A CEMAR instalou na Rua Benjamin Ferreira, na última sexta-feira, 22, um religador, equipamento que irá acelerar a solução de problemas quando houver queda de energia em grande parte da cidade de Chapadinha.
Religador é um dispositivo que atua em sistemas eleétricos com a função de protegê-lo contra problemas transitórios, mas garantindo uma menor interrupção em seu funcionamento.
Ao detectar algum defeito (normalmente uma sobrecarga provocada por curto circuito) o equipamento realiza um ciclo, pré-programado de aberturas e fechamentos até o desaparecimento do defeito ou até a conclusão do ciclo quando o equipamento ficará aberto para proteger o sistema.
De acordo com o supervisor de engenharia da regional da Cemar, Danilo Castelo Branco, com o outro sistema, cada vez que acontece um problema transitório, em que haja a queda das “canelas”, tem-se que ligar para o 116 - o plantão da Cemar - e solicitar uma equipe para efetuar a religação, o que pode ser feito dentro de alguns minutos, mas também pode passar horas para ser solucionado, dependendo da disponibilidade da equipe de plantão na cidade.
O Bairro da Corrente e adjacências já estão protegidos pelo religador instalado na subestação, que fica no Bairro Campo Velho.
Além de Chapadinha, ganharão um religador as cidades de Araioses e Santa Quitéria.