WebNet

WebNet

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Encceja 2023: Inscrições Iniciam Nesta Segunda-Feira (22) e Vão Até 2 de Junho

Exame serve para certificar jovens e adultos que não
concluíram seus estudos na idade apropriada.

Chapadinha (MA) - Segunda-feira, 22 de maio de 2023

As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja 2023 começam nesta segunda-feira (22) e os interessados em participar terão até o dia 2 de junho para se inscrever, por meio do Sistema Encceja. A participação no Encceja Nacional 2023 é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 (quinze) anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos para o ensino médio, na data de realização do Exame.

O Encceja é constituído de 4 (quatro) provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 (trinta) questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

A inscrição do participante deve ser realizada no endereço <enccejanacional.inep.gov.br/encceja>, do dia 22 de maio às 23h59 do dia 2 de junho de 2023 (horário de Brasília-DF).

Aplicação do exame do Encceja Nacional 2023 será no dia 27 de agosto de 2023.

MAIS SOBRE O ENCCEJA

O Encceja é uma prova do Governo Federal que avalia as competências, as habilidades e os saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada.

Para quem parou de estudar, o Encceja serve para:

· Obter o certificado de conclusão do ensino fundamental;

· Obter o certificado de conclusão do ensino médio.

É possível obter o certificado de uma só vez, caso alcance a nota mínima nas quatro áreas do conhecimento avaliadas e na redação na mesma edição do Encceja. Quem não alcança a nota em todas as áreas pode solicitar a declaração parcial de proficiência. Quando todas forem conquistadas é possível obter o certificado.

O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e da declaração parcial de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Então, se você não concluiu seus estudos e precisa do diploma da educação básica, fique atento aos prazos e às regras dos editais do Encceja.

Qualquer pessoa pode fazer o Encceja, desde que tenha a idade mínima exigida:

· 15 anos completos na data de realização do exame para fazer as provas do ensino fundamental;

· 18 anos completos na data de realização do exame para fazer as provas do ensino médio.


ATENÇÃO: Não é necessário ter o certificado do ensino fundamental para fazer a prova do ensino médio. Quem tem mais de 18 anos pode tentar diretamente a certificação do ensino médio.


Publicidade


Arquivo do blog