WebNet

WebNet

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

ANAPURUS - Inscrições Abertas para o Concurso Público Municipal



Os candidatos terão acesso ao Edital no Site do Instituto Machado de Assis

Iniciou-se as inscrições para o Concurso Público do município de Anapurus/MA, pelo Instituto Machado de Assis. Os candidatos já podem fazer suas inscrições no portal até o dia 22 de Setembro de 2016.


Para fazer sua inscrição basta entrar no Site do Instituto Machado de Assis onde também está o edital de abertura e o link de inscrição. Para acessar basta clicar AQUI., e Boa sorte!



Publicidade



PASCOM - Noticiário da Paróquia de Chapadinha

Chegou, para ficar uns dois meses conosco, o nosso amigo - o teólogo Severino Morais. Seja bem vindo! Nos ajudará muito no BOTE FÉ e no FESTEJO. Na foto (centro) ladeado do músico Daniel Lima (grupo musical Som Livre) e do pároco Pe. Casimiro (Matriz).

Severino sendo recebido pelo pároco, Pe. Casimiro (Matriz)

Pastoral da Comunicação (Pascom) - Com edição de Sousa Neto

Integrantes da coordenação, divulgando o BOTE FÉ, durante a Exposegma


1 - No último domingo (07), foi realizada missa da consagração do Coral Nossa Senhora das Dores, no horário das 20h. Parabenizamos o maravilhoso CORAL pelas belas apresentações.


2 - Visita da imagem da Padroeira nos Bairros e de Jesus misericordioso: Nesta quarta-feira (dia 10), seguiu para a Comunidade de Santa Teresinha (bairro Mutirão/Boa Vista), após ter visitado as famílias do Bairro da Cruz e da Corrente. Na próxima segunda-feira (dia 15),  seguirá para a Capela de Santana (Comunidade Aldeia e Vila Liberdade - às margens da BR 222).


BOTE FÉ

Na noite desta última terça-feira (09), no CBNET, aconteceu uma reunião do Pároco Pe. Casimiro, com toda equipe de Coordenadores e Grupos, Pastorais e Organizações em geral deste grande evento.

3 - Ministros da Eucaristia: Haverá Reunião na noite desta sexta-feira (dia 12), às 19h30, no CBNET.


Nesta foto, veja como vão os trabalhos da reforma da Caixa d'Água para os trabalhos dos eventos da Praça da Matriz, durante o Festejo de nossa Padroeira Nsa. Sra. das Dores. Entretanto, prestemos atenção para o recado (abaixo) da sra. Gnú Meireles, do Secretariado da nossa Paróquia (Matriz):

Recorte (print) extraído do Facebook

4 - Próximo sábado (dia 13), a Irmã Maria de Nazaré Freire (foto abaixo), das Irmãs da Caridade, celebra 25 anos de Consagração Religiosa. Haverá Santa Missa na Igreja Matriz de Nsa. Sra. das Dores, às 20h. As Irmãs de Caridade de Montreal convidam você e sua família para participarem deste evento.

Irmã Maria de Nazaré Freire

5 - Semana passada, aconteceu a Formatura em Teologia (Curso de Extensão Teológica), destas seis senhoras de Chapadinha (foto abaixo): Dadá, Grazi Mesquita, Eliene Francisco, Socorro Araújo, Marilene, e Eliana Araújo. Parabéns para as vitoriosas!



IV RETIRO DIOCESANO SMP - 05 à 07 de agosto de 2016



Domingo (07/08/2016), Dom Valdeci motivou nossos missionários nos trabalhos em grupos: "Quais propostas nós como Diocese iremos levar a diante?". Na foto, nossas representantes, Sra. Gnú Meireles e Raimunda Portela (Prof. Dadá), participando dos trabalhos.



Publicidade



16º BPM - 1ª Exposegma, Foi Realizada com Sucesso, em Chapadinha

Secretário de Segurança do Maranhão, Dr. Jefferson Portela, 
e sua comitiva no Stand do 16º BPM


A Exposição de Segurança do Maranhão (EXPOSEGMA) chegou na cidade de Chapadinha nesta quarta-feira (10), onde foram realizadas palestras sócio educativas, abordando diferentes temas tais como: Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), Saúde Bucal, Prevenção a incêndios, prevenção a acidentes de trânsitos, combate a violência, combate a assalto a bancos, combate a crimes ambientais, e outros.


Foram abordados temas destacando o valor da família como instituição de paz, mostrando a importância da religiosidade no mundo de hoje divulgando o evangelho através de cultos ecumênicos, assim como orientações sobre tudo aos jovens, para que eles não entrem no mundo das drogas, e palestras fazendo uma amostra de como é feito o trabalho das forças segurança no estado.


É uma exposição sobre segurança pública do Maranhão. Dentro desse contexto, este projeto visa combater os entorpecentes e a violência, além de aproximar as forças de segurança com a sociedade. Há necessidade do trabalho preventivo contra as drogas e violência e também da integração entre a sociedade e o estado, por isso a EXPOSEGMA ministra palestras em escolas, em praças, teatros, associações entre outros setores indispensáveis na parceria deste projeto.


A Exposegma - na edição de Chapadinha, contou com parcerias importantes dentre elas: Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal (PRF); são parceiras também, as forças de segurança do Estado, compostas pelas policias: Militar, Civil, Corpo de Bombeiros Militar, CTA, SEAP, GUARDA MUNICIPAL (GCM), 6ª CIRETRAN e AGENTES DE TRÂNSITOS. Contou também com apoio da Prefeitura Municipal de Chapadinha, igrejas evangélica e católica, escolas e as comunidades. A Exposegma 2016 teve o total apoio do governo do Estado, assim como do secretário de estado de segurança pública do Maranhão, o chapadinhense Dr. Jefferson Portela.

As drogas e a violência tem se tornado cada vez mais presente em escolas e domicílios dos lares brasileiros. Em consequência disso, vê-se a todo instante, famílias sendo destruídas pelo Brasil a fora. No Maranhão, a droga e a violência também tem um crescente considerável nesta década.

Atualmente, o uso de drogas tem se tornado crescente em toda a sociedade, independente do sexo, idade, raça ou classe social. Quando falamos sobre este assunto, é impossível deixar de associar a ele a questão da violência. As drogas entraram na sociedade de uma maneira devastadora, fazendo vítimas a todo o momento. Famílias destruídas pela violência urbana que tem como principal causa esta dependência doentia (Gazal, Denise 2012).

A violência também é um grande desafio à sociedade e ao estado, uma vez que todos nós seres sociais somos vítimas diariamente dos mais diversos tipos de violência. [...] independentemente dos formatos ou modelos que assume, como mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, e, reconhecendo que [...] as fortes pressões que os processos de exclusão sociocultural geram sobre as famílias brasileiras, acentuando suas fragilidades e contradições, faz-se primordial sua centralidade no âmbito das ações da política de assistência social, como espaço privilegiado e insubstituível de proteção e socialização primária, provedora de cuidados aos seus membros, mas que precisa também ser cuidada e protegida (BRASIL, 2004a, p. 35).

As atividades iniciaram a partir das 8h da manhã do dia 10 de agosto de 2016, na Praça Irineu Veras Galvão (Praça do Povo), e se estendendo até as 17h, onde milhares de pessoas visitaram os Stands que ali se encontravam, trocando informações entre os expositores, ou seja, mantendo uma aproximação com os órgãos de Segurança Pública do Estado do Maranhão.


A aproximação entre o Estado e a sociedade é importante para provar que as políticas públicas desenvolvidas de forma constante, tem a eficácia de maximizar a relação direta com o poder público, além de mediar conflitos e desmistificar a imagem do setor público.

A interação entre a sociedade estudantil e as forças de segurança pública como, no caso, militares do Maranhão, corroboram que o papel dos militares é de preservar e manter a ordem pública não só de maneira repressiva, mas também de maneira eficiente e inteligente, trazendo os estudantes para perto das forças de segurança, mostrando como o papel da educação é fundamental para a transformação do ser social. A EXPOSEGMA, por sua vez, como terceiro setor, tem o formidável prazer de proporcionar esta mediação entre o estado e a sociedade.


Publicidade



VARGEM GRANDE - Polícia Militar Intensifica Rondas e Efetua Novas Prisões



A Polícia Militar de Vargem Grande intensificou as rondas e abordagens na cidade nesta terça (09) e quarta-feira (10) e conseguiu efetuar novas prisões. A guarnição era formada pelos sargentos Leudimar e Jeremias e pelo soldado Lúcio. As operações tiveram apoio de uma guarnição de Itapecuru-Mirim, formada pelo sargento Sampaio e pelos soldados Thales e S. Vale.

Um homem identificado como Francisco Rodrigues de A. Filho seguia em uma motocicleta e não obedeceu quando os policiais ordenaram que ele parasse o veículo. Após perseguição, o mesmo foi abordado e com ele encontrado um papelote de maconha. Ele foi apresentado na Delegacia por direção perigosa, desacato e porte de droga.

No Povoado Sítio Novo, zona rural de Vargem Grande, foi realizada a prisão de Sebastião do Nascimento. Ele estava de porte de um revólver calibre 32 e já havia efetuado dois disparos contra José Carlos Guimarães e José Ribamar da Conceição. Sebastião, que apresentava um ferimento no braço, foi levado ao Hospital Benito Mussolini e em seguida apresentado na Delegacia por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

Ainda foi realizada a prisão de homem por embriaguez ao volante e direção perigosa. Ele trafegava pela Avenida Castelo Branco e desobedeceu quando foi solicitada a parada do carro.


Publicidade



Capitaneado por Belezinha, Candidatos da Coligação "Pra Frente Chapadinha", Dão Entrada nos Registros de Candidaturas



Pontualmente as 10h, desta quinta-feira (11), todos os candidatos da coligação "Pra Frente Chapadinha", composta pelos partidos PRB, PSB, PTN, PR, PHS, PDT, PEN, PTB e PPS, deram entrada nos processos de registro de candidaturas no Cartório Eleitoral.



A coligação Pra Frente Chapadinha tem como candidatos, a prefeita Ducilene Belezinha (que busca a reeleição), Antonio Odilon - como vice, e 64 postulantes a uma cadeira no legislativo municipal.


Publicidade



14.Set. / Arena Hall - Show de Márcia Fellipe, Washington Brasileiro e Matheus Fernandes


Conteúdo Publicitário

Não percam o maior evento do ano 2016, para comemorar o encerramento dos festejos de Chapadinha: Dia 14 de setembro, na casa de shows ARENA HALL, tem os shows mais aplaudidos do Brasil. E para abrilhantar esta grande festa, confirmada as três grandes atrações: Os cantores MATHEUS FERNANDES e WASHINGTON BRASILEIRO; e para finalizar com "chave de ouro", o fenômeno do momento, recorde de público por onde passa MÁRCIA FELLIPE.

A mega festa contará com uma gigantesca estrutura de 02 dois palcos, som e luz, jamais vista em Chapadinha!

Em breve, lançamento das vendas de ingressos antecipados da festa, só lembrando que o 1º lote - a PISTA custará apenas R$ 30,00; e FRONT, somente R$ 40,00. Garanta logo o seu mais barato e tenham todos uma boa festa/show!!!

Realização: Luis Gomes Produções & Eventos.

.................................. * * * ...................................

MÁRCIA FELLIPE é considerada pela mídia nacional e pela gravadora Som Livre uma das melhores cantora de forró da atualidade! Um dos sócios proprietário majoritário do projeto Márcia Fellipe & Forró da Curtição, o cantor WESLEY SAFADÃO, falou em uma entrevista exclusiva no programa da TV Globo - Encontro - com Fátima Bernardes, que a cantora vem recebendo com frequência muitos convites para se apresentar nos 27 Estados Brasileiros e que em breve a cantora irá fazer 02 duas turnê pela Europa e América do Sul. Wesley Safadão além de ser um dos sócios, ainda é o seu padrinho musical. Ele comentou que a banda vem com novidades para o mês de setembro!!!


Publicidade


Empresário Chapadinhense, Samaronne Pinheiro, é Candidato a Vice-Prefeito em Parnaíba-PI


*Com edição de Sousa Neto - Blog ChapadinhaSite.com

O jovem empresário chapadinhense Marcos Samaronne Pinheiro, que gera vários empregos na cidade de Parnaíba-PI, é destaque no ramo de venda de combustível e agora, Samaronne - assim mais conhecido na segunda maior cidade piauiense, entra no cenário político como candidato à Vice Prefeito, que tem Francisco de Assis de Moraes Souza, mais conhecido por "Mão Santa", como candidato a Prefeito.

Os candidatos "Mão Santa" e Samaronne, durante a Convenção

Confira vídeo-reportagem da Convenção


Com a realização da convenção ocorrida no último dia 05, Samarone é a novidade desta eleição e estar do lado de uma das maiores experiências vivas da política Parnaibana, "Mão Santa", que foi senador e o melhor prefeito de Parnaíba nos últimos 15 anos e poderá ser a vontade do povo nesta eleição para ser o próximo prefeito. O Pulsar News deseja prosperidade e sucesso ao jovem Samarone que faça sempre o melhor por nossa linda Parnaíba-PI!!!



Publicidade



BURITI - REDE (18) Lança o Ex-Delegado GERALDINHO como Candidato a Prefeito



A Rede Sustentabilidade definiu na manhã da última sexta-feira (5) seu candidato à Prefeitura de Buriti, nas eleições de 2016: o ex-delegado Geraldo de Souza Freitas Filho, conhecido por Geraldinho, foi o escolhido como candidato para disputar o comando do Palácio Bernardo Costa de Almeida (prefeitura municipal). A convenção partidária foi realizada na Avenida Juiz de Fora, 197, centro da cidade.

Para vice, os convencionais definiram o nome da professora aposentada Maria de Fátima Costa Freitas (Rede), esposa de Geraldinho.

Na convenção, a Rede também lançou 05 candidatos ao cargo de vereador: Cleonice Pereira Lima, Diego Rafael Marinho Martins (Jacaré), João Batista Oliveira da Costa (João Josias), José Ribamar Mendes de Freitas (Timbu) e Sebastiana Morais da Silva (Sibá).


O CANDIDATO

Geraldo de Souza Freitas Filho nasceu no povoado Mata Grande, município de Buriti-MA e tem 56 anos. Estudou nos Colégios Inácia Vaz, U.I. Antônio Farias, Carmem Costa, Bandeirante de Duque Bacelar, Liceu Piauiense e Colégio Santo Amaro em São Paulo. Também frequentou a Escola Técnica de Comércio, em São Luís - MA, onde conclui o curso técnico em contabilidade.

Trabalhou como Chefe do Posto Identificação de Buriti como fundador na época do prefeito Bernardo Almeida. Respondeu como Delegado nas cidades de Buriti, Duque Bacelar, Coelho Neto, Afonso Cunha, São Bernardo, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, Magalhães de Almeida e Tutóia.

Geraldinho é bacharel em Direito, formado na Faculdade Piauiense em Parnaíba/PI, atualmente é Investigador de Polícia Civil e trabalha na terceira Delegacia Regional de Polícia Civil em Chapadinha-MA.

A candidata a vice-prefeita na Chapa é sua esposa Maria de Fátima Costa Freitas (Rede), nascida no povoado Mocambinho, no município de Buriti-MA, professora aposentada pela rede estadual. Ela lecionou no Mundo Infantil, Carmem Costa, U.I. Antônio Faria e Educandário Santa Cecília.


Após a Convenção, Geraldinho foi questionado pelo Correio Buritiense sobre os motivos que o levaram a se candidatar ao cargo de prefeito do município.

Ele afirmou que é competente para exercer o cargo e que tem serviços prestado em Buriti e no Estado do Maranhão. “Vivemos em Estado Democrático de Direito. Na CF diz que o poder emana do povo e tem que ser alternado. Em Buriti está alternância não existe só duas famílias se acham donas da cidade e no direito no direito de se candidatarem e os mais de vinte mil eleitores escravos para votarem e manterem eles no poder como se Prefeitura fosse patrimônio deles. Se eu for eleito prefeito, irei fazer uma grande Administração voltada para todos os buritienses, independente de cor, sexo, credo religioso, pobre e rico, respeitando o princípio da igualdade”, disse ele ao Correio Buritiense.

Abaixo, mais imagens da Convenção:










Publicidade


Escolha SEMPRE a QUALIDADE do Laboratório UNILAB!!! Em Chapadinha, 2 unidades: -------- ✅Unidade Central - ao lado da Ultra Clínica (lateral do Banco do Brasil) na Rua Gustavo Barbosa, 102 - Centro - Fones: (98) 3471-1546 / 99171-1500 - Email: unilab.analisesclinicas@hotmail.com -------- ✅Unidade Cemed - Clínica Cemed na Av. Ataliba Vieira de Almeida, 1258 - Centro - Fones: (98) 3471-1038 / 99174-0985.


BURITI - Mantida Prisão de Ex-Prefeito, "Neném Mourão", Denunciado por Crimes de Responsabilidade



O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento ao Habeas Corpus (HC) 135491 e manteve a prisão preventiva decretada contra Francisco Evandro Freitas Costa Mourão, ex-prefeito de Buriti (MA), também conhecido como Neném Mourão (foto acima). O habeas foi impetrado contra decisão de relator no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que indeferiu pedido de revogação da prisão cautelar e julgou inviável o HC.

Denunciado pela suposta prática de crimes de responsabilidade (artigo 1º, I e V, do Decreto-Lei 201/1967 em conjunto com o artigo 69 do Código Penal) e por crime contra a Lei de Licitações (artigo 89 da Lei 8.666/1993 combinado com o artigo 71 do Código Penal), quando ocupava o cargo de prefeito, Neném Mourão teve prisão preventiva decretada para assegurar a garantia da ordem pública e por conveniência da instrução criminal. O ex-prefeito alega a inexistência dos requisitos necessários à decretação da cautelar. Segundo a impetração, a prisão teria sido decretada apenas porque ele deixou de apresentar a defesa preliminar nos autos principais.

Ao negar seguimento ao pedido, o ministro Barroso observou que, do ponto de vista processual, o habeas corpus foi ajuizado em substituição a um agravo regimental contra a decisão do relator, que deveria ter sido impetrado no STJ. O ministro citou precedentes da Primeira Turma do STF no sentido de que, por inadequação da via eleita, o processo deve ser extinto sem resolução de mérito.

Com efeito, inexistindo pronunciamento colegiado do Superior Tribunal de Justiça, não compete ao Supremo Tribunal Federal examinar a questão de direito implicada na impetração”, salientou o relator.

O ministro destacou ainda não ser caso da concessão de ofício, pois a jurisprudência do STF é de que a possibilidade concreta de reiteração delitiva constitui fundamentação idônea para a decretação da prisão preventiva para a garantia da ordem pública. O ministro anotou que, ao decretar a prisão preventiva do ex-prefeito, o juízo de origem apontou indicativos de que o réu seria “afeiçoado à prática de delitos” e listou na fundamentação da cautelar 10 ações penais respondidas por ele, todas em andamento, mas sem a conclusão da instrução criminal.

De modo que não vejo teratologia, ilegalidade flagrante ou abuso de poder que autorize a dupla supressão de instâncias requerida pela defesa. A recomendar, portanto, que se aguarde o pronunciamento de mérito dos órgãos judicantes competentes”, concluiu o ministro ao negar seguimento ao habeas.



Publicidade



CHAPADINHA - Materiais de Segurança e Trabalhos Feitos por Detentos Ganham Destaque na 8ª Edição da Exposegma

Materiais de segurança exibidos na exposição chamou a atenção do público
(Foto: Divulgação)


Os equipamentos de segurança utilizados pelo Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop) ganharam destaque na 8ª edição da Exposição sobre Segurança no Maranhão (Exposegma), realizada nesta quarta-feira (10), no município de Chapadinha, na região do Baixo Parnaíba. No estande do Geop foram exibidas armas não letais, sprays de pimenta e outros objetos usados para reforçar a segurança interna prisional dos estabelecimentos penais.

No evento teve, também, a exibição dos mais diversos produtos confeccionados pelos internos de todas as unidades prisionais do Maranhão, como peças artesanais, chinelos e até os primeiros fardamentos confeccionados por eles. Ao todo mais de 80 objetos, sendo cerca de 40 produzidos pelos internos, foram colocados em exposição ao público. As peças, confeccionadas estavam sendo vendidas por preços que variavam entre R$ 3 e R$ 50.

Produtos confeccionados pelos internos em exposição
(Foto: Divulgação)

Para o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira, a ação possibilita que a população conheça os trabalhos desenvolvidos no sistema penitenciário do estado. “Ações como essa contribuem para que a população conheça os trabalhos que são desenvolvidos dentro das unidades prisionais, tanto no âmbito da segurança interna, quanto no que se refere as oficinas de trabalhos que são ofertadas aos internos do sistema prisional do estado”.

Segundo a idealizadora da Exposegma, Josilma Bógea, a exposição do material produzido dentro das unidades pelos apenados foi de fundamental importância. “Realizamos a Exposegma anualmente e tivemos o prazer em ter a Seap, junto com outros órgãos como parceiros, pois o nosso objetivo é aproximar a segurança da comunidade e, no que se refere ao sistema prisional, ainda cooperar para a ressocialização”.


Publicidade



terça-feira, 9 de agosto de 2016

BURITI - Prefeito Desiste de Reeleição e Convenção Ovaciona Arnaldo Cardoso para Prefeito e Zuca como Vice

Arnaldo Cardoso (de azul), é abraçado pelos militantes que aprovaram sua escolha



Na Convenção Municipal dos partidos da base governista de Buriti/MA (PRB, PRP, PRTB, PPL, PPS, PTC, PP, PROS e PV), realizada na última sexta-feira (5), o prefeito de Buriti (MA), Rafael Mesquita Brasil, anunciou sua desistência da disputa da reeleição e vários nomes de lideranças foram apresentados ao plenário, composto por militantes e convencionais, para escolha daquele que iria disputar as eleições majoritárias 2016 em nome do grupo político que há quase 12 anos governa o município.


O escolhido foi o vereador José Arnaldo Araújo Cardoso (PRTB), popularmente Arnaldo Cardoso, tendo José Marques Viana (PPL), o Zuca, como vice. A escolha foi anunciada pelo prefeito Soliney Silva, de Coelho Neto, aliado do ex-prefeito de Buriti Neném Mourão que está preso preventivamente desde o dia 24 de junho deste ano, após os convencionais ovacionarem o nome de Arnaldo Cardoso.


Soliney fez discursos inflados que agitaram a militância que andava cambaleante desde que o juiz de Buriti decretara a prisão de Neném Mourão que, sem dúvidas, é a principal liderança política do grupo.

Abaixo, vídeo do anúncio da escolha de Arnaldo Cardoso:


Porém, nem tudo foram flores após a convenção. Zuca Marques, apesar de ter aceitado, pareceu não ter gostado muito da ideia de ser vice, pois sempre sonhou ser prefeito de Buriti e, inclusive, já havia lançado sua pré-candidatura.


O candidato a vereador pelo PRB municipal, Xexê Mourão, irmão do ex-prefeito de Buriti, também saiu contrariado da convenção e anunciou em sua página no facebook que disputaria uma vaga na Câmara, mas seguiria sem candidato a prefeito, pois estava contrariado com nome de Arnaldo Cardoso, anunciado pelo grupo. Em conversa exclusiva com o Correio Buritiense ele demonstrou a completa falta de consideração com a forma de escolha e o desrespeito com a mesa que sequer convidou uma das lideranças de Buriti, o senhor “Mourão”, vereador por vários mandatos e cabeça da tradicional Família Mourão.


Além do prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva, o deputado federal Vitor Mendes (PV), secretários municipais, o vice-prefeito Raimundo Camilo e vereadores do município também participaram da convenção.

Abaixo, mais imagens da Convenção dos partidos governistas:
















Publicidade


Arquivo do blog