WebNet

WebNet

sábado, 24 de setembro de 2022

Horóscopo do Dia: A Previsão dos Signos para Este Sábado (24/09)


Chapadinha (MA) - Sábado, 24.Setembro.2022

Áries

O dia traz muita energia e criatividade. Seja motivador dos outros, mas tome cuidado com a falta de sensibilidade. Você pode querer aproveitar o bom da vida ao máximo e não estar com muita paciência, mas tome cuidado com excessos. Boas ideias podem chegar, então escute sua intuição.

Touro

O dia pode trazer certo saudosismo, uma melancolia. Conversas podem acontecer e trazer gatilhos emocionais que abrem memórias do passado. Pode ser importante fazer uma pausa para uma grande reflexão. Criatividade pode emergir de todos os processos.

Gêmeos

O dia traz muita popularidade e magnetismo. Você pode estar mais carismático e tende a atrair as pessoas com facilidade, mas tome cuidado com a manipulação emocional. Pessoas novas acabam chegando por meio de visitas, ligações ou mensagens. Seja receptivo, mas fique atento à dificuldade de impor limites. Existe prosperidade e abundância.

Câncer

O dia traz agito. Você pode receber muitas novidades, propostas e convites para eventos. Encontros tendem a acontecer com amigos ou pessoas próximas. Aproveite a alegria e a conexão com as pessoas. Conversas podem acontecer, trazendo novas ideias. É um dia cheio, mas no qual há progresso.

Leão

O dia pede cuidado com excessos. Você tende a atropelar as pessoas por falta de paciência, pois nem todos sentirão o mesmo excesso de motivação que você. Além disso, você pode trabalhar sem descanso, o que pode causar uma sobrecarga no sistema emocional e mental. Cuide mais da sua saúde.

Publicidade

Virgem

Dia bem agitado, no qual você tem que ter confiança e fé de que tudo tende a ser resolvido sem interferências. Deixe fluir e evite tentar assumir o controle, pois isso só vai trazer raiva e estresse. Dia de aprender a relaxar, curtir e buscar o prazer e o bem estar. Coloque mais alegria na sua rotina.

Libra

O dia pode ser meio caótico e intenso. Tudo pode acontecer hoje, então tome cuidado com irritação e controle em excesso. É importante ter cuidado com ambientes ou pessoas tóxicas. Saiba se preservar e colocar foco no que realmente importa. Além disso, você pode receber algum conselho valioso.

Escorpião

O dia traz estabilidade, ganhos e sensação de segurança. Mantenha esse estado de espírito e não se coloque em risco. As coisas tendem a fluir com tranquilidade e dentro do normal. Você pode receber ajuda, principalmente dos familiares. Saiba se abrir para receber.

Sagitário

O dia traz ganhos e novas oportunidades. Existem novos acordos. Você pode ficar surpreso com situações inesperadas, mas que te motivam positivamente. Por fim, tome cuidado com dúvidas ou excessos. Coloque-se coloque em movimento e tome decisões.

Capricórnio

O dia te desafia a trabalhar o seu lado mais sociável e alegre. É importante ter mais motivação e se conectar positivamente com as pessoas. Tome cuidado com excesso de isolamento e criticismo. Quanto mais se conectar, mais alegre e feliz você ficará. Passeios ou compromissos assumidos trarão contentamento.

Aquário

O dia traz vitórias e algo que você estava esperando começa a dar resultado ou finalmente acontece! Mantenha sua autoestima e sua coragem. No geral, porém, tudo te motivará e te deixará feliz e satisfeito. Existe equilíbrio entre você e as pessoas em geral.

Peixes

O amor está no ar, bem como trocas e conversas. Tudo pode ser favorável se houver flexibilidade. As relações estáveis podem ser recicladas. Haverá reconexão. Para quem está solteiro, novidades chegam. Você pode ser paquerado ou avançar naquela conquista recente.



Troque seu botijão na CHAPADINHA GÁS 
e concorra a Prêmios!

( Publicidade )


sexta-feira, 23 de setembro de 2022

IR 2022: Contribuinte Já Pode Consultar Último Lote de Restituição

Dinheiro será depositado no próximo dia 30

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 23.Setembro.2022


A partir das 10h desta sexta-feira (23), a Receita Federal libera a consulta ao quinto e último lote de restituição deste ano. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

No próximo dia 30, a Receita depositará R$ 1,9 bilhão para 1.220.501 contribuintes. Desse total, R$ 221.130.324,62 serão pagos aos que têm prioridade legal, sendo 5.201 idosos acima de 80 anos; 36.492 entre 60 e 79 anos; 4.247 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 15.378 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O restante do lote será destinado a 1.159.183 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores. 

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

Como este é o último lote regular do ano, quem não estiver na lista de restituição caiu na malha fina. Nesse caso, é preciso entrar no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) e verificar as pendências. Em seguida, o contribuinte deverá enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes residuais, destinados a quem resolveu a situação com o Fisco.

Calendário

Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio para diminuir os efeitos da pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for feito, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).


Publicidade


quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Horóscopo do Dia: A Previsão dos Signos para Esta Quinta-Feira (22/09)


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 22.Setembro.2022

Áries
A Lua está brilhando no seu paraíso astral e faz a magia acontecer hoje. Mais expansivo, divertido e empolgado, seu signo conta com maior facilidade para se relacionar com as pessoas. Mas tende a escolher bem com se associa. Trabalho relacionado com ensino, público feminino, jovens ou crianças está em evidência. Tudo indica que vocês estarão no bonde dos sortudos, ariana e ariano. Aproveite para fazer uma fezinha pois pode encher o bolso. A energia é favorável para somar forças com o mozão e fazer o relacionamento brilhar. Se está na pista, o desejo de amar e receber amor deve ficar forte. Boas chances de iniciar um lance em dois palitos.

Touro
Meninos e meninas de Touro, seu lado sociável, criativo e comunicativo dá as caras e promete te ajudar a brilhar. Há chance de receber apoio e elogios pelo seu serviço. Trabalhar do seu lar ou com parentes deve ser um sucesso. Tudo indica que vai querer ficar com sua família e receber pessoas em casa. Pode curtir bons momentos com os seus queridos. Como a vaidade tá on, aposte em receitas caseiras pra arrasar no visual e, de quebra, economizar. No romance, a vibe é de companheirismo. Você tende a mostrar seu lado gentil e poderá contar com o mozão. Se está na solteirice, seus cuidados com a aparência devem atrair olhares, inclusive de alguém do trabalho.

Gêmeos
Hoje o seu signo tende a ostentar seu poder de comunicação, enorme criatividade e excelentes ideias. Prepare-se pra arrasar e ganhar uma boa reputação no serviço. Mais inquieto, seu signo não deve ficar parado hoje e tende a fazer mudanças a todo instante. De quebra, pode ter facilidade para ensinar e passar seu conhecimento para os outros, sobretudo nos estudos. Migos e migas de Gêmeos, tudo indica que seu signo estará aberto para o amor e os prazeres. Se está na pista, não deve ter dificuldade pra seduzir e iniciar um lance. Com o mozão, tende a mostrar seu lado mais apaixonado, atencioso e alegre. A intimidade ganha importância e promete fortes emoções.

Câncer
Hoje o seu signo tende a ostentar seu poder de comunicação, enorme criatividade e excelentes ideias. Prepare-se pra arrasar e ganhar uma boa reputação no serviço. Mais inquieto, seu signo não deve ficar parado hoje e tende a fazer mudanças a todo instante. De quebra, pode ter facilidade para ensinar e passar seu conhecimento para os outros, sobretudo nos estudos. Migos e migas de Câncer, tudo indica que seu signo estará aberto para o amor e os prazeres. Se está na pista, não deve ter dificuldade pra seduzir e iniciar um lance. Com o mozão, tende a mostrar seu lado mais apaixonado, atencioso e alegre. A intimidade ganha importância e promete fortes emoções.

Leão
Seu signo deve entrar no modo avião hoje e tem tudo pra alçar grandes voos. Oxalá! Seu jeito expansivo, proativo e criativo em alta promete te ajudar a se destacar no serviço e ganhar elogios da chefia. De quebra, você conta com facilidade para escolher bons aliados e tende a fazer contatos com bastante naturalidade. Com a vaidade nas alturas, cuidados com a aparência podem levantar ainda mais sua autoestima. Sociável e bom de papo, tudo indica que será mamão com açúcar se aproximar do crush e iniciar um relacionamento. Agora se já achou a sua cara-metade, seu lado amável e gentil dá as caras e a relação tende a fluir bem mais fácil.

Virgem
Com a Lua passeando pelo seu inferno astral, você tende a selecionar bem as pessoas que deseja ter por perto. Seu olhar crítico, observador e avaliador deve te ajudar a separar o joio do trigo e escolher bons contatos, Virgem. Área ligada à pesquisa ou investigação em destaque. Mas seu lado sensível pode vir à tona e aí há risco de fazer drama ou se isolar. Investir em medicação ou técnicas de relaxamento talvez ajudem a trazer tranquilidade. Se está na pista, a vontade de encontrar um cobertor de orelha deve falar mais alto. No romance, questões de grana tendem a ganhar força, mas tudo indica que as finanças vão fluir mais fáceis e ficarão positivas.

Libra
O céu revela que você deve ir atrás dos seus objetivos e sonhos com mais entusiasmo hoje. E seu pensamento positivo tende a trazer ótimas vibrações. No serviço, talvez conte com a colaboração dos colegas para a realizar projetos e tarefas. Boas chances de receber o reconhecimento da chefia. Tudo indica que não vai quer saber de solidão e irá curtir bons momentos com os seus amigos. Se já se amarrou, seu jeitinho romântico, compreensivo e companheiro tá muito on e promete deixar o clima maravigold. Tá na pista? Pode atirar pra todo lado e acertar vááários contatinhos. Há chance de cair de amores por alguém logo de cara.

Escorpião
A área profissional está em foco hoje e tudo indica que o desejo de ganhar reconhecimento e status ficará forte em você. Pra alcançar suas metas ambiciosas, deve levar suas tarefas com garra, interesse e otimismo, além de mudar o que for necessário. Trabalho com meios de comunicação, literatura, política ou viagens em alta. Boas chances de ter sucesso no que faz e vencer na vida. Com o mozão, você tende a se abrir para esse amor, sobretudo quando estiverem a sós. Se está na pista, seu jeitinho misterioso e reservado tem tudo pra atrair um crush, e esse alguém pode chegar em você. Na cama, romantismo, sentimento e zero egoísmo estão no cardápio do dia.

Sagitário
Quintou com uma vontade doida de crescer, conhecer coisas novas e se aventurar, sagita. Animado, sociável e falante, seu signo tende a atrair as pessoas e deve fazer o maior sucesso com todo mundo. Boas chances de se aliar no trabalho com quem tenha afinidades. Área ligada ao ensino, exportação e publicidade em alta. Nos estudos, sobretudo de faculdade, você conta com entusiasmo para aprender e ampliar seus horizontes, e tem tudo pra se destacar entre os colegas. Um clima de paz e amor promete dominar a sua relação e você deve aguardar momentos deliciosos com o mozão. Se está na pista, saidinha com os amigos pode render encontro com um contatinho.

Capricórnio
Sua sorte promete mudar pra melhor, coleguinha. É que a Lua despeja altas doses de entusiasmo, otimismo e orgulho, além de te estimular a buscar seu crescimento e sucesso. Com tanta energia, você tem tudo pra tomar as rédeas da sua carreira, sobretudo se lida com negócios ou finanças de outras pessoas. De quebra, seu jeito mais sociável favorece seus contatos e associações. Talvez conte com a ajuda financeira de parceiros ou colegas. Com o mozão, tudo indica que seu signo estará mais sentimental e romântico. Se está na solteirice, lance com alguém da sua profissão tem chance de desenrolar – e se não tiver nenhum impedimento, bate e se joga.

Aquário
A quinta começa com vocês arrasando em seus contatos pessoais e profissionais, aquarianas e aquarianos. É que a Lua reforça o seu lado sociável, entusiasmado e comunicativo, o que deve atrair a atenção das pessoas pra você e aumentar sua popularidade no serviço. Tem tudo pra ser ouvido(a). Há chance de fechar alianças profissionais de sucesso. Os assuntos do coração prometem muita coisa boa! Se já tem um mozão, a relação deve ganhar maior importância e aí pode fazer de tudo pra deixar o clima harmonioso e feliz. Se está de rolo com alguém de longe, esse lance talvez fique sério. Tá na pista? Saidinha ou viagem pode render contatinhos e aventuras amorosas.

Peixes
Alô, alô, Peixes! Seu dia promete ser tranquilo e favorável no trabalho. Seu jeito mais comunicativo e prestativo deve te ajudar a se destacar no serviço, sobretudo se atua com público ou clientes. Área ligada a restaurante, mercado, almoxarifado em destaque. A vaidade tá on e tudo indica irá se cuidar mais. Se depender do Sol, a sofrência vai tirar o pé da sua vida amorosa e você tem tudo pra divar! Com o mozão, o clima deve ser de muito romantismo nos momentos de privacidade. A intimidade promete ficar intensa. Se está na pista, há chance de conhecer alguém e logo cair de amores pela pessoa. Aposte na sua intuição pra mudar o status desse lance.



CHAPADINHA GÁS
( Publicidade )


quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Horóscopo do Dia: A Previsão dos Signos para Esta Quarta-Feira (21/09)


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 21.Setembro.2022

Áries

É um dia de muito trabalho e muita parceria. Conte com as pessoas para te auxiliar. Além disso, mantenha o foco e tome cuidado com dúvidas. Cuidar da saúde também é importante, isso inclui descansar, fazer pausas e se distrair.

Touro

O dia tem avanços, passeios e até um pouco de energia direcionada para o trabalho ou para esportes. Alguma oportunidade pode surgir, mas você só poderá aproveitar se tiver liberdade para poder escolher, senão será um dia exaustivo. As relações estão potencializadas também.

Gêmeos

O dia pede descanso, principalmente mental, o que pode ser desafiador, já que você está ansioso. Busque fazer coisas mais leves hoje. O romance está potencializado. Você pode sair, passear e curtir. Para quem tem filhos, pode ser um dia harmonioso, bastante dedicado a eles.

Câncer

Suas parcerias estão potencializadas, mas é preciso ter uma postura de confiança e leveza, senão brigas podem acontecer, causando rupturas. O acolhimento pede passagem. Aposte no diálogo e na sua autoestima. Além disso, não se diminua para caber no mundo do outro.

Leão

Você pode resolver algum conflito sozinho, chegando a importantes conclusões. É momento de encerrar algum ciclo, por mais difícil que seja. O futuro pede passagem. Além disso, cuidado com atitudes impulsivas. Aproveite o dia para descansar o máximo que puder.

Virgem

O dia pede organização, então aproveitar a energia para limpar, organizar e retirar tudo que não serve mais do caminho. Cuidado com atitudes inflamadas. Seu poder de decisão, apesar disso tudo, é grande. Mantenha uma postura de praticidade, pensando e agindo, mas não se deixando levar por sentimentalismos.

Libra

Sua mente pode estar agitada e, ao mesmo tempo, divagando. Você está com a competitividade grande, por isso, tome cuidado com brigas. Além disso, aproveite este dia para usar e abusar da sua comunicação, buscando pessoas agradáveis para trocar informações.

Escorpião

Talvez seu dia seja um pouco melancólico e saudosista. Vale a pena cuidar melhor de si e se permitir um dia mais tranquilo. Mantenha sua motivação e use sua criatividade a seu favor. Você poderá correr riscos desnecessários se for impulsivo ou desatento.

Sagitário

Sua energia está alta e pode ser um dia ótimo ao lado de amigos ou familiares. Passeios e viagens podem acontecer. Seja receptivo e generoso, pois valerá a pena. Você também pode ser alvo da generosidade de alguém. É um bom dia para seguir seus impulsos e suas intuições.

Capricórnio

Guarde sua energia e faça apenas o que for realmente necessário. Busque eliminar hábitos negativos, que prejudicam a sua saúde. Além disso, imponha limites aos outros, senão você poderá acabar se irritar. É um dia propício também para avaliar suas atitudes e refletir.

Aquário

Dia de agir com diplomacia e tato. Se afaste de situações caóticas para manter sua energia alta, assim como a sua produtividade. O dia promove avanços e boas novidades se você não tiver medo de encarar o novo. Os diálogos estão favorecidos. Pode acontecer uma conversa difícil com alguém próximo.

Peixes

É um dia próspero e produtivo, ótimo para colocar em prática suas ideias. Pode ser um dia mais pacífico e estável. Tome cuidado com excesso de preguiça ou de gula. Apegos, ciúme ou excesso de controle também podem surgir, mas é melhor evitar tudo isso.



Publicidade


terça-feira, 20 de setembro de 2022

Eleições 2022: Anapurus, Araioses e Outros 63 Locais Terão Transmissão de Resultados Via Satélite

Treinamento teórico e prático ocorre na sede do TRE-MA

Tecnologia contribui para apuração mais célere da eleição

Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 20.Setembro.2022

Nesta terça, 20 de setembro, encerra o treinamento teórico e prático das 61 pessoas que irão trabalhar nos postos avançados de transmissão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Denominados de PATs, eles funcionam em municípios que não sediam zonas eleitorais, bem como em locais de votação de difícil acesso.

Egídio de Carvalho Ribeiro Júnior, coordenador de Sistemas e Inovação do TRE-MA, servidor que gerencia o processo de PATs, explica que "a utilização deles confere celeridade, transparência e segurança à transmissão dos resultados de votação".

Como ocorre a transmissão

A transmissão dos dados de uma seção de difícil acesso é efetuada exclusivamente por meio de equipamentos pertencentes à justiça eleitoral e o funcionamento é regulamentado através da Portaria Conjunta 22/2022 (formato PDF).

Aos partidos políticos, às coligações, ao Ministério Público e à Ordem dos Advogados do Brasil é garantido amplo direito de fiscalização dos trabalhos de transmissão realizados nestes postos avançados.

Municípios que terão PATs em 2022

Tasso Fragoso, Araioses, Cururupu, Balsas, Anapurus, Carolina, Santo Amaro, Humberto de Campos, Turiaçu, João Lisboa, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Alto Alegre do Pindaré, Santa Luzia, Bom Jardim, Santa Helena, Bom Jesus das Selvas, Zé Doca, Governador Newton Bello, Itinga do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Serrano do Maranhão, Morros e Icatu.



Publicidade


Título de Eleitor: Prazo para Pedir 2ª Via Termina Nesta Quinta-Feira (22)

Pedido deve ser feito no cartório eleitoral
da zona onde tem cadastro

Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 20.Setembro.2022


O eleitor que perdeu o título eleitoral ou teve o documento extraviado tem até esta quinta-feira (22), 12 dias antes do primeiro turno do pleito, para solicitar a segunda via no cartório eleitoral da zona onde tem cadastro.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para a emissão da segunda via do título o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não poderá ter débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais – como o de mesário –, ou ainda multas em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral.

Neste ano, o eleitor com situação regular na Justiça Eleitoral poderá imprimir o título diretamente na ferramenta Autoatendimento do Eleitor, no Portal do TSE na internet, no campo “Imprimir o título eleitoral”.

Documentos

O título eleitoral não é o único documento que dá direito à participação nas eleições. As pessoas aptas a votar podem se apresentar à mesa de votação com qualquer documento oficial com foto, como a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a carteira de motorista ou o passaporte, por exemplo.

Há ainda a opção de levar a versão digital do título eleitoral, o e-Título, que pode ser obtido gratuitamente por meio de aplicativo para dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

O e-Título também possibilita a apresentação de justificativa eleitoral e oferece uma série de serviços e informações, como a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; o acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas; a consulta ao local de votação; e a inscrição como mesário voluntário, entre outros.

*Com informações do TSE.


Publicidade


SBRP | Prefeitura Segue com Ações da Campanha "Setembro Amarelo"


Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 20.Setembro.2022

A coordenação da campanha #SetembroAmarelo esteve, na tarde da última quarta-feira (14), na Escola Carolina de Mesquita Araújo, no bairro Trizidela - em São Benedito do Rio Preto/MA.

O objetivo é seguir com as ações preventivas de combate ao suicídio, direcionadas aos alunos e professores da rede pública de ensino municipal.






Durante todo o mês, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (@semus.sbrp), Secretaria Municipal de Educação (@semedsbrp) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) trabalharão juntas nesse propósito.






Segundo o IBGE, pelo menos 14.353 pessoas recorreram ao suicídio, só em 2021, em todo o Brasil. O tema da campanha é "Você não está sozinho(a)!".

Assecom


Publicidade


Horóscopo do Dia: Previsões dos Astros para o seu Signo Nesta Terça-Feira, 20 de Setembro de 2022


Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 20.Setembro.2022

Áries

Pode ser um dia cheio de aborrecimentos: a paciência precisa ser cultivada. Tome cuidado com estresses e excessos. Cuide mais da sua saúde. É um bom momento para finalizar pendências. Você pode sentir o emocional instável. Quanto mais avançar sem pensar muito, mais abrirá espaço para coisas novas, que, inclusive, estão te rondando.

Touro

Tome cuidado com excessos hoje. Cuide melhor de suas finanças. Paranoias e medos serão ativados para uma limpeza mental. Converse com pessoas próximas a você, assim poderá ter uma nova visão de tudo. Você pode receber favores com segundas intenções, por isso fique atento e tome cuidado!

Gêmeos

O dia talvez seja estranho, ainda que produtivo. As trocas podem chegar em boa hora, bem como ajudas: saiba retribuir também.Tome cuidado com negócios arriscados demais. Mantenha o equilíbrio e a estabilidade. Busque mais descanso: o ócio criativo pode te trazer as respostas para suas dúvidas existenciais.

Câncer

Cuidado com rivalidades e disputas. A baixa autoestima ou a dificuldade de se manter pacífico pode levar você a ter um dia sem harmonia. Ainda que nada seja dito, existe uma energia de contrariedade, podendo gerar discussões. Cuidado também com a falta de segurança. O momento é de se manter estável e longe de enrascadas.

Leão

Sua mente está agitada e talvez você queira abraçar o mundo, fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. É importante deixar de lado obsessões, apegos e medos. Cuidado com rebeldia ou falação. Esse excesso de energia pode trazer desgaste para o seu lado físico, então é importante cuidar da sua saúde.

Virgem

Cuidado com as suas contradições. É dia de se manter calmo, generoso e estável. É importante ser grato, bem como buscar ajudar as pessoas. Existe uma briga interna ou externa acontecendo. Tome cuidado com a irritação excessiva, que pode fazer você viver um dia explosivo e caótico.

Libra

Seu dia pode ser tranquilo e pacífico, sem nenhuma novidade extraordinária. Além disso, a sorte pode te rondar, mas saiba ser generoso. Vale a pena colocar suas ideias em prática, você poderá conquistar algo no futuro. Amigos e pessoas próximas podem trazer boas notícias, te deixando alegre.

Escorpião

É um dia calmo e estável. Só tome cuidado com a insatisfação constante, pois isso pode te causar uma angústia existencial. Existem mudanças em curso e a teimosia ou os apegos serão prejudiciais. Mantenha o ritmo da sua vida, mas sem descartar as novas ideias.

Sagitário

Existe alguma vitória neste dia, bem como alguma esperança. Seu dia será agitado, com muitas coisas sendo resolvidas. Você pode ter um dia de progresso, sendo fiel ao que pretende fazer, sempre com foco e força total. Cuidado com a falta de foco e a tendência a seguir um caminho totalmente ao contrário.

Capricórnio

O dia traz muita coragem para você. Suas emoções podem estar claras e seus desejos estão bem próximos de ser conquistados. Talvez você seja o portador de boas notícias, por isso é indicado que use seu poder de liderança para alcançar o que pretende, compreendendo os outros e sendo útil.

Aquário

Confie na sua intuição e nas emoções que surgem. Ainda que nem todas sejam boas, perceba as mensagens que este dia traz. Cuidado com o excesso de preocupações. É importante ser planejador e estrategista, mas evite um controle extremo. A postura de generosidade e de gentileza podem salvar a sua terça.

Peixes

Talvez seu dia seja produtivo e de muito cansaço por conta de trabalho e de outras tarefas. Saiba pedir ajuda e trabalhar em equipe, pois isso está favorecido. É importante manter a saúde e a qualidade de vida na sua rotina. Tome cuidado com excessos. Resolva seus problemas sem procrastinar!



Publicidade


segunda-feira, 19 de setembro de 2022

FPM: Municípios Recebem Nesta Terça (20) Repasse do 2º Decêndio/Setembro no Total de R$ 986 milhões

O total repassado aos Municípios, até agora, apresenta um crescimento
de 28,89% em termos nominais em relação ao mesmo período de 2021

Chapadinha (MA) - Segunda-Feira, 19.Setembro.2022

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que o repasse referente ao 2º decêndio de setembro totaliza R$ 986.375.058,09, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os recursos serão transferidos às prefeituras nesta terça-feira, 20 de setembro.

Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 1.232.968.822,61. O decêndio geralmente é o menor do mês e representa em torno de 20% do valor esperado para o mês inteiro. Comparando-se ao mesmo decêndio do ano passado, houve crescimento de 11,28%, considerando os efeitos da inflação. Já o acumulado do mês, em relação ao mesmo período do ano anterior, teve crescimento de 3,54%.

Em relação ao acumulado do ano, verifica-se que o valor total do FPM vem apresentando crescimento. O total repassado aos Municípios, até agora, apresenta um crescimento de 28,89% em termos nominais em relação ao mesmo período de 2021.

A CNM disponibiliza no Espaço Exclusivo uma plataforma para o acompanhamento das Transferências Constitucionais. por meio dela, é possível monitorar e acompanhar os repasses das 12 transferências aos cofres municipais. Nela o gestor pode ver todos os repasses, tanto por decêndio quanto por mês, dos últimos anos. O acesso é restrito a Municípios contribuintes em dia com a entidade.

Distribuição

Do total repassado aos Municípios, os de coeficientes 0,6, que representam 43,79% dos 5.568, ficarão com o valor de R$ 241.322.271,21, ou seja, 19,57% do que será transferido. Esses Municípios são diferentes para cada Estado, uma vez que cada um tem um valor da participação do Fundo, ou seja, os Municípios 0,6 no Estado de Roraima se diferem dos Municípios 0,6 do Rio Grande do Sul. Já os Municípios de coeficientes 4,0 (3,05%) ficarão com o valor de R$ 163.608.073,18, ou seja, 13,27% do que será transferido.




Publicidade


VARGEM GRANDE | Criança de 4 Anos é Resgatada Após Sofrer Maus-Tratos

Local onde a criança era mantida

Chapadinha (MA) - Segunda-Feira, 19.Setembro.2022

Durante a última quinta-feira (15) uma criança de apenas quatro anos de idade foi resgatada no bairro Vila do Sol, em Vargem Grande/MA - município distante 74km de Chapadinha -, após sofrer maus-tratos por parte dos próprios familiares, no caso a mãe e o avô. A operação aconteceu por decisão do juiz da Comarca e envolveu diversas instituições, dentre elas, ministério público, polícias civil e militar, guarda municipal e conselho tutelar, além do CREAS e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Conforme apurado pelo titular do Blog (Alpanir Mesquita), a criança era mantida em uma residência de condições precárias, em total estado de vulnerabilidade e de abandono, como mostram as imagens acima. A vítima, que não frequentava a escola/creche, precisou ser encaminhada imediatamente para o hospital, onde recebeu os atendimentos necessários no que diz respeito a nutrição e hidratação.

NOS COMENTÁRIOS DE LEITORES DA POSTAGEM ORIGINAL, HÁ 
RELATOS DE QUE A MÃE DA CRIANÇA, TAMBÉM, É VÍTIMA, E QUE 
AMBOS SERIAM MALTRATADOS PELO PADRASTO DA MESMA

(confira no recorte acima)

Apuramos, ainda, que essa família residia no Rio de Janeiro e recentemente chegou a Vargem Grande. Agora a polícia civil vai investigar a responsabilidade dos envolvidos, bem como se a criança, que está sob os cuidados de uma tia, sofria abusos de natureza sexual.



Publicidade


BRASIL | Petrobras Anuncia Nova Redução no Diesel

Novo preço vale a partir desta terça-feira (20)

Chapadinha (MA) - Segunda-Feira, 19.Setembro.2022


A Petrobras anunciou na manhã desta segunda-feira (19) a redução no preço do diesel A vendido às distribuidoras de combustíveis em R$ 0,30, a partir desta terça-feira (20). Com a mudança, o litro do diesel A fornecido pela empresa passará a custar R$ 4,89.

A queda no preço equivale a 5,78% e, segundo a estatal, "acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com sua prática de preços".

A Petrobras explica ainda que, como o diesel vendido nos postos tem uma mistura obrigatória de 20% de biodiesel, a parcela do diesel A no preço final passará de R$ 4,67, em média, para R$ 4,40, a cada litro vendido.

O preço do diesel comercializado pela Petrobras teve aumento pela última vez em 18 de junho, quando chegou a R$ 5,61 o litro. Desde então, o valor foi reduzido em R$ 0,20, em 5 de agosto; e em R$ 0,22, em 12 de agosto.


Publicidade


MA | Força Federal Atuará em Chapadinha e Outros 96 Municípios


Chapadinha (MA) - Segunda-Feira, 19.Setembro.2022

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Alexandre de Moraes, deferiu na noite da última sexta-feira (16), o pedido de atuação de força federal em 97 municípios maranhenses requerido pelo Tribunal Regional Eleitoral.

O pedido do TRE-MA havia sido enviado ao TSE em junho, após a Corte aprovar por unanimidade, no dia 23 do mesmo mês, o processo apresentado pelo corregedor eleitoral José Luiz de Almeida que, após consulta às zonas eleitorais e análise da Seção de Segurança Institucional e Inteligência do Regional, definiu o quantitativo de 97 municípios de 58 zonas eleitorais.

Em seu voto de aprovação da força federal, o ministro Alexandre considerou os critérios apresentados pelo corregedor José Luiz de Almeida como histórico de emprego da força federal de segurança pública nos municípios maranhenses em eleições anteriores; as justificativas registradas pelos juízes eleitorais; a concentração das tropas nas sedes das zonas eleitorais; o emprego das tropas nos municípios mais afastados das sedes das zonas eleitorais, e a presença de área de reserva indígena ou remanescente de quilombo no município.

Regras para autorização

A requisição de Força Federal, prevista no Código Eleitoral e na Resolução TSE 21.843/04, é feita pelo juiz eleitoral da zona ao respectivo TRE, que a envia ao TSE, órgão competente para homologação.

Cabe ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral analisar os pedidos de força federal para a garantia da votação e apuração; se aprovados, são enviados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações implementadas pelas Forças Armadas.

Abaixo, confira a relação dos municípios maranhenses que terão força federal nas eleições de 2022 (*em destaque, municípios da região Baixo Parnaíba):

Açailândia, Água Doce do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Amarante do Maranhão, Anajatuba, Araioses, Axixá, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Bela Vista do Maranhão, Benedito Leite, Bequimão, Boa Vista do Gurupi, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Buriti, Buriti Bravo, Buriticupu, Cajari, Cândido Mendes, Carolina, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Chapadinha, Colinas, Coroatá, Cururupu, Esperantinópolis, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Edison Lobão, Governador Luís Rocha, Governador Nunes Freire, Graça Aranha, Grajaú, Humberto de Campos, Icatu, Itaipava do Grajaú, Jatobá, Jenipapo dos Vieiras, Joselândia, Junco do Maranhão, Lago da Pedra, Lagoa Grande do Maranhão, Maracaçumé, Maranhãozinho, Mata Roma, Matões do Norte, Mirador, Miranda do Norte, Montes Altos, Morros, Nova Iorque, Nova Olinda do Maranhão, Parnarama, Passagem Franca, Pastos Bons, Pedro do Rosário, Penalva, Peri Mirim, Pinheiro, Poção de Pedras, Porto Franco, Presidente Dutra, Presidente Sarney, Primeira Cruz, Sambaíba, Santa Filomena do Maranhão, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Santa Rita, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bento, São Bernardo, São Domingos do Azeitão, São Domingos do Maranhão, São João do Paraíso, São José de Ribamar, São José dos Basílios, São Luís, São Mateus do Maranhão, São Pedro da Água Branca, São Raimundo das Mangabeiras, São Raimundo do Doca Bezerra, Sítio Novo, Sucupira do Norte, Turiaçu, Turilândia, Tuntum e Urbano Santos.



Publicidade


TUTÓIA: Corpo de Homem é Encontrado nas Dunas

O cadáver tinha marcas de perfurações na cabeça e
nas costas, com indícios de assassinato

Chapadinha (MA) - Segunda-Feira, 19.Setembro.2022

Na tarde do último sábado (17), o corpo de um homem foi encontrado nas dunas, próximo ao Bairro São José, em Tutóia/MA - município distante 209km de Chapadinha.

Uma pessoa passou pelo local, viu o cadáver e informou nos grupos de WhatsApp por volta das 12h50, e a informação chegou ao Corpo de Bombeiros que encaminhou para o hospital local para exame cadavérico.

O corpo estava parcialmente enterrado na areia. A Polícia Civil foi também acionada para apurar o caso. O cadáver tinha marcas de perfurações na cabeça e nas costas com indícios de assassinato. Mas, não se sabe a causa exata da morte.

Sem dar mais detalhes sobre o caso, o delegado de Polícia Civil, Dr. Cristiano Morita disse: - "Estamos investigando. Sabemos apenas que ele havia sido autuado na semana passada em Barreirinhas (MA) pelo crime de furto e que havia saído na sexta-feira (16) da unidade Prisional", confirmou.



Publicidade


Arquivo do blog