WebNet

WebNet

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Representantes da APA dos Morros Garapenses pedem apoio à SEMA

Em visita à Secretaria de Estado de Meio Ambiente no último dia 5, representantes dos Municípios de Duque Bacelar, Coelho Neto, Afonso Cunha e Buriti de Inácia Vaz estiveram reunidos com o Secretário Washington Rio Branco, onde expuseram as dificuldades e problemas encontrados na região para a criação e regularização da unidade de conservação da APA dos Morros Garapenses. O grupo também destacou a importância da criação do Conselho Gestor Ambiental, para atuar em cima das questões ambientais vigentes nos municípios envolvidos. A APA é a mais recente criada no Maranhão.

“O processo de ordem ambiental é de fundamental importância para o desenvolvimento de uma região, e as Áreas de Proteção Ambiental fazem esse papel de maneira prioritária e merece destaque”, declara o Secretário.

A criação do Conselho Gestor depende de reuniões para discussões junto a entidades civis, governo municipal, estadual e federal. Aproveitando a oportunidade, os integrantes da APA dos Morros Garapenses oficializaram a intenção de criação do Parque Ambiental Turístico de Buriti, onde possui o maior museu de árvores pré-historicas do Maranhão. A ação emergente no município de Buriti depende de um mapeamento do local para análise e ação de políticas ambientais.

Estiveram presentes na reunião, Francisco Carlos (Secretário de Turismo do Município de Duque Barcelar), Gilson Rocha (Secretário de Meio Ambiente do Município de Coelho Neto), Elielda Aguiar (Secretária de Meio Ambiente do Município de Afonso Cunha), Lucas Corrêa (Departamento de Meio Ambiente do Município de Buriti) e Lívia Karen (Superintendente de Educação Ambiental da SEMA/MA).

Arquivo do blog