GH Marmoraria & Vidraçaria

GH Marmoraria & Vidraçaria

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

CCAA/UFMA Realiza Trote Solidário (Horta Escolar) na UE Nsa. Sra. das Dores


Por: Sousa Neto - Fotos: Kim Pereira
SECOM/PMC

Levar aos alunos da área urbana do ensino fundamental da rede municipal de ensino da  cidade de Chapadinha, conhecimento sobre como se dá a produção de alimentos orgânicos que chegam até os consumidores; Estimular o consumo de alimentos saudáveis; Construir e cuidar com alunos e professores da Horta Escolar de manejo orgânico. Baseado nesse contexto, surgiu o Trote Solidário CCAA/UFMA "Aprendendo com a Horta Escolar - Plante Hoje, Pensando no Amanhã".



A campanha de implantação e manuntenção da Horta Escolar, teve início pela escola municipal Unidade Escolar Nossa Sehora das Dores - localizada no bairro Boa Vista/Mutirão, com uma manhã recreativa e com dinâmicas, nesta terça-feira, dia 15 de dezembro.


O Trote Solidário é um projeto da assistência estudantil do CCAA/UFMA - Campus Chapadinha, que tem como coordenadora a assistente social, Ezenilde Rocha, e iniciou-se em 2010, e já foi realizado através de arrecadação/doação de cestas básicas, distribuição de lanches e sopas. Agora que o projeto já está mais maduro - são 05 anos ativos, foi estabelecido o trabalho nas escolas implementando hortas, pois além de plantar, também irão colher, e essa colheita evita de sairem pedindo algo para doação, pois essas pessoas que estão envolvidas nesse projeto irão usufruir dessa colheita.

Ezenilde Rocha (Assistente Social) - Coordenadora do projeto

"Então. A partir deste ano de 2015.2, vamos está trabalhando a horta escolar. Hoje esta implementada na escola UE Nossa Senhora das Dores, mas pretendemos levar às outras escolas da rede municipal de ensino. Sabemos que a UFMA tem sua responsabilidade social para com a comunidade e aqui estamos desempenhando nosso papel, trazendo a universidade até as escolas, e com isso, a proposta nossa, é dar motivação para os alunos da rede pública que é possível irem pra universidade, fazerem um curso superior e que é possível avançarmos nesse país na educação" - ressaltou a coordenadora.


Ainda de acordo com Ezenilde, "o projeto começa com o Dia "D" do trote, e acompanhamos durante um ano, prestando assistência técnica, com os professores que estão envolvidos, com alunos da UFMA, e ex-alunos que já estão formados e trabalham na Agerp nessa área de plantio. Foi feito um mapeamento das escolas".


O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.

Prof. Celeny Araújo (diretora da escola) e a assistente social, 
Ezenilde Rocha (coordenadora do Trote Solidário/CCAA/UFMA)

"Sendo a escola um espaço onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização é fundamental o papel da educação ambiental na formação de jovens responsáveis. A escola deve abordar os princípios da educação ambiental. Nesse sentido, a escola deve promover através de ações, a preservação e a conservação do meio ambiente, para que o aluno tome consciência de sua responsabilidade. E assim, com as atividades extraclasse, viabilizamos ao aluno conhecimentos e práticas que envolvam todas as dependências da escola, estabelecendo a relação entre teoria e prática e os cuidados com a alimentação" - frisou a prof. Celeny Araújo - diretora da escola.



Um alimento orgânico de qualidade é competitivo, saboroso e mais saudável que o convencional

O projeto Horta Escolar  objetiva-se a conscientizar a partir do semear, plantar e colher da atividade da horta sobre a importância da agricultura sem agrotóxicos na produção de alimentos saudáveis. Mudar hábitos alimentares em alunos de uma área urbana a partir do resgate e experimentação de alimentos tradicionais e saudáveis.


O planejamento do projeto deve ser feito de modo que os alunos acompanhem todas as etapas do cultivo, participando diretamente de cada uma delas

As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente. Neste projeto, as pessoas devem atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso. Os alunos devem estar presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e colheita. Os professores devem auxiliar os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos.


Publicidade



Arquivo do blog