Programa Brasil Alfabetizado (PBA)
O Programa Brasil Alfabetizado visa garantir a alfabetização e continuidade do aprendizado a jovens, adultos e idosos.
No último dia 19, a secretária municipal de educação, Profª Enir Ferreira Lima, participou ativamente da Oficina Gestão do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), realizado durante todo o dia na Câmara Municipal de Chapadinha. O evento teve como palestrante a Conselheira em Alfabetização e EJA - MEC/UNESCO, Leonor Viana, representante da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação.
O objetivo foi discutir estratégias e ações para fortalecimento dos programas Brasil Alfabetizado (PBA) e EJA, e foi direcionado aos profissionais em diversas áreas do conhecimento e com experiência em planejamento e gestão educacional que prestam assistência técnico-pedagógica, como secretários municipais de educação, professores e supervisores de programas (como Brasil Alfabetizado e EJA), conselheiros de educação e gestores escolares, de Chapadinha e região Baixo Parnaíba.
Meio as exposições, foram abordadas as tarefas que permeiam na elaboração dos planos de alfabetização e na definição de estratégias de mobilização para a matrícula de jovens e adultos; o papel do gestor local no Programa Brasil Alfabetizado (PBA); como também a elaboração e a execução dos gastos com os programas, visto que sem uma mobilização mais ampla que atraia a clientela (aluno), sem esses, os programas não funcionam.
“Assim como os demais municípios envolvidos, vejo com bons olhos que temos capacidade de gestão para desenvolver a política de educação de jovens e adultos, assim como o Brasil Alfabetizado, garantindo assim, a alfabetização e a elevação da escolaridade”, explica secretária Enir Lima.
"Como, através do programa, recebemos recursos financeiros suplementares para custeio de atividades como formação inicial e continuada de alfabetizadores e coordenadores de turmas, realizamos no último final de semana a Capacitação dos mesmos, com um público de 10 coordenadores e 93 alfabetizadores, os quais são distribuídos em 60 salas na zona rural e 33 na zona urbana. Atendemos mil alunos" complementou Enir.
Leia mais notícias da Secretaria Municipal de Educação de Chapadinha (SEMED), acessando o Blog da SEMED - Clique aqui!