WebNet

WebNet

sexta-feira, 23 de abril de 2021

CHAPADINHA | Prefeitura ALERTA Sobre Ocorrências de 'Caramujos Africanos', no Período de Chuvas


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 23.Abril.2021

Secom

O caramujo africano, da espécie Achatina fulica, possui concha escura, com manchas claras, mais alongadas, pontiagudas e possui mais giros e borda afiada e cortante. Recentemente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Chapadinha foi informada sobre ocorrências de caramujos africanos, que ocorre sazonalmente junto ao período de chuvas.


Esse animal é perigoso, pois participa do ciclo de transmissão de um tipo de meningite, que acontece por via oral: através da ingestão do animal cru, mal cozido ou de seu muco, assim como ingestão de hortaliças e verduras contaminadas pelo muco de caramujos infectados.


Por isso, é necessário a lavagem dos vegetais, uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água durante 30 minutos já é suficiente. Mas o principal fator que propicia a proliferação é o acúmulo de entulhos. Manter o quintal ou terreno limpo é uma forma de evitar também o surgimento.


Também que os caramujos africanos são hospedeiros de germes que podem causar doenças graves. Por isso, a recomendação de nunca manuseá-los sem que as mãos estejam protegidas.


Publicidade


Contato/zap: (98) 99139-0804


Arquivo do blog