WebNet

WebNet

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CONFIRMADO: TRIO NAJA - O TRIO DO BCC PRO CARNAVAL 2010!

Clique aqui! - Para ter acesso ao Orkut do Trio Naja, e ver +Fotos
Este gigante com mais de 80 toneladas de puro SOM já foi contratado pelo bloco BCC, pra arrastar o bloco nos 4 dias do Carnaval 2010!
Trata-se do TRIO NAJA, de Caruarú-PE. O diretor do bloco BCC, MORAES, informa que ainda este mês serão divulgadas as 4 atrações que irão animar o bloco BCC no próximo ano.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Bloco BCC

Caravana Cultural chega em Chapadinha

Acontece, neste fim-de-semana (5 e 6), em Chapadinha, a Caravana Cultural: O que há de parecido?, promovida pela Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial (SEIR), em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC) e Prefeitura Municipal de Chapadinha.

O objetivo é ampliar a visibilidade das relações étnico-raciais e da história da cultura Afro brasileira e Africana, a partir da realidade maranhense. Será a oportunidade ainda, para disseminar o material didático do projeto A Cor da Cultura, no cumprimento da Lei nº 10.639/03.

As atividades lúdicas e educativas serão executadas por técnicos da SEIR, da SEDUC e da Prefeitura Municipal de Chapadinha, nas comunidades João Inácio, Poço de Pedras, Curralinho e Lagoa Amarela, no município.
Ascom

Segundona do Maranhão: Chapadinha é banido, e participação do Moto, anulada

TJD-MA absolve Viana, que venceu o polêmico jogo dos 11 a 0, e time decidirá o título da Série B maranhense com o Santa Quitéria

O Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA) julgou na noite desta quinta-feira (3), as controvérsias ocorridas na Segunda Divisão do Campeonato Maranhense, que teve a partida em que o Viana goleou o Chapadinha por 11 a 0, eliminando assim o Moto Clube, que por outro lado disputava a competição mesmo tendo caído este ano. O Tribunal decidiu eliminar o Chapadinha do futebol, absolver o Viana e cancelar a participação do Moto.

De acordo com o site da "TV Mirante", a segunda Comissão Disciplinar do TJD-MA decidiu por unanimidade desconsiderar a participação do Moto, por contrariar o artigo 10 do Estatuto do Torcedor. O clube, que terá três dias para recorrer da decisão, só poderia disputar a Segundona em 2010, segundo o Tribunal.

saiba mais
-
Escândalo no Maranhão: time faz nove gols em nove minutos e garante acesso
- Polêmica partida da Segunda Divisão do Maranhão tem repercussão internacional

No mesmo julgamento, o Viana foi declarado campeão do segundo turno, mas o Chapadinha, que levou nove gols em nove minutos no polêmico jogo dos 11 a 0, foi banido do futebol. O árbitro Edílson Santiago, que dirigiu a partida, foi suspenso por 30 dias.

Com as decisões do julgamento, o Viana decidirá o título da Segunda Divisão do Maranhense contra o Santa Quitéria. A Federação Maranhense de Futebol agora vai esperar o fim do caso para marcar as datas dos dois jogos decisivos.

FMF muda calendário e cria a Copa União de Clubes

Sobrou apenas o Chapadinha dos clubes que disputaram a segunda divisão
Mudou tudo. Os clubes e a Federação Maranhense de Futebol (FMF) decidiram modificar o calendário do futebol maranhense para a temporada 2010 durante a reunião do Conselho Arbitral realizada noite desta quinta-feira (3). Bom para Moto, Viana e Santa Quitéria.

A temporada 2010 começará com a Copa União e não mais o Campeonato Maranhense que ficou para o segundo semestre. A nova competição denominada de Copa União terá 11 equipes: Sampaio, Maranhão, Iape, JV Lideral, Imperatriz, São José, Nacional, Bacabal, Moto Club, Santa Quitéria e Viana. Sobrou apenas o Chapadinha dos clubes que disputaram a segunda divisão.

A Copa União começará no dia 17 de janeiro. A competição será disputada em dois turnos. No primeiro, as equipes jogam entre si no sistema de ida. Os quatro primeiros colocados estarão garantidos na semifinal e os vencedores farão a grande final. O sistema de disputa será o mesmo no segundo turno. A decisão do título e de uma vaga na Copa do Brasil em 2011 terá os dois campeões dos turnos que jogarão em sistema de ida e volta.

Com a criação da Copa União a Federação acabou a Taça Cidade de São Luís vencida este ano pelo Sampaio.

A decisão esfria a confusão criada após o escândalo da armação de resultados que ganhou repercussão mundial. Dessa forma, a Justiça Desportiva ganha tempo para decidir o que fazer.
Zeca Soares - Imirante.com

Fopama Realiza I Workshop e II Dia de Campo em Chapadinha

Por Ivandro Coelho
Com o objetivo de divulgar tecnologias de manejo de pastagens e produção de alimentos para ruminantes na região do Baixo Parnaíba, acontecem, nos dias 03 e 04 de dezembro, em Chapadinha, o I Workshop de Pesquisa e II Dia de Campo. Os eventos são organizados pelo grupo de pesquisa Forragicultura e Pastagens no Maranhão (FOPAMA) e têm o apoio Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Durante o I Workshop, produtores rurais do Baixo Parnaíba, professores, alunos, pesquisadores e a comunidade irão discutir diversos temas relacionados à produção de alimentos, tais como: Utilização de Subprodutos na Alimentação de Ruminantes, que será apresentado pelo Prof. Dr.Arnaud Azevêdo Alves (CCA/UFPI), e Irrigação de Pastagens no Nordeste Brasileiro, a ser ministrado pela Profa. Dra. Maryzélia Furtado de Farias (CCAA/UFMA).

Já o II Dia de Campo contará com participação de alunos dos cursos de Zootecnia da UFMA, que irão divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas na região do Baixo Parnaíba, entre elas “Produção de Biomassa e Composição Bromatológica de Silagem de Milho Submetido a Diferentes Fontes de Adubação”, desenvolvida pela aluna Sammy Emanuelle Almeida Sousa Cavalcante, e “Características Agronômicas do Capim Mombaça (Panicum maximum) Submetido a Doses Crescente de Nitrogênio”, dos alunos Daurivane Rodrigues Sousa e Geyhandson Santos de Lima.

“I Workshop e II dia de Campo são ações voltadas não só para a consolidar a formação acadêmica dos alunos, mas também para promover o intercâmbio entre a UFMA e a sociedade”, diz a professora Rosane Cláudia Rodrigues, zootecnista e doutora em Forragicultura e Pastagens pela USP. As atividades serão realizadas no Auditório do Fórum de Justiça de Chapadinha e no Setor de Forragicultura do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFMA.

Pesquisa - O Grupo de pesquisa, Forragicultura e Pastagens no Maranhão (FOPAMA) foi criado no final de 2008 e tem como objetivo fortalecer e difundir a Forragicultura no Estado do Maranhão. Atualmente, o grupo conta com 15 pesquisadores de diversas instituições como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Tocantins (UFT), Embrapa Caprinos, além dos estudantes dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Biologia da UFMA.

Suspeitos de assaltarem posto de gasolina são presos pela PM

Por Luís Carlos Júnior - Blog TvMirante
Policiais da 4a Companhia de Polícia Militar Independente de Chapadinha, através do Comandante - Major Edvaldo Mesquita (foto), prenderam três pessoas suspeitas de terem assaltado um posto de gasolina no último sábado dia 28, na avenida Ataliba Vieira de Almeida.

Dois adultos e um menor foram localizados horas depois do assalto. Presos pelos Policiais Militares, os três suspeitos foram encaminhados para delegacia. Durante o assalto, um dos frentistas foi agredido.

Sem o reconhecimento de nenhuma das vítimas, o delegado Jairon Timbó, liberou os três. Mas às investigações vão continuar, disse o delegado.

As imagens do circuito interno do posto de gasolina que gravou toda a ação, estão sendo analisadas, e poderão ajudar na identificação dos bandidos.

A caça de outros assaltantes.
Desta vez, zona rural de Chapadinha, mas, precisamente na estrada vicinal que dá acesso ao povoado Veredão, duas pessoas que trafegavam de motocicleta, foram alvos de assaltantes.

De acordo com uma das vítimas, o lavrador Mário de Paula Ferreira, dois bandidos armados com revólver, espingarda de fabricação caseira e um facão, os abordaram e anunciaram o assalto. Nervosos, os assaltantes ameaçaram o tempo todo as vítimas de morte.

Os bandidos levaram 530 reais e a motocicleta que pertence ao lavrador Mário de Paula. Em seguida, amarraram às vítimas. Algumas horas depois, eles conseguiram se soltar e procuraram a Polícia Militar.

O Comandante da 4ª Companhia, Major Edvaldo Mesquita (foto), acionou o serviço de inteligência da PM, que entraram em campo para localizar os assaltantes. Menos de vinte quatro horas depois do crime, os policiais prenderam: Luciano da Conceição Silva e Ivaldo Machado, todos de Chapadinha.

De acordo com o Major Edvaldo, a motocicleta da vítima foi entregue a um homem conhecido como “Chico Leitoa”, suspeito de ser receptador. "Chico", conseguiu fugir.

Posto de Gasolina é assaltado em Chapadinha

Por Luís Carlos Júnior - Blog TvMirante
A Polícia Civil, está a procura de dois bandidos que assaltaram na madrugada do último sábado, dia 28, o posto de combustível - Alvorada I, localizado na avenida Ataliba Vieira de Almeida.

De acordo com a polícia, os assaltantes armados, chegaram a pé no posto e anunciaram o assaltado. Sem esboçar nenhuma reação, um dos frentistas foi atingido na cabeça por uma coronhada, desferida por um dos bandidos. Câmeras internas de segurança gravaram toda a ação. As imagens encontra-se com delegado responsável pelas investigações, Jairon Timbó.

De acordo com o delegado, as imagens vão facilitar a identificação dos bandidos que ele acredita ser da própria cidade. O valor levado pelos assaltantes do posto de gasolina, ainda não foi informado pelos proprietários.

Suicídio em Chapadinha

Por Luís Carlos Júnior - Blog TvMirante
Manoel dos Santos Rodrigues, de 44 anos de idade, recorreu ao suicídio na residência do seu irmão localizada no bairro Caterpilla.

De acordo com Jailson dos Santos, Manoel, sentia-se perseguido por todos, achava que a qualquer momento a polícia poderia prende-lo, e via vultos de pessoas o perseguindo. Tudo da própria imaginação dele, afirmou o irmão.

A Polícia Civil esteve na casa, investigando o fato. Segundo o delegado George Marques, Manoel utilizou-se de uma espingarda de fabricação caseira para por fim a própria vida. A investigação concluiu que Manoel teria ido até o quintal , colocando a arma sobre uma cerca de pau e apontando em direção a sua testa e em seguida disparando o tiro.
Imagem meramente ilustrativa

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ópera Prima: Ex-Prefeito de Mata Roma Pode Ser Preso

Grachal (sentado ao centro) no TRE
A Polícia Civil do Maranhão está à procura do ex-prefeito de Mata Roma, Lauro Peireira de Albuquerque, o Grachal, e o filho dele, o vereador Bezaliel Freitas de Albuquerque.

Eles foram intimados pelo delegado Edinaldo Santos para prestar depoimento sobre acusação de envolvimento na Operação Ópera Prima. O ex-prefeito e o vereador são aliados do ex-chefe da Casa Civil Aderson Lago, principal implicado no esquema. A informação foi dada pelo repórter da rádio Mirante AM, Marcial Lima.

De acordo com o repórter, eles ainda não se apresentaram para depor na Comissão de Combate a Crimes contra o Erário, da Secretaria de Segurança Pública, temendo serem presos. Os dois já são considerados foragidos pela polícia.

A Operação Ópera Prima despertou atenção da imprensa nacional. Na investigação do caso que estaria na mira da Polícia Federal, surgem papéis bancários e anotações contábeis que revelam: a agência Ópera Prima – de propriedade de Aderson Lago Neto, filho de Aderson Lago – recebeu em três parcelas R$ 550 mil de um convênio firmado entre a Prefeitura de Caxias e o Governo do Estado, no ano eleitoral de 2006.

Parte do dinheiro foi parar também no escritório de advocacia que tem outro filho do ex-chefe da Casa Civil, Rodrigo Lago, como sócio.

Fonte: Imirante.com

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mais Um Rombo Para O Cofre Público

Na foto (by Sousa Neto): Prédio da Vara do Trabalho de Chapadinha
Fonte: www.vereadormarcelomenezes.com

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), de Chapadinha, ajuizaram cerca de 185 ações trabalhistas contra o Município de Chapadinha no mês de outubro deste ano, pleiteando o pagamento de FGTS, assinatura em CTPS, dentre outros direitos.

Alegaram que trabalharam para o Município de Chapadinha como Agente de Saúde, sem que hajam se submetido a concurso público, até 05/10/2007, quando foi criado o quadro de carreira e passaram à condição de servidores estatutários.

O Município de Chapadinha contestou as ações, alegando, basicamente, a nulidade das contratações, pois, após a Constituição Federal de 1988, a contratação de servidor público sem a realização de concurso público é nula.
O juiz do Trabalho de Chapadinha, Dr. Francisco Tarcísio Araújo (foto), julgou procedentes em parte as ações e condenou o Município de Chapadinha ao pagamento do FGTS de todo período trabalhado pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Em decorrência da má gestão pública do ex-prefeito de Chapadinha, os cofres públicos serão onerados em cerca de R$800.000,00 (oitocentos mil reais). E sabe quem vai pagar mais esta conta? Adivinhe caro cidadão!???

Câmara de Chapadinha deverá aprovar a Lei que cria o Conselho Municipal de Cultura

A criação do Conselho Municipal de Cultura é um passo importante para a implantação do Sistema Municipal de Cultura.
A Câmara Municipal de Chapadinha está analisando o Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Cultura - CMC. O projeto foi lido na sessão da última quinta-feira (26) e já foi enviado para as comissões, devendo ser votado nesta segunda-feira, dia 30.

O CMC será integrante da estrutura básica da Secretaria Municipal de Cultura e é uma das células que compõem o Sistema Municipal de Cultura – SMC.

O CMC tem como um dos principais objetivos permitir a ampla participação da sociedade civil, assim como de esferas governamentais, na discussão e deliberação das políticas públicas municipais em matéria de cultura. A lei também visa facilitar o acesso aos bens artísticos e culturais, além de incentivar a produção no município.

Para que o SMC seja implantado no município, é necessário que tenha as condições necessárias, a partir da criação das seguintes estrutura:

- Secretaria Municipal de Cultura (Já existe);
- Conselho Municipal de Política Cultura (está sendo criado)
- Conferência Municipal de Cultura (Realizada dia 22 de outubro)
- Plano Municipal de Cultura (Foi discutido na Conferência Municipal de Cultura)
- Fundo Municipal de Cultura (A ser criado)
- Sistemas Municipais Setoriais de Cultura (a ser criado)
- Programa Municipal de Formação Cultural (A ser implantado)
- Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (A ser implantado)

O secretário municipal de cultura William Fernandes conversou com alguns vereadores que garantiram que o projeto será aprovado nesta segunda-feira (30), sem dificuldades.

"Sabemos que todos os vereadores têm consciência da importância do CMC, para a implantação do Sistema Municipal de Cultura de Chapadinha. A aprovação desta Lei representará um marco na cultura do município, pois 307 pessoas participaram da nossa 1ª Conferência e ajudaram a construir o Plano Municipal de Cultura, numa grande demonstração de que a sociedade chapadinhense quer, realmente, o desenvolvimento de nossa cultura. Por isso, convidamos a todos a assistirem à sessão desta segunda-feira (30), na Câmara Municipal de Chapadinha”, disse o secretário.
A sessão da Câmara começa, normalmente, às 17h.
Ascom/PMC

Secretário de Cultura de Chapadinha participa de encontro em São Luis

O secretário municipal de cultura de Chapadinha, William Fernandes, participou de um encontro de prefeitos e secretários de Cultura, promovido pela AGE Consócios, na última quinta-feira, dia 26, no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís.

O objetivo do encontro era orientar os gestores sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura e falar sobre outros assuntos.

Chapadinha, Anapurus, Afonso Cunha, Belágua, Milagres, Nina Rodrigues e Vargem Grande foram os municípios de nossa região que enviaram seus representantes. Quatro prefeitos estiveram presentes ao encontro: Sônia Campos (Axixá), José Leane (Afonso Cunha) e Chico Barbosa, de Cachoeira Grande.

II Conferência Estadual de Cultura
A II Conferência Estadual de Cultura será realizada nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2009, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (São Luís), com um público estimado de 800 a mil pessoas, entre gestores públicos e privados, representantes do Poder Público e atores da Sociedade Civil organizada, que juntos vão analizar o tema central que é Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento.

A delegação de Chapadinha contará com 15 delegados, sendo 10 da Sociedade Civil e 5 do Poder Público, eleitos na 1ª Conferência Municipal de Cultura de Chapadinha, realizada no dia 22 de outubro.

A saída da delegação de Chapadinha está prevista para o dia 1º, terça-feira, às 14h, de frente a prefeitura.
Ascom/PMC

Arquivo do blog