Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 23.Abril.2021
Secom
O caramujo africano, da espécie Achatina fulica, possui concha escura, com manchas claras, mais alongadas, pontiagudas e possui mais giros e borda afiada e cortante. Recentemente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Chapadinha foi informada sobre ocorrências de caramujos africanos, que ocorre sazonalmente junto ao período de chuvas.
Esse animal é perigoso, pois participa do ciclo de transmissão de um tipo de meningite, que acontece por via oral: através da ingestão do animal cru, mal cozido ou de seu muco, assim como ingestão de hortaliças e verduras contaminadas pelo muco de caramujos infectados.
Por isso, é necessário a lavagem dos vegetais, uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água durante 30 minutos já é suficiente. Mas o principal fator que propicia a proliferação é o acúmulo de entulhos. Manter o quintal ou terreno limpo é uma forma de evitar também o surgimento.
Também que os caramujos africanos são hospedeiros de germes que podem causar doenças graves. Por isso, a recomendação de nunca manuseá-los sem que as mãos estejam protegidas.
Publicidade |
Contato/zap: (98) 99139-0804 |