festa, o Fisioterapeuta Dr. Heverton Araújo, realizou uma sessão de prática corporal com os Idosos.

O CRAS de Afonso Cunha vem exercendo uma função importantíssima no atendimento aos idosos da cidade diariamente, onde são realizadas atividades de boa convivência e valoração da melhor idade, sempre com o acompanhamento de Psicólogos, Fisioterapeutas e Assistentes Sociais.

Segundo o prefeito José Leane (PMDB), eventos como estes estimulam o idoso a sair de suas casas e participar, criando oportunidades de vencer a solidão, a tristeza e até mesmo a doença, afirmou o prefeito.





terça-feira, 6 de agosto de 2013

Chapadinhense é Campeã em Competição de Kickboxing

Thaynara recebendo medalha de campeã


A chapadinhense Thaynara Costa, participou durante o fim de semana na capital São Luís e sagrou-se campeã na categoria peso leve da 2ª Copa ASDAM de Kickboxing e Muay Thai que serve como classificatória para o campeonato nacional que acontece no Rio de Janeiro ainda este ano. 

Em sua primeira competição oficial, Thaynara encontrou bastante dificuldade para poder participar da 2ª Copa ASDAM. A sua presença em São Luís, só foi possível graças ao apoio que conseguiu com o Vereador Eduardo Sá e das empresas, Prosan, Noroeste, Arroz Bom de Gosto, LG Cartuchos, Srº Santos Bar do Zé Buchinho e Acess Point Lan House.

A chapadinhense Thaynara Costa, faz parte da equipe "Fúria Combat" e é treinada por Lucian Gomes (Lulu).

Thaynara durante a competição (vídeo abaixo)




CHAPADINHA É CONTEMPLADA COM MAIS 900 UNIDADES HABITACIONAIS


Ascom/PMC

O novo conjunto habitacional, chamado de Renascer, faz parte do programa federal “Minha Casa, Minha Vida” e começa a ser construído ainda essa semana

Chapadinha vai ganhar mais um conjunto habitacional, agora com 900 residências populares. Chamado de Renascer, o novo residencial começa a ser construído ainda essa semana, conforme garantiu o presidente da ISR Construções, Inácio Regadas, responsável pela construção.

A prefeita Ducilene Belezinha esteve reunida nesta terça-feira (06) com o empresário e os secretários municipais de Obras (Aluízio), Assistência Social (Paiva) e Trabalho (Zezinho) onde foi confirmado o início das obra e a data da entrega, que está estimada em 14 meses. 

O residencial faz parte- também, do programa do governo federal, Minha Casa Minha Vida e está sendo desenvolvido com a intermediação da Caixa Econômica Federal (CEF). Todo o processo de cadastro, sorteio e entrega dos imóveis é igualmente ao das “mil casas”.

O novo conjunto está localizado no bairro do Areal, nas proximidades do conjunto José de Sousa Almeida. No terreno já foi realizada a perfuração de poços.

Além da ISR Construções, responde pelas obras a empresa Obradeq Construções Ltda.

Prefeita Belezinha Participa de Inauguração da “CASA DE FARINHA” no Povoado Poço de Pedra


Ascom/PMC

A agroindústria em Chapadinha deixou de ser um sonho e passou a ser uma realidade. Com essa afirmativa foi inaugurada no último sábado (3) a terceira Casa de Farinha de Chapadinha, agora na comunidade quilombola Poço de Pedra. Os povoados Vila União e Água Fria também já foram contemplados com uma agroindústria para processar derivados de mandioca. 

O evento foi prestigiado pela presença da prefeita Belezinha, do secretário de Agricultura, Carlos Borromeu, secretário do meio ambiente, George Gomes, do representante da secretaria de Igualdade racial, Mário Pessoa, do engenheiro agrônomo Lindomar Siqueira, da presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais Leda, do representante da Casa Familiar Rural, Marcone Vieira, do presidente da associação do povoado quilombola Poço de Pedra, José Luis, dos párocos Casimiro e Luís Miranda e do Dom Vigílio, bispo de Coimbra - Portugal.

A produção de farinha e fécula de mandioca que é tradicional no município, tem sido uma importante fonte de renda para famílias de pequenos produtores. No Poço da Pedra 40 famílias serão beneficiadas com a implementação da agroindústria.

A prefeitura de Chapadinha foi uma grande incentivadora da Casa de Farinha, que participou ativamente para a realização desse sonho contribuindo com material para a construção do prédio. A prefeita Belezinha nunca escondeu seu carinho pelo homem do campo e mesmo antes de se tornar gestora municipal teve a preocupação de contribuir disponibilizando o arado da terra. “Anos atrás dei minha contribuição como empresária no arado da terra, porque já fui lavradora e sei o quanto é importante a agroindústria de farinha. Antigamente o trabalho era todo manual, tudo era mais difícil. Agora, com a implantação da Casa da Farinha o trabalho ficará mais simples”- disse a prefeita.

A construção da Casa de Farinha se deu através da parceria com a Cáritas- diocesana de Brejo, Casa Familiar Rural e apoio da Prefeitura de Chapadinha, e passa a contar com forno elétrico, prensa, ralador, tanque e balança.

Para o secretário de Agricultura, Carlos Borromeu, o sentimento é de satisfação e dever cumprido de um longo percurso caminhado. “Desenvolvimento é o resultado da continuidade que devemos ter. Desde 1997 começamos esses trabalhos. Os passos que deixamos de dar durante esses 10 anos estão sendo efetivados agora”- finalizou ele.

Arquivo do blog