WebNet

WebNet

domingo, 10 de outubro de 2010

A Democracia Continua na Participação. Não se Esgotou na Eleição

"Votar por emoção é anormalidade, falta de reflexão. A inteligência não é um mero enfeite que Deus colocou acima de nossos ombros. Quem não raciocina se bestializa, deixa-se arrastar pelos interesses alheios. Se auto-destrói.

Votar por mera satisfação de necessidades básicas, fazendo do voto o pagamento de algum atendimento benevolente que faz da pessoa humilhado devedor... é uma triste lacuna na educação do nosso povo. Política não deve trocar direitos por favores, livres decisões por obrigações. Não pode amordaçar a consciência do povo a ponto de alguns terem que vender seu voto para pagar uma ajuda. Voto não tem preço. Tem conseqüências. Quanto dinheiro público é retirado de seu fim específico que é o bem comum para fabricar humilhados devedores de ajudinhas ocasionais a serviço de interesses individuais!

Uma sociedade em que há uma profunda desigualdade social, em que uns são privilegiados com tudo e outros apenas sobrevivem num estrato inferior da sociedade... é uma sociedade injusta E quem se aproveita desta situação para se guindar a lugares de destaque é um irresponsável. É um irresponsável solitário na vez de viver em solidariedade. Ninguém pode fazer de seu semelhante um refém de suas luxuosas comodidades. A cidadania deve-se exercer com justiça e liberdade. Exige ética e, por isso, o voto não pode ser comprado por favores. Quem pratica esse negócio, mais que "ficha suja" é "consciência irresponsável". Não pode haver democracia nem cidadania onde o voto é moeda de pagamento da compra da liberdade e autonomia pessoais. Democracia e cidadania devem exercer-se em liberdade, na fidelidade a princípios e valores e não na negociação espúria feita por uns poucos espertalhões, muitas vezes até corruptos aproveitadores da coisa pública. 

Quem, na campanha eleitoral, se valeu da satisfação de necessidades básicas de saúde ou alimentação de algum pobre para trocar por votos é criminoso. É irresponsável. E se é vereador ou vereadora deve pensar no que está fazendo na Câmara. Fiscaliza a administração pública para que haja uma assistência social razoável? Exige prestação de contas para que não haja dinheiro desviado de seu fim específico? Luta contra a corrupção ou gosta da miséria do povo para ele ficar mais dependente destas ajudinhas?

Todos nós devemos trabalhar no processo da educação política do povo. E não brinquemos com eleições. A coisa mais humilhante e triste é alguém não poder dignificar o exercício da democracia nas eleições ou pensar que política é um circo montado e temos que mandar para lá o palhaço que nos parece mais engraçado".
______________________________________
 FONTE: in Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de Nsa. Sra. das Dores - Chapadinha // DIRETOR – Manuel Neves // DIRETOR-Adjunto – Pedro José; N°27 – 10/10/2010

Arquivo do blog