WebNet

WebNet

sábado, 15 de fevereiro de 2020

ANAPURUS - Confira a Lista de Alunos Aprovados no Vestibular 2020/1 PRÓ-FAP


Chapadinha/MA - Sábado, 15.Fevereiro.2020

Uma parceria com a Prefeitura de Anapurus, por meio do Departamento da Juventude, realizou um vestibular especial em Anapurus, com bolsas de 50% de desconto em cursos de ensino superior da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), com sede em Chapadinha, onde estará levando aos jovens deste município uma modalidade específica do ProFap (programa próprio da instituição de ensino, de concessão de bolsas de estudo).

Os alunos aprovados tem até segunda-feira (17), para realizarem suas matrículas.

Candidatos podem conferir a lista dos aprovados a seguir:


*Post extraído do Blog William Fernandes


Publicidade


ANAPURUS - Em Brasília, Prefeita Vanderly Viabiliza Emendas que Garantirão: Caminhão Compactador, Ônibus, Veículos, Recursos para Saúde e Mais...

No gabinete do deputado federal João Marcelo (MDB)

Chapadinha/MA - Sábado, 15.Fevereiro.2020

ASCOM 

Durante agenda em Brasília esta semana, a prefeita de Anapurus, Professora Vanderly Monteles (PCdoB), conseguiu viabilizar emendas e importantes benefícios para o município.

Além de visitar várias Autarquias e Ministérios, a prefeita esteve nos gabinetes dos deputados federais Gastão Vieira (PROS) e João Marcelo (MDB), dois deputados parceiros do município.

No gabinete do deputado federal Gastão Vieira (PROS)

Com o primeiro foi conseguido emendas para aquisição de 02 carros, 300 mil reais para pavimentação em bloquetes, 01 ônibus escolar e mais recursos para a área da Saúde.

O deputado João Marcelo, que já tem um histórico louvável com a gestão municipal, sendo responsável por vários benefícios, destinou emendas para recuperação de Estradas Vicinais, 100 cisternas para zona rural, Recursos para Saúde, 01 ônibus e 01 Caminhão compactador de lixo.

A prefeita Vanderly Monteles avaliou de forma positiva a agenda na Esplanada, agradecendo o empenho dos deputados, que atenderam seu apelo em prol de uma Anapurus cada vez melhor para todos.


Prefeitura de Anapurus - Construindo Uma Nova História!


Publicidade


CHAPADINHA - Horário Especial PARAÍBA Neste Sábado (15): Até às 18h...


Chapadinha/MA - Sábado, 15.Fevereiro.2020

Conteúdo Publicitário

O PARAÍBA - em Chapadinha, informa que neste Sábado (15/Fev.) funciona em horário especial: Loja aberta até às 18 horas, trazendo novidades nos setores de calçados, confecções e eletrodomésticos.

Cartão PARAÍBA - Se ainda não tem, faça já o seu!

Venha e aproveite o tempo extra para fazer suas compras de carnaval no centro de compras da cidade!

Carnaval para todos é no Armazém Paraíba!



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

MEC Publica Novas Diretrizes para Formação de Professores

Texto que institui nova formação 
de docentes exige aulas presenciais

Chapadinha/MA - Quinta-Feira, 13.Fevereiro.2020


O ministério da Educação (MEC) publicou o texto que cria a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). O documento define como deve ser a formação de licenciatura para futuros professores, e é baseado nas exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as necessidades de aprendizado de alunos tanto da rede pública quanto da rede particular.

A maior mudança, de acordo com o documento, é a exigência de aulas práticas presenciais que envolvam a equipe docente das instituições responsáveis por cursos de licenciatura. “A resolução estabelece as diretrizes e habilidades que irão nortear a formação inicial, definindo as competências que deverão ser desenvolvidas nos futuros professores”, explicou Janio Macedo, secretário de Educação Básica do MEC.

Publicidade

Cursos à distância também deverão oferecer aulas com atividades presenciais, ainda que uma grande parte do processo de formação aconteça remotamente. “Para a oferta na modalidade de Ensino à Distância (EaD), as 400 horas do componente prático, vinculadas ao estágio curricular, bem como as 400 horas de prática como componente curricular ao longo do curso, serão obrigatórias e devem ser integralmente realizadas de maneira presencial”, afirmou o secretário.

Segundo o texto, os futuros docentes deverão desenvolver habilidades que instiguem o senso ético, humano, e criem reflexão e possibilidade de análise no decorrer do ensino. A nova formação também prevê o desenvolvimento de habilidades com uso de tecnologias e o uso de dados e informações científicas para desenvolver argumentos no decorrer da vida curricular.


Publicidade


Fies: MEC Prorroga por Dois Dias Inscrições, com Término Nesta Sexta (14)

Prazo inicial terminaria nesta quarta-feira (12)

Chapadinha/MA - Quinta-Feira, 13.Fevereiro.2020


O Ministério da Educação (MEC) informou que foi prorrogado por mais dois dias o prazo de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com a prorrogação, os estudantes interessados em participar do programa de financiamento do ensino superior em universidades privadas terão até as 23h59 desta sexta-feira (14) para fazer a inscrição. O prazo inicial terminaria na última quarta-feira (12). 

Segundo o MEC, a data final foi estendida para dar mais prazo para os estudantes se inscreverem. Em todo o país, serão ofertadas 70 mil vagas em instituições privadas. 

Os demais prazos do cronograma do Fies foram mantidos. A divulgação dos resultados será no dia 26 de fevereiro. A complementação dos inscritos pré-selecionados ocorrerá entre 27 de fevereiro e às 23h59 de 2 de março. A convocação da lista de espera será de 28 de fevereiro até as 23h59 de 31 de março.

Os estudantes interessados podem acessar o site do Fies.


Publicidade


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

MA - Descontos de Multas e Juros de IPVA Atrasados Encerram Próximo Dia 28

A adesão ao benefício pode ser feita online,
na página do IPVA, no site da SEFAZ

Chapadinha/MA - Quarta-Feira, 12.Fevereiro.2020

Secap

Contribuintes que possuem débitos de IPVA de 2019 e anos anteriores podem aproveitar até o dia 28 de fevereiro os benefícios, estabelecidos por meio da Medida Provisória n° 305/2020, para regularização de débitos com descontos para multas e juros de 100%, para pagamento à vista, e de 50% para parcelamento.

A adesão ao benefício pode ser feita online, na página do IPVA, no site da SEFAZ: portal.sefaz.ma.gov.br, onde consta um passo a passo para auxiliar o contribuinte a se regularizar seja para pagamento à vista ou parcelado.

Os contribuintes que estão com protestos em cartório e que não efetuaram o pagamento no prazo estabelecido pelo cartório devem aguardar o retorno do débito ao sistema da Sefaz para pagamento ou parcelamento.

Após o pagamento/parcelamento, o contribuinte deverá comparecer ao Tabelionato de Protesto de Letras e outros títulos de Créditos (responsável pelo protesto do título do contribuinte), para pagamento das custas cartoriais. Caso contrário, o protesto será mantido. Para consultar se possui protesto em cartório, acesse: site.cenprotnacional.org.br/

Publicidade

IPVA 2020 com 10% de desconto

Para o IPVA de 2020 o desconto é de 10% do valor, caso o pagamento seja à vista. Conforme divulgado na Portaria 686/2019 da Secretaria de Fazenda, o prazo de até 28 de fevereiro é para o pagamento em cota única, antecipadamente, com o desconto de 10% do valor do IPVA.

Os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento nas 3 cotas, terão o vencimento da primeira cota somente em março, de acordo com o final da placa dos veículos, conforme tabela divulgada na Portaria.

O Governo do Maranhão determinou que o vencimento da cota única do IPVA 2020, sem desconto, seja junto com o vencimento da primeira cota do imposto, apenas no mês de março. Ou seja, o contribuinte que emitir o IPVA, em cota única, até 28 de fevereiro, terá desconto de 10%. Após essa data o contribuinte pode emitir o Documento de Arrecadação (DARE) em cota única, com vencimento para março, porém, sem o desconto de 10%.

Mais informações sobre os benefícios oferecidos pelo Governo do Maranhão e demais situações podem ser encaminhadas para o email: ipva@sefaz.ma.gov.br.


Publicidade


ANAPURUS - Prefeitura Inaugura Novas Instalações do SCFV, no Bairro Santo Antônio


Chapadinha/MA - Quarta-Feira, 12.Fevereiro.2020

Do Blog William Fernandes

A prefeita de Anapurus, Vanderly Monteles, inaugurou na tarde da última terça-feira, 11 de fevereiro de 2020, as novas instalações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV /Unidade Santo Antônio.



A cerimônia contou com a presença de toda a equipe de colaboradores do SCFV, de secretários municipais e, principalmente, de moradores do Bairro, que se beneficiarão dos serviços oferecidos por aquela unidade, como atividades físicas, danças, artes plásticas, além de serviços de psicólogas e assistentes sociais.




Os serviços serão oferecidos a crianças dos seis aos 17 anos de idade, crianças com deficiências e idosos. - "É uma grande honra para nós entregarmos mais obra importante como essa, que servirá de apoio às pessoas em condições de vulnerabilidade, contribuindo para o engrandecimento e formação de verdadeiros cidadãos”, - destacou a diretora do SCFV.



A prefeita Vanderly apresentou ao público, toda a equipe, lembrando sobre seu trabalho social muito antes de ser prefeita, com as ações da APAE. Vanderly fez questão também, de falar sobre as ações de sua gestão naquele bairro, como a inauguração do Posto de Saúde Sandro Mendes, logo nos 100 dias de governo, em 2017, com medicamentos, médicos e enfermeiros; Investimentos na Escola Nadir Monteles, com fardamento grátis para os alunos, merenda de boa qualidade e kits escolares, que não havia em gestões passadas; Além de solucionar um antigo problema de falta de água no bairro, assumindo as despesas de energia do sistema de abastecimento de água.


O governo municipal assumiu as despesas e, enquanto eu for a gestora municipal, ninguém cortará mais a energia de nenhum poço em todo o município de Anapurus”,  - finalizou Vanderly.

Adm.: Prefeita Profa. Vanderly


Publicidade


CHAPADINHA - Durante Abordagem Guarnição da PM é Confrontada por Indivíduo Parceiro de Foragido da Justiça


Durante abordagem no Bairro da Aldeia - em Chapadinha, um indivíduo parceiro de foragido da justiça, confronta guarnição da Policia Militar, é alvejado e em seguida socorrido para a UPA.

Chapadinha/MA - Quarta-Feira, 12.Fevereiro.2020


Na última segunda-feira (10) por volta das 16h20min, a Equipe de Policias Militares do 16° Batalhão, fazia buscas na tentativa de localizar e prender um elemento foragido da justiça, quando avistou um indivíduo em atitude suspeita trafegando em uma motocicleta Yamaha Factor de cor preta.

No momento em que os Policiais se aproximavam, o mesmo sacou uma arma de fogo do tipo garrucha e apontou para a guarnição, que revidou efetuando disparos em sua direção e alvejando o indivíduo no braço direito e costela. Naquele momento a guarnição identificou sendo parceiro do foragido ao qual estava a procura.

Contatos da PM/Chapadinha

O infrator alvejado foi socorrido para a UPA; a arma de fogo e a motocicleta foram entregue na Delegacia para os procedimentos cabíveis.

"POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO - PARA SERVIR E PROTEGER"


Publicidade


CHAPADINHA - 16º BPM: Equipe de PM's Socorre Criança Recém-Nascida Engasgada com Leite Materno


Uma recém-nascida com apenas 20 dias de vida foi salva graças à ação rápida de Policiais Militares do 16° Batalhão, no Bairro São José - em Chapadinha/MA.

Chapadinha/MA - Quarta-Feira, 12.Fevereiro.2020


No último sábado (08) por volta da meia noite, uma criança adentrou ao Quartel em atitude de desespero pedindo socorro, relatou que sua prima recém-nascida tinha se engasgado com o leite da mãe e não estava conseguindo respirar.

Contatos da PM/Chapadinha

De pronto a guarnição da Força Tática composta pelo Ten. Christian, Sd Silva Júnior e Sd Suez - juntamente com a menor, deslocaram-se para a residência, ao chegarem ao local contataram a veracidade dos fatos, onde a recém-nascida já estava sem sinais vitais.

De imediato, os Policiais realizaram o procedimento de primeiros socorros na tentativa de desengasgar liberando as vias aéreas, em seguida a criança voltou a respirar normalmente.

Mesmo com a reação positiva, a recém-nascida foi encaminhada junto com a mãe ao hospital para os procedimentos médico.


Dois dias depois para a surpresa do Comandante do 16° Batalhão Ten. Cel Jaldemir e dos Policiais que atenderam a ocorrência, a Sra Laise (mãe) e a recém-nascida Helena Antonelle (já fora do susto!), foram ao Quartel para conhecer e agradecer seus heróis!

"POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO - PARA SERVIR E PROTEGER"


Publicidade


ANAPURUS - CURSO GRATUÍTO: Prefeitura em Parceira com o SENAR Oferece 'Curso de Operação de Trator e Regulagem de Implementos'


Chapadinha/MA - Quarta-Feira, 12.Fevereiro.2020


CURSO GRATUITO! Vagas limitadas!

As inscrições estão sendo realizadas no Departamento Municipal de Juventude de Anapurus, no Centro da cidade.

A prefeita de Anapurus, Profa. Vanderly, considerou muito válido trazer este curso de "Operação de Trator e Regulagem de Implementos". Que vai oportunizar, empregar jovens e agricultores no município.

Anapurus que é o segundo maior polo agrícola do Maranhão, onde há bastantes máquinas pesadas trabalhando nas plantações e onde vai surgir vagas de emprego para as pessoas capacitadas

O certificado do SENAR é reconhecido em todo território nacional.


Adm.: Prefeita Profa. Vanderly


Publicidade


Fies: Inscrições Terminam Nesta Quarta-Feira (12)

Resultado sai no dia 26 de fevereiro

Chapadinha/MA - Quarta-Feira, 12.Fevereiro.2020


As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terminam hoje (12). Neste semestre, o programa vai ofertar 70 mil vagas em instituições privadas de ensino superior. O resultado sai no dia 26 de fevereiro. Para se candidatar, os estudantes devem acessar a conta única do governo federal.

O portal faz parte do plano de transformação digital do governo, de oferecer todos os serviços públicos federais por meio de um único login, que é o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e uma senha. O candidato também pode acessar o portal do Fies , onde será redirecionado para o site do governo.

O programa está dividido em duas modalidades: o Fies a juros zero para quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) para aqueles com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos.
Mudanças

Em dezembro de 2019, o comitê gestor do Fies realizou algumas mudanças no programa, que só valerão a partir do segundo semestre deste ano.

Uma das mudanças é a possibilidade de cobrança judicial dos contratos firmados até o segundo semestre de 2017 com dívida mínima de R$ 10 mil. O ajuizamento deverá ser feito após 360 dias de inadimplência na fase de amortização, ou seja, do pagamento em parcelas dos débitos.

Hoje a cobrança de quaisquer valores é feita no âmbito administrativo. Pela resolução aprovada pelo comitê, só continua a se enquadrar nesse campo quem dever menos de R$ 10 mil. O devedor e os fiadores poderão ser acionados.

Publicidade

Para o P-Fies, o comitê definiu independência em relação ao Fies, para, segundo o Ministério da Educação (MEC), “dinamizar a concessão do financiamento nessa modalidade”. Não haverá exigência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como pré-requisito (hoje, é idêntico ao do Fies) e nem será imposto limite máximo de renda (atualmente, é para alunos com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos). Também será possível contratar o P-Fies durante todo o ano.

As mudanças também atingiram o uso da nota do Enem como forma de ingresso ao Fies. Hoje é preciso ter nota média mínima de 450 pontos e apenas não zerar a redação para pleitear o financiamento. O comitê estabeleceu uma nota de corte também para a parte discursiva, 400 pontos, que está abaixo da nota média nacional, de 522,8. Essas mudanças valem a partir de 2021.

A nota do Enem também servirá para limitar transferências de cursos em instituições de ensino superior para alunos que possuem financiamento do Fies. Será necessário ter obtido, no Enem, resultado igual ou superior à nota de corte do curso de destino desejado.

O comitê aprovou o plano trienal 2020 a 2022 para o Fies. Nele, as vagas poderão cair de 100 mil em 2020 para 54 mil em 2021 e 2022, caso não haja alteração nos parâmetros econômicos atuais. Mas esses valores serão revistos a cada ano, podendo voltar a 100 mil vagas caso haja alteração nessas variáveis ou aportes do MEC.


Publicidade


ANAPURUS - Prefeitura em Parceria com SEBRAE e SENAI Realiza Capacitação para 260 Pessoas em Diversificados Cursos


Chapadinha/MA - Quarta-Feira, 12.Fevereiro.2020

Ascom*

Buscando sempre qualificar a mão de obra local, oportunizando e incentivando o empreendedorismo, a Prefeitura de Anapurus em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, tem ao longo dos últimos meses propiciado a qualificação profissional de centenas de pessoas em diversos setores da economia.

Em solenidade que aconteceu no auditório da Escola Nerci Monteles, na manhã da última segunda-feira (10), foram entregues 260 certificados, dos cursos voltados as áreas de Culinária, Informática e Corte e Costura.

Publicidade

Somente nos cursos de 'Lanches Diversos' e 'Capacitação para Lancheiros', esse último como a parceria do SEBRAE e Sala do Empreendedor do município, foram capacitadas 100 pessoas.

Na área de informática 80 pessoas qualificaram-se para atuar no mercado de trabalho. O curso de 'Montagem e Manutenção de Computadores' beneficiou 40 pessoas. E 'Corte e Costura' também 40.

São esforços assim que comprovam o empenho do governo municipal em oferecer condições de desenvolvimento e fortalecimento da economia local.

Adm.: Prefeita Profa.Vanderly

Prefeitura de Anapurus - Construindo Uma Nova História!



Publicidade


Chapadinhenses Participam da 7ª Pré-Temporada de Arbitragem da FEFUSMA /AMAFUSA, em SL

Equipe de Chapadinha: Suzane Gomes; Carlos Silva ("Pezão")
e sua filha Hayeska  Chrystyan participou ativamente do evento

Chapadinha/MA - Quarta-Feira, 12.Fevereiro.2020

Por:  Sousa Neto - Blog ChapadinhaSite

Dando continuidade à formação, os árbitros chapadinhenses filiados à FEFUSMA (Federação de Futsal do Maranhão), participaram nos dias 08 (sábado) e 09 (domingo) de fevereiro, da capacitação da 7ª Pré-temporada de Arbitragem da Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma).

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado e multidão

A imagem pode conter: 12 pessoas

O evento foi realizado pela Fefusma e Associação Maranhense de Árbitros de Futsal (AMAFUSA) e teve o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEDEL).



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna


A atividade contou com a presença dos palestrantes: Paraguassu Fish – RS (Diretor de arbitragem CBFS); Crispim Neto – SE, Ex-diretor de arbitragem da Federação Sergipana de futsal; Joyce Sales – MA, Psicóloga do Esporte e Paulo Vitor Albuquerque – MA, professor de Fisiologia de Exercício. Na programação, atualização de regras e socialização, esta última realizada na Sede Recreativa do Sindicato dos Bancários.

A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Carlos Silva Silva, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre

Servidores da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac)

De acordo com o superintendente de Programas Especiais da Sedel, Ronaldo Baldez, cerca de 170 congressistas, de sete regionais do Estado participou do evento. “O congresso foi um grande sucesso, tivemos quatro palestras voltadas para a qualificação continuada, com a participação de representantes de Sergipe, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pará e também da Funac/MA que encaminhou seis profissionais que atuam nos Centros Socieoducativos. A parceria com a Fundação é contínua e a participação dos servidores é importante para fortalecer as relações institucionais”, declara.



Publicidade


Arquivo do blog