WebNet

WebNet

sábado, 10 de outubro de 2009

Família de Liliane Fará Passeata Clamando por Justiça

Por Sousa Neto
A Família de Liliane juntamente com um grupo amigos, confirmaram na noite desta sexta-feira (9), em reunião realizada na sede do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Chapadinha (Sindchap), que irão realizar uma passeata neste sábado (10), com concentração a partir das 17h, em frente ao Sindchap e, para isso, CONVIDAM toda a sociedade chapadinhense para participarem desta mobilização social.

Liliane Pinto dos Santos, 30 anos, foi cruelmente assassinada no último dia 3.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o fato e também fazer um clamor por justiça para elucidação do caso. A passeata deve sair da frente do Sindchap, e seguir um percusso que inclui paradas em frente ao Fórum; na Praça da Bíblia (frente ao box da PM), frente a Câmara Municipal e frente a Igreja Matriz.

Segundo Netinha, a passeata será não só por justiça, mas também para chamar a atenção para a falta de tranquilidade que as pessoas enfrentam hoje. "Será uma caminhada pela paz e clamor por justiça", afirmou a irmã de Liliane.

"O objetivo será sensibilizar a população para o aumento gradativo da violência e, consequentemente, à impunidade em relação aos criminosos" disse a profª Maria Coêlho, uma das pessoas amigas que estão organizando a caminhada.

Para Juvenal Neres (foto ao lado), um dos idealizadores da caminhada, "a mobilização social serve para transformar a dor da saudade em força para pedir justiça aos dirigentes políticos do País"

Ainda de acordo com Juvenal Neres "está na hora das famílias resgatarem valores, principalmente a justiça. As famílias devem transformar a dor em história de luta por uma melhoria na condição social do País, principalmente em clamar por justiça", destacou.

Além da caminhada, o grupo pretende entregar aos representantes políticos, tanto municipais quanto estaduais, documento solicitando medidas para garantir a segurança em nosso município e no Estado.

"Queremos também gerar uma discussão sobre o assunto com diversos setores da sociedade para mudarmos este cenário", disse Chico da Cohab, um dos participantes da caminhada. "É uma forma que nós temos para agir. Não é somente fazer uma caminhada, mas pedir alguma solução para casos desta natureza", desabafou Chico.
Reveja matéria sobre o assassinato. Clique Aqui

Dois homens são feridos a tiros de espingarda por assaltantes na ZR de Chapadinha

Por William Fernandes - Blog TvMirante
Por volta das 10h da manhã desta sexta-feira (9), deram entrada na emergênica do Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), dois homens feridos a tiros de espingarda calibre 2o. Os lavradores conhecidos apenas por "Boiô", de 28 e "Chico Velho", de 18 anos, foram alvejados nos pés.

Eles estavam em companhia de outros dois homens, em um barracão na localidade Chapada do Sangue, próximo à localidade Mangueira, extremando com o município de Afonso Cunha, quando, por volta de meia noite, foram surpreendidos por assaltantes, que chegaram atirando e batendo neles.

Após a confusão, os bandidos evadiram-se para rumo ignorado, levando alguns objetos, entre os quais uma motocicleta. Só pela manhã desta sexta feira (9), os dois com maiores ferimentos foram trazidos para Chapadinha. Os outros dois que estavam no barracão foram levados para Afonso Cunha, sem graves ferimentos.

Esse tipo de crime tem sido muito comum nos últimos meses na zona rural, principalmente na região de fronteira com o município de Afonso Cunha, o que tem preocupado bastante as autoridades policiais de Chapadinha.

Brasil Alfabetizado é lançado em Chapadinha

Por William Fernandes - Blog TvMirante
O Programa Brasil Alfabetizado (PBA), uma parceria do Ministério da Educação - MEC - com a Prefeitura Municipal de Chapadinha, foi lançado na manhã desta sexta (9), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapadinha.

O evento contou com a presença da prefeita Danúbia Carneiro, do Gestor de Projetos Especiais do Estado, Magno Bacelar, do Secretário Municipal de Educação João Damiani com sua equipe, além de diretores de escolas e seus assistentes.

O Programa Brasil Alfabetizado é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos e é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. Em Chapadinha serão atendidos 800 jovens com idade acima de 15 anos que não sabem ler nem escrever.

De acordo com Damiani, os alunos passarão por um processo de alfabetização nos 3 meses restantes de 2009, para que possam ingressar na Educação para Jovens e Adultos - EJA.

Homem suicida-se na Rua Gustavo Barbosa

O corpo de Aderson dos Santos Filho, o Dedé, de 27 anos, foi encontrado às 8h30 da manhã desta sexta-feira (9), pendurado por uma corda num quarto da casa do pai, onde estava dormindo nos últimos dias. A porta do quarto estava trancada. A unica filha dele, de 7 anos de idade, antes de ir para a escola, bateu bastante na porta mas não foi atendida. Minutos depois, familiares, preocupados conseguiram ver pelo buraco da fechadura, os pés de Dedé suspensos. Foi quando arrebentaram a porta e, para desespero de todos, depararam-se com o corpo dele pendurado. Familiares disseram que Dedé havia se separado, há cerca de 3 meses, pela segunda vez, da mulher com quem viveu por mais de dez anos e teve uma filha. Ultimamente ele vinha tentando reatar o relacionamento, mas a mulher não o queria mais.

O corpo de Dedé foi levado para o necrotério do HAPA e depois liberado para os familiares para realização do velório.

Dedé trabalhava para uma empresa de segurança de eventos em Chapadinha. A informação foi divulgada no programa Direto ao Assunto, da Mirante AM de Chapadinha, por meio do Serviço de Inteligência da 4ª CI de Polícia Militar.
Matéria resumida. Leia-a na íntegra no Blog da TvMirante/local

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Alunos da Rede Municipal Recebem Novo Fardamento

Em cerimônia realizada na manhã da última quarta-feira (7), no Aldeota Club, a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro (foto a direita), juntamente com uma equipe de funcionários da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou cerca de 2 mil fardamentos escolares a estudantes da rede municipal de ensino da zona urbana.

A prefeita fez questão de chamar os pais e entregar pessoalmente os uniformes. Ela explicou que, mesmo diante de tanta dificuldade financeira, o município de Chapadinha é um dos poucos no estado que está entregando o fardamento aos alunos da rede municipal.

De acordo com o secretário municipal de educação, João Damiani (foto a esquerda), serão entregues, em várias etapas, 16.700 fardas aos alunos das zonas rural e urbana. A qualidade do material utilizado na confecção dos uniformes foi bastante elogiada pelos pais e pelos alunos.

Outro detalhe que agradou foi a diferença nos uniformes: para alunos de 1º ao 5º ano, o fardamento será composto de camisas azul-celeste e shortes azul-marinho; e para os de 6º ao 9º ano, foram entregues camisas brancas.

Sábado (10), serão entregues uniformes em várias escolas da zona rural.

Morre Dona Raimunda do Gaby

3 pessoas conhecidas na cidade faleceram.
Dona Raimunda Marques Vieira Passos, conhecida como Raimunda do Gaby, era viúva e tinha 78 anos de idade. Ela passou mal (falta de ar), por volta da meia-noite da última quarta-feira (7), e foi levada ao Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), onde recebeu atendimento médico, mas não resistiu e faleceu meia hora depois. O corpo foi velado em sua residência, na Avenida Presidente Vargas, próximo à Compra Premiada Eletroonda. O sepultamento aconteceu por volta das 7h30, no Cemitério Central.

Outros óbitos de chapadinhenses conhecidos
Ainda na quarta-feira (7), faleceu o senhor Joaquim Almeida, sogro do Claúdio Veras, da Ferrame Box. O Sepultamento ocorreu na tarde desta quinta-feira (8), no Cemitério do Sozinho.

Nesta quinta-feira (8), quem faleceu foi o senhor Domingos Bolota, em São Luís.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Chapadinha Atropela o Moto pela Segundona

Moto é goleado e fica em situação difícil
Toda torcida rubro-negra apostava em um bom resultado contra o Chapadinha, na tarde desta quarta-feira (7), pela 2ª divisão do Campeonato Maranhense para se aproximar da divisão principal, mas a goleada sofrida por 4 a 1, pode ter deixado o Moto Club definitivamente na Segundona.

Com a derrota, as quatro equipes estão empatadas com três pontos, mas o Chapadinha tem melhor saldo de gols e lidera. O Moto caiu para a última colocação.

O time foi goleado impiedosamente pelo Chapadinha e agora terá que vencer o Santa Quitéria na última rodada e torcer por um empate entre Viana e Chapadinha.

Se o Chapadinha vencer o Viana com diferença de um gol, o Moto terá que bater o Santa Quitéria por cinco gols de diferença. Em caso de vitória do Viana contra o Chapadinha por um gol de diferença, o Moto terá que vencer por diferença de três gols. Nos dois casos, o Moto garantiria a classificação no critério de maior número de gols marcados.

Os gols
O Galo da Chapada abriu o placar aos 22 minutos do 1º tempo. Numa cobrança de escanteio a bola bate na mão de Grafite e o árbitro Gladistoni Viana marca pênalti. Zé Rodrigues bate e faz 1 a 0.

O segundo gol saiu ainda no 1º tempo. Ricardo bateu falta com violência, sem chance de defesa para o goleiro Flaubert, aos 46 minutos.

O atacante Toninho Cortez fez 3 a 0, aos 12 minutos do 2º tempo. Arnaldo ampliou aos 23 minutos para 4 a 0. O Moto diminuiu com Didi Cearense cobrando falta aos 36 minutos do 2º tempo.
Classificação
1º Chapadinha - 3 pontos (saldo 2)
2º Santa Quitéria e Viana - 3 pontos (saldo 0)
4º Moto Club - 3 pontos (saldo -2)

Zeca Soares - Imirante.com

Confira o Edital do Concurso Público para Professores

Foi lançado pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (7), o edital do concurso público para o provimento das vagas para professores na rede Estadual de Ensino. Ao todo, são 5.320 vagas disponíveis nas áreas de ensino médio, fundamental e educação especial. As inscrições começam dia 15 de outubro e vão até o 10 de novembro. As provas serão realizadas no dia 13 de dezembro e ao divulgação do resultado está prevista para o dia 1º de fevereiro de 2010.

Para os cargos de professor de Ensino Fundamental e Educação Especial podem se inscrever candidatos que não tenham curso superior, desde que com habilitação específica para a função. As inscrições serão feitas pela internet, do dia 8 (para isentos) deste mês - hoje - até 10 de novembro. As provas serão realizadas em São Luís, Imperatriz, Bacabal e Caxias.

Acesse o edital. Clique aqui.

Representantes da Agerp Regional/Chapadinha Participam de Feira no RJ

Produtos da agricultura do MA são destaques no RJ
Desde ontem, quarta-feira (7), o Rio de Janeiro é palco da maior feira de produtos da agricultura familiar da América Latina, a Feira Nacional da Agricultura familiar e Reforma Agrária – VI Fenafra Brasil Rural Contemporâneo, montada na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo, com a presença agricultores familiares, assentados e representantes de associações e cooperativas de todo o Brasil, como a Associação de Desenvolvimento Social do Vassoural e a Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Esperantinópolis, ambas do Maranhão.

A participação dos agricultores familiares maranhenses tem o apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Agrário (Sedagro) e da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp).

Produtos maranhenses
Nos estandes da agricultura familiar maranhense estão sendo comercializados produtos oriundos do coco babaçu, como mesocarpo, óleo, sabão e sabonete, artesanatos de fibra de buriti, banana, madeira e argila, bijuterias de sementes, pilões, farinheiras e gameleiras, azeites, geléias e licores e arranjos ornamentais de flores tropicais.

Dos 13 empreendimentos inscritos e selecionados para representar o Maranhão na Fenafra, cinco trabalham com artesanato: Artesãos de São João dos Pilões, do município de Brejo; Mulheres de Mojó, município de Paço do Lumiar; Mulheres de Itamatatiua, município de Alcântara; Cooperativa dos Artesãos dos Lençóis Maranhenses e Associação dos Empreendedores Coco Lençóis, de Barreirinhas.

O Bumba-Meu-Boi do Maracanã, e o grupo de mulheres Encantadeiras, do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) são atrações culturais especiais na feira.

A organização do evento espera superar os números alcançados na edição do ano passado, quando circularam pela feira mais de 300 mil visitantes. As vendas futuras (Rodada de Negócios) alcançaram R$ 5 milhões. A comercialização direta nos estandes (550 expositores e mais de 10 mil produtos), foi de R$ 1,6 milhão.

A Fenafra é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Claro - A Força de Uma Marca Inovadora

A Claro já está funcionando normalmente em Chapadinha
A Claro é uma das principais empresas de telefonia móvel do Brasil, e por este motivo que é líder na oferta de conteúdos e serviços inovadores, além da infra-estrutura e cobertura digital com a tecnologia GSM.

A empresa especializada em telefônia móvel ROMA CORPORATIVA, Agente Autorizado Claro para Chapadinha e região, que tem à sua frente o competentíssimo jovem empresário do ramo, Mário Pessoa Filho, de 26 anos, sente-se orgulhosa em fazer parte da maior empresa da América Latina em comunicação móvel. Empresa no ramo de Telefônia Empresarial Móvel, disponibilizamos planos onde reduzimos o gastos de sua Empresa em até 60%, proporcionando maior contato entre funcionário e Empresa. Ligue e agende uma visita com nossos consultores teremos o maior prazer em atendê-los. Temos uma vasta experiência em telefonia celular, agora também Claro Empresa. Claro Empresa é ROMA CORPORATIVA.

Com a presença da empresa ROMA CORPORATIVA, como Agente Autorizado Claro para Chapadinha e região, isso significa que você pode contar com toda a comodidade e praticidade que só a empresa de telefonia móvel líder em oferta de conteúdos e serviços pode oferecer. Na ROMA CORPORATIVA você encontra serviços da operadora de mais de 40 milhões de clientes em todo o Brasil.

Conheça nosso escritório, situado na rua Ananias Albuquerque, Nº 416B (frente a Academia Sport Center) - Centro - Fone: (98) 8405-7802, pois além de tecnologia de ponta e os melhores serviços em celulares GSM - 3G, você irá encontrar atendimento diferenciado com qualidade e transparência. Tudo isso pra você ter a vida nas suas mãos. Afinal, é pra isso que a gente existe. É pra isso que a gente trabalha.

CLARO - Escolha! - Uma das líderes no Brasil, a Claro é controlada pela América Móvil, o maior grupo de telefonia móvel das Américas com mais de 175 milhões de clientes, presente em 17 países com atuação direta (Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, EUA, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Porto Rico e Uruguai, além do Brasil) e um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo. Fundada no Brasil, a marca Claro foi adotada pela América Móvil em empresas de outros oito países da América Latina.

No Brasil, a operadora é uma das principais empresas de telefonia móvel e atua em todos os estados e no Distrito Federal. A operadora está presente em mais de 2.700 cidades e atende a mais de 40 milhões de clientes com infra-estrutura e cobertura digital com a tecnologia GSM.

GSM
Cobertura Nacional, com mais de 35 milhões de clientes 3G. Maior cobertura nacional: Disponível em 300 cidades.

Tecnologia 3G
A Claro oferece cobertura 100% digital em todo o País, com tecnologia GSM/EDGE, a mais utilizada e segura contra a clonagem no mundo. É líder em inovação no mercado brasileiro de telefonia móvel, sendo pioneira na oferta de serviços de terceira geração (3G) em 300 cidades, desde novembro de 2007, com a tecnologia HSDPA.

Plano SOB Medida:
Ideal para empresas que buscam planos flexíveis para uso de celulares pelos funcionários.
O Plano Sob Medida foi criado especialmente para clientes corporativos. Possui vantagens tarifárias e serviços que podem ser adaptados às necessidades da sua empresa.
É composto de uma assinatura mensal, serviços opcionais e franquia em reais que pode ser compartilhada entre as linhas Claro da empresa, garantindo melhor aproveitamento do valor contratado.
Vantagens do plano:

Franquia em Reais: Podem ser abatidos da franquia em reais os seguintes serviços: ligações locais, ligações de longa distância nacional e internacional (exceto roaming internacional), AD, DSL2, SMS, MMS, acesso à Secretária Claro, tráfego de dados avulso, ligações recebidas a cobrar e demais serviços Claro.

Rollover: A franquia não consumida no mês é transferida para os 2 meses seguintes (rollover por 60 dias). Estes valores servirão como um crédito para uso em ligações locais de voz e serviços Claro. O saldo não consumido sempre terá prioridade de consumo sobre as franquias dos meses seguintes. Valor do minuto excedente é igual ao da franquia contratada.

Serviços pré-ativos: Secretária Claro, Conferência, Espera, Siga-me, Identificador de chamadas. Possibilidade de contratação de módulos opcionais que se adaptam ao perfil de cada funcionário

1.1 Serviços Opcionais do Plano Sob Medida
Contratando o Plano Sob Medida é possível contratar serviços de acordo com as necessidades da empresa. Conheça os benefícios desses serviços:

1.1.1 Módulo Tarifa Zero
Só na Claro o cliente pode escolher se quer contratar um serviço para falar a custo zero entre os celulares do Grupo ou entre celulares Claro, abaixo seguem mais detalhes:

- Módulo Tarifa Zero Intra-Grupo: permite chamadas locais (VC1) para outros celulares da sua empresa (mesmo CNPJ) a custo zero.

- Módulo Tarifa Zero Intra-Rede: permite chamadas locais (VC1) para outros celulares Claro a custo zero. Este serviço é indicado para empresas com alto volume de ligações dentro da rede Claro ou entre os celulares da empresa.

1.1.2 Módulo Claro Direto
Através de uma assinatura mensal o usuário realiza chamadas ilimitadas locais e de longa distância via PTT (Push to Talk) sem custo adicional dentro da área de cobertura Claro, para as linhas que também possuam o serviço contratado. O Claro Direto também permite chamadas em grupo com até 6 (seis) pessoas, tarifadas por minuto e por participante da chamada. Este serviço é indicado para empresas com alto volume de ligações locais e longa distância de curta duração entre os celulares de seus funcionários e parceiros.

1.1.3 Módulo Gestor Online
É uma Solução de gestão que permite o controle e acompanhamento do uso dos celulares de sua empresa. Com este serviço é possível determinar os dias, horários e tipos de ligação (Voz, SMS e Dados) com que seus funcionários podem usar os celulares, assim como a quantidade de minutos a ser utilizada por cada um.
Além das funcionalidades de controle, o Gestor Online também permite a criação de ramais (discagem abreviada) para comunicação entre as linhas da empresa.
Este serviço é indicado para Empresas que desejam controlar o uso de celulares pelos seus funcionários.

1.1.3 Pacotes de Internet
Acesso a alta velocidade diretamente de seu celular, com tecnologia de ponta e sem precisar de provedor.
Com estes pacotes o cliente tem todas as vantagens do plano de voz escolhido mais uma franquia de dados para ser utilizada. Além disso, o valor do MB excedente é menor que o MB avulso. Além da franquia em Mbytes, os pacotes ainda possuem franquias para uso em Vídeo Chamada, para assistir Idéias TV, para SMS e MMS.

Opções de Pacotes de Internet;

Pacote 200 SMS
Pacote individual de 200 SMS´s que permite envio de mensagens de texto para qualquer operadora mediante pagamento de uma assinatura mensal, reduzindo assim os custos de envio de SMS de sua empresa.

1.1.4 Serviços de e-mail
Módulo Blackberry

O BlackBerry é hoje uma referência mundial em soluções de e-mail, tem todas as funções de um telefone celular e de um smartphone (organizador pessoal, agenda, conexão a Internet, programas de aplicação, etc) e diferenciais como o push e-mail, onde os e-mails chegam automaticamente no celular. Permite visualização de anexos em seu formato original e acesso a aplicações corporativas, na modalidade BES (Blackberry Enterprise Solution).
O investimento para contratação do BlackBerry varia de acordo com a necessidade de sua Empresa. Este serviço é indicado para empresas de todos os tamanhos. A versão do BlackBerry vai depender da infraestrutura de e-mail da empresa.

1.1.5 Módulo Torpedo Equipe
É possível enviar mensagens de texto para grupos de celulares da Claro, de uma forma rápida, fácil e econômica, a partir de um computador ligado à Internet.
O acesso é feito no site da Claro, através de uma interface que permite envio ilimitado de torpedos, cadastrar usuários e grupos de usuários, agendar envio de mensagens, administrar logins de acessos a ferramenta. Esse serviço é indicado para Empresas que queira inovar a forma de se comunicar com seus funcionários, fornecedores e clientes.

1.1.6 Módulo Claro Localizador
Através de um ambiente seguro, o serviço usa como referência a posição das antenas da cobertura GSM da Claro para informar a localização aproximada de um celular. Com este serviço, é possível localizar profissionais, equipamentos perdidos, frotas com mercadorias etc, que estão sob responsabilidade da empresa.

OUTROS SERVIÇOS
Conheça também outros serviços da Claro:

Conta on-line
Conta Online
é a solução gratuita da Claro que integra em um único serviço todas as ferramentas necessárias para realizar o gerenciamento completo das contas dos celulares de sua empresa. No Conta Online sua empresa pode:

- Visualizar as contas referentes aos 03 últimos vencimentos;
- Acessar as informações da conta antes do recebimento da fatura impressa;
- Consultar o histórico de pagamentos;
- Criar usuários para os demais funcionários, com perfis de acesso restritos;
- Fazer o download da conta em formato eletrônico (PDF, Excel e Febraban);
- Visualizar o consumo e gastos de cada linha, de forma rápida e eficaz;
- Visualizar gráficos com comparativos de consumo.

Professores de Anapurus comemoram ações do Estado

O vice-governador João Alberto foi calorosamente recepcionado por dezenas de professores, na última sexta-feira (02), no município de Anapurus. O motivo de tanta festa foi o agradecimento ao Governo do Estado, por ter liberado a assinatura das promoções para os professores.

Acompanhado dos secretários de Esporte e Juventude, Roberto Costa, e o de Planejamento e Orçamento, Gastão Vieira, o vice-governador reafirmou a meta da governadora Roseana Sarney de revitalizar setores primordiais da administração pública, como educação, saúde, infraestrutura e segurança pública. A professora Rosimary Monteles falou em nome dos docentes sobre a importância da educação para o Maranhão. "A governadora Roseana nos enxergou e reconheceu os nossos valores".

O vice-governador aproveitou o momento para anunciar outras ações que o Governo Roseana Sarney está colocando em prática, além da promoção de professores, como a recuperação das estradas e a construção de 62 hospitais.

Sai Nesta Quarta-Feira (7) Edital Para Concurso de Professor do Estado

Os secretários de Educação, César Pires, e de Administração, Luciano Moreira, lançam nesta terça-feira, às 11h no Auditório da Seduc, o Edital para concurso público de professores da rede pública estadual.

Serão 5.320 vagas para todas as áreas da Educação.

O concurso da Seduc fa parte do pacote de valorização dos servidores, que a governadora Roseana Sarney (PMDB) lançou em junho.

Além da área educacional, serão feitos concursos para outros setores do governo.

De acordo com Luciano Moreira, os novos editais devem sair até o início do ano que vem. Para César Pires, a nomeação destes novos professores vai amenizar o défict de profissionais nesta área.

Todos terão contratação imediata. As vagas serão para todo o estado.

O concurso da Educação é o maior concurso dos últimos anos no Maranhão.
O Edital também definirá a data das provas.
Blog Marco D'Eça - Imirante.com

Chapadinha e Moto Fazem Hoje Jogo Decisivo

A partida entre Chapadinha e Moto Club, que será realizada hoje às 15h45, no Estádio Lucídio Frazão, em Chapadinha poderá definir o futuro das duas equipes na 2ª divisão do Campeonato Maranhense. O Galo da Chapada está com a corda no pescoço e tem que vencer se não quiser dar adeus ao sonho de retornar à divisão principal. No Moto, a situação é mais tranquila. O time lidera o 2º turno e se vencer ficará a um empate da classificação.

No Chapadinha, o volante Evandro e o lateral-direito Hiltinho terão que cumprir suspensão automática e desfalcam a equipe. O meia Kelson e o atacante Fábio Ricardo que estavam no Moto estão confirmados no Galo. No Papão, Raimundinho Lopes terá força máxima. O único desfalque será o volante Marcinho que também terá que cumprir suspensão pelo 3º cartão amarelo.

Chapadinha x Moto Club
Campeonato Maranhense - 2ª divisão
Nesta quarta-feira (7) - às 15h45
Local: Estádio Lucídio Frazão, em Chapadinha

CHAPADINHA - André; Silvinho, Júnior Pereu, Allison e Ricardo; Ivan, Herly, Kelson e Arnaldo; Fábio Ricardo e Toninho Cortez.

MOTO - Flaubert; Márcio Oliveira, Paulão, Grafitti e Rigo; Deco, Cleiton, Juninho e Leomir; Diego Souza e Didi Cearense.

Árbitro: Gladstonni Viana de OLiveira
Auxiliares: Márcia Fonseca de Souza e Damázio Câmara Viana Neto
4º árbitro é Antonio Vieira de Carvalho Neto
Blog de Zeca Soares - Imirante.com

Jadílson Oliveira é o novo técnico do Galo da Chapada

Jadílson assume no lugar de Edmílson Santos que entregou o cargo na manhã desta terça-feira (6). Dirigentes da equipe ainda não se pronunciaram sobre a mudança.
Na manhã da última terça-feira (6), o técnico Edmílson Santos (foto a direita) entregou o cargo à diretoria do Chapadinha. Imediatamente, a diretoria do Galo efetivou o auxiliar Jadílson Oliveira como novo treinador da equipe. Ele vai comandar o time nos jogo restantes da segunda divisão: nesta quarta-feira (7) contra o Moto, em Chapadinha e, em data a ser definida pela FMF, contra o Viana, na cidade de Viana.

Jadíslon é alagoano, de Arapiraca. Tem 37 anos e, como jogador, já jogou por várias equipes do Norte e do Nordeste, entre as quais, ASA-AL, Ceará-CE, Guarani-Sobral, Quixadá-CE, ICASA-CE, Flamengo-PI, River-PI, Parnaíba-PI, Nacional-AM. A última equipe que Jadílson defendeu foi o Chapadinha. Ele veio para a cidade em 2004, assim que o técnico Nélson Mourão assumiu o comando do Galo.

Jadíslon (foto a esquerda), encerrou a carreira no Galo em 2007 e não saiu mais da cidade. Ele ficou trabalhando nas categorias de base da equipe e sempre auxiliou os treinadores da equipe principal.

Essa não é a primeira vez que Jadílson assume o comando do Galo. No ano passado, quando a equipe vinha de maus resultados, o então treinador Fernando Dourado entregou o cargo e Jadílson, que era seu auxiliar assumiu o comando. O time já estava rebaixado, mas Jadílson comandou o Chapadinha na partida em que o Galo venceu e rebaixou o Santa Quitéria.
Matéria Resumida. Leia-a na íntegra no Blog da TvMirante/local

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Corpo de chapadinhense é encontrado em Vitória do Mearim (MA)

Por: William Fernandes – Blog TvMirante
O corpo da comerciante chapadinhense Liliane Pinto dos Santos, de 30 anos, foi encontrado na manhã desta terça-feira (6), no município de Vitória do Mearim-MA. A família só ficou sabendo da morte de Liliane na tarde desta terça, quando o corpo já se encontrava no IML em São Luís.

Segundo familiares, Liliane, que era dona da loja “Tele-mensagens Flecha do Cupido”, viajou na última sexta-feira (2), à tarde, para São Luís, fazer compras para reabastecer o comércio. Lá, ela dormiu na casa de uma irmã, como sempre fazia todos os meses. No dia seguinte, pela manhã, ela saiu para as compras e, desde então, nunca mais se comunicou com nenhum parente.

Quando foi encontrado, o corpo de Liliane estava queimado, com perfurações, possivelmente de balas, cortes e marcas de estrangulamento. Há ainda, segundo familiares, indícios de estupro. Uma irmã da comerciante viajou para a capital para tratar da remoção do corpo, que será velado em sua residência, à Travessa 15 de Novembro, no Bairro Campo Velho, por trás da Associação dos Servidores da Caema (Asserca).

A família diz que suspeita de quem possa ter matado Liliane, mas não quis se pronunciar, por enquanto, sobre o assunto. "Deixa que a polícia vai fazer as investigações e logo tudo vai ser descoberto", disse Rogério, um de seus irmãos.

Jucema está com escritório em Chapadinha

No total, o escritório de Chapadinha receberá processos de 29 municípios.
A cidade de Chapadinha (localizada a 252 km de São Luís), município referência da região do Baixo Parnaíba, agora conta com um Escritório Regional da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema).
Fruto de uma parceria com a Sefaz, o escritório está instalado na Unidade de Apoio Técnico da Secretaria de Estado da Fazenda do município. A unidade está apta a realizar todos os procedimentos do Registro Mercantil, como abertura, alteração e fechamento de empresas, além de autenticação de livros contábeis.
A transformação do posto regional em escritório beneficiará também empresários e contadores de municípios das regiões do Baixo Parnaíba, Alto e Baixo Munim, Baixo Itapecurú, Delta do Parnaíba e região dos Lençóis Maranhenses. No total, o escritório de Chapadinha receberá processos de 29 municípios, como Água Doce do Maranhão, Anapurus, Barreirinhas, Belágua, Brejo, Buriti, Cachoeira Grande, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Santana do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e Urbano Santos.
A presidente da Junta Comercial, Sueline Moraes Fernandes explicou que a iniciativa é mais um importante passo para o processo de descentralização do registro mercantil que visa, além de aproximar o usuário ao serviço público, dar mais celeridade ao Registro Mercantil e comodidade ao empresariado local. “Dessa forma estamos acelerando o andamento do registro de empresas e diminuindo a burocracia. O escritório de Chapadinha será mais um modelo de modernização da Jucema”, pontuou a presidente.
Para Eneida Dutra, sócio proprietária de um estabelecimento comercial da cidade, a Jucema possibilitou um grande avanço dos serviços direcionados ao setor empresarial e contábil de Chapadinha. A empresária frisou que a abertura de uma filial na região ficará mais ágil com o escritório da autarquia. “São avanços como esse que possibilitam o crescimento dos nossos negócios e, certamente, o incremento da economia da região”, avaliou a Eneida Dutra.
Por estar localizada em uma região plana e próxima da capital, o município de Chapadinha se apresenta como um dos mais promissores do Estado, com grande potencial econômico. Um dos aspectos favoráveis ao desenvolvimento da cidade é ser cortada ao meio pela BR-222, que dá acesso fácil a municípios vizinhos e a capital do Estado, servindo ainda como via natural aos transeuntes dos Estados do Piauí e Ceará que atravessam o rio Parnaíba.
“A cidade tem crescido acima da média, por isso é importante disponibilizar serviços mais próximos do empresariado da região”, reforçou a presidente da Jucema.
Com mais de 70 mil habitantes, a economia é predominantemente baseada no setor de comércio e serviços, cultivo do babaçu e plantações de soja.
Descentralização - O escritório de Chapadinha somou-se a outros quatro disponibilizados pela Jucema no interior do estado para atendimento local. As demais cidades, além da capital, que contam com escritórios são: Imperatriz, Caxias, Barra do Corda e Balsas.
Além dos escritórios regionais, a Jucema possui três postos de atendimento que ficam localizados em Santa Inês, Pinheiro e Bacabal. Outras 13 cidades maranhenses possuem prepostos aptos a atender com qualidade e eficiência os usuários.
De acordo com Sueline Fernandes, a Jucema pretende, até o final do ano, transformar os postos de Bacabal e Santa Inês em escritórios regionais.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Jucema

MATA ROMA: Ministério Público cobra ressarcimento de ex-presidente da Câmara Municipal

Valores são referentes à prestação de contas da Câmara em 2006Por: Rodrigo Freitas - Terça, 6 de outubro de 2009
O promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça de Chapadinha, Douglas Assunção Nojosa, ingressou com uma Ação Civil Pública de execução forçada contra o ex-presidente da Câmara Municipal de Mata Roma (Termo Judiciário da Comarca), Antenor Carneiro Almeida Neto.
O julgamento da prestação de contas do Legislativo municipal em 2006 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) encontrou graves infrações às normas legais de natureza orçamentária e contábil. Na época, Antenor Almeida Neto presidia a Câmara.
Antenor Carneiro Almeida Neto foi condenado a repor ao erário municipal R$ 8.830,00, além do pagamento de multa de R$ 883,00. Ele deve pagar, ainda, multa de R$ 7.649 à fazenda estadual. A decisão do TCE foi publicada em outubro de 2008, mas até hoje o pagamento não foi realizado.
Na Ação Civil Pública, o Ministério Público requer que o ressarcimento aos cofres públicos e o pagamento das multas seja realizado em um prazo de 24 horas, por meio de depósito bancário em contas da Receita estadual e municipal. Os valores pagos deverão contas com as atualizações monetárias e os juros legais devidos, além das custas processuais.
Caso não haja a efetivação do pagamento, o promotor de Justiça requer que a Justiça penhore os bens de Antenor Almeida Neto até o valor necessário para a quitação das dívidas.
CCOM-MPMA

Contas reprovadas da Câmara Municipal motivam ação do MPMA

Na foto: Fórum de Justiça de Chapadinha (MA)
O promotor de Justiça Douglas Assunção Nojosa, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapadinha, ajuizou Ação Civil Pública de execução forçada contra o ex-presidente da Câmara Municipal de Mata Roma, Gustavo Adriano de Matos Correia, para tentar garantir a devolução de R$ 115.014,83 aos cofres públicos. A ação é baseada na prestação de contas da Câmara de Vereadores, referente ao exercício financeiro de 2007. Conforme o julgamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o ex-gestor deve R$ 93.235,79 aos cofres do município e R$ 21.779,04 à fazenda estadual. De acordo com o MPMA, as penalidades foram aplicadas pelo TCE em razão da ocorrência de graves infrações às normas legais de natureza orçamentária e contábil. O Ministério Público do Maranhão requer que a Justiça determine a citação do devedor para pagar, no prazo de 24 horas, os valores devidos.
CCOM-MPMA

Arbitragem para Chapadinha x Moto

Gladstonni Viana de Oliveira será o árbitro da partida entre Chapadinha x Moto Clube, pela 2ª divisão do Campeonato Maranhense, nesta quarta-feira, às 15h45, no estádio Lucídio Frazão (foto), em Chapadinha. Os auxiliares serão Márcia Fonseca de Souza e Damázio Câmara Viana Neto. O 4º árbitro é Antonio Vieira de Carvalho Neto.
Zeca Soares - Imirante.com

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Agora no PHS, Paulo Neto desabafa contra ex-partido

O deputado estadual Paulo Neto (PHS - foto), vê com tranqulidade a ameaça do presidente do PSB, José Antonio Almeida, de tentar tomar o mandato dos parlamentares que deixaram a legenda.
Neto garante estar pronto para enfrentar o processo - “até a última instância” - com argumentos que mostrarão a perseguição que sofreu no seio socialista.

- Tenho muito motivos para deixar o PSB. O partido nunca esteve presente quando precisei - desabafa o deputado.

Refere-se ele às acusações do Ministério Público, em 2007, de que teria usado recursos da Prefeitura de Presidente Vargas na gestão do falecido prefeito Raimundo Bertin. Paulo Neto reclama que o PSB nunca veio a público para desagravá-lo.

Com relação à justificativa do presidente da Assembléia, Marcelo Tavares, de que os deputados estavam sendo cobrados agora porque foram bem aquinhoados no governo José Reinaldo - e, portanto, deveriam agradecer e não deixar a legenda - o ex-socialista também tem resposta na ponta da língua:

- O governo dele (José Reinaldo), também foi bem aquinhoado com os nossos votos, tanto na eleição quanto nas votações da Assembléia.

Paulo Neto não demonstra preocupação sequer com a ameaça de José Antonio Almeida, de requerer os mandatos liminarmente na Justiça Eleitoral. Ele é irônico com o advogado:
- Se fosse confiar nele, minha mulher jamais seria prefeita de Mata Roma, porque ele foi o primeiro a dizer que Grachal não sairia no TSE.

Além de Paulo Neto, o PSB quer tomar os mandatos de Afonso Manoel (agora no PMDB) e José Lima (PV).
Blog do Marco D'Eça - Imirante.com

De Virada o Santa Quitéria Vence o Chapadinha

Jogando em casa, o Santa Quitéria sofreu para vencer o Chapadinha pelo Campeonato Maranhense da Segunda Divisão. Os donos da casa fizeram 2 a 1 e conseguiram vencer a primeira no segundo turno da competição.

O Chapadinha bem que tentou sair com os três pontos de campo. No primeiro tempo, Zé Rodrigo abriu o placar para os visitantes: 1 a 0. No entanto, o segundo tempo foi do Santa Quitéria, que chegou à vitória de virada com gols de Goberto e Elano, que fez de pênalti aos 44 minutos da etapa final.

Com o resultado, o Santa Quitéria chegou aos 3 pontos ganhos, mesma pontuação de Moto e Viana. No entanto, o Moto leva vantagem no saldo de gols e lidera a Segundona.

Classificação

1 - Moto – 3pts / 1 saldo / 1 jogo disputado

2 - Santa Quitéria – 3pts / 0 saldo / 2 jogos disputados

3- Viana – 3pts / 0 saldo / 2 jogos disputados

4 - Chapadinha – 0 pt / -1 saldo / 1 jogo disputado

Próximo jogo
07/10 - Quarta-feira às 15h45
Chapadinha x Moto - Estádio Lucídio Frazão - Chapadinha
Por Paulo de Tarso Jr/ Imirante Esporte
Foto/Arte: William Fernandes

Ex-Deputado Vagner Pessoa é Recebido pelo Presidente do Senado José Sarney

Diálogo
Durante sua rápida estada em São Luís, o presidente do Senado, José Sarney, aproveitou para conversar com muitos políticos interioranos. Recebeu, por exemplo, o ex-deputado Wagner Pessoa (Chapadinha) e tomou café sábado pela manhã com o ex-prefeito Reinaldo Calvet (Bacabeira). Calvet é o mais novo filiado ao PSL. Deve tentar uma vaga na Assembleia.

Filiação
O deputado Paulo Neto (ex-PSB), que anunciou sua ida para o PRP, teria se abrigado mesmo no PSC. Detalhe: como a direção regional do PSC dificultou a entrada, ele teria se filiado no Diretório Municipal de Mata Roma.
Blog Décio Sá - Imirante.com

TSE mantém cassação de Grachal em Mata Roma

Grachal (sentado no meio): não tem mais jeito
A ministra do TSE, Cármen Lúcia, negou recurso através do qual o prefeito cassado de Mata Roma, Lauro Pereira Albuquerque, o Grachal (PDT), queria anular sentença da Justiça Eleitoral do Maranhão que o considerou inelegível. O pedetista foi cassado porque teve contas rejeitadas pelo TCE do período que comandou a Câmara de Vereadores, em 1998. O recurso foi ajuizado pelo candidato a vice-prefeito também cassado Abednego Oliveira Sousa.

O pedetista recebeu R$ 2,9 mil através de diárias concedidas em portarias assinadas por um contador contratado pela Câmara. Grachal era o presidente da Casa. Devido a uma série de decisões desencontradas da justiça a cidade chegou a ter “duas” prefeitas: a atual Carmen Neto (PSB), mulher do deputado Paulo Neto (PSC), e a presidente da Câmara, Raimunda Nonata Ferreira Diniz (PDT). Nata, como é mais conhecida, foi empossada na marra a mando do então chefe da Casa Civil, Aderson Lago, patrocinado de Grachal.

Nesse recurso ao TSE o prefeito cassado alegava incompetência da Justiça Eleitoral para apreciar as contas da Câmara, o que foi rechaçado pela ministra. “Não cabe ao TSE examinar o acerto ou o desacerto da decisão proferida pelo Tribunal de Contas para, por exemplo, desaprovar ou não as contas julgadas regulares. No entanto, a Justiça Eleitoral, desde que rejeitadas as contas, não só pode como deve proceder ao devido enquadramento jurídico do vício constatado, interpretando- o como sanável ou insanável. Foi exatamente isso o que fez o Tribunal Regional”, afirma Cármen Lúcia.

O cerne da discussão era se esse vício apontado pelo TCE nas contas de Grachal era sanável ou insanável. “Concluo que não, porque, para substituir as portarias emitidas em 1998 por agente incompetente, seria necessário que a autoridade competente verificasse se estariam presentes, à época, as circunstâncias que autorizariam a concessão das diárias, assegurando-se, assim, a higidez do ato”, completa a ministra.

Os advogados de Grachal - Abdon Marinho e Rodrigo Lago - ainda alegaram que o valor das diárias era insignificante. “Também não é possível considerar o valor insignificante, pois as diárias concedidas variaram entre R$ 300 e R$ 500 e a remuneração mensal recebida pelo recorrente durante o ano de 1998 oscilou entre R$ 400 e R$ 630. Portanto, as diárias correspondiam quase ao valor da remuneração recebida”, rebateu Carmén Lúcia, acabando de uma vez com o sonho do prefeito cassado de voltar ao comando do município.

Destaque nesse processo para a atuação decisiva do advogado Márcio Endles em favor de Carmen Neto e do deputado Paulo Neto, que derrotou o então todo-poderoso Aderson Lago.
Leia aqui a íntegra da decisão.
Blog Décio Sá - Imirante.com

Show de Despedida de Carliane Alves

O show foi realizado no último sábado, dia 3. O Aldeota Clube ficou lotado. Carliane se emocionou e deixou muita gente emocionada. Daqui há alguns dias ela estará alegrando muita gente em Brasília (DF), para onde se mudará com o esposo Paulo Roberto e a filha de 3 anos. O evento teve a participação especial de vários convidados, dentre eles o grupo de pagode Só no Compasso (que abriu a noite), Dj. Gilberto Mix e danças de quadrilhas.

Veja fotos nos Blogs:

II Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas do CCAA/UFMA

A II Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas do Campus IV da Universidade Federal do Maranhão, localizada no município de Chapadinha, faz parte de uma seqüência de eventos da mesma natureza que utiliza fórmula semelhante às atividades realizadas na primeira Semana Acadêmica de Ciências Biológicas em 2007 na região do Baixo Parnaíba, estado do Maranhão.

O primeiro evento atingiu um excelente resultado com a participação de pesquisadores atuando em diversas IES do Brasil, bem como atraíram o interesse de um grande número de estudantes e professores do ensino médio locais, além estudantes universitários.

Um evento desta natureza permite diversas discussões e troca de informações entre os profissionais de diferentes áreas de investigação científica fornecendo possibilidades para novas parcerias, a formação de novas perspectivas para o ensino de biologia nas escolas, e motivação para a iniciação científica e estímulo para continuidade na carreira profissional visando pós-graduação e vivência na grande diversidade de campos de atuação oferecida pela profissão de biólogo.

A atual proposta da II Semana Acadêmica de Ciências Biológicas objetiva discussões sobre os processos evolutivos na história evolutiva dos variados grupos de organismos viventes e extintos, principalmente aqueles que concentram os estudos dos pesquisadores da região, atualizar os participantes quanto aos progressos de descobertas e novos conceitos sobre evolução, e sua importância contemporânea na biologia e conservação. Quesitos sobre o bioma cerrado, que compreende o principal ecossistema da região e do estado do Maranhão, também será abordado diante do contexto maior do evento.

Arquivo do blog