WebNet

WebNet

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Representantes da Agerp Regional/Chapadinha Participam de Feira no RJ

Produtos da agricultura do MA são destaques no RJ
Desde ontem, quarta-feira (7), o Rio de Janeiro é palco da maior feira de produtos da agricultura familiar da América Latina, a Feira Nacional da Agricultura familiar e Reforma Agrária – VI Fenafra Brasil Rural Contemporâneo, montada na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo, com a presença agricultores familiares, assentados e representantes de associações e cooperativas de todo o Brasil, como a Associação de Desenvolvimento Social do Vassoural e a Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Esperantinópolis, ambas do Maranhão.

A participação dos agricultores familiares maranhenses tem o apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Agrário (Sedagro) e da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp).

Produtos maranhenses
Nos estandes da agricultura familiar maranhense estão sendo comercializados produtos oriundos do coco babaçu, como mesocarpo, óleo, sabão e sabonete, artesanatos de fibra de buriti, banana, madeira e argila, bijuterias de sementes, pilões, farinheiras e gameleiras, azeites, geléias e licores e arranjos ornamentais de flores tropicais.

Dos 13 empreendimentos inscritos e selecionados para representar o Maranhão na Fenafra, cinco trabalham com artesanato: Artesãos de São João dos Pilões, do município de Brejo; Mulheres de Mojó, município de Paço do Lumiar; Mulheres de Itamatatiua, município de Alcântara; Cooperativa dos Artesãos dos Lençóis Maranhenses e Associação dos Empreendedores Coco Lençóis, de Barreirinhas.

O Bumba-Meu-Boi do Maracanã, e o grupo de mulheres Encantadeiras, do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) são atrações culturais especiais na feira.

A organização do evento espera superar os números alcançados na edição do ano passado, quando circularam pela feira mais de 300 mil visitantes. As vendas futuras (Rodada de Negócios) alcançaram R$ 5 milhões. A comercialização direta nos estandes (550 expositores e mais de 10 mil produtos), foi de R$ 1,6 milhão.

A Fenafra é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Arquivo do blog