WebNet

WebNet

sábado, 22 de agosto de 2009

Encerramento do 1º Ciclo de Atividades do ProJovem/Chapadinha

Por: Sousa Neto - A Coordenação do PROJOVEM ADOLESCENTE, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza neste sábado (22), a partir das 13h, na sede da Asserca (Associação dos Servidores da Caema), o Encerramento do Ciclo I de Atividades.

Na oportunidade, será realizada apresentação de trabalhos nas áreas de Saúde, Meio-ambiente e Direitos Humanos e Sócio-Assistenciais, realizados pelos jovens integrantes do Programa.

A coordenadora do programa, Drª Adriana Cunha, está a frente deste evento. “Com os trabalhos de pesquisa que fizeram, eles terão uma noção melhor de como funciona os assuntos a serem abordados na culminância”, disse.

O ProJovem Adolescente é uma reformulação do Agente Jovem e está integrado à expansão da idade do Bolsa Família, que sobe de 15 para 17 anos.
Em Chapadinha, o projeto mantido pela Prefeitura, possui dezenas de jovens cadastrados.

Nestes núcleos são desenvolvidas atividades que estimulem a convivência familiar e comunitária, que propiciem o desenvolvimento pessoal e social e capacitem o jovem para atuar como agente de transformação e desenvolvimento de sua comunidade.

Detran Agiliza Atendimento na Capital e Interior

Prédio da 6ª Ciretran, em Chapadinha - Foto: Sousa Neto
Medidas administrativas como a modernização no atendimento e a estabilização na entrega das Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) e dos Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) pelos Correios nas casas dos usuários contribuíram para o aumento da agilidade no atendimento do Detran na capital e no interior. “A parceria com os Correios aumentou a opção dos usuários em receber os documentos em casa”, garantiu o diretor-geral do Detran-MA, Flávio Trindade Jerônimo.

O Detran possui serviços descentralizados em São Luís, com o atendimento aos usuários feito nos postos avançados. A proposta da nova gestão é continuar a expandir o atendimento a outros pontos da cidade. Nesses postos, podem ser solicitadas segundas vias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, também são efetuados pagamentos de taxas, cadastro da 1ª habilitação, renovação da CNH, mudança ou adição de categoria, licenciamento, averbação, consulta de débitos de veículo e consulta a multas.

As cidades maranhenses de Açailândia, Barra do Corda, Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Codó, Grajaú, Pinheiro, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês, São João dos Patos, Timon e Imperatriz possuem atendimento do Detran por meio das Ciretrans, possibilitando um maior conforto aos motoristas e proprietários de veículos.
As informações são da Secretaria de Comunicação

Mais de 5 mil Vagas Para Professor no MA

O secretário de Estado da Previdência Social, Luciano Moreira (foto), concedeu na tarde da última sexta-feira (21), entrevista ao programa Notícias da Tarde, na Rádio Timbira.
Luciano fez um balanço das ações de sua pasta e ressaltou a valorização do servidor público. “Foi uma determinação da própria governadora Roseana, resgatar a autoestima do servidor público. Por isso lançamos o Programa de Valorização do Servidor, uma preocupação da governadora com a qualidade de vida dos nossos trabalhadores”, complementou.
O secretário falou ainda sobre a reestruturação da Escola de Governo (Egma). “Hoje, 15 mil funcionários públicos já estão sendo beneficiados com os cursos oferecidos pela instituição. Esta é uma forma de capacitar e qualificar o nosso servidor”, reforçou.
Sobre concurso público, Luciano Moreira disse que está sendo finalizado o levantamento de necessidades de todos os órgãos. “Logo após esse processo, cerca de 5.300 vagas serão abertas para professores do ensino Fundamental e Médio, na capital e interior”, completou.
Matéria resumida. Leia-a na íntegra, clicando AQUI!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Confirmado: Presença da Miss Maranhão e Piauí 2009 em Chapadinha

"Celebrando a Sociedade" - o Colunista Social Celso Lopes realiza dia 31 de outubro essa brilhante festa, considerada a mais esperada do ano, com a presença confirmada e marcante da Miss Maranhão 2009, Louisse Freire (foto a direita) e Miss Piauí 2009, Vanessa Barros.
O evento acontecerá no Parque Aquático Torre do Sol, a partir das 22h, com animação da Banda Boêmios Errantes, de Teresina-PI.
A Noite de Gala, terá outras atrações especiais.
Aguardem...

MP Estabelece Normas Para Realização de Eventos

Texto e fotos: Brendha Gomes - LocalNotícias
No último dia 18, o Promotor de Justiça, Dr. Fábio Menezes, convocou uma reunião com os promotores de eventos do município para acertar algumas regras que serão implantadas nas próximas festas que acontecerão na cidade, a partir do dia 1º de setembro.
A reunião que contou ainda com a participação do Delegado Regional, Dr. Alessandro Gomes, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Telmo Mendes e mais de dez produtores, ressaltou o uso do bom senso quanto à questão do volume de som utilizado nas festas para que não ultrapasse os limites e gere transtornos aos vizinhos, uma vez que os todos os clube da cidade ficam próximo a zonas residenciais.

Ficou decidido ainda que a Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e CREA farão uma inspeção nos locais no que se refere às saídas de emergências, banheiros e infra-estrutura e emitirão uma licença liberando o estabelecimento. Cada evento terá que contar com uma anotação de Responsabilidade Técnica (RT) exigindo um engenheiro responsável, de acordo com as normas do CREA.

Liga Esportiva Chapadinhense Marca Eleição de Nova Diretora

No próximo dia 26, a partir das 19h30, no auditório do Chapadinhense Hotel, será realizada a eleição para nova Diretoria da Liga Esportiva de Chapadinha (LEC). A junta eleitoral será composta por Mazola e Pelé (foto acima), Zé Maria e Axixá.

Duas Chapas estão disputando a presidência da Liga: a "Renovação do Esporte Amador", encabeçada pelo candidato Soldado Fonseca, que concorre ao seu terceiro mandato e, a Chapa do Capitão Cunha, candidato a reeleição. O resultado será divulgado no mesmo dia e logo em seguida acontecerá à posse.
Foto: William Fernandes

Motorista Escapa Ileso de Acidente na BR 222

Texto e foto: William Fernandes - blog TvMirante
O carro da foto (hilux), foi fotografado na última quarta-feira (19), às 2h20 da tarde, no acostamento da BR 222, há cerca de 30 km de Chapadinha. Ele saiu da pista e derrubou várias árvores mato a dentro. Dizem que é de um empresário de Chapadinha e que o condutor do veículo nada sofreu, apesar da gravidade do acidente.

Vamos averiguar e informaremos depois sobre a causa do acidente e quem seria o condutor e o dono do veículo.

Chapadinha sedia encontro da área Meio-Norte do projeto "Educando com a Horta Escolar"

Texto e foto: William Fernandes - blog TvMirante
Acontecendo em Chapadinha, no Aldeota Clube, desde quarta-feira (19), encerra-se hoje, sexta-feira (21), o 2º Encontro Presencial de Formação da Área Meio-Norte do Projeto "Educando com a Horta Escolar". Oriundo do Governo Federal, o projeto visa a implantação de hortas nas escolas. Além de municípios maranhenses, participam do encontro representantres dos estados do Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba.

No Brasil, participam os Estados do Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Maranhão, Alagoas, Pará, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí.

No Maranhão apenas três municípios foram contemplados com o projeto: CHAPADINHA, Governador Nunes Freire e Loreto.

O primeiro encontro aconteceu na cidade de União-PI e reuniu representantes de todos os Estados contemplados com o projeto.

O encontro de Chapadinha é organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação. Cada município participante expôs produtos da sua agricultura, artesanato e cultura local.

“Consolai o Meu Povo”

Carta Circular – por Pe. Luís Miranda, em nome do Grupo Missionário João Paulo II (foto acima) - [por e-mail, quinta-feira, 20 de agosto de 2009 13:12:34].

“Desde o dia 31 de Julho que um grupo de 10 jovens da Diocese de Coimbra se encontram em missão no nordeste do Brasil acompanhados pelo Padre Luís Miranda.
A experiência de partilha missionária insere-se na continuidade do projeto do Grupo Missionário João Paulo II da Diocese de Coimbra numa colaboração de comunhão e proximidade com o trabalho desenvolvido na cidade de Chapadinha (Diocese do Brejo estado do Maranhão – Nordeste Brasileiro) há mais de 30 anos pelos padres missionários da Boa Nova e para onde há 2 anos partiram as Irmãs Criaditas dos Pobres, congregação fundada em Coimbra pelo saudoso padre Luís Lopes de Melo.

Em Chapadinha permanecem algumas características que já no ano anterior tínhamos encontrado: de dia ou de noite um barulho ensurdecedor, a degradação das famílias com a proliferação de bares e com políticas que em nada preservam a família e os filhos. Ao nível da educação existem muitos colégios mas a formação escolar é bastante deficitária devido a uma preparação pouco rigorosa dos professores. Permanece a corrupção latente e visível dos políticos… neste contexto a Igreja torna-se a única referência moral que aponta caminhos de fidelidade, perseverança, verdade e transparência. Tudo isto implica um trabalho de evangelização nem sempre bem compreendido e muitas vezes perseguido pelas autoridades civis. Mesmo assim, no testemunho que colhemos dos padres Missionários aqui presentes, Pe. Neves (foto ao lado), Pe. Casimiro e Pe. Pedro, o evangelho tem de ser proclamado em cada dia com renovado vigor, ousadia e fidelidade e é notório o esforço que fazem para no âmbito da evangelização ajudarem a “cidade dos homens” a ser mais humanizada e humanizadora, mais cristã porque mais humana e mais humana porque cada vez mais cristã.

Desde que chegamos a Chapadinha, no dia 31 de Julho, que os padres da Boa Nova, na pessoa do Pároco, Padre Manuel Neves, nos confiou a missão de um trabalho de evangelização de um dos bairros mais populosos da cidade, o Bairro da Corrente.

Assim os dias que começam com o levantar pelas 6h15 da manhã, depois das tarefas habituais da higiene, pequeno almoço e da oração da manhã, continuam a partir das 8h com visitas a todas as famílias, escolas, lojas, etc do bairro num trabalho de relação humana e de evangelização muito simples mas tremendamente gratificante.

Na semana de 09 a 16, última, viveu-se aqui no Brasil a Semana Nacional da Família. Ao longo da semana foram realizadas no bairro, com grande afluência, as catequeses propostas pela CNBB na sua publicação anual para este acontecimento. Este ano, inspirando-se nos desafios do Documento da CELAM, em Aparecida, a semana e as catequeses tinham como horizonte o tema: “Família, Igreja doméstica, caminho para o discipulado”. Foi um momento muito intenso de partilha e celebração da fé, de evangelização das famílias. No último domingo (16), houve na cidade, logo pela manhã, uma Marcha pela Família. Foi um momento em que pelas ruas se ouviram alguns slogans, textos, meditações e testemunhos a favor da família. A marcha conclui com a celebração da eucaristia na Igreja Matriz (foto a direita).

No dia 15 de Agosto, o grupo viveu um momento muito especial, foi possível contactar com o nosso Bispo que nesse dia celebrava 50 anos de ordenação sacerdotal. Foi motivo de júbilo e de oração neste ano sacerdotal e também sinal de grande alegria saber que a missão continua muito viva e presença não só no empenho que o nosso Bispo sempre lhe vai dedicando mas também na oração com que nos acompanha.

A comunidade do Bairro da Corrente está a preparar-se para viver neste sábado, dia 22, uma noite muito especial, inserido na novena dos Festejos de São Raimundo Nonato, logo na primeira noite vai realizar-se a celebração de acolhimento a uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que foi levada pelo grupo Missionário e que nessa noite, depois de uma procissão de velas por todo o bairro, vai ser entregue à comunidade.

Há um grande empenho para que esta celebração constitua um momento de grande fé, silêncio, oração e conversão. A comunidade, desde as crianças aos idosos, está a movimentar-se e a preparar-se para que “por Maria se chegue mais perto de Jesus”.

Entretanto nesta semana começaram também as visitas porta a porta no bairro do Campo Velho que no final do mês terá uma celebração de acolhimento a uma imagem de São Pedro, oferecida também à comunidade, celebração essa que será preparada com algumas catequeses sobre os Apóstolos, a figura de Pedro e do Sucessor de Pedro.

A missão decorre com serenidade e alegria. O trabalho de relação e proximidade com o povo de Deus é essencialmente uma resposta ao convite de Deusconsolai, consolai o meu povo”.

Os Padres Missionários da Boa Nova que aqui se encontram têm sido para o grupo, e para esta comunidade, um testemunho de extrema dedicação, fidelidade, trabalho e alegria, um sinal de esperança e de consolação evangélica, um rosto da certeza de que “a Boa Notícia do evangelho chegou e está no meio deste Povo”.

Durante este tempo têm decorrido alguns trabalhos que são também sinal da missão:
As aulas de música com vista à preparação de um grupo coral e no qual participam cerca de 90 crianças que se inscreveram. As aulas de violão, órgão e flauta que começaram esta semana. Também nesta semana começaram as aulas de formação de cântico litúrgico com os salmistas das diversas comunidades e coro da Matriz.

Do grupo fazem parte também duas estudantes de enfermagem que têm colaborado no hospital e que estão a organizar umas jornadas de saúde que vão durar dois dias sobre a Humanização dos cuidados.
Ao seu jeito simples e evangélico cada um vai colaborando com os seus dons para que a missão que realizamos possa ser rosto de Cristo e da Igreja Diocesana de Coimbra que nos enviou.
Foi a alegria do evangelho que nos trouxe, é ela que nos tem animado… no pouco que vamos fazendo desejamos muito que ela passe… guia-nos uma certeza: Ele está no meio de nós, está em cada rosto, podemos tocá-lo e falar com Ele nos dramas humanos com que diariamente nos cruzamos.

Agradecemos a todos os que na retaguarda nos acompanham com a oração, de um modo muito particular às comunidades cristãs da Diocese de Coimbra, aos padres do presbitério de Coimbra, aos cristãos leigos que partilharam dos seus bens com esta comunidade, bem como um agradecimento ás comunidades religiosas e consagradas.
Que a Paz da cruz faça saborear a todos as alegrias da ressurreição”.

“De Volta para Casa” tem ações em 11 municípios

As ações do Programa De Volta Para Casa, realizado pelo Governo do Estado, terão prosseguimento em 11 municípios, de sexta-feira (21) a domingo (23). O principal objetivo é realizar trabalho de reestruturação das cidades atingidas pela enchente.

O Programa De Volta para Casa já percorreu 60 municípios, fazendo um trabalho integrado, com serviços de limpeza de vias públicas, desobstrução de estradas vicinais, distribuição de cestas básicas, de produtos de higiene, entrega de colchões e atendimento médico às populações desabrigadas e desalojadas.

Os municípios a serem visitados nesta edição serão Arari, Vitória do Mearim, Cantanhede, Codó, Matinha, Santa Quitéria, Bacabal, Paulo Ramos, São Luiz Gonzaga, Vargem Grande e Presidente Vargas.

O Secretário de Estado das Cidades, Filuca Mendes disse que a frente de trabalho está garantindo o retorno das famílias com segurança e, também, tratará do aspecto de documentação perdida pelas pessoas nas enchentes, além de checar todos os levantamentos, com objetivo da promoção da Bolsa Solidária, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Representantes da Secretaria de Agricultura Visitam Projetos Comunitários Idealizados Por Chapadinhense

Na foto (by Sousa Neto): O idealizador do Projeto, Genival dos Santos Oh; Tadeu Lima, presidente estadual da Agerp; o Secretário de Estado, Afonso Ribeiro; Madalena Saraiva, Gestora Regional da Agerp/Baixo Parnaíba e o ex-vereador Aldy Saraiva.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Afonso Ribeiro, garantiu que a secretaria dará assistência técnica ao Projeto Solidário Integrado Mesa Farta.

A afirmação foi feita durante a visita do secretário ao município de Belágua, para conhecer uma experiência que integra o Projeto Solidário Integrado Mesa Farta, concebida pelo comunitário Genival Vieira dos Santos Oh (foto ao lado), na área da piscicultura e que está acontecendo em 25 municípios maranhenses.

O secretário, acompanhado do presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp-MA), Tadeu Lima, e pelo superintendente de Pesca e Aquicultura, Ribamar Pereira, se reuniram com os produtores para avaliar o projeto e mostrar as propostas de ações que a Sagrima pode realizar de modo a transformar o Mesa Farta em um projeto também voltado ao desenvolvimento sustentável.

Afonso Ribeiro disse também que será avaliada a possibilidade de ampliação da criação dos peixes, para aumentar a renda aos produtores com a comercialização do excedente. “Estudaremos a possibilidade de implantação do projeto em outros municípios”, afirmou.

Para a gestora regional da Agerp no Baixo Parnaíba, Madalena Saraiva, "Essa iniciativa do companheiro Genival dos Santos, propõe o fortalecimento dos projetos comunitários. Queremos oportunizar a intervenção com a identificação das dificuldades e das habilidades nessas comunidades. Entre as intenções desse trabalho, está a identificação de caminhos para resultados objetivos para essas comunidades, e pra isso, se faz necessário a clareza sobre as diferentes idéias e opiniões que envolvem as comunidades, respeitando essa pluralidade".

II Encontro Meio-Norte do Programa Horta Escolar

Por: Brendha Gomes - Site Local Notícias
Desde a manhã de ontem, quarta-feira (19) até amanhã, sexta-feira (21), estará acontecendo o II Encontro da Formação da Área Meio Norte Projeto Educando com a Horta Escolar, no centro de eventos Aldeota Clube, que visa através da ação escolar promover estudos e debates sobre questões ambientais, alimentar, nutricional entre outras.

O programa que já vem a algum tempo sendo aplicado nas escolas do município tem influenciado a vida não sé de alunos, mas também da comunidade, que adquire novos hábitos alimentares. O projeto passará também, a partir de agora, a fazer parte do currículo escolar, valorizando assim a agricultura orgânica, e evitando o uso de agrotóxicos.

Na solenidade de abertura várias autoridades estiveram presentes dentre elas, a Prefeita Municipal, Danúbia Carneiro, o Gestor de Programas Especiais do Governo do Estado, Dr. Magno Bacelar, o Secretário Municipal de Educação, João Damiani e outras.

Durante os três dias de encontro está programada a apresentação de peças, palestras, noite cultural, jograis, dança de bumba-meu-boi. O evento tem a iniciativa do Governo Municipal.

Vila Isamara Está Sendo Pavimentada

A principal avenida da Vila Isamara (bairro Nossa Senhora de Fátima - foto) encontra-se passando por um amplo processo de pavimentação nos dois sentidos, totalizando quase 35.000m2 de calçamento.

Além da Vila Isamara, outros bairros de Chapadinha também encontram-se sendo beneficiados com a execução de obras de pavimentação.
Com informações do blog ChapadinhaCrescendo

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Nota Paroquial sobre o Conselho Municipal de Saúde de Chapadinha

Imagem ilustrativa
“A Paróquia e as outras igrejas são entidades que têm representação no Conselho de Saúde Municipal. E é seu dever não se preocuparem só com nomear representantes. Devem interessar-se por tudo que se lá passa. Nesse sentido, o Conselho Paroquial e a equipe sacerdotal se vêm interessando com o que se vem passando no Conselho. As contas do ano passado foram reprovadas e agora estamos todos a assistir a manobras, parecendo nada limpas, para ganhar tempo e inutilizar a votação feita. Segundo consulta feita e análise dos Estatutos do Conselho, a reunião em que se efetuou a votação tinha o quorum exigido. Pela práxis jurídica, se não tem o contrário exarado em lei explícita, a metade mais um, exigida para o resultado, é dos presentes que votaram e não dos votantes em geral. As sucessivas reuniões, que se não têm realizado pela ausência dos membros da parte do Governo, só pretendem ganhar tempo. A situação preocupa a sociedade civil e as entidades representadas no Conselho e, a continuar por mais tempo, coloca em dúvida a legitimidade dos responsáveis da Saúde a nível Municipal”.
________________________________
FONTE: in Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo das Paróquias de Chapadinha e Mata Roma // DIRETOR – Pe. Manuel Neves // DIRETOR-Adjunto – Pe. Pedro José; N°31 - 16/08/2009, p.3.

Seduc promoverá videoconferências sobre Enem 2009

Com o objetivo de promover a qualidade da educação na rede estadual de ensino, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizará, a partir das 9h desta quinta-feira (20), sete videoconferências sobre o curso intensivo Enem 2009, que serão transmitidas pela plataforma da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) para 10 polos tecnológicos, em salas com capacidade de receber até 45 pessoas.

A secretária-adjunta de Ensino da Seduc, Graça Tajra, explica que o curso intensivo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 visa fomentar discussões e esclarecer dúvidas sobre o conteúdo, a matriz e as habilidades do teste.

As teleconferências, cujas temáticas versarão sobre as quatro áreas de conhecimento do Enem 2009, serão coordenadas pela Seduc, por meio da Supervisão de Avaliação Educacional (Suave), em parceria com a Escola Multimeios - Sistema de Ensino GPI, representada pelos professores elaboradores do material didático do curso.

Graça Tajra esclarece que os alunos inscritos no curso e professores deverão se deslocar para os locais de transmissão nos polos tecnológicos da Univima, conforme determinação das Unidades Regionais de Educação (Ures), considerando o número máximo de 45 participantes por sala, visando ao sucesso dessa ação que objetiva maximizar a qualidade da educação no Maranhão, elevando assim os seus indicadores.

Os polos tecnológicos da Univima estão localizados nas cidades de Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Luís e Porto Franco. As videoconferências serão realizadas entre 9h e 11h30.

Dia - Área de conhecimento
20/ago
- Ciências da Natureza

26/ago - Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação

02/set - Ciências Humanas

09/set - Matemática e suas tecnologias

16/set - Ciências da Natureza e Ciências Humanas

23/set - Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação

30/set - Matemática e suas tecnologias
Fonte: Seduc

Concurso da PRF destina 40 vagas para o Maranhão

As inscrições serão realizadas na internet até o dia 11 de setembro
Estão abertas as inscrições para o concurso público que vai preencher 750 vagas da Polícia Rodoviária Federal. Para o Estado do Maranhão, serão destinadas 40 vagas, sendo que a remuneração inicial é de R$ 5.620,12, mais auxílio-alimentação no valor de R$ 161,99. As vagas são para o cargo de policial rodoviário federal.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet até o dia 11 de setembro, no endereço
www.funrio.org.br. Os candidatos sem acesso a internet poderão procurar um posto de inscrição, de 17 de agosto a 4 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 100.

As provas serão realizadas nas capitais dos Estados e em Brasília, e o candidato escolherá a UF para qual quer concorrer a vaga. A data prevista para a aplicação da prova é 18 de outubro. O concurso terá duas fases. A primeira será composta de quatro etapas: prova objetiva e redação, exame de capacidade física, avaliação psicológica, avaliação de saúde. Já a segunda fase será composta de curso de formação profissional.

O edital completo e seus anexos, como endereço dos postos de inscrição, quadro de vagas, cidade de prova, quadro de provas, conteúdos programáticos, estão no site www.funrio.org.br. Outras informações podem ser obtidas na central de atendimento, pelo telefone: (21) 3972-9357, ou pelo e-mail concursos@funrio.org.br.
Confira o quadro de vagas por Estado, clicando AQUI!
Imagem meramente ilustrativa

Educação: Nós, "Nóis" e Outros Nós

www.alexandre-pinheiro.blogspot.com
Corre no folclore político local uma passagem prá lá de pitoresca. A história é a seguinte: houve um movimento de professores por melhoria de salário no tempo em que o prefeito era Zé Almeida (1983-1988). Em reunião no gabinete, depois de ouvir o prefeito argumentar que o município não poderia conceder aumento (naquela época não havia FUNDEF ou FUNDEB e os recursos eram mesmo prá lá de escassos) uma professora, após breve pausa, sapecou a pergunta-pérola: - E aí Dr. José, como é que “nóis fica”? - Professora Fulana de Tal, é por essas e outras que nós ficamos do jeito que estamos, respondeu Zé Almeida.

Humor a parte, o último movimento grevista trouxe questões importantes que merecem uma análise mais detida por parte daqueles que têm compromisso com a educação.

Inegavelmente o Sindicato (Sindchap), está no seu papel de lutar pela ampliação dos ganhos e conquistas da categoria; como também, da mesma forma, o governo municipal age como espera toda a sociedade ao colocar o equilíbrio financeiro como limite para a desejável concessão de melhoria salarial dos servidores.

Pelo que se extrai do entendimento, dentro de breve espaço de tempo, depois de superadas algumas incorreções no Plano de Cargos anterior e posterior votação na Câmara de Vereadores, a prefeitura cumprirá o estabelecido nele e, como conseqüência, os salários dos servidores serão aumentados.

A dignidade e segurança dos funcionários públicos passam irrecorrivelmente por salários. Contudo uma vez ultrapassado este momento, que se tudo correr bem será breve, teremos de colocar a qualidade dos serviços, em especial da educação, na pauta do dia.

Hoje temos praticamente todas as crianças em idade escolar matriculadas e freqüentando aulas. Diante de tal constatação é dever da sociedade verificar o que de fato estas crianças estão aprendendo. Saber se o simples fato de sentarem nos bancos escolares os livra do chamado analfabetismo funcional.

Não bastasse isso, a prefeitura vem, nos últimos nove anos, investindo pesado na qualificação dos professores. Começou pela UESPI e segue envolvendo várias instituições de ensino superior. É hora, pois, de a sociedade tirar a prova dos nove pra saber se tal investimento valeu mesmo a pena.

Como pano de fundo de campanhas salariais, qualidade da educação é palavra gasta, mas, como disse certa vez Paulo Freire “é fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, tua fala seja tua prática”. Fazemos isso ou “nóis fica” do jeito que estamos.
Imagem ilustrativa

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Grupo Missionário Português Realiza Trabalho em Chapadinha

O Grupo Missionário João Paulo II, da Diocese de Coimbra, está novamente no Maranhão, dando continuidade à missão iniciada em 2008. O grupo, de 10 voluntários, segue acompanhado pelo Pe. Luís Miranda.

“Tem sido uma alegria ver que o pouco que fizemos no ano passado deu frutos; pelo menos mobilizou as pessoas nas comunidades e nos bairros para fazerem mais” - explica Idalécia Videira, em um comunicado enviado à Agência Ecclesia. Segundo o que está vendo hoje em relação a catequese, movimentos, novos grupos, o aumento de batismos e de grupos de casais, a comunidade está mais organizada e cresceu em número. “As igrejas de vários bairros ficaram pequenas para acolher todo o povo que assumiu o seu ser cristão, fruto da evangelização continuada, porta a porta ou pela pastoral da família”.

O grupo de missão da Diocese de Coimbra está trabalhando, todo o mês de agosto, com as Irmãs Criaditas dos Pobres e os sacerdotes da Boa Nova com as populações do Maranhão que em maio foram atingidas pelas chuvas e cheias.

Três irmãs das Criaditas dos Pobres estão desde junho de 2007 realizando trabalho missionário naquela área. Tendo como centro a localidade de Chapadinha, a ação do "Grupo Missionário João Paulo II" estende-se por uma vasta região habitada por mais de um milhão de pessoas, onde os problemas relacionados com a pobreza são evidentes. (CM)
Fonte: Rádio Vaticano

Quadrilha Tenta Aplicar Golpe em Idosa

Na manhã desta segunda-feira (17) a professora aposentada Odete Fortes (foto) recebeu um telefonema dizendo ser do Conselho Nacional de Previdência, dizendo que ela havia ganho R$ 38.000,00 (trinta e oito mil reais), dinheiro esse referente ao pagamento que a aposentada tinha feito na gestão do então presidente Fernando Collor. A idosa precisava apenas discar para o número 085 9216 6781 naquele mesma hora, não podendo deixar para depois e nesse primeiro momento ela teria apenas algumas despesas com o cartório.
Desconfiada, a aposentada ligou para o filho em São Luís que a alertou do golpe. Mas infelizmente nem todo mundo consegue desconfiar que seja uma ação de bandidos.
D. Odete Fortes é vó materna da jornalista Brendha Gomes, leia-se site Local Notícias.
Matéria resumida. Leia-a na íntegra, no site LocalNotícias

Três municípios maranhenses terão gastos fiscalizados pela CGU

O Programa de Fiscalização dos gastos de recursos federais em estados e municípios por sorteios públicos já fiscalizou recursos de R$ 17,2 bilhões desde 2003, quando começou o trabalho. O programa, executado pela Controladoria-Geral da União (CGU), começou nos municípios e se estendeu aos estados em 2004.

Já foram divulgados relatórios relativos a 1.461 municípios e oito estados, que foram encaminhados aos órgãos públicos responsáveis pelas ações corretivas. Na manhã da última segunda-feira (17/8) foram sorteados mais 60 municípios no auditório da Caixa Econômica Federal.

De acordo com a CGU em cerca de 75% dos municípios existem falhas consideradas de nível médio; em 20% deles há falhas graves e nos 5% restantes, falhas formais.

Os casos mais comuns encontrados pela fiscalização são obras inacabadas ou paralisadas, apesar de já terem sido pagas; uso de notas fiscais frias e documentos falsos; simulação de licitações e outras irregularidades em licitações, havendo até a participação de empresas fantasmas na apresentação de contas; superfaturamento de preços, falta de merenda escolar e de medicamentos; gastos sem licitação; não comprovação da aplicação de recursos; favorecimento de empresas; irregularidades nos cadastros de programas como o Bolsa Família, entre outras.
Veja lista no Portal da CGU

Agenda


Celebrando a Sociedade, o Colunista Social Celso Lopes (foto ao lado) realiza dia 31 de outubro a festa mais esperada do ano, com a presença confirmada e marcante da Miss Maranhão 2009, Louisse Freire (foto acima). O evento acontecerá no Parque Aquático Torre do Sol, a partir das 22h, com animação da Banda Boêmios Errantes, de Teresina-PI. A Noite de Gala, terá outras atrações especiais. Aguardem...

Sistema de Consignação Será Paralisado Para Manutenção

Com o propósito de aprimorar o Programa de Refinanciamento de Empréstimo Consignado em Folha de Pagamento, a Secretaria de Administração e Previdência Social (Seaps) paralisa o Sistema de Consignação, de segunda-feira (17) a domingo (23), tempo necessário aos serviços de manutenção e ajustes.

Portanto, nesse período, não será possível realizar nenhuma operação de empréstimo. "A paralisação é necessária para que possamos adequar o sistema ao benefício do refinanciamento dos empréstimos consignados a uma taxa fixa de 1,6% ao mês e prazo de 72 meses, garantidos no Programa de Valorização do Servidor Público Estadual lançado pela governadora Roseana Sarney", disse o secretário de Administração e Previdência Social, Luciano Moreira.

Em apoio ao Programa de Valorização do Servidor Público Estadual, o Banco do Brasil assinou Protocolo de Intenções, se comprometendo a renegociar os empréstimos contratados pelos servidores públicos estaduais com outros bancos ou financeiras, a uma taxa de 1,6% (IOF não incluído), em até 72 meses, sem consulta ao SPC ou Serasa.

O Banco do Brasil também se dispõe, nas mesmas condições, em renovar ou contratar empréstimos consignados pelos servidores públicos, operacionalizados pela instituição.

Na próxima semana, a Seaps divulgará todos os procedimentos e senha que o servidor deverá adotar para que possa efetuar o refinanciamento dos empréstimos consignados em condições facilitadas.
Fonte: Seaps

Deputado Pedro Fernandes Elogia Trabalho da Aged

Na foto: Pedro Fernandes, Tadeu Lima (Presidente Agerp/MA) e o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Afonso Ribeiro
O deputado federal Pedro Fernandes (PTB/MA) destacou, em Imperatriz, o trabalho desenvolvido pela direção e pelos servidores da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) durante a última campanha de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão. “A atuação profissional dos servidores da Aged é digna de reconhecimento. Com o trabalho que realizam, eles deram provas de profissionalismo e respeito à causa pública”, afirmou o parlamentar.

Pedro Fernandes acompanhou também, em Imperatriz, o ato de doação de 15 computadores e de 15 impressoras à Aged, pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural). As máquinas serão usadas para emissão eletrônica das Guias de Transporte Animal (GTA) nas regionais de Imperatriz e Açailândia, municípios que, juntos, têm o maior rebanho bovino do Estado.
Ascom

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Isaías Fortes e Paulo Neto Fecham Acordo

Depois de tentar em vão entrar no governo Roseana pelas mãos do secretário César Pires (Educação), Isaías Fortes se agarra agora com o ex-senador Chiquinho Escórcio. Chiquinho foi ao encontro de Vagner Pessoa e concedeu entrevista á rádio de sua propriedade, durante o Encontro de Turismo, realizado no início de agosto. A articulação gira em torno da montagem de chapa com Escórcio pra federal e Paulo Neto pra estadual com apoio de Isaías, mediante obras e convênios para firmas ligadas ao ex-prefeito.

Não se sabe se já foi efeito do acordo com o Secretário Chiquinho Escórcio, mas a Governadora Roseana Sarney recebeu, terça-feira (10), na residência do Calhau, o ex-prefeito de Chapadinha, Isaías Fortes. A informação foi divulgada no portal do Governo do Estado sem que assunto da reunião fosse revelado. Além de Isaías, a Governadora recebeu cerca de dez prefeitos e outros tantos ex-prefeitos.

Confirmando as informações do Blog, o jornalista Décio Sá (O Estado do Maranhão), dando como certo o acordo, noticiou o seguinte:

“O deputado Paulo Neto (PSB) e o ex-prefeito Isaías Fortes (Chapadinha) não escondem mais de ninguém: andam por diversos órgãos estaduais e nos palácios Henrique de La Rocque e Leões juntos tentando levar benefícios para a região (foto). Isaías já fechou com o ex-desafeto para deputado estadual. O grupo deve apoiar o secretário Chiquinho Escórcio (Brasília), responsável pela união, para deputado federal. No assunto: natural da cidade, o advogado Erik Marinho anda doido para encarar as urnas em 2010.”

Independente do mérito, que trataremos mais adiante, o entendimento entre Isaías e Paulo Neto tem importância crucial na política local e produzirá efeitos decisivos nas duas próximas eleições.

HOMEM MATA ESPOSA E TENTA SUICÍDIO

Texto e foto: Antenor Ferreira - www.blog-interligados.blogspot.com
Cristiano Sousa Da Silva, 23 anos, de São Benedito do Rio Preto-MA, distante cerca de 80Km do município de Chapadinha, foi trazido para o Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), com uma lesão no lado esquerdo do peito, resultante de uma tentativa de suicídio com objeto contundente, uma faca.


Cristiano era casado com Mayane do Santos Sousa, 18 anos, a qual após descobrir que estava sendo traído por ela, ceifou sua vida com vários golpes de faca por volta das 7h da manhã do último sábado (15).


Em entrevista, o acusado confirmou o motivo do homicídio, relatando ser extremamente apaixonado por sua ex-companheira e após ouvir de sua boca que já vinha sendo traído a muito tempo, não suportou o ódio, vindo a cometer o crime.

Cristiano ainda falou que havia tentado se suicidar no dia anterior, provocando uma queda em sua moto e que naquela manhã só não conseguiu o suicídio porque uma tia da vítima, tirou a faca da sua mão. A faca foi a mesma usada para tirar a vida de sua ex.

A Polícia Militar informou que o acusado após sair dos hospital será levado a Delegacia Regional de Chapadinha, onde será autuado em flagrante.

O Projeto de Lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração foi dado entrada na Câmara Municipal

Representantes do Sindchap na Sala de Protocolo da Câmara Municipal de Chapadinha

Na manhã da última sexta-feira (14), a secretária municipal de Administração, Profª Jesus Lima (foto ao lado), deu entrada na Câmara Municipal de Chapadinha, ao Projeto de Lei do Plano de Cargos Carreira e Remuneração dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha-MA.

Agora está nas mãos dos vereadores a responsabilidade pela sua análise e aprovação. Nesta segunda-feira (17), será apresentado em plenária. Provavelmente, na quinta-feira (20), ele será votado.
Esperamos que tudo ocorra de modo a que já no pagamento de 20/21 de agosto seja pago o Plano dos Servidores.

Senhores Servidores Públicos Municipais, convidamos a vocês para se fazerem presentes à Câmara Municipal nas seções até o dia 20 de agosto para acompanhar a tramitação. Não queremos bagunça ou baderna. Será uma presença cidadã e pacífica.

Contagem Regressiva...
Os(as) servidores(as) públicos(as) municipais estão aguardando com um sentimento de dúvida e positividade quanto ao pagamento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração encaminhado pela senhora prefeita à Câmara Municipal.

Dentre os pontos acordados com o Poder Público Municipal destacamos os principais a serem cumpridos neste pagamento do dia 20/21:

- O não desconto do ponto dos servidores que aderiram à paralisação;

- O pagamento integral do Plano já em 20/21 de agosto;
- Caso não seja possível pagar em agosto, será pago em setembro com retroação ao pagamento de agosto;

- Se não puder ser pago em agosto, o Poder Público Municipal informará com, pelo menos, 24 horas de antecedência quanto a esta situação (ou seja, ainda no dia 19 de agosto os servidores já saberão se receberão, ou não, conforme o Plano). Lembrando que o sindicato não está sendo e nem será intransigente. O que se quer é ser respeitado com uma satisfação plausível.

O Plano já está na Câmara Municipal. Será, provavelmente, apresentado na seção desta segunda, 17. Acreditamos que na quinta-feira (20), já seja aprovado.

A senhora prefeita ainda pode convocar uma seção extraordinária na terça (18) ou quarta-feira (19). Mas isso é uma decisão dela. O que queremos é que tudo ocorra de maneira tranquila e positiva para todos.

Anapurus: Trabalhadores De Carvoaria São Alfabetizados

Por: Brendha Gomes - LocalNotícias
Jovens e adultos são alfabetizados em Anapurus, através de um projeto da Siderúrgica MARGUSA, em parceria com o SESI, e as empresas que prestam serviços para a MARGUSA: GHEDENI, DAL PUPO e EMFLORA.

O projeto Alfabetização Solidária que deu início, em meados de 2007, após ser constatado que 90% do pessoal das carvoarias eram analfabetos, visa dá oportunidade aos trabalhadores das carvoarias que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos ou até mesmo de começá-los.

Tendo o acompanhamento pedagógico do SESI e reconhecido pelo MEC, o projeto concluiu a formação da sua segunda turma, sendo a primeira na cidade de Urbano Santos. O vice-presidente da Margusa, Leonidio Fonseca, esteve presente no evento e ressaltou a importância desse trabalho. “É muito gratificante para a empresa assistir uma solenidade como essa que nós presenciamos, o Brasil só tem futuro através da educação e a empresa está fazendo a sua parte, tentando alfabetizar aqueles que não tem chances” – ressaltou ele.
O projeto deverá se expandir a outras regiões como Presidente Dutra e o estado do Piauí, abrindo assim portas para quem há muito tempo havia desistido do sonho de se profissionalizar, com é o caso do senhor Raimundo Teixeria, que não esconde a felicidade de estar com um diploma nas mãos. “O pessoal da Margusa nos deram esse projeto e hoje em dia eu sou um estudante. Na minha adolescência não tive como estudar porque tinha que trabalhar, hoje eu consigo tanto trabalhar quanto estudar. Então esse projeto foi como uma luz para nós”- disse ele.

Colégio FAC Oferece Curso Profissionalizante Técnico em Farmácia

O Colégio Francisco Almeida Carneiro (F.A.C.), está ministrando mais um curso profissionalizante, trata-se do curso profissionalizante Técnico em Farmácia. A diretoria da escola está bastante otimista com a implantação do curso, que está sendo um sucesso em virtude da carência existente de técnicos em farmácia aqui em nossa região.
A Turma dos futuros técnicos está com muitíssimo entusiasmo, deixando todos os professores do referido curso, satisfeitíssimos. O mais importante é que em breve estará se formando a 1ª turma de Técnicos em Farmácia aqui em nossa Região. Queremos aqui, congratularmos-nos com toda família FAC, por mais esta grande iniciativa que, com certeza, irá promover o desenvolvimento de nosso município e de nossa região!


Curso de Enfermagem Conclui Disciplina
No último final de semana, encerrou-se mais um módulo do curso Técnico em Enfermagem, que foi Enfermagem Pediátrica, ministrado pela Dra. Serlei, com duração de oito sabádos.
O Colégio F.A.C. está muitíssimo satisfeito com a clientela que tem do referido curso, pois abrange alunos das cidades de: Buriti, Brejo, Mata Roma, Anapurus, São Benedito, Urbano Santos e Milagres do Maranhão.
Atualmente a escola já colocou mais de quatrocentos Técnicos em Enfermagem, no mercado de trabalho.
Com fotos e informações da Assessoria de Comunicação/FAC

Arquivo do blog