WebNet

WebNet

sábado, 1 de agosto de 2009

Seduc capacita técnicos dos 217 municípios do MA

Na foto, a UI Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirantes) em Chapadinha
Técnicos das áreas de pedagogia, informática e infra-estrutura (engenheiro, arquiteto ou técnico em edificações) dos 217 municípios do Maranhão participam da capacitação para o Levantamento da Situação Escolar (LSE). O evento é uma promoção da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). O secretário estadual de Educação, César Pires, e a secretária adjunta de Ensino, Graça Tajra, estarão presentes na solenidade de abertura, segunda (3), no Hotel Praia Mar, em São Luís. A capacitação prossegue até o dia 12 no Hotel Praia Mar.

O LSE - tecnologia de gestão da rede pública de educação desenvolvida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - é um instrumento de coleta de informações sobre a situação das escolas de Educação Básica, que tem por objetivo planejar a educação nos estados e municípios.

O levantamento serve para identificar as condições físicas dos prédios escolares e a disponibilidade de mobiliário, equipamento, material didático e escolar existente, no intuito de verificar se as unidades escolares públicas estão adequadas aos padrões mínimos de funcionamento estabelecidos pelo Ministério da Educação, além de certificar a rede física prevista nos Planos de Ações Articuladas (PAR).

Os técnicos serão capacitados em três fases que englobam teoria, prática (aplicação de formulário em escolas) e apresentação do sistema e inserção de dados. Ao final, os profissionais estarão habilitados a promover os levantamentos, no decorrer do ano, em seus respectivos municípios, e inserir os dados no Sistema LSE (www.fnde.gov.br/lse).

A capacitação, que ocorrerá somente no período matutino, tem também a participação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/MA) e da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).
Fonte: Seduc

Arquivo do blog