WebNet

WebNet

sábado, 8 de outubro de 2022

CHAPADINHA | Homem é Encontrado Sem Vida no Residencial "Mil Casas"

Raimundo de Araújo foi encontrado já sem vida

Chapadinha (MA) - Sábado, 8.Outubro.2022

No início da noite deste sábado (8), populares encontraram o cadáver de Raimundo de Araújo dentro de uma residência localizada no Residencial José de Souza Almeida ("Mil Casas"), em Chapadinha/MA.



O corpo estava de bruços e ao lado encontrava-se um prato com comidas. As informações são do Blog Sala Vipp.


Equipes das Polícias Militar e Civil estiveram no local para as medidas cabíveis; um perito criminal está realizando os trabalhos para identificar a causa da morte.

Após o isolamento da área feito pelas autoridades, o corpo foi levado ao necrotério municipal onde será periciado e depois será liberado para os familiares realizarem o velório.


Publicidade


Água Doce do Maranhão/MA Recebe 33º Ponto de Inclusão Digital da Justiça


Chapadinha (MA) - Sábado, 8.Outubro.2022

A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) instalou na última quinta-feira (6), no termo judiciário de Água Doce do Maranhão - município distante 213 km de Chapadinha, - o 33º Ponto de Inclusão Digital do projeto “Justiça de Todos”. Com a iniciativa, cerca de 13 mil habitantes, segundo dados do IBGE, passam a contar com um canal direto de comunicação com o Fórum da Comarca de Araioses e todos os órgãos do Sistema de Justiça.

A sala, instalada na Rua Tito Ferreira Gomes, s/n.º, bairro Centro, com capacidade para atender toda a população, foi viabilizada por meio de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Água Doce do Maranhão, que cedeu o espaço físico, internet e um colaborador, treinado pela Corregedoria, para dar suporte técnico de atendimento a quem precisar acessar os sistemas.

A juíza Tereza Nina, coordenadora de Planejamento Estratégico da CGJ, ressaltou que outros 32 pontos de inclusão digital estão em pleno funcionamento em todas as regiões do Estado, e têm apresentado bons resultados com mais de 300 atendimentos relacionados à consulta processual; balcão virtual; videoconferência em audiências e sessões do Tribunal do Júri; e atendimento da Defensoria Pública Estadual, dentre outros. “Nossa expectativa é que as salas sejam cada vez mais demandadas pela população, por isso, contamos com o apoio e divulgação dos municípios parceiros e entidades da sociedade civil organizada, inclusive, para levar a mensagem que as mulheres podem ser ouvidas pela juíza e solicitar Medida Protetiva de Urgência por esse canal”, ressaltou a magistrada.

A juíza Jerusa Mendes, titular da 2ª Vara e Diretora do Fórum de Araioses, afirmou que a instalação do ponto de inclusão digital é um marco que chega para mudar a realidade e agilizar o trabalho da Justiça. “Essa ferramenta, importante, vai auxiliar o trabalho da Justiça na garantia de direitos, a exemplo das concessões de medidas protetivas de urgência para mulheres em situação de violência, dentre outras possibilidades”, frisou.

Publicidade

Para o magistrado Marcelo Fontenelle Vieira, titular da 1ª Vara de Araioses, a sala vai propiciar celeridade processual visto que em muitas oportunidades, principalmente durante as audiências criminais, foi necessário suspender o ato por ausência de testemunhas que em razão do aspecto financeiro não puderam se deslocar até o Fórum de Araioses. “É um novo momento, e como sugestão o projeto poderia alcançar outras localidades da comarca, já que Araioses está inserida no Delta das Américas e possui muitas ilhas de considerável densidade populacional, como as ilhas dos Poldros, Caju e Canárias, dentre outras", sugeriu.

A promotora Samara Mesquita Caldas, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araioses, lembrou que o Justiça de Todos é um programa de justiça social e visa aproximação do Estado com o cidadão e cidadã. “O Ministério Público vai utilizar muito essa ferramenta, que chega para garantir cidadania à população e aperfeiçoar o trabalho de todos que fazem o Judiciário”, parabenizou.

Estou extasiado com essa inauguração, pois o Estado não é um fim em si mesmo, ele existe para promover o bem ao cidadão e o nosso dever é aproximar a população do Sistema de Justiça”, ressaltou o promotor de Justiça John Derrick Brauna, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Araioses, ao elogiar a iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça.

A prefeita Thalita e Silva Carvalho Dias afirmou que ao saber da existência do projeto não pensou duas vezes em buscar a Corregedoria para efetivar a parceria, que segundo a gestora “garante dignidade e comunicação direta com a Justiça”. A prefeita fez o teste de conexão em atendimento com o Balcão Virtual da 2ª Vara de Araioses.

ESTRATÉGIA NACIONAL

O “Justiça de Todos” está alinhado aos macrodesafios previstos na Resolução nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, bem como da Agenda 2030, que contempla os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 (Redução das Desigualdades), 16 (Paz, Justiça e Instituições Fortes) e 17 (Parcerias em prol das Metas).

O Justiça de Todos também atende às orientações da Recomendação n. 130/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A norma orienta os tribunais a instalarem Pontos de Inclusão Digital para maximizar o acesso à Justiça e garantir os direitos das pessoas excluídas digitais.

Já foram beneficiados os termos judiciários de Davinópolis e Governador Edison Lobão (Comarca de Imperatriz); Peritoró (Comarca de Coroatá); Bacabeira (Comarca de Rosário); Ribamar Fiquene (Comarca de Montes Altos); São João do Sóter e Aldeias Altas (Comarca de Caxias); Bom Jesus das Selvas (Comarca de Buriticupu); São João do Paraíso, Lajeado Novo e Campestre do Maranhão (Comarca de Porto Franco); Fortaleza dos Nogueiras, Tasso Fragoso, Nova Colinas e São Pedro dos Crentes (Comarca de Balsas); Pedro do Rosário e Presidente Sarney (Comarca de Pinheiro); Formosa da Serra Negra e Itaipava do Grajaú (Comarca de Grajaú); Lagoa Grande do Maranhão, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues (Comarca de Lago da Pedra); Afonso Cunha e Duque Bacelar (Comarca de Coelho Neto); Goldofredo Viana (Comarca de Cândido Mendes); Luís Domingues (Comarca de Carutapera); Jatobá (Comarca de Colinas); Sucupira do Norte (Comarca de Mirador); Nova Iorque (Comarca de Pastos Bons); Benedito Leite (Comarca de São Domingos do Azeitão). O Distrito de Cajazeiras (Comarca de Codó), e o 5º Juizado Cível da Capital (Comarca da Ilha de São Luís) também receberam salas de videoconferência.



Publicidade


sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Imposto de Renda Pago Sobre Pensão Alimentícia dos Últimos 5 Anos Terá Devolução

Receita reconhece isenção e contribuinte pode enviar declaração retificadora

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 7.Outubro.2022


A Receita Federal reconheceu oficialmente nesta sexta-feira (7) que os valores recebidos de pensão alimentícia não são mais tributados pelo Imposto de Renda, seguindo decisão do recente do STF (Supremo Tribunal Federal).

De acordo com o Fisco, quem apresentou, nos últimos cinco anos, declaração incluindo esse valor como um rendimento tributável pode retificar o documento enviado e recuperar os valores. A restituição vale para o período de 2018 (ano-base 2017) a 2022 (ano-base 2021).

"Não esqueça! É importante guardar todos os comprovantes referentes aos valores informados na declaração, inclusive na retificadora, que podem ser solicitados pela Receita Federal para conferência até que ocorra prescrição dos créditos tributários envolvidos", diz o órgão.

COMO RETIFICAR PARA RECUPERAR O DINHEIRO

A declaração retificadora referente a cada ano em que o desconto foi feito pode ser enviada por meio do programa da declaração do Imposto de Renda, no portal e-CAC, ou pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda".

É preciso informar o número do recibo de entrega da declaração que será retificada e manter o modelo de dedução escolhido no envio da declaração (se foi pelo modelo completo de tributação, que considera deduções, ou pelo modelo simplificado, que tem desconto padrão).

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO RETIFICADORA

O valor de pensão alimentícia declarado como rendimento tributável deve ser excluído e informado na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", em "Outros", especificando "Pensão Alimentícia". As demais informações sobre o imposto pago ou retido na fonte devem ser mantidas.

O declarante que deixou de inserir um dependente que tenha recebido rendimentos de pensão alimentícia poderá incluí-lo, assim como as despesas relacionadas ao dependente.

As condições para a inclusão do dependente são:

Ter optado na declaração original pela tributação por deduções legais (já que a declaração por dedução simplificada não inclui dedução por dependentes), e

O dependente não ser titular da própria declaração

IMPOSTO A RESTITUIR

Se, após o contribuinte retificar a declaração, o saldo de imposto a restituir for superior ao da declaração original, a diferença será liberada na rede bancária, conforme cronograma de lotes de restituição. Serão respeitadas as prioridades legais, como idosos e contribuintes que vivem do magistério.

PARA QUEM TEVE IMPOSTO A PAGAR

Se, após retificar a declaração, o saldo do imposto efetivamente pago for reduzido, o valor excedente será restituído, por meio de pedido eletrônico de restituição (Perdcomp).

Nesse caso, a restituição ou compensação do imposto pago indevidamente ou a maior deverá ser solicitada por meio do programa PER/DCOMP web (Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação), disponível no portal e-CAC, ou em alguns casos por meio do PGD Perdcomp.

Fonte: Receita Federal do Brasil

Publicidade

-----------------------------------------------------------------

A Receita Federal informa ainda que estão sendo analisadas alternativas para agilizar a revisão dos lançamentos de ofício de declarações com rendimentos de pensão alimentícia.

Em junho, o STF decidiu que o IR não deve incidir sobre valores recebidos como pensão alimentícia. O governo recorreu da decisão, mas, no início de outubro, todos os 11 ministros da Corte rejeitaram o recurso que buscava limitar o alcance do resultado do julgamento.

A decisão não afeta a dedução de Imposto de Renda garantida à pessoa responsável por pagar a pensão, segundo advogados.

"Vai continuar podendo ter a dedução do IR [para quem paga], isso não foi alterado. Foi uma decisão muito acertada. É uma tributação indo na parte da subsistência", afirma Luciana Gualda, tributarista e sócia do escritório Montezuma & Conde.

Atualmente, quem paga pensão pode deduzir os valores pagos do Imposto de Renda devido no ano. Na prática, isso permite deixar essa parcela da renda isenta para essa pessoa, transferindo a tributação para quem recebe. A decisão do STF não acaba com essa dedução, e seu fim depende de mudança nas normas do IR.

Guilherme Peloso Araujo, sócio do escritório Carvalho, Borges e Araujo, afirma que a restituição deve ser solicitada por quem recebe a pensão e, portanto, recolheu o tributo.

"Quem paga a pensão não precisa fazer nada e não deve se preocupar em ter um questionamento sobre a dedução", afirma Araujo, que não descarta uma movimentação da União para acabar com essa dedução no futuro, via Legislativo.

Rafael Vega, advogado tributário do escritório Cascione, também vê como possível uma tentativa de revogar a dedução para quem paga.

"Se o Congresso acabar com essa dedução, você mantém a tributação como ela está hoje, só muda de mão: deixa de estar com o beneficiário e passa a ser responsabilidade de quem paga", afirma.

Ele diz que isso pode levar a um movimento de renegociação nos valores pagos. "O IR é uma parte importante da pensão. Quando o juiz for observar quantos por cento da remuneração tem de ser transferida, talvez essa equação possa mudar um pouco."


Publicidade


BREJO/MA | Homem é Morto a Tiros

Dois tiros na cabeça e um no ombro

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 7.Outubro.2022

No início da tarde desta sexta-feira (7) por volta das 13h40, na cidade de Brejo/MA - município distante 72,2 km de Chapadinha, - um homem identificado como Bruno Gonçalves Costa ("Carreirinha"), 22 anos de idade, foi alvejado por três disparos de arma de fogo, sendo dois tiros na cabeça e um no ombro. Ele não resistiu a gravidade dos ferimentos e veio a óbito no hospital. As informações são do Blog Sala Vipp.

Segundo informações colhidas pela redação do blog, um homem que vinha empurrando uma motocicleta Bros de cor branca, chegou ao local onde ele e outros estava e desferiu os disparos e tomou destino ignorado.

Contato/WhatsApp da Polícia Civil/Chapadinha

Bruno é suspeito de ter praticado um homicídio de uma pessoa na cidade de Brejo-MA, o que se supõe ser um crime de acerto de contas.

Até o fechamento desta matéria, policiais fizeram diligências, mas não lograram êxito em encontrar o suposto autor do crime.


Publicidade


VARGEM GRANDE/MA | Indivíduo Natural de Chapadinha é Preso Praticando Furto em Loja de Material de Construção


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 7.Outubro.2022

Na tarde desta quarta-feira (06), por volta das 14h40, o proprietário de uma loja de material de construção procurou a guarda municipal para informar que um homem estava praticando um furto em seu estabelecimento, localizado na região central de Vargem Grande/MA. As informações são do Blog do Alpanir Mesquita.


De imediato a equipe de plantão seguiu para a loja e constatou a veracidade da denúncia, sendo que, o acusado já havia sido capturado pelos funcionários da empresa. Ele foi identificado como José Freire da Silva, de 39 anos e, natural de Chapadinha.

Contatos da
Polícia Militar/Chapadinha-MA

Com José Freire, os guardas encontraram dois rolos de material elétrico (cabos). Desta forma, com apoio da Polícia Militar, foi realizada a condução dele para a delegacia local, onde foram tomadas as medidas cabíveis que o caso requer.


Publicidade


IMPOSTO DE RENDA: Justiça Aprova Nova ISENÇÃO; Confira Quem Tem Direito


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 7.Outubro.2022

Chegou até o Supremo Tribunal Federal (STF) e foi aprovado por unanimidade, uma nova isenção no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Deixa de ser cobrado o tributo sobre o que for recebido a título de alimentos ou pensão alimentícia. Para tomar a decisão os ministros se basearam no direito da família, e negaram o pedido de retroatividade desta decisão.

Ao votar o projeto que discutiu a isenção no Imposto de Renda em relação ao que é recebido de pensão alimentício ou alimentos, o STF tomou decisões bem importantes. Por exemplo, ao negar o pedido de retroatividade ficou estabelecido que a regra vale para benefícios anteriores. A União havia solicitado que não houvesse cobrança do IRPF dentro do limite do piso de isenção, mas esse pedido também foi negado pelo Supremo.

Para entender melhor, foi solicitado pelo poder público que as pessoas que já fizeram o pagamento do IR sobre este ganho não fossem beneficiadas. A alegação era a de que caso esse público pedisse pela restituição dos valores que foram pagos, seria preciso desembolsar R$ 6,5 bilhões, considerando o exercício deste ano e de cinco anos anteriores.

Publicidade

Ao pedir limitação da isenção no Imposto de Renda dentro do teto, o governo solicitava que tudo o que passasse de R$ 1.903,98 pudesse ser tributado. Como já foi dito, os dois pedidos foram então negados pelo STF. A decisão do STF já havia sido dada em junho deste ano mas 3 ministros haviam negado o projeto.

Agora, os 11 ministros acataram a alteração, justificando que ao cobrar o imposto sobre ganhos por alimentos os direitos fundamentais e os interesses de pessoas vulneráveis eram atingidos.

O ministro Dias Toffoli afirmou que não existem justificativas cabíveis para voltar atrás da decisão que já havia sido tomada pelo STF. E destacou que “fundamentos da pensão alimentícia é a dignidade da pessoa humana, e um de seus pressupostos é a necessidade dos que a recebem“.

Impactos da nova isenção no Imposto de Renda

A partir de agora, com a isenção no Imposto de Renda sobre a pensão alimentícia, o governo deve deixar de arrecadar R$ 1,05 bilhão ao ano. A estimativa é da Receita Federal, com dados da Advocacia-Geral da União (AGU. Acontece que os impactos fiscais para o poder público podem ser ainda maiores.

Caso o cidadão que recolhia tributo sobre o ganho de pensão queira ser restituído pelos valores, poderá solicitá-lo. Neste caso, como já adiantamos nesta matéria, os gastos podem girar em torno de R$ 6,5 bilhões considerando os últimos cinco anos.

Via Terra


Publicidade


Horóscopo do Dia: Previsões para Esta Sexta-Feira (07/Outubro/2022)


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 7.Outubro.2022

Áries

Não tenha medo de criar novos movimentos por conta de pessoas do passado que te fizeram mal ou que de alguma forma bloquearam os seus projetos. É um ótimo momento para “virar a chave” e focar na sua prosperidade. Se comunique da melhor forma!

Touro

Você está se sentindo ansioso para gerar movimentos financeiros e a sua experiência se relaciona à sua autoestima. Deixe o passado de lado e dê passos novos para criar oportunidades ainda melhores daqui para frente. Renove-se!

Gêmeos

As expectativas o deixam vulnerável e ansioso. Não caia em armadilhas que se repetem. Você é uma nova pessoa e, embora talvez esteja vivendo a mesma experiência, você está em condições diferentes agora. Cure-se e se liberte de padrões abusivos. Equilibre-se!

Câncer

Você pode se sentir frustrado com experiências que tocam a sua filosofia de vida, um curso ou uma viagem. É preciso se conectar com a verdade que faz seu coração vibrar, canceriano! Mesmo que tudo esteja sendo diluído, a sua essência deve ser preservada. O novo bate à porta.

Leão

Avalie os movimentos financeiros com mais realidade. Se for investir, faça com mais segurança. Uma questão do passado vem sendo encerrada, o que traz ansiedade para desenvolver os seus projetos. Mas os caminhos estão abertos e são novos!

Publicidade

Virgem

Uma pessoa do passado poderá voltar para que situações sejam resolvidas definitivamente. Virginiano, é momento de curar ressentimentos, mágoas e possíveis arrependimentos. Não é tarde para recomeçar!

Libra

Cuide da sua saúde e da forma como vem desenvolvendo a sua rotina. Cuidado com desgastes ou medos que vêm sendo carregados do passado. O céu lhe dá condições de renovar tudo e seguir o fluxo das atividades diárias com mais leveza e inovação.

Escorpião

Um sentimento por uma pessoa do passado está sendo revisado. Além disso, você pode se sentir angustiado hoje, o que afeta a sua autoestima. É preciso entender as relações de afetos tanto no campo amoroso quanto nas amizades. Uma nova pessoa deseja entrar na sua vida.

Sagitário

Busque enxergar com realidade. Você pode se frustrar na relação com alguém. Essa pessoa pode ser um parente, um cônjuge, sócios etc. É preciso avaliar o cenário com entendimento e sabedoria para que você possa curar e soltar qualquer tipo de dependência.

Capricórnio

Suas relações estão confusas e podem estar carregadas de enganos, expectativas e desentendimentos. Isso afeta diretamente o seu trabalho e a sua rotina. Capricorniano, é preciso se comunicar com verdade e objetividade, se não quiser cair numa armadilha.

Aquário

Fique atento com conflitos relacionados a questões financeiras, podendo envolver heranças, pensões, partilhas, inventário e investimentos altos. A experiência afeta diretamente a sua autoestima. Não permita que isso abale o seu lado emocional. Há novos movimentos em família.

Peixes

Você está vulnerável em relação a questões que tocam diretamente a família. É preciso se posicionar de uma forma nova ou de uma maneira diferente. O passado volta exatamente porque você não fez o que deveria ter feito naquela época! Mude o seu comportamento e siga de uma forma criativa.



Publicidade


quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Caixa Lança Campanha 'Você no Azul' para Regularização de Dívidas

Cliente pode quitar dívidas
em atraso com até 90% de desconto

Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 6.Outubro.2022


A Caixa Econômica Federal lançou, nesta quinta-feira (6), a Campanha Você no Azul, que disponibiliza descontos de até 90% para regularização de dívidas de créditos comerciais de pessoas físicas e jurídicas.

Estão contempladas na ação contratos de 4 milhões de clientes pessoa física e 396 mil na pessoa jurídica. Mais de 80% podem liquidar seus débitos por até R$ 1000.

"Temos buscado aprofundar cada vez mais a nossa atuação para que o brasileiro tenha o nome limpo. Esta é uma campanha importante que ajuda no recomeço, as pessoas às vezes tem dificuldade. A gente dá esse impulso, que tradicionalmente acontece todos os anos. Desde 2017 a Caixa faz a campanha de recuperação de crédito, estimulando aqueles que quiserem quitar à vista qualquer tipo de modalidade de crédito, exceto habitação e agro”, afirmou a presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, durante coletiva de lançamento, em São Paulo.

Publicidade

A novidade desta edição é a ampliação da oferta de renegociação de dívidas em seus canais digitais. Cerca de 70% das propostas da campanha Você no Azul 2022 estão habilitadas para efetivação por meio do site da Caixa, do aplicativo e WhatsApp Caixa (0800 104 0104).

A Campanha Você no Azul deste ano vai levar um atendimento mais digital e mais 70% dos contratos dos 7 milhões de contratos são passíveis de serem renegociados diretamente pelo site da Caixa ou pelos nossos aplicativos, ou seja, o canal digital vai simplificar muito esse atendimento, tirando boa parte desse público que iria até uma agência da Caixa para poder fazer uma transação normal de renegociação”, destacou o vice-presidente rede de varejo Júlio Volpi.

Os contratos negociados serão retirados dos cadastros restritivos de crédito em até cinco dias úteis após a efetivação do acordo por meio do pagamento do boleto.

A partir do momento em que a dívida é paga, em até cinco dias úteis será retirada dos cadastro. São 4 milhões na pessoa físicas e aproximadamente 400 mil clientes na pessoa jurídica que atendem aos requisitos da campanha”, disse Volpi.

A campanha Você no Azul 2022 continua até 29 de dezembro em todo território nacional.


Publicidade


Homem é Preso por Estuprar e Manter em Cárcere Privado a Filha de 15 Anos

Imagem meramente ilustrativa

Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 6.Outubro.2022

Um homem foi preso pela Polícia Militar por suspeita de ter estuprado a própria filha, de 15 anos. O caso foi registrado no último domingo (2), no bairro Turiúba, em São José de Ribamar/MA.

A mãe denunciou o crime na Casa da Mulher Brasileira, na capital São Luís. Ela relatou que a filha estava sendo abusada há vários dias pelo pai, que a mantinha em cárcere privado.

Leia também:

- CHAPADINHA | Homem é Preso por Estupro de Vulnerável - Clique aqui.

- Homem é Preso Suspeito de Estuprar o Próprio Filho - Clique aqui.

O suspeito foi preso na própria residência pela Polícia Militar, e em seguida apresentado na Casa da Mulher Brasileira, onde foram tomadas as medidas cabíveis.



Publicidade


CHAPADINHA | Prefeitura Investe em Medicamentos para Abastecimento das Unidades Hospitalares do Município

Distribuição será realizada de
acordo com o cronograma

Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 6.Outubro.2022

A Central de Abastecimento Farmacêutico do setor de Logística da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), já está recebendo os carregamentos de medicamentos e insumos para abastecer as unidades de saúde do município de Chapadinha/MA.


Segundo o secretário municipal de Saúde, Alberto Carlos a distribuição será realizada de acordo com o cronograma, que estabelece o fluxo de reabastecimento das unidades hospitalar.




"Nossa rotina de reposição de medicamentos soros, injetáveis, material para ortopedia e insumos hospitalares para unidades básicas de saúde HAPA, UPA e CAPS, segue inalterada" - ressaltou o secretário da pasta.

"Mesmo com o aumento, significativo, da demanda de nosso sistema de saúde e com as limitações do orçamento destinado para o setor, com planejamento, organização e responsabilidade a prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está atendendo a todas as solicitações de tudo que é necessário para sempre prestar o melhor atendimento médico e hospitalar aos nossos munícipes". - concluiu Alberto Carlos.



Publicidade


CHAPADINHA | Homem é Preso por Estupro de Vulnerável

Imagem meramente ilustrativa

Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 6.Outubro.2022

A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Chapadinha deu cumprimento, na manhã desta quarta-feira (05/10/2022), ao Mandado de Prisão Preventiva expedido pela Comarca de Chapadinha/MA em desfavor de L.S.S., o qual é investigado pelo crime de estupro de vulnerável.

Contato/WhatsApp da Polícia Civil/Chapadinha-MA

Segundo consta nos Autos, que o investigado estava convivendo maritalmente com uma adolescente de 12 (doze) anos de idade.

O preso foi encaminhado para a Unidade Prisional de Chapadinha/MA, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Ascom / 3ª DRPC de Chapadinha


Publicidade


quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Homem é Preso Suspeito de Estuprar o Próprio Filho

O crime aconteceu em Barreirinhas/MA, e o preso foi encaminhado
à delegacia de Viana/MA
- Imagem meramente ilustrativa

Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 5.Outubro.2022

Foi preso, na manhã desta quarta-feira (5), um homem investigado pelo crime de estupro de vulnerável contra o próprio filho, de três anos de idade. O crime aconteceu em Barreirinhas/MA.

A prisão foi efetuada pela Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil - de Viana/MA, que investiga o caso.

O suspeito foi encaminhado para o município de Viana, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Imirante.com, com informações da Polícia Civil


Publicidade


Horóscopo do Dia Para Esta Quarta-feira, 05 de Outubro de 2022


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 5.Outubro.2022

Áries

Aos arianos, é importante amadurecer um projeto. O mesmo se dá em relação a amizades, no qual alguém poderá te ajudar a entender como é possível lidar com algumas pessoas. Imprevistos podem surgir, mas, em se tratando de um novo projeto, é importante persistir, porque o seu esforço será recompensado no futuro.

Touro

É importante ser flexível e persistente! Você já atua com persistência, porém o ingrediente especial é a flexibilidade. Foque em seus planos com planejamento e os pés no chão, mas busque entender o que é novo e o que deverá ser construído. Descarte velhos padrões.

Gêmeos

Fique atento com perturbações emocionais. Antes de tudo, dedique o dia para gerar equilíbrio emocional. O céu fala das responsabilidades para assumir a liderança de um projeto. Além disso, o céu também recomenda que os geminianos estudem os passos e analisem todos os detalhes.

Câncer

Descarte o velho para que o novo entre. É isso o que você vem sentindo em relação a um grupo de pessoas. O céu pede habilidades emocionais aos librianos para encerrar uma ideia para que, assim, outra se manifeste. Se desapegue e construa novas bases!

Leão

Você compartilha um projeto com uma pessoa e as responsabilidades são altíssimas. O céu fala da necessidade de renovar os caminhos ou reorganizar as ideias. Imprevistos podem ocorrer, mas também poderão ser ultrapassados com muita maturidade.

Virgem

Algo novo está surgindo em seu trabalho. É preciso interagir atuando com uma postura flexível e adaptável. É natural, diante de mudanças, ficarmos ansiosos, porém não deixe que a insegurança cause desequilíbrios emocionais.

Libra

Busque desenvolver a autoestima e foque em seus talentos natos. O céu pede amadurecimento no campo afetivo aos librianos. E, caso tenha filhos, eles podem ser prioridade neste dia. Além disso, leve em consideração as suas necessidades mais íntimas e enfrente com coragem diante dos obstáculos.

Escorpião

É um bom dia para entender a relação em família. O distanciamento de alguém importante mexe muito com você e precisa ser vivido com maturidade. Por outro lado, é um dia positivo para mexer em questões estruturais relacionadas a um imóvel.

Sagitário

Uma conversa pode trazer à tona algumas mudanças que precisam ser feitas em sua rotina. Amplie a sua consciência para mudar o seu campo de visão. Tem uma pessoa que o ajudará a criar os movimentos e também a pensar sobre novas possibilidades.

Capricórnio

Você está dando passos mais ousados no ambiente de trabalho, o que é ótimo para o seu desenvolvimento. O céu pede de você avaliação financeira. É preciso levar em consideração as prioridades materiais e pensar numa estratégia a longo prazo.

Aquário

O caminho para desenvolver a autoestima e os afetos é significativo e traz grandes avanços para os aquarianos hoje. Você está vivenciando bem o setor afetivo, mas é preciso atuar com flexibilidade, porque o afastamento de pessoas ainda é um tema forte em sua jornada.

Peixes

Algumas pessoas podem se afastar de seu convívio, mas isso faz parte de um processo de amadurecimento. Portanto, equilibre o lado emocional e busque o autoconhecimento! Dedique este dia para analisar os movimentos que precisam ser desenvolvidos em família ou em relação a um imóvel.



Publicidade


terça-feira, 4 de outubro de 2022

NINA RODRIGUES/MA | Homem Dá Facadas e Tenta Degolar Ex-Esposa

O acusado, Márcio Cunha está foragido

Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 4.Outubro.2022

Na tarde do último domingo (02), por volta das 17h, uma mulher de 45 anos, residente no bairro Palmeiral, em Nina Rodrigues/MA - município distante 82 km de Chapadinha, sofreu uma tentativa de homicídio praticada por seu ex-marido, com quem conviveu por 11 anos, tem três filhos e estava separada há cerca de três meses. Ele foi identificado como Márcio Cunha (foto acima). As informações são do Blog do Alpanir Mesquita

Segundo apurado pelo Blog, a vítima estava em sua residência quando foi surpreendida por Márcio, que, armado com uma faca, tentou degolar seu pescoço, mas foi impedido por outras duas pessoas que estavam no local. Mesmo assim, ela ainda foi atingida no rosto (testa, nariz e orelha). Não satisfeito, o acusado ainda desferiu outro golpe na região das costelas.

Polícia Civil esteve no local

As testemunhas começaram a pedir socorro e, ao observar a chegada de terceiros, Márcio fugiu e tomou destino desconhecido até o momento. Desta forma, a vítima foi encaminhada para o hospital municipal Madalena Braga e depois, devido a gravidade dos ferimentos, transferida para São Luís.

Contato/WhatsApp da Polícia Civil/Chapadinha-MA

O Blog apurou, ainda, que o casal vivia uma relação conturbada, pois Márcio tinha comportamento agressivo com a esposa, tendo agredido a mesma em outras oportunidades, mas nunca havia sido denunciado, pois ela era ameaçada e tinha medo de represálias. A equipe da polícia civil, sob comando do delegado Saul Laurentino, esteve no local realizando diligências, pediu a prisão do criminoso e aguarda a decisão judicial.


Publicidade


Arquivo do blog