WebNet

WebNet

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Prefeitura de Chapadinha Entrega Certificados aos Alunos do PRONATEC Nesta Sexta-feira (23)


Nesta sexta-feira (23) a Prefeitura de Chapadinha realiza solenidade de entrega de certificados dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento que será realizado no auditório da Prefeitura às 09h é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social.

90 alunos dos cursos de Avicultor (Guarimã); Suinocultor (Brejo do Meio); Piscicultor (Nova Belém); Horticultor Orgânico (São Martins) e Irrigação (Vila União); Mandiocultor (Poço de Pedra) receberão os certificados de conclusão.

Desde o início dos cursos em 2013, o PRONATEC já formou 209 alunos de 15 cursos. A ideia é ofertar uma qualificação profissional e viabilizar oportunidade de emprego para o aluno concluinte do ensino regular. Os cursos são gratuitos e os alunos recebem bolsa-auxílio.

Os cursos do PRONATEC crescem as oportunidades da qualificação profissional, a oferta e a valorização do ensino técnico.



Polícia Divulga Fotos Atuais do Assaltante de Comércios Preso em Chapadinha

Marciel confessou ser o autor de vários 
assaltos a comércios em Chapadinha


O assaltante de nome Marciel Silva, conhecido como “Bananal”, foi preso na madrugada do último domingo (18), por policiais da Força Tática, durante uma ronda no Bairro Areal. Os policiais passavam por uma avenida do bairro e resolveram abordar o motociclista e acabaram por descobrir um grande assaltante.

Marciel confessou ser o autor de vários assaltos a comércios em Chapadinha, como o Old Barr, ao Colégio Sagrado Coração de Jesus (também no dia do pagamento dos servidores), à residência do proprietário do frigorífico Natan Carnes (onde fizeram reféns) e, mais recentemente, ao Bar das Primas. Segundo o Serviço de Inteligência da PM, ele é suspeito de ter sido o autor do disparo que atingiu o comerciante Pedro Gomes de Sousa, de 55 anos, durante assalto ao seu comércio, dia 2 de maio.

A polícia suspeita ainda, que ele seja o autor de outros assaltos praticados na cidade nos últimos meses. Quando foi preso na madrugada de ontem, Marciel pilotava uma moto Honda Pop preta, com guidão branco, com características idênticas às declaradas por diversas vítimas de assaltos.

Merciel foi preso em 2007, em Imperatriz e já estava em liberdade, após cumprir pena em um presídio de São Luís, por homicídio e roubo.

A Polícia Civil pede às vítimas de recentes assaltos praticados em Chapadinha que compareçam à delegacia para ajudar nas investigações. As vítimas não serão identificadas.


quarta-feira, 21 de maio de 2014

Em parceria com o Estado, Prefeitura de Chapadinha Inaugura Unidade de Registro Civil


A Prefeita Ducilene Belezinha participou na manhã desta quarta-feira (21) da inauguração da Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento. A solenidade contou com a participação da Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (SEDIHC), Luiza Oliveira, representando do Governo do Estado; da Tabeliã do Cartório do 2º Ofício de Chapadinha, Carolina Miranda, do Defensor Público, Edson Zamba; do representante da Corregedoria Geral da Justiça do Estado, Akaene Santos; do Presidente do Fórum do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes, Mendes Sá; secretários municipais, assessores e vereadores.

A unidade instalada no Hospital Antônio Pontes de Aguiar-HAPA, que é uma iniciativa do Governo Estadual - com a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de Chapadinha e apoio do Cartório do 2º Ofício, funciona através de um sistema de informação on line, rápido e totalmente gratuito, nos casos de primeira via. E tem por objetivo facilitar o acesso a emissão dos registros de nascimento e também erradicar sub-registro tardio.

O projeto “Registro Civil na Maternidade” tem a finalidade de emitir certidões de nascimento nos estabelecimentos de saúde que têm maternidades, garantindo na prática, que os pais promovam o registro dos filhos na própria maternidade antes da alta hospitalar.

Para a secretária da SEDIHC, Luiza Oliveira, a implantação do sistema garante ao recém-nascido o direito à cidadania. “O registro civil de nascimento leva também dignidade e cidadania às pessoas. A criança recém-nascida já sai do hospital uma cidadã, pronta para receber os benefícios sócios assistenciais e educacionais da rede de atenção do governo de estado e governo federal. ”- destacou ela. Luiza falou ainda sobre a importante participação do governo municipal nesse processo. “Queremos agradecer ao apoio e participação da Prefeita Belezinha, uma vez que a parceria com as prefeituras é fundamental”- acrescentou.


O pequeno Manoel Rodrigues Bezerra, nascido nessa terça-feira (20), já pode ser considerado cidadão. Ele foi o primeiro bebê chapadinhense a ter seu registro de nascimento feito em uma Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento. “Estou muito feliz. É tudo bem rápido e já vou pra casa com certidão do Manoel nas mãos”- comemorou a mamãe, Maria de Jesus.

A Prefeita Belezinha falou sobre a importância da unidade em Chapadinha. “É uma parceria que vai promover a cidadania. E esse é nosso objetivo, trabalhar por melhoria, facilitando a vida dos nossos munícipes” – disse ela.

A unidade funciona de segunda à sexta. O cidadão pode ficar vontade para fazer serviço, pois é aberto é toda a população, crianças e adultos. O primeiro registro é gratuito, conforme lei federal, a parti de 2ª via é pago uma taxa”- finalizou o secretário de saúde, Allan Monteles (foto ao lado).

Logo após a cerimônia a secretária de Estado visitou a Residência Inclusiva de Chapadinha, que é a terceira do no Estado, e parabenizou o governo municipal pelos avanços.



terça-feira, 20 de maio de 2014

CHAPADINHA - SEMED Entrega Kits Escolares para 194 Crianças do Jardim de Infância Pingo de Gente

Secretária Municipal de Educação, Prof. Maria Coelho, no ato da entrega dos kits

A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria  Municipal de Educação-SEMED, está entregando kits escolares para todas as crianças do ensino infantil. As ações não param. Desta vez, 194 alunos do Jardim de Infância Pingo de Gente receberam o material didático completo, incluindo os uniformes.

O pequeno José, de apenas 5 anos, conferiu item por item da mochila e não escondeu a satisfação de ganhar todo o material. “Gostei de tudo. Do livro, caderno, lápis de cor e a farda. Gostei mais da farda”, disse o pequeno. 

A entrega dos materiais foi uma festa para a criançada, que cantou, brincou e do jeito dela, esperou a vez de receber a mochila. A alegria no rostinho de cada criança, que ainda está aprendendo a importância dessa iniciativa, já é um indicativo de que a educação de Chapadinha caminha no rumo certo: investir no ensino infantil para se formar adultos responsáveis e preparados. Proposta que o Governo de Ducilene Belezinha acredita e trabalha para cada dia melhorar ainda mais.


A nossa felicidade é imensa em sabermos que estamos fazendo muitas crianças felizes e, aqui, eu agradeço a nossa prefeita Belezinha, porque se ela não tivesse boa vontade isso não estaria acontecendo. Isso é muito bom, porque ajuda nossas crianças na leitura, como também, nos trabalhos de nossos professores, que lidam com muitas crianças e através do livro, isso facilita muito”, disse a secretária de educação, Maria Coelho.

Com ações como esta ganha professor, ganha aluno e como resultado final ganha a cidade. Desenvolver atividades escolares com mais qualidade e criatividade, despertando nos pequenos o interesse pelos estudos de maneira divertida ajuda no processo de ensino aprendizagem. 

Veio ajudar a melhorar os trabalhos, porque a gente acompanha a dificuldade dos pais em adquirirem o material dos filhos, principalmente, a farda”, disse a diretora da escola, Francisca Raimunda Conceição Fonseca. 


A curiosidade, para conferir os novos parceiros de sala de aula, foi tamanha, que muitos nem quiseram lanchar. Eles se apressaram para abrir as mochilas e comemorar mais essa conquista. A pequena Lara, de cinco anos, já sabe do que mais gostou e agradeceu a atenção que o governo de Ducilene Belezinha tem para com as crianças.

Gostei da farda e do livro. Vou estudar pra ser doutora. Obrigada Belezinha”, disse a pequena Lara.

Ascom/PMC


segunda-feira, 19 de maio de 2014

Secretário Municipal de Agricultura, Carlos Borromeu, Representa Prefeitura de Chapadinha na Agrobalsas 2014


A Agrobalsas 2014, realizada entre os dias 12 e 16 de maio, em Balsas (MA), teve a participação do Secretário Municipal de Agricultura de Chapadinha, Dr. Carlos Borromeu Vale, representando a Prefeitura de Chapadinha, que tem prestado um efetivo apoio para a agropecuária do município.

O evento técnico não atendeu apenas aos grandes produtores de grãos. Houve também um espaço dedicado para a agricultura familiar, com cursos de horticultura, ovinocaprinocultura, criação de galinha, criação de peixes, fabricação de cachaça e de farinha, ofertados pela Embrapa Cocais, Senar e pela Coopsul -Cooperativa de Criadores de Peixes.


Um setor muito forte na Agrobalsas foi a venda de máquinas e equipamentos, que também atendeu ao grande e pequeno produtor rural. A juventude rural recebeu cursos sobre operação de trator, segurança no trânsito e conscientização ambiental, este, de responsabilidade da Aged, e que tratou de conhecimentos sobre a aplicação de produtos químicos.

É cada vez maior a boa convivência entre a agricultura familiar e os grandes produtores rurais, ambos de grande importância para o desenvolvimento rural sustentável e solidário”, disse o Secretário Carlos Borromeu.


O secretário chapadinhense, como presidente da ABAS-Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, no Maranhão, tratou ainda durante o Agrobalsas de assuntos hídricos, como a água acumulada durante os processos produtivos agropecuários, que faz parte de um comércio invisível nas transações internacionais. Por fim, foi amplamente divulgado na Agrobalsas a criação do Comitê da Bacia do Rio Munim, o primeiro do Maranhão, como forma de incentivar a criação de outros comitês maranhenses.



CHAPADINHA - Secretaria Municipal de Educação Realiza Formação Continuada com Gestores de Escolas do Campo

Prof. Maria Coelho - Secr. Mun. de Educação, dando início aos trabalhos

A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou as atividades junto aos diretores de escolas do Campo, na manhã desta segunda-feira (19), na própria sede da secretaria. As ações devem ter duração de 80 horas. Durante a formação continuada os gestores serão orientados quanto ao funcionamento de vários programas, que serão desenvolvidos no município, tais como: o atleta na escola, Olimpíadas de Matemática e de Língua Portuguesa, PDDE ( Programa do Dinheiro Dentro da Escola ) e o Mais Educação.


A capacitação visa aprimorar os conhecimentos de nossos gestores. A priori, a formação será de 80 horas, mas dependendo da necessidade poderá se estender. Essa não é uma capacitação apenas teórica, mas também um incentivo de como se fazer e de como se trabalhar. Vamos fazer projetos para que cada gestor se sinta seguro, essa é a meta”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Coelho.

Todos os programas que serão discutidos durante o encontro objetivam melhorar a qualidade do ensino municipal. O Mais Educação, que é uma parceria entre os governos Federal e Municipal, foi lançado recentemente e vai atender a 11.103 alunos de 62 escolas, sendo 42 na zona rural e 20 na cidade. As Olimpíadas de Matemática e Língua Portuguesa são voltadas para os alunos e visam estimular o conhecimento e a autoestima participantes.


Como é bom eles terem isso em seus currículos. Dizendo que participaram, dizendo que foram vencedores das Olimpíadas, saindo daqui da escola, da rede municipal do campo! Isso é engrandecedor para o aluno, para escola, para o gestor da escola, para os professores, para secretaria de educação, para a prefeita municipal e para todo o município”, declarou a secretária.

Durante a formação, vai ser trabalhado também o censo escolar, quanto ao preenchimento dos formulários. O foco, o objetivo principal, da formação continuada, é o aprimoramento dos diretores das escolas do campo.

Ascom/PMC


CHAPADINHA - PM Recupera Mais Uma Moto Roubada


No início da tarde desta segunda-feira (19), por volta das 13h, o Serviço de Inteligência da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar de Chapadinha, após uma denúncia anônima de uma suposta moto roubada, foi averiguar a situação.

Ao chegar no local, na BR 222, no Lava Jato do Natan, foi localizada a moto, POP 100, de cor vermelha, ano 2012, chassi 9C2HBO210CR469347.

A moto estava de posse do cidadão Natan Araújo de Sousa, 37 anos, o mesmo não apresentou a documentação do veículo. 

Foi verificado que o veículo é produto de roubo, foi tomada de assalto semana passada na cidade de Vargem Grande-MA.

O veículo e o condutor foram apresentados na Delegacia para as devidas providências.



CHAPADINHA - PM Faz Apreensão de Arma de Fogo

Arma foi encontrada com Ronaldo Neves Mato

Neste domingo (18), por volta das 10h, o Serviço de Inteligência da 4ª Companhia da Polícia Miltitar de Chapadinha, após informações de uma suposta arma de fogo, em posse um homem, foi averiguar a situação.

Chegando no local, no bairro Campo Velho, foi localizado o menor J.V.N., que confessou que furtou a arma e vendeu para o indivíduo Ronaldo Neves Mato.

Arma apreendida

A guarnição foi em busca de Ronaldo, localizaram o indivíduo e realizaram uma abordagem, quando foi encontrado com ele um revólver cal. 38 - marca Taurus, Nº 0079433.

Cabe ressaltar que Ronaldo é foragido de pedrinhas.

O menor e o Ronaldo foram conduzidos para a delegacia para devidas providências.



CHAPADINHA - Cerimônia de Abertura dos JEC's 2014


Na manhã deste domingo (18), foi realizada, na quadra do Colégio CAIC, a abertura oficial dos Jogos Escolares Chapadinhenses- JEC's 2014, com desfile da tocha olímpica e apresentação das delegações que devem participar das competições. O evento contou com a presença da Prefeita Ducilene Belezinha, secretários municipais, vereadores e chefes de departamentos.

Os jogos serão realizados na quadra do CAIC e no Estádio Lucídio Frazão. Por uma semana os jovens atletas disputam o título de campeão em várias modalidades esportivas. A grande final deve acontecer no próximo fim de semana.

Ascom/PMC
Fotos: Kim Pereira



















CHAPADINHA - PM Prende Assaltante de Lojas


Neste domingo (18), por volta das 3h, realizando abordagens próximo a uma boca de fumo, a guarnição avistou o indivíduo Maciel Ferreira da Silva, conhecido como "Bananal", 36 anos, natural de Imperatriz - MA.

Bananal estava pilotando uma moto quando foi dado a ordem para ele parar, o mesmo foi revistado e não apresentou a documentação do veículo. O indivíduo foi reconhecido pela guarnição, pois tinha mandado de prisão preventiva.

Cabe ressaltar que no momento da abordagem o conduzido deu um nome falso, assinando o Auto de Infração de Trânsito com o referido nome falso.

Bananal era suspeito de praticar diversos roubos a comércios em Chapadinha, chegando a confessar alguns deles: no Old Bar, Casa das Primas, Colégio Sagrado Coração de Jesus e Frigor Júnior do Natan.

O conduzido foi apresentado na delegacia para as devidas providências. 

Maciel Ferreira da Silva, conhecido como "Bananal"



PUBLICIDADE



Dr. Leví Pontes e Comitiva Participam de Encontro Municipal em Barreirnhas


Na manhã deste domingo (18) na cidade de Barreirinhas (MA) Dr. Leví Pontes, pré-candidato a Deputado Estadual, participou do I Encontro Municipal do (Partido) Solidariedade 77 na cidade, a convite da pré-candidata a Deputada Federal, Leonilde Chaves. O evento reuniu mais de mil pessoas, demonstrando assim, o relevante apoio à pré-candidatura do médico Chapadinhense.



Dr. Leví foi convidado pelas lideranças locais - Rogério Chaves (atual presidente do Diretório Municipal do Solidariedade, em Barreirinhas) e sua esposa prof. Leonilde Chaves (ex-secretária municipal de Educação de Barreirinhas e atual presidente do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino) - e pré-candidata a Deputada Federal. A intenção do encontro foi de apresentar os pré-candidatos a região e fortalecer o partido com a presença das principais lideranças.




De acordo com Rogério Chaves, o evento contou, também, com a presenças de ex-prefeitos, ex-vereadores e do ex-deputado e líder político na região Zé Orlando; e de lideranças aliados de cidades vizinhas, como Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto e Tutóia; empresários, presidentes de entidades, lideranças de bairros, advogados, médicos e a imprensa (Blog do Alexandre e ChapadinhaSite.com - ambos de Chapadinha) também confirmaram presenças.


Ainda segundo o presidente do Diretório Municipal, o encontro teve o propósito de unir e fortalecer o partido, além de dar muito mais confiança e motivação. “Assim, vamos conseguir fortalecer ainda mais nosso partido em nossa região”.

Abrindo os trabalhos da mesa, Rogério Chaves agradeceu a todos os presentes e reforçou a ideia de que Barreirinhas precisa de um representante também no legislativo para que possa fazer menção da cidade e região baixo parnaíba nas sessões plenárias na Assembleia Legislativa, na capital São Luís, para que possa viabilizar recursos para serem investidos nos municípios que abrangem essa regional. Não hesitou em afirmar que o nome de Leví Pontes é um nome fácil de levar pois é perceptível o desejo de mudança dos cidadãos de Barreirinhenses e região, e precisa de uma pessoa com este calibre, filho de um grande político detentor de vários mandatos como Deputado Estadual - Antonio Pontes de Aguiar, para colocar o estado nos eixos do progresso de uma vez por todas. Reiterou o trabalho que o partido Solidariedade vem fazendo em várias partes do país e que já nasceu alinhado, como prova disso, as pré-candidaturas em âmbito estadual de Leví Pontes (Estadual) e Leonilde Chaves (Federal)  as quais não dependem de situações para acontecer, já é uma realidade. Concluiu.


No uso da palavra, a pré-candidata a Deputada Federal prof. Leonilde Chaves agradeceu a presença de todos e apresentou situações problemáticas no Estado que muitas das vezes a população desconhece, como também, problemas que afligem a população de Barreirinhas e região, na esfera estadual, como nos setores de saúde e educação, e finalizou agradecendo a parceria da dobradinha com Dr. Leví Pontes - pela siga Solidariedade 77.


Aclamado e bastante aplaudido pelos presentes, Dr. Leví Pontes em suas palavras ressaltou que o referido município e região e, a política, precisam de nomes novos, e que o ponto importante desse encontro de lideranças em apoio as pré-candidaturas de Leví e Leonilde,  fortalecem o mais novo partido do país - o Solidariedade 77! Ele falou que o ânseio de mudança é grande em nosso Maranhão, sobretudo pelo desgaste do poder público estadual, e que acredita que Barreirinhas e região baixo parnaíba irão abraçar a causa e eleger Leonilde Chaves (para Deputada Estadual) e Levi Pontes para a Assembléia Legislativa.


Dr. Leví estava acompanhado de sua comitiva, que contava com a presença do empresário Ir. Gomes (Coordenação), Antonio Prata (ex-prefeito de Chapadinha), Peroba (ex-vereador de Chapadinha), Moura Lopes, Raimundo Sousa, Valdir Abreu, imprensa (blogueiros Alexandre Cunha e Sousa Neto), dentre outros.

Confira mais fotos:
























Arquivo do blog