GH Marmoraria & Vidraçaria

GH Marmoraria & Vidraçaria
  Sábado, 05 de Abril de 2025 

sábado, 30 de outubro de 2010

Militante "AJ" Morre Precosemente aos 39 Anos

Antonio José - o AJ ( *17.05.1971  +30.10.2010 )
Lamentamos informar o falecimento de Antonio José Machado da Silva - o AJ, 39 anos, ocorrido por volta das 5h da manhã deste sábado (30). AJ faleceu em casa e foi encontrado sem vida pela própria esposa, a professora Romênia Berce de Sousa, 40 anos.

Segundo relato da esposa, AJ tinha uma vida saudável e em momento algum havia se queixado de qualquer tipo de complicação relacionada a saúde. Romênia afirmou ainda que, recentemente, Antonio José teria feito um eletrocardiograma e felizmente nada de anormal havia sido detectado.

Além da viúva, AJ deixa duas filhas: Lucile Berce do Nascimento Sousa, de 12 anos, e Loyane Berce do Nascimento Sousa, de 8. O incansável companheiro era membro do SINDCHAP, foi presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) e atualmente exercia a função de coordenador do SINE em Chapadinha. No primeiro turno das eleições 2010, participou como forte articulador da campanha de Edmilson Carneiro e Roseana Sarney, na nossa região Baixo Parnaíba.

Foto: Blog Interligado
As primeiras informações levam a crer que AJ tenha sido vítima de uma parada cardiorrespiratório.

O falecimento precoce pegou familiares e amigos de surpresa, visto que na tarde de ontem, sexta-feira (29), ele esteve acompanhando o Movimento Pró-Dilma, idealizada pela ala feminina do município.

O velório acontece na residência da família localizada na Rua Vereador Frederico - bairro Corrente (próximo ao CE Raimundo Araújo).

Amanhã, domingo (31), às 7h da manhã, haverá a missa de corpo presente na Capela de São Pedro, no bairro Campo Velho, de onde seguirá para o sepultamento no cemitério São Judas Tadeu (Cemitério "Sozinho"), logo em seguida.

Estão sendo aguardadas lideranças sindicais, políticas e religiosas para prestar últimas homenagens.
Nossas sinceras condolências à família enlutada.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Thayse Carneiro é Aprovada para Curso de Designer e Moda em Faculdade de São Paulo

Thayse Carneiro

A chapadinhense THAYSE CARNEIRO, 18 anos (completados na última quinta-feira, 28) acaba de ser aprovada numa faculdade de São Paulo - a UNIBAN, para o curso de Designer e Moda.

Como é do conhecimento de todos, Thayse, participou da última temporada do programa Ídolos 2010 (na Rede Record de Televisão) onde ficou entre as 15 finalistas. Ela é filha da professora Eliana Oliveira e de Chiquinho Carneiro, irmão do diretor-proprietário do Colégio FAC, professor Nonato Carneiro.

Eu (Sousa Neto) particularmente, me sinto orgulhoso pela ascensão de Thayse, assim como de outros ex-alunos, pois fui seu professor de Língua Inglesa (ensino fundamental menor) no Colégio FAC, e desde aquela época, ela já se destacava em sala-de-aula, como uma menina de talento. Parabéns!

Por Decisão do Governo, CAEMA Terá Turno Único de Trabalho

Os funcionários da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - Caema, só terão um turno de trabalho a partir da próxima quarta-feira, 03 de novembro. A decisão está contida em uma portaria assinada nesta sexta-feira (29) pelo presidente da empresa João Reis Moreira Lima, seguindo a uma determinação do governo do Estado que implantou o turno único em todas as secretarias e repartições. O novo expediente será das 13:00 às 19:00h.

A medida se estende também às Unidades de Negócios da Capital e Interior e Lojas de Atendimento. Apenas o Sistema Italuís e as Lojas de Atendimento dos Vivas Cidadão permanecerão com os horários de funcionamento inalterados.

O comunicado foi feito aos funcionários da Companhia na manhã desta sexta-feira, através da Portaria PR 0925, adequando-se ao que dispões o Decreto governamental nº 20.541, de 21 de maio de 2004, sobre o horário de trabalho dos servidores civis da Administração Pública  Estadual direta e indireta.

A direção ainda tentou argumentar com o governo da necessidade de deixar a empresa de fora dessa decisão por se tratar de  prestadora de serviço essencial à população.

Segundo informações de fontes do governo, a medida, que não tem prazo de vigência, visa reduzir custos com energia elétrica, telefone, etc.

O contingenciamento de recursos pode comprometer alguns projetos que já estavam em processo de licitação.

Teor da Portaria CAEMA

PORTARIA PR Nº 0925 de 28 de outubro de 2010

O DIRETOR PRESIDENTE DA COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO MARANHÃO-CAEMA, no uso de suas atribuições legais,

CONSIDERANDO o que dispõe o Decreto nº 20.541 de 21 de maio de 2004, sobre o horário de trabalho dos servidores civis da Administração Pública Estadual direta e indireta;

RESOLVE

Art. 1º - Estabelecer o horário de trabalho das 13h00 às 19h00, a partir de 03/11/2010.

Art. 2º - Aos empregados que exercem atividades em turnos ininterruptos de revezamento e plantões, serão mantidos os horários atualmente praticados.

At. 3º - A Gerência de Produção de Água do Italuís-OCMI e as Lojas de Atendimento dos Vivas Cidadão terão os horários atualmente praticados.

Art.4º - Por conveniência dos trabalhos da Companhia alguns ajustes nos horários de trabalho poderão ocorrer, por deliberação da Diretoria de cada área.

Engº JOÃO REIS MOREIRA LIMA
Diretor Presidente

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa segunda-feira (1º)

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa terá início na próxima segunda-feira (1), prosseguindo até o dia 30 de novembro, em todo o Maranhão. Com seis milhões e 965 mil bovinos e 77 mil bubalinos, o Maranhão possui o segundo maior rebanho da Região Nordeste. 

O lançamento oficial será realizado na próxima quinta-feira (4), pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), por meio de seu órgão vinculado, a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA). O evento acontecerá no Campus Maracanã, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifma), antiga Escola Agrícola de São Luís.
A solenidade está marcada para as 9h30 e contará com a presença do Secretário Agricultura, Pecuária e Pesca, Afonso Ribeiro

Uma das exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para que o Maranhão atinja a classificação de zona livre de febre aftosa com vacinação é de que a cobertura vacinal atinja um índice acima de 90% e nas campanhas anteriores. “Conseguimos acima desse percentual, como foi o caso da primeira etapa, realizada em maio deste ano, quando atingimos 95.52% de cobertura”, explicou a diretora-geral da AGED/MA, Nina Andrade

Nina Andrade explicou que o MAPA tem plano, em bloco, de Avanço Sanitário para os estados do Nordeste, desde que sejam cumpridas as inconformidades apontadas nas auditorias. 

Estamos cumprindo as orientações do MAPA e esperamos que o cronograma de execução das atividades não sofra nenhuma alteração, e que o Maranhão e demais Estados do Nordeste, em 2011, tenha o reconhecimento nacional de livre, e finalmente certificação internacional de mudança de status sanitário de “Livre de Febre Aftosa com vacinação” em 2012”, afirmou Nina Andrade.

Além de vacinar seus animais, o criador deve comprovar a vacinação nos escritórios da Aged-MA, que possui o cadastro de todos os criadores. Para isso, é necessário que ele apresente a nota fiscal da vacina.
 As informações são da Secom do Estado

Quadrilha de assaltantes é capturada em Itapecuru-Mirim

Imagem meramente ilustrativa
Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar, desencadeada no município de Itapecuru-Mirim (distante 128 km de Chapadinha) resultou na prisão de uma quadrilha responsável pela prática de diversos assaltos naquela região.

Ítalo Marques Santos Leal, 21; Julieder Cardoso Mendes, 26; Mauricio Pereira, 27, natural de Vargem Grande; Sônia Maria dos Santos, 34, cunhada de Julieder e tida como a “cabeça” do bando; e Antônio Fernando Vasconcelos, 20, o “Kerly”. Este estava foragido da Penitenciária de Pedrinhas, na qual cumpria pena por assalto à mão armada e sequestro de uma empresária, ocorrido na capital maranhense, em 2007.

O bando é acusado de realizar diversos assaltos em municípios do interior do Maranhão. Entre eles, a uma joalheria no centro da cidade de Itapecuru-Mirim, na última segunda-feira, 25; em postos de gasolina nas cidades de Nina Rodrigues e Vargem Grande; motocicletas e transeuntes na região. No dia da ação da joalheria, por exemplo, a quadrilha teria assaltado também uma moto Bros amarela, para facilitar na fuga.

A prisão aconteceu após apurações investigativas, num povoado denominado “Leite”, nas proximidades de Itapecuru-Mirim, onde a polícia encontrou Ítalo. Autuado, ele identificou o paradeiro do restante do bando e confessou a participação nos crimes.

Com a quadrilha, foram apreendidos uma pistola 380 e um revólver calibre 38. Todos municiados. Segundo informações policiais, Sônia dos Santos, é quem financiava o grupo na prática das ações delituosas.

Mulheres Chapadinhenses Realizam Movimento Pró-Dilma

 
Movimento terá início às 16h, no bairro Areal
Num ato de apoio a candidatura de Dilma Rousseff (PT), a presidência da república, mostrando a força da mulher, será realizado na tarde desta sexta-feira (29) em Chapadinha, o MOVIMENTO DAS MULHERES PRÓ-DILMA.

O evento que parte da sociedade civil organizada, lideranças políticas e membros do partido, foi sugerido no último dia 22, em visita do vice-governador do estado recém eleito, Washington Luís. (Veja AQUI a matéria).
 
Matéria resumida. Leia-a na íntegra no Blog Interligado

Juiz constata péssimas condições da delegacia de Urbano Santos

O juiz Douglas de Melo, membro do Grupo de Monitoramento Carcerário do Tribunal de Justiça, acompanhado da juíza Débora Jansen Castro e do promotor de Justiça Henrique Hélder de Lima, fez uma visita de inspeção na comarca de Urbano Santos ( distante 63,3 km de Chapadinha - 268 km da capital), onde verificou a situação da delegacia local e dos encarcerados.

Em março deste ano, a Promotoria de Justiça da Comarca de Urbanos Santos deu entrada em Ação Civil Pública, com obrigação de fazer, contra o Estado do Maranhão e com pedido de medida liminar para interdição das celas, seguida da remoção dos presos para estabelecimentos apropriados, conforme a natureza da pena a que estão submetidos (provisória, preventiva, definitiva etc.).

O juiz constatou, durante a inspeção, que lá existem 13 presos condenados e quatro provisórios e constatou as “péssimas condições da infra-estrutura do prédio e das celas”. O magistrado conversou com o delegado Márcio de Moraes sobre a possibilidade de o preso reduzir a pena por cada três dias de trabalho que realizasse na delegacia.

Justiça
Segundo Martins, mesmo com a “triste realidade” da delegacia da Polícia Civil do município, a Justiça criminal está cumprindo regularmente o seu papel. A comarca tem um dos maiores percentuais de presos julgados, com quase todos os presos já sentenciados e, consequentemente, menos presos provisórios. 

Esses fatos são indicadores do bom funcionamento da justiça criminal na comarca”, explica o juiz, parabenizando a juíza Débora Jansen Castro pelo excelente trabalho realizado naquela comarca.

O Grupo de Monitoramento Carcerário já inspecionou as Comarcas de Rosário, Barreirinhas, Humberto de Campos ( delegacia interditada) e Icatu.

As informações são do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Porque o Chapadinhense Deve Votar em Dilma

Poderia citar vários feitos do governo Lula como demonstração de sua preocupação diferenciada dos governos tucanos com relação ao Nordeste, aos mais pobres e especificamente Chapadinha. Luz Para Todos, PRONAF, Bolsa Família são programas do governo federal com forte inserção no município, mas igualmente existem em outras cidades.

Além disso, no quesito obras e infra-estrutura temos a estrada Entrocamento-Chapadinha como uma das melhores do Estado, mantida e conservada por meio de um modelo que estabelece contrato que obriga a construtora a promover reparos constantes.

Mas, o projeto de maior importância para Chapadinha é o Campus IV da Universidade Federal do Maranhão, tirado do papel pelo presidente Lula e cuja qualidade dos professores – na quase totalidade mestres e doutores – mereceu destaque na imprensa nacional como um dos melhores corpos docentes do Brasil.

Agora com o novo prédio praticamente pronto (foto), temos claramente o indicativo de que a continuidade desse modelo de governar com eleição de Dilma fará de Chapadinha um centro universitário importante que pode modificar até a vocação econômica da região e impulsionar o desenvolvimento desejado.

Como é difícil imaginar os tecnocratas tucano-paulistanos pensando em saídas e políticas públicas para cidades como a nossa e diante dos avanços do governo Lula-Dilma, o chapadinhense que votar em Serra vota contra seus próprios interesses e, com relação a seus irmãos menos assistidos, é “mais covarde que cobra que morde cego”. 
Foto: William Fernandes

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Seletivo SiSU/UFMA Disponibilizará 120 Vagas Para Campus de Chapadinha

Campus IV/UFMA de Chapadinha
UFMA abrirá 1.918 vagas para novos estudantes pelo SiSU
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) acaba de disponibilizar em sua página na internet o Edital 345/2010 da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), que regulamenta o Processo Seletivo SiSU/UFMA para ingresso de estudantes em seus cursos de graduação no primeiro semestre de 2011. São ofertadas 1.918 vagas, distribuídas em 53 cursos, entre bacharelados e licenciaturas.

Serão 120 vagas para o campus de Chapadinha, 216 para o campus de Imperatriz, e 1.582 vagas para o campus do Bacanga (sede em São Luís). Isso significa um aumento de 96 vagas num comparativo com o primeiro semestre de 2010.

O SiSU, Sistema de Seleção Unificada, foi lançado pelo Ministério da Educação no início do ano. A principal proposta do sistema é expandir o acesso ao ensino superior público no Brasil por meio de um processo seletivo único. Já em sua terceira edição, o SiSU tem como critério de participação a nota obtida pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), gerido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Somente no Maranhão, inscreveram-se um total de 167 mil estudantes para o Enem deste ano, 30 mil a mais que no ano anterior. Em todo o Brasil, 4.611.441 candidatos são esperados para fazer as provas nos dias 6 e 7 de novembro, o maior número desde 1998. A previsão é de que o resultado saia até janeiro de 2011.

Segundo o professor Manoel Barros, chefe do Departamento de Organização Acadêmica (Deoac) e responsável institucional pelo SiSU, nos próximos meses o MEC deverá divulgar o cronograma de inscrições para o sistema, após o resultado do Enem. Até lá, os estudantes já podem conferir na página da UFMA as diretrizes necessárias para o ingresso na Universidade.
O Edital 345 será também divulgado em jornal de grande circulação para mais esclarecimentos.
As informações são da Universidade Federal do Maranhão.

Educação Física Direcionada à 3ª Idade Através do NASF

 Texto e Fotos: Sousa Neto

A professora Karla Monteles, formada em educação física, vem desenvolvendo um trabalho de acompanhamento de atividades físicas junto ao público da 3ª idade, em Chapadinha, através do programa NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família,  que faz parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde. 

O grupo, no momento 100% feminino, se reúne às quartas-feiras, às 17h, na Praça Irineu Veras Galvão; e nas quintas, às 17h30, na Capela de São Pedro (bairro Campo Velho). 

Segundo a professora Karla, o objetivo principal das sessões de atividades físicas está alinhado à qualidade de vida aliada à uma boa alimentação.

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF tem a proposta de apoiar as equipes de saúde da família na busca de resoluções mais efetivas à complexidade dos problemas de saúde encontrados no território. Suas ações estão pautadas pelo acolhimento ao usuário e ao trabalho de humanização da atenção, para o desenvolvimento coletivo de ações que integrem políticas sociais, educação, esporte, cultura, trabalho e lazer. Trata-se de mais um espaço destinado à prevenção de doenças e promoção da saúde, já que incentiva a prática de atividades esportivas, lúdicas e terapêuticas.
 
De acordo com a Portaria nº 154 de 24  de janeiro de 2008, as ações de saúde destinadas a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social. Além de buscar instituir a plena integralidade do cuidado físico e mental aos usuários do SUS por intermedio da qualificação e complementaridade do trabalho das Equipes de Saúde da Família.
Podem fazer parte do serviço os profissionais: médico acupunturista, ginecologista, homeopata, pediatra, psiquiatra, assistente social, educador físico, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e nutricionista. Vale ressaltar que os modelos de atendimento proposto e desenvolvido pela Saúde Mental e Reabilitação estão incluídos neste escopo de trabalho.

População de Chapadinha aumenta em atualização do Censo 2010

Após nova atualização de dados relativos à população de Chapadinha, o número de habitantes aumentou mais um pouco, saindo de 70.769 divulgados pela manhã, para 70.778, nove pessoas a mais em relação ao último boletim. O número de moradias também sofreu alteração, saltando de 16.955, para 16.957.

Até o encerramento oficial da contagem, previsto para domingo, 31 de outubro, esses números deverão mudar muito pouco. Algumas casas já foram visitadas mais de uma vez pelos recenseadores, mas o IBGE não sabe nada sobre quem mora nesses locais.

O IBGE informa que as pessoas não recenseadas podem entrar em contato por meio do telefone 0800-721-8181 ou pela internet pelo site www.ibge.gov.br

Os dados preliminares devem ser divulgados no dia 4 de novembro. A partir desta data, as prefeituras terão 20 dias para contestar as informações e apresentar fundamentos que confirmem tais objeções.

Os números definitivos serão encaminhados no dia 27 de novembro para o Tribunal de Contas da União (TCU). As informações serão divulgadas durante coletiva de imprensa prevista para o dia 29.

Com o objetivo de confirmar a veracidade e qualidade das pesquisas, durante todo o mês de novembro os supervisores do Censo irão refazer algumas pesquisas por meio de um sorteio automático. Cada supervisor irá visitar novamente uma quantidade de domicílios de uma determinada região para se certificar que as respostas conferem com as da primeira visita.

De acordo com a assessoria de imprensa do IBGE, caso os supervisores encontrem algum domicílio que não tenha recebido o Censo, a entrevista será feita e os dados, posteriormente computados. Por essa razão, não há previsão de prorrogação no prazo do término da coleta de informações. 
 
Blog do William Fernandes - (com informações de sites de notícias e do IBGE/ES).

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Selo UNICEF Realiza Capacitação para Profissionais de Saúde de Chapadinha e Região


Além de Chapadinha, representantes de 17 municipios participaram da Capacitação

Uma equipe da BEMFAM - Programa de Saúde Reprodutiva do Maranhão, que tem como missão institucional "Defender os direitos reprodutivos no exercício da cidadania e promover a educação e a assistência em saúde sexual e reprodutiva, em colaboração com os órgãos governamentais e setores organizados da sociedade civil", realizou nesta terça-feira (26), no Auditório da Prefeitura Municipal, a Capacitação para Profissionais de Saúde do Projeto Prevenção da Mortalidade Infantil e Neonatal; Prevenção da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis Congênita e Fortalecimento do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional). Além de Chapadinha, participaram agentes de outros 17 municípios.

Secretária Municipal de Educação, Profª Enir - Articuladora do Selo

Maria das Graças Lima
De acordo com a palestrante Maria das Graças Lima, coordenadora da BEMFAM - entidade parceira do UNICEF, o evento faz parte de uma das etapas e serve para aprovar os municípios no processo de aprovação do Selo UNICEF - Município Aprovado. Ainda segundo ela, a Capacitação foi realizada mediante sondagem das ações desenvolvidas pelos municípios envolvidos, no âmbito da saúde da criança e da mulher que contribuem para os indicadores do Selo.

Lúcia Regina Azevedo - Pedagoga

A pedagoga Lúcia Regina Azevedo, proferiu a palestra sobre Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Na abertura, estiveram presentes a secretária municipal de educação de Chapadinha, Profª Enir Ferreira Lima - que é articuladora do Selo no município; a secretária municipal de assistência social Rejamara Lima; o secretário municipal de obras Dr. José da Costa Almeida; a secretária municipal de saúde Maria José Coutinho; e demais agentes maunicipais.

Secretários municipais Dr. José da Costa Almeida (Obras) e Enir (Educação) 
A Mortalidade Materna-MM, foi um dos temas abordados. Algumas medidas para diminuir a MM devem ser tomadas, como por exemplo, considerá-la como questão de direitos humanos e justiça social; promover a saúde materna como investimento econômico e social; postergar a maternidade; prevenir a gravidez não desejada e o aborto inseguro: reconhecer que toda gestação tem risco; assegurar pessoal qualificado, em especial, para atenção ao parto; facilitar acesso aos serviços de saúde reprodutiva, melhorar a qualidade destes e supervisioná-los de forma eficaz, multiplicando as ações exitosas. Estes, são desafios importantes e exeqüíveis, se aliados às decisões políticas, à humanização dos profissionais de saúde e ao acompanhamento e monitoramento da sociedade civil mobilizada. 

Secretária Municipal de Saúde, Maria José Coutinho fala aos presentes
No Brasil, morrem atualmente, 74,5 mulheres, em cada 100 mil nascidos vivos, por complicações relacionados à gravidez, parto, pós-parto ou aborto. O número é quase quatro vezes maior ao índice de 20 mortes por 100 mil considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Outro ponto que vem sendo trabalhado como instrumento para diminuir as taxas de mortalidade materna é a redução na quantidade de cesarianas. O Brasil é recordista na realização deste tipo de procedimento. A OMS recomenda que a proporção de cesárias corresponda a cerca de 15% do total de partos. Mas, no país, 28% dos partos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não são naturais – percentual que sobe para 80% no segmento da população atendida por planos de saúde. 

O Pacto Nacional de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal lançado em 8 de março de 2004, é um movimento que reúne representações dos governos federal, estaduais e municipais, da sociedade civil, profissionais da área de saúde, universidades, organismos internacionais e Congresso Nacional. Expressa, a política de governo para o enfrentamento da problemática que envolve a morte de mulheres e recém-natos, como também, a execução de um conjunto de ações articuladas nas diferentes esferas de governo pela qualificação da atenção obstétrica e neonatal. Estas ações não podem prescindir da atuação da sociedade civil organizada.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Chapadinha Pleiteia Praça do PAC

William Fernandes (Cultura) mostra projeto para os outros secretários Enir (Educação) e Santos (Esportes)

Termina nesta sexta-feira, dia 29 de outubro, o prazo para que municípios e o Distrito Federal enviem carta-consulta para serem apoiadas com recursos do Orçamento Geral da União para a construção das Praças do PAC.

Em março de 2010, o Governo Federal lançou a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2. A Praça do PAC compõe o PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública. De 2011 a 2014, está prevista a construção de 800 Praças do PAC, sendo que na primeira seleção serão contempladas 400 propostas.

Modelo II - qual Chapadinha pleiteia unidade
No caso de Chapadinha, que está na lista dos 20 municípios  maranhenses elegíveis que pleiteiam a contemplação de uma unidade Modelo II: composto por cine de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e CRAS, pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada; e o valor de investimento previsto para este modelo é de até R$ 1,9 milhão (Referência: SINAPI/CAIXA), segundo o secretário municipal de cultura, William Fernandes (que neste projeto conta com a parceria da secretaria municipal de esporte), a Prefeitura Municipal já enviou a carta-consulta. 
Ainda de acordo com o secretário, o Executivo Municipal já cedeu um terreno com espaço de 3.000m², localizado frente ao estádio Lucídio Frazão; e todo o material exigido para comprovação já foram enviados à Brasília. "A partir de agora, nos resta ficar na expectativa até o dia 10 de dezembro, quando será divulgada a relação dos municípios contemplados" ressaltou William.  

As Praças do PAC, que no início da discussão no governo era chamada de espaço integrado ou Centro de Juventude, são equipamentos públicos compostos na sua maior modalidade (com 7 mil m²) de Cineteatro de 120 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso, CRAS, vestiários, quadra de areia, pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta poliesportiva, espaço para a terceira idade, anfiteatro, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada. 


William nos mostra imagem ilustrativa do projeto (Modelo II)
A Praça do PAC é um equipamento que integra atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, oferecendo cobertura a todas as faixas etárias. São três os modelos de Praças previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m² (Modelo I), 3.000 m² (Modelo II) e 7.000m² (Modelo III).

O Governo Federal selecionará as propostas de municípios e do Distrito Federal a serem apoiadas com recursos do Orçamento Geral da União. O período para recebimento das Cartas-Consulta pelos proponentes será de 20 de setembro a 29 de outubro de 2010.  

Quando estiverem em pleno funcionamento, vão ser verdadeiros pontos de encontro dos jovens e será o ponta pé inicial para a constituição de uma rede de equipamentos públicos de juventude.

Para conhecer melhor o projeto acesse: www.pracasdopac.gov.br.

* Com informações do Portal Praças do PAC

CEMAR Instala Religador no Centro de Chapadinha

A CEMAR instalou na Rua Benjamin Ferreira, na última sexta-feira, 22, um religador, equipamento que irá acelerar a solução de problemas quando houver queda de energia em grande parte da cidade de Chapadinha. 

Religador é um dispositivo que atua em sistemas eleétricos com a função de protegê-lo contra problemas transitórios, mas garantindo uma menor interrupção em seu funcionamento.

Ao detectar algum defeito (normalmente uma sobrecarga provocada por curto circuito) o equipamento realiza um ciclo, pré-programado de aberturas e fechamentos até o desaparecimento do defeito ou até a conclusão do ciclo quando o equipamento ficará aberto para proteger o sistema.
 
De acordo com o supervisor de engenharia da regional da Cemar, Danilo Castelo Branco, com o outro sistema, cada vez que acontece um problema transitório, em que haja a queda das “canelas”, tem-se que ligar para o 116 - o plantão da Cemar - e solicitar uma equipe para efetuar a religação, o que pode ser feito dentro de alguns minutos, mas também pode passar horas para ser solucionado, dependendo da disponibilidade da equipe de plantão na cidade.

Já com este novo equipamento, só será necessário chamar a equipe da Cemar se o problema for grave. Cerca de 3.700 clientes, incluindo Centro, bairro Areal e vizinhança, serão beneficiados com a instalação deste equipamento.

O Bairro da Corrente e adjacências já estão protegidos pelo religador instalado na subestação, que fica no Bairro Campo Velho.

 Além de Chapadinha, ganharão um religador as cidades de Araioses e Santa Quitéria.

Concentração Pró Dilma em Chapadinha

Da esquerda para direita: Prof ª. Noni Braga, empresária Dulcilene
Pontes, vice-prefeito Antonio Prata, vice-governador Washington
Luís, advogado Erik Marinho e Francisco Paiva, presidente do PT
no município 
Caravana 13 tomou conta das ruas da cidade na última sexta. Vice-governador do estado Washington Luís esteve presente

Aproximando-se do segundo turno das eleições 2010, na noite da última sexta-feira, 22, uma grande concentração política foi realizada no município, mostrando a aceitação da candidatura de Dilma Rousseff (PT), a presidência da república.

O evento foi organizado por militantes do partido, lideranças políticas locais, particulares, como empresários, o advogado Erik Marinho, entre outros, e contou com a participação do recém eleito vice-governador do estado Washington Luís.
 
Washington foi recepcionado na entrada da cidade, onde na sequência partiu em carreata pelas principais ruas da cidade.

Devido a chuva, a programação teve que ser alterada e o ponto de concentração, outrora anunciado para a Praça do Povo, foi o auditório do Centro Regional de Ensino Superior-CRESU.
 
Matéria resumida. Leia-a na íntegra no Blog Interligado

TCE promove encontro de gestores públicos em novembro

A otimização dos gastos em tempo de escassez de recursos é o tema do III Encontro de Gestores Públicos e o Tribunal de Contas, que vai reunir dias 25 e 26 de novembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, prefeitos e presidentes de câmaras de todos os municípios maranhenses, além de secretários de estado e assessores. Serão cerca de 1500 pessoas discutindo questões voltadas para o aperfeiçoamento da gestão pública no estado.

As inscrições já estão abertas no endereço http://www.tce.ma.gov.br/evento2010/ que pode ser acessada pela página do TCE na internet. Além dos gestores e seus auxiliares, o encontro terá a participação do meio acadêmico, por meio de estudantes de cursos de universidades públicas e privadas, ligados às atividades de controle externo.

A programação do encontro será desenvolvida em torno de três eixos principais: fontes de captação de recursos, maior eficiência em sua aplicação e responsabilização em casos de má gestão. A abordagem dos assuntos se dará por meio de palestras, debates, painéis e oficinas. Entre os palestrantes, representantes do Ministério do Planejamento, Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com o conselheiro Yêdo Flamarion Lobão, presidente da comissão organizadora do evento, o Tribunal procurou abordar questões que atendessem às principais preocupações dos gestores maranhenses, de forma a contribuir para uma gestão mais eficiente dos recursos públicos.

Para atender a essa necessidade, o Tribunal recorreu a órgãos de representação dos gestores, a exemplo da Federação dos Municípios Maranhenses (FAMEM), uma das parceiras do evento, e a pesquisas internas sobre consultas de gestores ao Tribunal. “Com base nesse levantamento, estamos oferecendo um conjunto de temas de ampla relevância para a qualificação da gestão pública em nosso estado”, informa Lobão.

Um dos destaques do encontro será a participação de servidores e membros do TCE maranhense como debatedores, palestrantes e facilitadores das oficinas. Temas como a responsabilização dos gestores em caso de má gestão, convênios, licitações e contratos, limites de despesas do legislativo municipal contarão com a participação de representantes do TCE.

Da assessoria

Servidores estaduais terão feriado no dia 1º de novembro

Por determinação da governadora Roseana Sarney, o feriado em comemoração ao Dia do Servidor Público, a ser comemorado nesta quinta-feira (28), foi transferido para a próxima segunda-feira (1º).

Nos órgãos estatuais, fica mantido o expediente normal de trabalho nesta quinta-feira (28).

Ascom

Semana de Letras da FAP é adiada

O evento que seria realizado neste final de semana (28, 29 e 30) foi adiado para os dias 11, 12 e 13 de novembro. Segundo a coordenação, a alteração se fez necessária devido a realização do segundo turno das Eleições presidenciais.

Com o tema PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: línguas, literaturas e os saberes pedagógicos”, a Faculdade do Baixo Parnaíba promove no período de 11 a 13 de novembro de 2010, a Semana de Letras como parte integrante das atividades acadêmicas da instituição. 

O evento que terá a participação dos professores, Paula Fumiko, Ahtange Tavares, Elthon Ranniery, Veraluce Santos, como conferencistas, tem por objetivo vivenciar práticas integradoras de leitura e escrita considerando as peculiaridades das línguas, literaturas e dos saberes pedagógicos.

Morre segunda vítima de choque elétrico no Paiol

Morreu no último sábado, 23, às 10h, no Hospital Socorrão 2, em São Luís, o aposentado José Pedro Lisboa da Silva, o Zé Pedro. Ele não resistiu à gravidade dos ferimentos causados por uma forte descarga elétrica, quando trabalhava na escavação de um poço, na localidade Paiol, a 45 km de Chapadinha.

O filho de Zé Pedro, José Filho, de 40 anos, que também trabalhava com ele na escavação do poço e foi eletrocutado, morreu três dias antes, em São Luís.

Zé Pedro chegou a ter uma perna amputada, na semana passada, mas ficou com graves queimaduras em varias partes do corpo. O corpo dele chegou às 19h em Chapadinha e foi sepultado na manhã do último domingo (24), na localidade Paiol, onde morava.
 

Arquivo do blog