Poderia citar vários feitos do governo Lula como demonstração de sua preocupação diferenciada dos governos tucanos com relação ao Nordeste, aos mais pobres e especificamente Chapadinha. Luz Para Todos, PRONAF, Bolsa Família são programas do governo federal com forte inserção no município, mas igualmente existem em outras cidades.
Além disso, no quesito obras e infra-estrutura temos a estrada Entrocamento-Chapadinha como uma das melhores do Estado, mantida e conservada por meio de um modelo que estabelece contrato que obriga a construtora a promover reparos constantes.
Mas, o projeto de maior importância para Chapadinha é o Campus IV da Universidade Federal do Maranhão, tirado do papel pelo presidente Lula e cuja qualidade dos professores – na quase totalidade mestres e doutores – mereceu destaque na imprensa nacional como um dos melhores corpos docentes do Brasil.
Agora com o novo prédio praticamente pronto (foto), temos claramente o indicativo de que a continuidade desse modelo de governar com eleição de Dilma fará de Chapadinha um centro universitário importante que pode modificar até a vocação econômica da região e impulsionar o desenvolvimento desejado.
Como é difícil imaginar os tecnocratas tucano-paulistanos pensando em saídas e políticas públicas para cidades como a nossa e diante dos avanços do governo Lula-Dilma, o chapadinhense que votar em Serra vota contra seus próprios interesses e, com relação a seus irmãos menos assistidos, é “mais covarde que cobra que morde cego”.
Foto: William Fernandes