WebNet

WebNet

sábado, 7 de janeiro de 2017

6ª Ciretran de Chapadinha - Continua Inspeção em Transportes Escolares

Imagem meramente ilustrativa

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), por meio da 6ª Ciretran de Chapadinha, continua realizando a inspeção em veículos de transporte escolar dos municípios da região. As vistorias começaram no mês de dezembro passado e continuará durante este ano. O objetivo desta ação é garantir a segurança dos estudantes que utilizam este serviço.

Até o momento, dois municípios que fazem parte da 6ª Ciretran de Chapadinha receberam a equipe da vistoria. Em Urbano Santos, a 110km, oito veículos foram inspecionados e, em São Benedito do Rio Preto, a 70km, foram quatro ônibus.

O trabalho de fiscalização consiste na verificação de mais de trinta itens que devem estar em conformidade com o que exige o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os veículos vistoriados, que estiverem aptos para prestar serviço de transporte escolar, recebem a Autorização de Transporte Escolar (ATE), emitida pelo Detran-MA.

Para ser aprovado na inspeção, o veículo deve estar registrado na categoria de passageiro, apresentar faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura em toda a extensão das partes laterais e traseira do veículo, com o nome ESCOLAR em preto. No caso de veículo de carroceria pintado em amarelo, a faixa deve ser na cor invertida.

Além de ter registrador instantâneo de velocidade (Tacógrafo), com certificado inspecionado pelo INMETRO, o transporte escolar deve possuir todos os requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Apenas motoristas habilitados nas categorias “D” ou “E” com idade acima de 21 anos podem dirigir este tipo de transporte. A licença também só é concedida a condutores que tenham sido aprovados em curso especializado e que não tenham cometido quaisquer infrações grave ou gravíssima ou que não sejam reincidentes em infrações médias durante os últimos 12 meses.



Publicidade



VARGEM GRANDE - Presos os Acusados de Assassinarem Homem Encontrado no Quintal da Residência do Ex-Prefeito Dr. Miguel



Dois acusados de matarem Tiago dos Santos Silva (17 anos), que foi encontrado com 14 perfurações a faca na noite da última terça-feira (03), no quintal da residência do ex-prefeito de Vargem Grande Dr. Miguel, foram presos na noite desta quinta-feira (05), quando preparavam-se para fugir. A prisão aconteceu em ação conjunta das policias Militar e Civil.

Ricardo da Conceição, de 18 anos - Acusado

Os acusados são Ricardo da Conceição, de 18 anos, morador da Rua do Sol II, Nº 65, no Bairro do Açude. O outro acusado, também morador do Bairro do Açude, em uma vilela sem nome, é o menor G. da C., de 16 anos de idade. Segundo os acusados, que confessaram o crime, existe um outro elemento conhecido apenas como Rafael, ou "Fedor", que ainda encontra-se foragido.

Corpo de Tiago ao ser encontrado

Os acusados afirmaram que Tiago tinha terminado um relacionamento com sua namorada e dias atrás encontrou sua ex em companhia de um Tio de Ricardo, no povoado Moisinho. Dias depois, Tiago encontrou o referido tio de Ricardo sozinho em uma festa no clube do Getúlio e juntamente com outros amigos aplicou-lhe uma surra. Por esse motivo decidiram dar fim a vida dele.

A polícia continua diligenciando no sentido de prender o outro acusado.


Publicidade



Prefeituras Devem Atualizar Dados no Sistema Único de Assistência Social (CadSuas)

Governo lançará plano de ação, e municípios precisam estar cadastrados no sistema para não ser prejudicados


Uma das primeiras ações para os gestores municipais neste ano é a atualização dos dados municipais no Cadastro Nacional do Sistema Único de Assistência Social (CadSuas). Todos os municípios foram informados sobre a necessidade da atualização dos dados ainda em 2016.

O cadastro reúne informações de prefeituras, órgão gestor, fundo e conselho municipal, entidades socioassistenciais e trabalhadores do Suas.

De acordo com o coordenador-geral da Rede Suas do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Frederico Palma, a atualização das informações deve ser feita o quanto antes.

Nas próximas semanas, por exemplo, vamos lançar o Plano de Ação da Rede. Se o secretário municipal de assistência social não estiver cadastrado, ele não terá acesso ao sistema e, consequentemente, o município será prejudicado”.

O acesso ao CadSuas é feito por meio do Sistema de Autenticação e Autorização (SAA), com login e senha individualizada para cada usuário. “É importante que os trabalhadores da assistência social acionem os prefeitos para que os dados sejam atualizados”, destaca o coordenador.

Caso o município não tenha acesso ao sistema ou tenha qualquer dúvida sobre o procedimento, deve entrar em contato com a Central de Relacionamento do MDSA, preferencialmente pelo telefone 0800 707 2003 (opção 2 – Ass. Social e depois opção 4 – gestor, conselheiro ou técnico) ou pelo e-mail rede.suas@mds.gov.br.


Publicidade



Jovens de Baixa Renda Podem Viajar Gratuitamente pelo Brasil

Identidade feita por meio de aplicativo ainda permite a meia entrada em shows, espetáculos e eventos esportivos.



Jovens de 15 a 29 anos, com renda de até dois salários mínimos, já podem se cadastrar no aplicativo ID Jovem e viajar gratuitamente de um estado a outro do Brasil. Por meio do cadastro, eles ainda podem assistir a shows, espetáculos e eventos esportivos pagando meia entrada.

Além do aplicativo, também é possível fazer o cadastro por meio do site. O Número de Identificação Social (NIS), contendo 11 dígitos, é a “chave” para acessar o site e o aplicativo e emiti-la.

Para usar a identidade não é preciso imprimi-la. Basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documentação oficial com foto.

O funcionamento da meia-entrada artística-cultural e esportiva é semelhante ao já conhecido da Carteira de Identificação Estudantil. Para usar o benefício, basta apresentar a ID Jovem no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento, acompanhada sempre de documento oficial com foto.

Essa possibilidade vai permitir que jovens de baixa renda que não estudam também paguem meia entrada em diversos eventos. As recusas em aceitar a ID Jovem no pagamento da meia-entrada devem ser encaminhadas ao Procon.

Benefício vale para viagens de ônibus interestaduais

Viagens

A reserva de vagas em ônibus interestaduais deverá se feita, no mínimo, três horas antes da viagem.

O beneficiário deve apresentar a ID Jovem e a carteira de identidade no momento em que solicitar o bilhete. Serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros; e duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.

Caso a empresa se recuse a fornecê-lo, as denúncias devem ser feitas pelo telefone 166 da ANTT.


Publicidade



sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

ARAIOSES - Corpo de um Homem é Encontrado Carbonizado; Parentes são Suspeitos de Cometerem o Crime


Segundo informações da Polícia Militar, nesta sexta-feira (06), o IPC Francisco Barros solicitou apoio da guarnição para averiguar um homicídio ocorrido no Baixão do Estreito, em Araioses-MA - município distante 219 km de Chapadinha.

José Erinaldo Soares Barros - A Vítima

A ocorrência era que naquele povoado, em uma estrada vicinal, foi encontrado o corpo de José Erinaldo Soares Barros, carbonizado, juntamente com sua motocicleta. A guarnição foi ao local e constatou a veracidade dos fatos.

Acredita-se, que foi parentes próximos que cometeram o crime, devido a briga por terras naquela localidade, fatos estes que serão apurados via Polícia Judiciária. O IPC colheu nomes e intimou testemunhas.


O corpo foi liberado para a família e retirado do local pela funerária. O senhor José Erinaldo residia no Povoado Baixão das Vassouras, município de Araioses, à 5km de onde foi encontrado seu corpo.



Publicidade



“As Nomeações Estão em Plena Consonância com a Legislação Vigente”, Diz Magno, em Resposta à Promotoria


Da Assessoria de Comunicação

O prefeito de Chapadinha, Dr Magno Bacelar, recebeu com respeito a Recomendação apresentada pela Promotoria de Justiça da nossa comarca sobre a nomeação de secretários, cargos de confiança e comissionados (Reveja aqui).

Magno Bacelar faz questão de lembrar que quanto mais forte, autônomo e ativo for o Ministério Público, mais a instituição irá ajudá-lo a fazer uma boa gestão.

Entretanto, o prefeito encaminhará ofício resposta demonstrando ao MP que suas nomeações estão em plena consonância com a legislação vigente, principalmente com o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).


Publicidade



Laboratório UNILAB Irá Lançar Site que Permite Total Interação com seus Clientes; Inclusive Impressão de Resultados de Exames pela Internet


Conteúdo Publicitário

Novidade UNILAB! Vem aí, mais praticidade e comodidade aos clientes do Laboratório UNILAB. Sempre inovando, estamos entrando num novo ciclo de atualização e inovações!

Imagem meramente ilustrativa

Em breve, o mais novo Site do Laboratório UNILAB - com acesso à informações e impressão de resultados de exames pela internet. O Laboratório Unilab investe em modernidade e quem ganha é o Cliente UNILAB.

Único laboratório com atendimento aos Sábados!

O novo sistema permitirá também acesso aos médicos de forma totalmente personalizada, com acesso exclusivo por Login e Senha individualizados, para que tenham total interação à distância com a realidade dos exames do Laboratório Unilab e acessem os resultados de todos os seus pacientes do local em que estiverem, possibilitando inclusive que realizem suas consultas clínicas acessando em tempo real os resultados de seus pacientes, caso tenham esquecido de levarem consigo.

Saiba mais sobre o Laboratório UNILAB:





16º BPM - Traficante é Preso no Bairro Recanto dos Pássaros, em Chapadinha



Na tarde desta quinta-feira (05), por volta das 16h, quando realizavam policiamento na área do bairro Recanto do Pássaros em Chapadinha, os Policiais Militares de serviço avistaram uma pessoa em atitude suspeita, de imediato foi feita uma revista minuciosa no mesmo, onde foi encontrado: uma porção de aproximadamente 500 gramas de substância similar a Maconha (tablete); Uma porção de aproximadamente 100 gramas de substâncias similar a Crack; Uma faca de aproximadamente 18 polegadas de lâmina e um canivete.

Foi preso em flagrante Juscelino Junior Teixeira Silva, 29 anos de idade, residente no bairro Recanto dos Pássaros em Chapadinha-MA.

O conduzido foi entregue, juntamente com as drogas e armas apreendidas, no plantão central da Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, para conhecimento e as providências que o caso requer.


O empenho e a determinação dos bravos Policiais Militares do 16º Batalhão no enfrentamento a criminalidade, tem sido o diferencial na manutenção da paz em nosso município.


Publicidade



CHAPADINHA - Secretaria de Esporte Comunica Suspensão das Atividades no Ginásio Municipal


A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer/SEDEL de Chapadinha-MA, comunica à todos os desportista que tem horário no Ginásio Poliesportivo Raimundo Nonato Vale, que as atividades estão suspensas devido a mudança de governo e recadastramento do funcionalismo público.
Avisamos ainda, que faremos as inscrições dos novos horários a partir do próximo dia  12, no próprio ginásio, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Gadieggo de Almeida Loiola - Sec. Mun. de Esporte e Lazer
SEDEL

*Da Assessoria de Comunicação


Publicidade



CHAPADINHA - Agência dos Correios é Assaltada (Novamente!) na Tarde Desta Sexta (06)


Informações da Polícia Militar dão conta de que a agência dos Correios de Chapadinha foi assaltada (novamente!), no meio da tarde desta sexta-feira (06), por volta das 15h.


De acordo com a PM, dois elementos armados anunciaram o assalto e levaram dinheiro dos caixas e objetos dos clientes que estavam dentro da agência. Até o momento não se sabe o valor levado pelos meliantes.

A PM informou que as guarnições de plantão já estão no encalço dos assaltantes.

*Com informações do Blog do Foguinho


Publicidade



CHAPADINHA - Ministério Público Recomenda Exoneração em Casos de Nepotismo

O promotor de justiça Douglas Assunção Nojosa(foto) encaminhou
 a Recomendação ao prefeito Magno Augusto Bacelar Nunes

Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

A 1ª Promotoria de Justiça de Chapadinha encaminhou, na última terça-feira, 3, uma Recomendação ao prefeito Magno Augusto Bacelar Nunes. O documento trata de casos de nepotismo na administração pública municipal e dá prazo de 30 dias para que sejam exonerados os ocupantes de cargos políticos, comissionados e funções de confiança que detenham relação de parentesco com prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, chefe de gabinete, procurador-geral do município, vereadores ou servidores que ocupem cargos de direção, chefia ou assessoramento.

Deverão ser exoneradas pessoas que tenham parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade, até o terceiro grau, conforme prevê a Súmula Vinculante n° 13, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A partir do recebimento da Recomendação, o gestor municipal também deverá se abster de contratar, em casos excepcionais de dispensa ou inexigibilidade de licitação, empresa cujos sócios ou empregados tenham parentesco com os ocupantes de quaisquer dos cargos já citados. Pessoas que se enquadrem nos casos estabelecidos pelo STF também não deverão ser contratadas para atender necessidade temporária de excepcional interesse público.

Após o prazo, a Prefeitura de Chapadinha tem 10 dias para encaminhar ao Ministério Público as cópias dos atos de exoneração e rescisão contratual de servidores que estivessem nas situações proibidas, além de declarações de todos os ocupantes de cargos comissionados ou funções gratificadas de que não possuem parentesco vedado pela legislação.

Na Recomendação, o promotor de justiça Douglas Assunção Nojosa afirma que o nepotismo viola os princípios constitucionais da moralidade, da impessoalidade e da eficiência, além da Súmula Vinculante n° 13. O promotor ressalta, ainda, que uma recente decisão “reafirmou o entendimento do STF de que a nomeação de parente sem qualificação técnica para cargos políticos, isto é, de primeiro escalão, caracteriza prática de nepotismo”.

Por isso, foi solicitado, também, o encaminhamento de cópias dos diplomas ou certificados de graduação de todas as pessoas que tenham parentesco com gestores do município e ocupam cargos políticos, em comissão ou funções gratificadas na administração municipal, “a fim de verificar-se a aptidão para o desempenho da função pública”.


Publicidade



quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Bar Fim de Tarde (Chico Tripa) Promove BLACK FRIDAY Nesta Sexta (06)!!!


Conteúdo Publicitário

O Bar Fim de Tarde (popularmente conhecido como "Bar do Chico Tripa"), promove seu Black Friday de Ano Novo, nesta Sexta-Feira, dia 06 de janeiro de 2017.

Mas, aproveite, pois só será durante todo o dia/noite desta SEXTA (06)!!!

Confira:

- Skol = .................... R$: 5,50
- Antarctica = ........ R$: 5,00
- Brahma = ............. R$: 4,50


Publicitário



Vamos Ajudar: Mãe Pede Ajuda para Trazer pra Chapadinha, Filho Acidentado no Estado do Pará

João Batista está hospitalizado desde o dia do acidente

A sra. Maria da Luz da Silva - mãe do chapadinhense João Batista Luz da Silva, pede ajuda para trazer seu filho que sofreu um acidente de moto na cidade de Novo Progresso, no estado do Pará, ocorrido no dia 30 de dezembro de 2016.

Segundo ela, o estado dele é bastante grave e a família não tem condição financeira de trazê-lo para Chapadinha. Ele se encontra lá (no Pará) com a esposa e os filhos.

A sra. Maria da Luz se encontra bastante aflita com a situação - em saber que seu filho está lá nesta situação, e ela aqui distante. Por isso, o pedido de ajuda para que possa trazer o filho pra perto dela (Chapadinha).

Às pessoas de bom coração que queiram ajudar (qualquer quantia serve!), procure (a mãe) D. Maria da Luz da Silva - ela mora na Rua Celina Araujo, Nº 57 - Bairro Aldeia (ao lado do Kid Restaurante). Telefone para contato: (98) 99226-1885 / 99237-6456 / 99116-4643.
Para depósito bancário:
Conta Corrente/Poupança: 00019564-4 
(Operação: 013) 
Agência: 3519 (Caixa Econômica Federal) 
Francilane Silva da Conceição



Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Convoca Servidores para Recadastramento


*Com informações da Assessoria de Comunicação

O prefeito de Chapadinha, Dr Magno Bacelar, convoca todos os servidores públicos municipais ativos, aposentados e pensionistas, a comparecerem para Recadastramento Funcional.


A partir desta sexta-feira (06) e durante a próxima semana, os servidores serão recadastrados em horário comercial, em dois locais. Na sede da Câmara Municipal serão recadastrados os servidores da Educação e os demais no auditório da Prefeitura.

O edital de convocação exige que os servidores apresentem, no ato de Recadastramento, cópia e original dos seguintes documentos:

• RG; 
• CPF;
• Comprovante de residência;
• Certidão de Nascimento ou Casamento;
• Título de Eleitor;
• Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
• 02 Fotos 3x4;
• Comprovante com número de PIS, PASEP ou NIT;
• Comprovante de escolaridade, sendo aceito os seguintes: Certificado de conclusão de nível médio, Certificado ou Diploma de conclusão de nível superior, Certificado de Especialização, Mestrado ou Douturado;
• Certificado de Reservista (só do sexo masculino);
• Certificado de Registro profissional para cargos vinculados aos Conselhos de Categoria
• Profissional (CREA, OAB, COREN, CRO, etc.)
• Ato de Nomeação (Decreto ou Portaria);
• Termo de posse;
• Diário Oficial;
• Cópia dos últimos 03 (três) Contracheques.

Informações Importantes Sobre o Recadastramento:

- Os servidores sem condição de locomoção deverão apresentar à Comissão Municipal de Recadastramento a respectiva justificativa e documentação comprobatória por procurador regularmente constituído. Esta será a única condição em que o Recadastramento não será feito pessoalmente.

- O servidor que não realizar seu Recadastramento dentro do prazo terá seus vencimentos suspensos até a regularização da sua situação funcional.

- Os servidores afastados ou a disposição deverão apresentar o comprovante de autorização legal que deferiu tal situação;

- O servidor responderá civil, penal ou administrativamente nos casos de prestação de informações incorretas, incompletas, irregulares ou falsas.

- A Comissão Municipal de Recadastramento apresentará relatório final para providências administrativas cabíveis até 10 (dez) dias após o término do recadastramento.


Publicidade



MATA ROMA - Vereador Preto Diniz Retorna ao Grupo Paulo Neto

Nesta foto: Ver. Preto Diniz, "Bode" (prefeito de Mata Roma), Dep. Paulo Neto, Chico Caldas e esposa, e Abednego (vice prefeito de Mata Roma).


Na tarde desta terça-feira, 03, o deputado Paulo Neto esteve visitando o líder político Chico Caldas e sua esposa na cidade de Brejo. Paulo estava acompanhado do prefeito de Mata Roma, Raimundo Ivaldo (Bode), do vice-prefeito Abednego e do mais novo aliado, o vereador Preto Diniz, que já está em seu segundo mandato e é o vereador mais votado duas vezes consecutivas.

Preto Diniz está retornando ao grupo político do deputado Paulo Neto e de Carmem Neto. O parlamentar já está também articulando a eleição de deputado que já se aproxima.

Paulo, que já tinha a maioria na Câmara, agora consolida a liderança absoluta no Legislativo, que está sendo comandado pelo presidente Tiago Sousa.


Publicidade



Magno Bacelar Confirma Ex-Vereador Ir. Carlos no Comando da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio

Ex-vereador Irmão Carlos


A assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Chapadinha confirmou ainda pouco por meio de uma nota divulgada em rede social a ida do ex-vereador Irmão Carlos para o comando da secretaria de Indústria e Comércio. Mais cedo o Pirapemas.com já havia divulgado com exclusividade a decisão da vereadora Marcely Gomes em retornar ao legislativo e apontar o nome do ex-vereador como o favorito para assumir a pasta.

Nota da Assessoria

"A vereadora Marcely Gomes comunicou ao prefeito a decisão de retornar ao mandato parlamentar e será substituída no comando da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio pelo ex-vereador Irmão Carlos. 
A parlamentar explicou que decidiu atender o pedido de vários eleitores que estiveram em contato com ela nos últimos dias. “Mas estarei no Legislativo dando sustentação e apoio ao governo de Dr. Magno”, disse. 
O prefeito agradeceu a disposição inicial da vereadora e se declarou entusiasmado com a chegada de Irmão Carlos à sua equipe. “Ele é um comerciante experiente. Vai contribuir muito num setor que será um dos carros chefes da nossa administração”, disse o prefeito. 
Chapadinha tem no comércio a principal atividade econômica do município e o desejo do prefeito é criar um distrito industrial para ampliar a economia local. Com a intenção de gerar empregos na iniciativa privada, a secretaria trabalhará desde a vinda de grandes indústrias e redes comerciais até com o suporte aos micro e pequeno empresários da cidade".


Publicidade



quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Chuva de Granizo e Fortes Ventos Assustam Moradores de Coroatá/MA



Uma chuva de granizo caiu na tarde desta quarta-feira (4), na cidade de Coroatá, interior do estado. O fato inédito foi registrado por diversos internautas que relataram o caso nas redes sociais, que ainda afirmam a chuva ter sido rápida, mas intensa.

Acompanhada de fortes ventos, a chuva deixou marcas de sua passagem em bairros como o Residencial Dom Reynaldo Pünder, onde casas foram destelhadas, e também no Ginásio Municipal Poliesportivo, que teve sua cobertura danificada.

Uma torre de TV local também sofreu estragos após a tempestade.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha, em Parceria com CAEMA, Inicia Perfuração de Poços


Secom/PMC

Articulada em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (04), entre prefeitura e CAEMA, para viabilizar dois poços tubulares e acabar com o problema de abastecimento de água em Chapadinha (reveja aqui), a obra de perfuração do primeiro deles - que será ao lado do Farol da Educação, no bairro Corrente, já teve início! Só este poço já terá capacidade de abastecimento igual ao da represa da Itamacaoca.

Na foto acima, o secretário municipal de Obras, prof. Telmo José, e representantes da Caema, acompanham o início dos trabalhos.

Reunião realizada na manhã desta quarta-feira (04)



Publicidade



CHAPADINHA - Vereadora Marcely Gomes Desiste de Comando de Secretaria

Vereadora Marcely Gomes ao lado do prefeito Magno Bacelar
por ocasião da nomeação do novo secretariado (Foto: Alexandre Cunha)


Quatro dias após assumir o comando do município de Chapadinha, o secretariado do prefeito Magno Bacelar tem a sua primeira baixa.

Eleita com 949 votos, a vereadora Marcely Gomes (PP) foi empossada na última segunda-feira (02), pelo prefeito Magno Bacelar para assumir a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Nesta quarta-feira (04), dois dias depois de assumir a secretaria, a vereadora Marcely Gomes voltou atrás e decidiu permancer no legislativo municipal.

Procurada pelo Pirapemas.com, a vereadora Marcely Gomes confirmou a decisão de retornar a Câmara Municipal e disse que os seus eleitores foram muito importante na tomada de decisão. A vereadora agradeceu o prefeito pela confiança depositada nela e finalizou dizendo que estará na Câmara dando suporte e total apoio para o prefeito Magno.

Novo Secretário Para a Pasta

O ex-vereador Irmão Carlos é o mais cotado para assumir a referida secretaria.


Publicidade



Arquivo do blog