WebNet

WebNet

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Unidade Móvel Viva Mulher Estará em Chapadinha Durante Esta Semana

Abertura oficial da programação Viva Mulher com a presença da prefeita Ducilene Belezinha, na tarde desta segunda-feira (01)
 
A equipe do Laboratório de Tecnologia Social Viva Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher, realiza atividades diversas no município de Chapadinha, no período de 1º a 5 deste mês, dando continuidade à sua programação de itinerância.
 
Somente este ano de 2013, já foram realizadas cerca 1.300 atendimentos pelo Programa Viva Mulher. Os municípios de São Luís, Itapera/ Maracanã, São Benedito do Rio Preto, Santa Luzia do Paruá, Godofredo Viana e agora Chapadinha foram os contemplados com a presença da equipe do Laboratório de Tecnologia Social Viva Mulher. Ainda estão previsto para este mês, a visita nos municípios de Anapurus e Grajaú.
 
As atividades consistem de acolhimento e atendimento psicossocial e jurídico, além de palestras sobre a Lei Maria da Penha e a Lei do Acompanhante ministradas pela equipe multidisciplinar do Viva Mulher. O Cras e o Creas locais oferecem palestras sobre Autoestima e Violência Contra Mulher, respectivamente. Também haverá exibição dos filmes "Rota do Tráfico de Mulheres", "A Última Batalha".
 
De acordo com a diretora do Viva Mulher, Ruth Mary o objetivo é disseminar a metodologia do Viva Mulher, que implica em fazer todos os eixos em atendimento psicossocial e jurídico realizando encaminhamentos para as redes dos municípios.
 
A secretária da Semu, Catharina Bacelar ressalta que o Programa Viva Mulher trabalha com as principais ações da Secretaria de Estado da Mulher, os principais eixos do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e as políticas necessárias para garantir os direitos das mulheres do Maranhão, do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e sobre os programas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
 
 
Parceria
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha atua em parceria, oferecendo serviços de vacinação, exames preventivos, aferição de pressão e glicemia, utilizando o consultório ginecológico da unidade móvel Carreta Viva Mulher. Durante as ações, a secretaria municipal de Saúde também estará confeccionando o cartão do SUS, em uma Tenda fixada ao lado da "Carreta".
 
Além da parceria municipal, a Semu, também, conta com o apoio do INSS, Benfam e Secretaria de Estado da Saúde.
 
Para a realização dessas ações, no último dia 26, a secretária adjunta da Semu, Crisális Fonseca e a diretora do Viva Mulher, Ruth Mary estiveram juntamente com a secretária municipal da mulher de Chapadinha, Nildinha Teles com o objetivo de um melhor desempenho do organismo naquele município.
 
A programação do Viva Mulher se encerra na sexta-feira (05), com a premiação do Concurso de Poesias sobre Lei Maria da Penha, organizado pelo município. Em seguida a carreta segue para Anapurus, entre os dias 8 a 12 e nos dias 15 a 20 para o município de Grajaú.
 
 
Imirante - Com informações da Ascom/Semu
 

Arquivo do blog