WebNet

WebNet

sábado, 23 de maio de 2020

BURITI | COMBATE À PANDEMIA: Prefeitura Faz Limpeza e Desinfecção de Ruas e Locais Públicos da Cidade


Chapadinha (MA) - Sábado, 23.Maio.2020


A Prefeitura de Buriti deu início na última quinta-feira (21) a uma força tarefa para higienização do Centro de Saúde Osvaldo Farias, Hospital do Trabalhador (HTB), Prédio da Prefeitura, Casa Lotérica, Comércios, agência do Banco do Brasil, Fórum, Câmara de Vereadores e outros pontos do centro da cidade onde se concentram o maior fluxo de pessoas e veículos.








Os trabalhos realizados integram o pacote de investimentos estratégicos, que estão sendo colocados em prática pelo prefeito Naldo Batista, com a finalidade de combater a proliferação do novo Coronavírus (Covid-19).





A ação está sendo executada pela Prefeitura Municipal, através das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.

*Com informações da Secom


Publicidade


Deputada Thaiza Hortegal (PP) é Internada em Estado Grave em Hospital Particular de São Luís


Chapadinha (MA) - Sábado, 23.Maio.2020

A deputada estadual Thaiza Hortegal (PP) foi internada nesta sexta-feira (22), na UTI do Hospital São Domingos, na capital São Luís. De acordo com informações obtidas pelo blog (Diego Emir), a parlamentar possui de 50% a 75% de comprometimento dos pulmões.


*NOTA PÚBLICA*

A deputada estadual Dra. Thaiza Hortegal (PP), médica pediatra, e que atuava como profissional de saúde na comissão de atendimento aos pacientes com COVID, em Pinheiro, se encontra em estado de saúde delicado.

Sem leitos de UTI disponíveis no Hospital Regional da Baixada e nem no Hospital Municipal Antenor Abreu, que ainda estão em fase final de implantação, a parlamentar teve que ser transferida para capital São Luís, na noite de quinta-feira (21), após os exames confirmarem COVID-19 e apresentarem um quadro clínico considerado grave.

Dra. Thaiza Hortegal deu entrada no Hospital São Domingos na madrugada da última sexta-feira (22), acompanhada do irmão, Dr. Kaio Hortegal, médico e diretor do Hospital Regional da Baixada, em Pinheiro.

O prefeito de Pinheiro e esposo da parlamentar, Luciano Genésio, recebeu informações, no fim da tarde, de que Dra. Thaiza apresentou melhoras, mas que a situação requer observação e cuidados rigorosos.

Assessoria de Comunicação
*Gabinete da Dra. Thaiza Hortegal*
Deputada Estadual (PP)


Publicidade


ANAPURUS | Prefeitura Acelera Construção de Nova Escola no Povoado São Lourenço e da Nova Praça do Bairro Turi I

Nova Escola irá atender mais de mil alunos;
Está em
 fase de acabamento.

Chapadinha (MA) - Sábado, 23.Maio.2020

ASCOM

Enquanto a Saúde do município age de forma intensiva contra o coronavírus, as obras também avançam pelo município.

Em ritmo acelerado, a Prefeitura de Anapurus, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, trabalha em duas grandes obras, que serão de suma importância para a população.

Escola no Povoado São Lourenço


Uma delas é uma nova escola no Povoado São Lourenço, que graças a sua imensa estrutura, conseguirá comportar mais de mil alunos da rede pública de ensino, a mesma já está levantada e coberta, entrando agora para a fase de acabamento.

Praça do Bairro Turi I




Outra obra aguardada pela população há 16 anos, começa a se tornar realidade, a praça do bairro Turi I está passando por uma reconstrução completa, e as características visuais do local já são bem diferentes com o andamento da obra.


Recuperação das Estradas Vicinais

Desenvolvimento é a marca registrada da atual administração. Noutra ação que está sendo realizada é a recuperação das estradas vicinais, que após os estragos causados pelos períodos chuvosos, perderam a trafegabilidade em alguns pontos. Em resposta a isso, as máquinas da Prefeitura já iniciaram a reparação das vias, possibilitando um melhor deslocamento até a zona rural do município.







É necessário entendermos o momento difícil que o mundo passa, ainda assim, o Governo Municipal faz todos os sacrifícios possíveis para continuar trabalhando pelo município de Anapurus e fazendo mais por todos os anapuruenses.




Publicidade


sexta-feira, 22 de maio de 2020

MATA ROMA | 16º BPM: Guarnições Apreendem Arma de de Fogo e Prende Suspeito de Praticar Assaltos na Zona Rural


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 22.Maio.2020


O Grupo de Serviços Avançados (GSA) do 16º Batalhão, obteve informação que um indivíduo oriundo da cidade de Codó-MA, estaria de posse de uma arma de fogo e ameaçando moradores no Povoado Bom Sucesso, na denúncia, relatavam que o mesmo era suspeito de praticar assaltos na zona rural do município de Mata Roma.

Contatos da PM/Chapadinha

Por volta das 10h00min, desta sexta-feira (22/05/2020), o GSA junto com a guarnição de serviço em Mata Roma, se deslocaram até o Povoado Bom Sucesso, localidade onde suspeito reside no intuito de averiguar a denúncia, chegando no local os policiais conseguiram encontrá-lo e fizeram a busca pessoal, onde encontraram um revólver Taurus calibre 38 com numeração suprimida, em sua cintura.

Contato/zap da Polícia Civil/Chapadinha

Então o mesmo foi preso e conduzido à Delegacia de Chapadinha para ser tomada as devidas providências.


Publicidade


CHAPADINHA | COVID-19: Registrados 68 Novos Casos; 182 Recuperados; 626 Diagnósticos Totais


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 22.Maio.2020

Secom

O boletim da Vigilância Epidemiológica contabilizou nesta sexta-feira (22/Maio), 626 (seiscentos e vinte e seis) diagnósticos positivos de covid-19, são 68 (sessenta e oito) novos casos em 48 horas e o número de curados ou recuperados aumentou para 182 (cento e oitenta e dois) em Chapadinha.

São 432 (quatrocentos e trinta e dois) ativos e 182 (cento e oitenta e dois) considerados curados ou recuperados. Os casos suspeitos são 391 (trezentos e noventa e um) e 406 (quatrocentos e seis) foram descartados.

O registro de óbitos subiu de 07 (sete) para 12 (doze). Destes cinco novos registros de óbitos dois ocorreram nas últimas 48 horas e três se referem a pessoas falecidas anteriormente que tiveram a relação com covid-19 confirmada por exames laboratoriais posteriores.


Sobre os dados de evolução clínica temos um total de 12 (doze) pessoas assistidas pelo sistema hospitalar: 05 (cinco) confirmados e 04 (quatro) suspeitos internados em leito clínico de isolamento na UPA, 01 (um) paciente transferido para o Hospital Regional (HRC) e outros 02 (dois) transferidos para São Luís.


Publicidade


CHAPADINHA | Prefeito Magno Bacelar Edita Novo DECRETO com Ações de Enfrentamento ao COVID-19


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 22.Maio.2020

Secom

O prefeito Magno Bacelar assinou novo decreto nesta sexta-feira (22), com novas medidas restritivas aplicáveis ao comércio considerado essencial, medidas de proteção à coletividade para enfrentamento e prevenção da transmissão do Covid-19 no âmbito do município de Chapadinha.

Com a medida, seguem autorizados de funcionar sem restrição os seguintes estabelecimentos: assistência médico-hospitalar, a exemplo de hospitais, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde; supermercados/mercados, farmácias; postos de combustíveis; restaurantes, lojas de conveniência, locais para repouso e higiene que, ao longo de estradas e rodovias que cortam o município, sirvam de suporte logístico para caminhoneiros que atuam na cadeia produtiva e de abastecimento de todo Brasil; clínicas veterinárias; funerárias; agências bancárias/lotéricas.

A partir deste sábado (23) até o próximo dia 31 de maio fica autorizado de segunda a sábado das 07h às 12h, as oficinas, borracharias, lojas de auto peças e lojas de material de construção, além da inclusão de comercialização de máscara e insumos por delivery.

Abaixo, confira a íntegra do decreto:

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: texto



Publicidade


CHAPADINHA | Prefeitura Disponibiliza Contatos por Bairros do TELEATENDIMENTO COVID-19

Nenhuma descrição de foto disponível.
Os contatos da Central de Apoio Social estará
a disposição também dos interesssados da zona rural

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 22.Maio.2020

Secom

A Secretaria Municipal de Saúde - de Chapadinha, informa os números do Teleatendimento Covid-19 que estão disponíveis para a população a partir da próxima segunda-feira (25).

Os horários de atendimento serão das 8h às 12h; e das 14h às 18h.

É importante destacar que os interessados deverão ligar para a Unidade de Saúde do seu bairro e o número da Central de Apoio Social estará a disposição também dos interesssados da zona rural.


Publicidade


BREJO | 16º BPM: Guarnição de PMs Juntamente com Agentes da Polícia Civil Apreende Arma de Fogo


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 22.Maio.2020


A Guarnição da Policia Militar, parou no Restaurante Chapa Quente, no Povoado Zé Gomes - município de Brejo, para almoçar, quando lá se encontravam dois indivíduos em atitude suspeita.

Contatos da PM/Chapadinha

Os mesmos, ao avistarem os policiais demonstraram desconforto e aparente nervosismo, então em seguida, com a chegada de agentes da Polícia Civil, que estavam também em horário de almoço, os indivíduos começaram a se movimentar.

De imediato o conduzido "01" levantou e se dirigiu até o seu veículo, um Jeep Renegade - de cor branco, que estava estacionado e quando ia sair no mesmo momento as equipes da PM e PC fizeram a abordagem.

Jeep Renegade - Imagem meramente ilustrativa

Após revista minuciosa, acompanhada pelo condutor do veículo, foi encontrado uma pistola no porta luvas de calibre 380, marca Taurus modelo PT638 pro SA. Ao ser questionado pela equipe de policiais sobre a origem da arma, o conduzido "01" respondeu de forma irônica, insultando à guarnição. Consequentemente, foi dado voz de prisão para o mesmo. Vale destacar que os conduzidos estavam eufóricos e a todo tempo desacatando os policiais.

Em seguida, os policiais se dirigiram para a residência do conduzido "02" no intuito de fazer uma revista, e ao chegar o proprietário estava muito nervoso com a situação vindo a imprimir fuga pelo seu quintal.

Contato/zap da Polícia Civil/Chapadinha

É válido ressaltar que o conduzido "01" foi entregue na Delegacia da Polícia Civil (DPC) sem lesões corporais. O conduzido "02" veio a se apresentar em seguida na DPC com lesões provenientes de sua fuga no matagal.


Publicidade


Procon/MA: Prorrogada Até 7 de Junho a Suspensão do Atendimento Presencial


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 22.Maio.2020

Em razão do Decreto Estadual n° 35.831/2020, assinado na última quarta-feira (20), pelo governador Flávio Dino, os atendimentos presenciais realizados pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) permanecem suspensos até o dia 7 de junho. O trabalho de fiscalização continua para garantir o cumprimento das normas estaduais.

A medida tem como objetivo dar seguimento às ações adotadas pelo Governo do Estado de combate ao novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão.


O atendimento ao cidadão/consumidor para a formalização de denúncias e reclamações continua sendo feito exclusivamente online. Já as equipes de fiscalização seguem com as atividades que foram intensificadas durante a pandemia, as quais se destinam a averiguar os estabelecimentos em funcionamento. Com a previsão de reabertura gradual do comércio, novas ações serão desenvolvidas pelo órgão.



Publicidade


ANAPURUS | Combate à COVID-19: Medicamentos para Tratamento e Testes Rápidos são Adquiridos em Larga Escala

Estoques de medicamentos disponíveis
na saúde pública do município

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 22.Maio.2020

ASCOM

O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde - de Anapurus/MA no embate à pandemia de Covid-19 tem sido rigoroso em favor da recuperação das pessoas que contraíram o vírus. Até o momento da publicação desta matéria (22 de maio), o município já contabiliza em seu Boletim Epidemiológico o número de 19 pacientes recuperados.


Todo esse trabalho tem sido conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde, que faz o monitoramento dos casos suspeitos, e realiza testes rápidos para diagnóstico de contaminação por coronavírus. Os que testam positivo, logo são submetidos à medicação prescrita por um dos médicos que atendem no Centro de Saúde Isaac Francisco Monteles, local designado para receber pessoas com quadro clínico da Covid-19.

Estoques de medicamentos disponíveis 
na saúde pública do município

Após o atendimento médico, os pacientes recebem gratuitamente os medicamentos, que estão disponíveis no Centro de Saúde, graças aos esforços da gestão municipal para a aquisição dos mesmos, inclusive porque a escassez dos fármacos, tem sido considerável e muitos municípios não têm conseguido atender a demanda gerada pela população.


A equipe da saúde de Anapurus disponibiliza ainda, uma Central de Atendimento relacionada ao enfrentamento do coronavírus, o DISK COVID, através dos telefones (98) 98479-7203 ou 98471-3826, você pode tirar suas dúvidas sobre os sintomas da doença, solicitar apoio da unidade de Saúde Isaac Monteles, e até mesmo dar início aos procedimentos para realização de teste rápido.

Estoques de medicamentos disponíveis 
na saúde pública do município

Importante ressaltar que os testes só poderão ser utilizados em pacientes que estiverem apresentando pelo menos 14 dias de sintomas, para que assim, o teste apresente um resultado fidedigno.

Estoques de medicamentos disponíveis 
na saúde pública do município

A secretária municipal de Saúde, Ana Carine Monteles reforça o comprometimento de sua equipe que se esforça diuturnamente em prol das vidas anapuruenses que estiverem acometidas pela Covid-19.


Publicidade


Arquivo do blog