Governo lançará plano de ação, e municípios precisam estar cadastrados no sistema para não ser prejudicados
Uma das primeiras ações para os gestores municipais neste ano é a atualização dos dados municipais no Cadastro Nacional do Sistema Único de Assistência Social (CadSuas). Todos os municípios foram informados sobre a necessidade da atualização dos dados ainda em 2016.
O cadastro reúne informações de prefeituras, órgão gestor, fundo e conselho municipal, entidades socioassistenciais e trabalhadores do Suas.
De acordo com o coordenador-geral da Rede Suas do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Frederico Palma, a atualização das informações deve ser feita o quanto antes.
“Nas próximas semanas, por exemplo, vamos lançar o Plano de Ação da Rede. Se o secretário municipal de assistência social não estiver cadastrado, ele não terá acesso ao sistema e, consequentemente, o município será prejudicado”.
O acesso ao CadSuas é feito por meio do Sistema de Autenticação e Autorização (SAA), com login e senha individualizada para cada usuário. “É importante que os trabalhadores da assistência social acionem os prefeitos para que os dados sejam atualizados”, destaca o coordenador.
Caso o município não tenha acesso ao sistema ou tenha qualquer dúvida sobre o procedimento, deve entrar em contato com a Central de Relacionamento do MDSA, preferencialmente pelo telefone 0800 707 2003 (opção 2 – Ass. Social e depois opção 4 – gestor, conselheiro ou técnico) ou pelo e-mail rede.suas@mds.gov.br.
Publicidade