terça-feira, 26 de outubro de 2010

Chapadinha Pleiteia Praça do PAC

William Fernandes (Cultura) mostra projeto para os outros secretários Enir (Educação) e Santos (Esportes)

Termina nesta sexta-feira, dia 29 de outubro, o prazo para que municípios e o Distrito Federal enviem carta-consulta para serem apoiadas com recursos do Orçamento Geral da União para a construção das Praças do PAC.

Em março de 2010, o Governo Federal lançou a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2. A Praça do PAC compõe o PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública. De 2011 a 2014, está prevista a construção de 800 Praças do PAC, sendo que na primeira seleção serão contempladas 400 propostas.

Modelo II - qual Chapadinha pleiteia unidade
No caso de Chapadinha, que está na lista dos 20 municípios  maranhenses elegíveis que pleiteiam a contemplação de uma unidade Modelo II: composto por cine de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e CRAS, pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada; e o valor de investimento previsto para este modelo é de até R$ 1,9 milhão (Referência: SINAPI/CAIXA), segundo o secretário municipal de cultura, William Fernandes (que neste projeto conta com a parceria da secretaria municipal de esporte), a Prefeitura Municipal já enviou a carta-consulta. 
Ainda de acordo com o secretário, o Executivo Municipal já cedeu um terreno com espaço de 3.000m², localizado frente ao estádio Lucídio Frazão; e todo o material exigido para comprovação já foram enviados à Brasília. "A partir de agora, nos resta ficar na expectativa até o dia 10 de dezembro, quando será divulgada a relação dos municípios contemplados" ressaltou William.  

As Praças do PAC, que no início da discussão no governo era chamada de espaço integrado ou Centro de Juventude, são equipamentos públicos compostos na sua maior modalidade (com 7 mil m²) de Cineteatro de 120 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso, CRAS, vestiários, quadra de areia, pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta poliesportiva, espaço para a terceira idade, anfiteatro, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada. 


William nos mostra imagem ilustrativa do projeto (Modelo II)
A Praça do PAC é um equipamento que integra atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, oferecendo cobertura a todas as faixas etárias. São três os modelos de Praças previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m² (Modelo I), 3.000 m² (Modelo II) e 7.000m² (Modelo III).

O Governo Federal selecionará as propostas de municípios e do Distrito Federal a serem apoiadas com recursos do Orçamento Geral da União. O período para recebimento das Cartas-Consulta pelos proponentes será de 20 de setembro a 29 de outubro de 2010.  

Quando estiverem em pleno funcionamento, vão ser verdadeiros pontos de encontro dos jovens e será o ponta pé inicial para a constituição de uma rede de equipamentos públicos de juventude.

Para conhecer melhor o projeto acesse: www.pracasdopac.gov.br.

* Com informações do Portal Praças do PAC

Arquivo do blog